Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ZIMMER, Paulyane Nascimento"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    TeseAcesso aberto (Open Access)
    EDEUCAÇÃO MUSICAL PARA CRIANÇAS COM AUTISMO: compondo caminhos à prática docente em Castanhal-PA
    (Universidade Federal do Pará, 2022-02-14) ZIMMER, Paulyane Nascimento; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217
    A qualidade do ensino da musica nas series iniciais e os desafios da inclusão, revelam a importância de se fornecer oportunidades de capacitação. Este estudo objetivou construir uma proposta de capacitação para professores de Música ao ensino de alunos com Transtomo do Espectro Autista (TEA), na Educação Infantil e, para tal: (a) formatar uma proposta de capacitação para docentes de Música com enfoque ao Ensino de Música para crianças com TEA na Educação Infantil; (b) aplicar a capacitação para professores de música em atuação em Castanhal/PA; e, (c) avaliar seu impacto na prática dos cursistas, durante a pesquisa.Trata-se de um estudo experimental com fundamentação técnico-científica, de corte transversal e com enfoque teórico-prático, dentro dos parâmetros metodológicos da pesquisa-ação. À amostra obtida pela técnica de mostragem não paramétrica inclui 3 professores formadores e 13 cursistas. Foram formatados cinco módulos (O transtomo do Espectro Autista e desenvolvimento humano na infância, EDUCAÇÃO MUSICAL E AUTISMO: materíais e técnicas para o ensino de música e inclusão; A Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon aplicada ao Autismo; EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO: Planejamento e avaliação; e, Prática supervisionada ao Ensino de música para crianças com TEA). Um site e seis protocolos foram elaborados para coleta de dados: Questionário sócio demográfico e de sondagem de conhecimentos do cursista; Avaliação estrutural dos módulos a capacitação MusiTEA; Questionário para validação do site MusiTEA; Ficha para avaliação « lapidar das ementas dos módulos da capacitação MusiTEA; Ficha de avaliação do plano de aula (Prática Supervisionada); e, Ficha de avaliação de prática supervisionada (MusiTEA) — Atividade gravada MLT. As ementas dos módulos, protocolos e site foram validados por pares de juízes independentes até a obtenção minima de 80% de concordância. Os dados coletados passaram por análise exploratória, abordando a estatistica descritiva, assim como, a vtilização do Teste de Wilcoxon, hipóteses nula e altemativa: HO=0,5 e HI>0,5 e a>0, adotando a = 0,05 (erro adotado 5%) e nível de significância de 95% Foi utilizado o programa Excel para estatística descritiva, realização de tabelas, gráficos e limpeza dos dados. Observou-se um bom desempenho dos cursistas entre a aplicação dos módulo 1 e 2 (T * = 46,5 > Títabelado) = , rejeita HO). Entretanto, não foram verificadas melhorias entre os módulos 1 e 3 (T * = 17,5 > T(tabelado) = O, não rejeita HO); registrando-se uma “queda” entre a aplicação dos módulos 2 e 3 (T * = 10 > T(tabelado) = 2, não rejeita HO). Já em comparação dos módulos 1 e 4, este último apresentou melhor rendimento (T * = 37 > Títabelado) = 8, rejeita HO). As oscilações de desempenho subsidiam que HO não deve ser rejeitada em prol de HI, não se podendo afirmar que o curso melhorou o desempenho dos cursistas, embora os dados descritivos revelem o alcance substancial da capacitação. O Tetomo dos participantes para ministrar aulas em formato híbrido durante a ocorrência do módulo 3 mostrou-se um dos impactos do cenário Pandêmico. Sugere-se replicação do estudo com um n maior e lapidar dos módulos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA