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Navegando por Autor "YANO, Victtor Takeshi Barreiros"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    1993: formação inicial e subjetividade docente no Centro de Ciências e Planetário do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2017-05-05) YANO, Victtor Takeshi Barreiros; CUNHA, André Luiz Rodrigues dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9887034270931058; ALVES, José Moysés; http://lattes.cnpq.br/6500775506186127; https://orcid.org/0000-0003-1307-1249
    A formação inicial de professores de física, em espaços de educação não-formal, é pouco conhecida, especialmente, quando se procura saber como o estágio, nesses contextos educativos, afeta a subjetividade dos licenciandos, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional. Na presente pesquisa, objetivei interpretar os sentidos subjetivos sobre o estágio, que realizavam graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Física, no Centro de Ciências e Planetário do Pará. Fundamentei a investigação na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa proposta por González Rey. Participaram da pesquisa sete licenciandos de uma universidade pública estadual, com idades variando de 19 a 22 anos. Realizei a pesquisa qualitativa, a partir do diálogo com os sujeitos e compreendendo o estudo de casos singulares como instância legítima de produção de conhecimentos científicos. Utilizei como instrumentos o questionário, complemento de frases, redação e entrevista semiestruturada. A partir das informações obtidas, construí indicadores, que me possibilitaram interpretar os sentidos subjetivos relacionados ao estágio no CCPP. Embora apresentem diferentes configurações de sentidos subjetivos, os futuros professores pensam que o estágio no CCPP, ao propiciar a interação com o orientador, colegas e diferentes tipos de público, favorece seus planos para o futuro, motiva para a prática docente e para a criação de metodologias alternativas, que articulam teoria e prática. Também entendem que o estágio contribui para a construção de suas identidades profissionais e prepara o futuro professor para estabelecer uma relação colaborativa entre espaços de educação formal e não-formal. Assim, considero que o Centro de Ciências e Planetário do Pará contribui para a formação inicial de professores de Física, proporcionando experiências que facilitam a produção de novos sentidos subjetivos sobre os saberes e a motivação necessários ao exercício da profissão e o tipo de profissional que desejam ser.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    A Dimensão subjetiva da aprendizagem de professores de física nas ações pedagógicas
    (Universidade Federal do Pará, 2023-09-26) YANO, Victtor Takeshi Barreiros; ALVES, José Moysés
    A presente pesquisa, realizada com o referencial da Teoria da Subjetividade, da Epistemologia Qualitativa e da Metodologia Construtivo-Interpretativa, objetivou compreender a configuração subjetiva da ação de aprender de dois professores de física, nos anos iniciais de sua atuação profissional. Sustenta a tese que os professores, nos primeiros anos de atuação profissional, mobilizam recursos subjetivos, relacionais e operacionais desenvolvidos em momentos anteriores e desenvolvem outros recursos, ao aprenderem a enfrentar os desafios do momento. A investigação aconteceu em uma escola da rede privada de ensino de Belém/PA e os instrumentos destinados a promover o diálogo com os dois professores foram observações, questionário, complementos de frases, redação e conversas informais. A partir das informações obtidas, foram construídos indicadores e hipóteses sobre os sentidos subjetivos produzidos na história de vida dos professores, aqueles associados à subjetividade social da escola e de outros contextos de formação e os sentidos subjetivos produzidos durante a ação pedagógica. As hipóteses permitiram construir um modelo teórico, que inclui o tensionamento provocado pelo começo da atuação profissional e pela pandemia; a necessidade de desenvolver recursos subjetivos, relacionais e operacionais, para lidar com as novas exigências do ensino remoto; a ocorrência de aprendizagens necessárias para produzir um ensino que motivasse os alunos e favorecesse suas aprendizagens, para as quais foram mobilizados recursos subjetivos, relacionais e operacionais, desenvolvidos durante os anos de formação inicial, especialmente nos estágios; bem como a emergência de configuração subjetiva do desenvolvimento, decorrente de produções subjetivas relacionadas ao mestrado e à atuação profissional, que resultaram em diferentes decisões profissionais para os dois professores.
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