Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI por CNPq "CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma agenda de pesquisa para formação docente em educação em ciências: investigando elementos essenciais(Universidade Federal do Pará, 2017-05-03) MAGNO, Cleide Maria Velasco; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646A partir de ideias desenvolvidas sobre o papel do professor e sua formação, realizamos uma investigação sobre as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, do Instituto de Educação Matemática e Científica, da Universidade Federal do Pará (PPGECM/IEMCI/UFPA), com a finalidade de conhecer, compreender e refletir sobre a elaboração de uma agenda de pesquisa para a área de Educação em Ciências. Com esse intuito, produzimos um quadro panorâmico da produção geral do PPGECM, com o contexto metodológico em que foi construída, explicitando nos trabalhos os indicadores que delimitaram o campo de pesquisa sobre formação de professores; evidenciamos o(s) modelo(s) de formação e a dimensão em que se enquadram, e situamos a Educação em Ciências com ênfase para o enfoque CTS. A investigação foi delineada na abordagem qualitativa, do tipo documental. Os textos foram selecionados por meio da identificação dos descritores “formação e concepção de professores” nos arquivos virtuais e impressos, depositados no site e na biblioteca do Instituto. Para o corpus de análise, foram escolhidas 26 dissertações e uma tese, distribuídas em dois períodos. Para a sistematização, os dados foram organizados em quadros anuais, denominados de Sínteses Integrativas, a partir das quais, foram criadas outras matrizes analíticas. Para análise dos dados, fez-se uso da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados foram apresentamos em dois blocos. Concluímos, do primeiro bloco, que existem fragilidades metodológicas, nas produções, que precisam ser trabalhadas, no entanto, o campo de pesquisa formação de professores se mostrou em processo de consolidação no programa. O segundo bloco evidenciou que existe um contínuo evolutivo referente ao modelo de formação, bem como na Educação para a Cidadania e para o Ensino de Ciências, utilizado no conjunto das produções. Quanto à Educação, com enfoque CTS, emerge a potencialidade da proposta para mudança de concepção de estudantes e a autoformação de professores ficou evidente. Todos esses pontos se constituem em fortes elementos para a elaboração de uma Agenda Pesquisa, no entanto, considerando-se todos os aspectos necessários ao desenvolvimento da área é importante a participação colaborativa de todos os envolvidos no referido programa, para viabilizar o planejamento, o desenvolvimento e a implementação dessa agenda.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Alfabetização científica através da experimentação investigativa em um clube de ciências(Universidade Federal do Pará, 2019-03-21) OLIVEIRA, Luana Cristina Silva; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806Esta pesquisa apresenta um estudo qualitativo, caracterizando-se como pesquisa descritiva exploratória, que foi planejada e executada com a finalidade de analisar como se desenvolve a Alfabetização Científica entre estudantes do ensino fundamental que participaram do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Wanderley Picanço Diniz, da Universidade Federal do Pará- Campus Castanhal. Essa investigação surgiu a partir dos questionamentos realizados pela pesquisadora em relação a como se desenvolvia a educação científica entre estudantes que participavam de espaços não formais de ensino de ciências. Nossos principais referenciais teóricos são Sasseron (2008), Carvalho et al (2009), Carvalho (2013) e Malheiro (2016). Como instrumentos, utilizamos as videogravações, fotografia, o diário de bordo e gravações em áudio. Os participantes foram quatro estudantes do 5º ano e quatro estudantes do 6º ano. Durante os episódios analisados podemos observar como ocorreu a manifestação dos indicadores propostos por Sasseron (2008). Os indicadores de Alfabetização Científica foram evidenciados nos discursos dos estudantes, sendo considerados importantes para análises deste estudo. Percebemos que auxiliaram na compreensão de como se desenvolveu o processo de Alfabetização Científica, pois nos propusemos a analisar como os estudantes se dedicaram na construção de seus conhecimentos. Observamos que os indicadores só se desenvolvem no decorrer da atividade investigativa. Entretanto, constatamos que outras habilidades podem emergir no decorrer da atividade, que estão relacionados ao comportamento dos estudantes e ao que conseguem fazer durante a investigação. Diante da sequência investigativa realizada, percebemos o quanto é importante estimular os alunos a se evolverem com os conteúdos tratados, a terem mais autonomia, a serem criativos, a conseguirem dialogar e expor suas ideias sobre o que estão observando. Pois, notamos que esse incentivo é fundamental para a formação de cidadãos que saibam compreender os fenômenos que ocorrem a sua volta, além disso, permite-lhes avanços intelectuais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A ambiência sentida, vivida e praticada na educação ambiental: um olhar a partir da docência dos professores dos anos iniciais em Curuçá/PA(Universidade Federal do Pará, 2015-06-15) MELO, Veruschka Silva Santos; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690Nesta pesquisa investigo as compreensões de meio ambiente de professores do Ensino Fundamental da Educação Infantil ao 5º ano, no município de Curuçá (Pará/ Brasil), sobre o lugar onde vivem e atuam e sobre como estas refletem em suas práticas pedagógicas. Escolhi a pesquisa narrativa para nortear minha pesquisa, por considerar que nossas histórias de vida (pessoal, educacional, entre outras) carregam uma riqueza de conhecimentos que se entrelaçam nas histórias profissionais. São relatos de quatro professores por mim entrevistados, escolhidos dentre os de duas escolas municipais, sendo dois professores de cada escola; essas escolas situam-se uma na zona urbana e a outra em uma ilha não urbanizada. Lanço mão de nomes fictícios para as escolas e os sujeitos, a fim de resguardar suas identidades. A pesquisa se desenvolveu a partir das narrativas que obtive por meio da gravação em áudio e posterior transcrição; a partir deste material, cheguei aos eixos de análises que foram empreendidos, com base nos estudos de Moraes e Galiazzi. Foram estabelecidos três eixos temáticos que respondem às questões desta investigação. São eles i): contexto ambiental da mesorregião do salgado: ambiências percebidas e expressas sobre o espaço em que habitam os professores; ii) práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores ao trabalharem a Educação Ambiental; iii) formação docente: formar-se em um contexto ambiental de maneira descontextualizada. A partir desses eixos de análise, pude perceber como o meio ambiente natural e urbanizado em que os professores viveram/vivem influenciam sua prática docente ambiental. Contudo, essa influência acarreta certo entrave em suas práticas pedagógicas. No entanto em algumas práticas pedagógicas há indícios de transformação metodológica para tentar alcançar ações que conduzam a uma Educação Ambiental crítica. Nesta busca, percebi a luta com que procuram suplantar essa lacuna, seja através de parceiros de formação ou de uma autoformação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Um análise dos princípios da aprendizagem significativa no ensino através de temas(Universidade Federal do Pará, 2015-03-06) MONTEIRO, Rui Guilherme dos Santos; BRITO, Licurgo Peixoto de; http://lattes.cnpq.br/5100592138044970; https://orcid.org/0000-0001-8363-8971Esta dissertação é o registro de uma pesquisa com objetivo geral investigar como as relações entre aprendizagem significativa e abordagem temática se estabelecem e como contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de ciências. A pesquisa se desenvolve a partir da Abordagem Temática de Delizoicov et al. e da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, cujo pilar central é o ensino a partir do conhecimento prévio do educando. Uma experiência pedagógica de ensino de Física fundamentada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov et al. foi desenvolvida em uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Ananindeua-PA, em que participaram inicialmente 25 alunos de uma turma da Educação de Jovens e Adultos durante um bimestre. Esta pesquisa qualitativa apoiou-se em questionários, observações diretas, rodas de conversa e relatos escritos dos educandos gerando o material empírico que possibilitou a identificação de princípios da Aprendizagem Significativa em cada um dos três momentos pedagógicos. Na Problematização Inicial, foi possível identificar dois princípios da teoria de Ausubel: Diferenciação Progressiva e Consolidação; na Organização do Conhecimento evidenciamos a Diferenciação Progressiva, a Reconciliação Integrativa, a Organização Sequencial e a Consolidação; enquanto que na Aplicação do Conhecimento destacamos a Consolidação. As análises feitas nesta dissertação fornecem subsídios teóricos e didático-pedagógicos a educadores e pesquisadores visando o favorecimento da Aprendizagem Significativa em contexto escolar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Condições favorecedoras da criatividade no ensino e aprendizagem de professores estagiários no Clube de Ciências da UFPA(Universidade Federal do Pará, 2018-08-03) SILVA, Denise Souza da; ALVES, José Moysés; http://lattes.cnpq.br/6500775506186127; https://orcid.org/0000-0003-1307-1249Entre os diferentes tipos de aprendizagem destaco a aprendizagem criativa, como processo desejável no campo educacional, mas ainda pouco compreendido. São raras as pesquisas sobre a aprendizagem criativa de professores em formação inicial, sobre a contribuição dos aspectos subjetivos individuais e/ou institucionais, bem como de situações em que a aprendizagem criativa emerge no trabalho coletivo, sendo investigações que aconteçam em espaços de educação não formal. Neste sentido, objetivei no presente estudo contribuir com a compreensão das condições em que a criatividade emerge no processo de aprendizagem da e para a docência, de professores estagiários do Clube de Ciências da UFPA, no contexto de suas práticas pedagógicas. Assumo, neste estudo, a definição de criatividade como processo complexo da subjetividade humana em suas dimensões individual e social, tendo em vista a produção de algo considerado original e relevante, ancorada na Teoria da Subjetividade de González Rey, Mitjáns Martínez e colaboradores, em uma perspectiva histórico-cultural. A pesquisa foi fundamentada na Epistemologia Qualitativa, que caracteriza a produção do conhecimento como um processo construtivo-interpretativo, dialógico e de valorização do singular na produção de conhecimento. Participaram desta pesquisa qualitativa quatro professores estagiários, que atuavam em uma turma de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, no Clube de Ciências da UFPA. Para a construção das informações, utilizei diferentes instrumentos, incluindo complemento de frases, redação, entrevistas, conversas informais e observação. Como resultado da análise, apresento indicadores dos sentidos subjetivos que os professores estagiários produziram ao narrarem e refletirem a respeito de uma experiência que tiveram, ao realizar uma atividade de ensino específica. Suas expressões indicaram recursos subjetivos que desenvolveram no Clube de Ciências e em outros contextos, orientando suas ações individuais e coletivas, favorecendo assim, condições para emergência da criatividade no processo de aprendizagem da e para a docência, em sua formação inicial. Apontam também que a subjetividade social do Clube de Ciências da UFPA constituiu a subjetividade individual de cada participante e da própria equipe, de maneira a integrar configurações subjetivas da ação dos professores estagiários, compreendendo que foram condições favorecedoras para a emergência da criatividade no decorrer do processo do planejamento, realização e avaliação da referida atividade de ensino.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A construção de saberes docentes no desenvolvimento de práticas investigativas(Universidade Federal do Pará, 2017-03-13) PAIXÃO, Luciana Aguiar Silva; Parente, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831; https://orcid.org/0000-0003-3396-700XEsta pesquisa teve por objetivo investigar os saberes docentes de professores de ciências. Na perspectiva de responder a seguinte questão: Que saberes docentes são produzidos no desenvolvimento de uma prática investigativa? Assumo a pesquisa na perspectiva qualitativa, foram identificados quatro professores, que no seu fazer docente desenvolveram pratica investigativa, suas ações foram realizadas em diferentes localidades do Estado do Pará: Abaetetuba, Inhangapi e Região das Ilhas. Esses sujeitos foram entrevistados e explanaram como foi a experiência. Os dados produzidos a partir da entrevista foram analisados a luz da análise textual discursiva, desse modo pudemos identificar os saberes produzidos. Organizei o processo de análise em cinco eixos, para dar a conhecer os sujeitos em diferentes aspectos, em particular seus saberes. Os saberes construídos a partir da pratica investigativa, foram se constituindo por meio da relação com os estudantes, com a escola e a comunidade, porém, movidos por uma história particular de formação e história de vida, além do desejo de proporcionar aos estudantes aquilo que, na visão dos sujeitos, lhes foi negado em seu processo de escolarização. Assim, evidencio saberes docentes construídos a partir de experiências com as práticas investigativas vivenciadas no decurso da escolarização básica, enquanto estudantes, durante a formação inicial e no exercício da profissão. Estes saberes expressão a compreensões sobre a ciência, a formação do sujeito e o processo de ensino e aprendizagem. Assim, a pesquisa evidenciou que o desenvolvimento de práticas investigativas potencializa a construção de saberes, mostrando-se como importante instrumento de formação de professores de ciências.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Contos de tradição oral e educação ambiental: uma prática interdisciplinar em aulas de ciências(Universidade Federal do Pará, 2017-02-15) SANTOS, Diana Gonçalves dos; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211; https://orcid.org/0000-0002-0478-5285Este trabalho foi desenvolvido com estudantes do 4° ano da educação básica da escola Regime de convênio Monsenhor Azevedo, oriundos da ilha do Combu. Trata-se especificamente de práticas didáticas de caráter interdisciplinar e transdisciplinar, cuja pretensão foi resgatar a cultura local por meio dos contos de tradição oral, bem como mobilizar atitudes reflexivas sobre o contexto ambiental relacionando um dos problemas mais destacados no meio de comunicação: a falta de água em determinada localidades. A proposta nos motivou na busca de vários estudos teóricos no que se relaciona aos povos primitivos que viviam antes da colonização portuguesa, em meio suas crenças, mitos e histórias contadas, bem como, nos estudos relacionados ao meio ambiente e a recursos hídricos. Cabe destacar a imersão em campo com rodas de conversas com os genitores dos estudantes, para compreensão das narrativas orais que as crianças trazem sobre sua cultura local nas atividades. Assim a proposta nos possibilitou a compreensão de que os saberes tradicionais potencializam o processo de alfabetização científica nas diversas áreas de conhecimentos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entre cientistas, pesquisadores, professores e experimentos: compreendendo compreensões de experiências formativas no ensino de ciências(Universidade Federal do Pará, 2017-04-25) CAJUEIRO, Dayanne Dailla Da Silva; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690Esta pesquisa emerge de um questionamento surgido por mim sobre o que é Ciência em um processo formativo que ainda se estende. Não tenho a pretensão de responder o que é Ciência neste trabalho, mas compreender compreensões dos aspectos formativos que elucidam a formação de professores que fazem Ciência ao ensinar Ciências. Portanto, adoto a pesquisa qualitativa em um processo de pesquisa-ação pela qual ao formá-la me formo, ao fazê-los refletir também reflito, ao fazê-los significar (res) significo. Este processo de investigação se deu no Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA), um espaço não formal de ensino com perfil de “laboratório pedagógico”. Foi neste laboratório pedagógico que testei hipóteses, experimentei experiências e assumi papéis de pesquisadora, orientadora, professora e cientista em um movimento de (res) significação de experiências por meio de outras novas experiências. Para desenvolver a pesquisa, acompanho um grupo de futuros professores de Química e Biologia, atuantes no CCIUFPA como professores estagiários do 8º e 9º ano do ensino fundamental. O acompanhamento se deu no processo de prática antecipada assistida e em parceria, no qual assumo o papel de professora-orientadora nos planejamentos em aula. Neste movimento incentivo o processo de reflexão-ação acerca das experiências vivenciadas no âmbito do CCIUFPA, ao mesmo tempo, em que reflito sobre o processo formativo por meio dos deles ao construir dados que me direcionem nesta perspectiva. Nesta direção, também evidencio o processo de significação das visões deformadas da Ciência em detrimento de sua propagação. Para isto adoto técnicas que possibilitam o processo reflexivo de tais participantes, lanço mão de teóricos da área que fazem apontamentos acerca de dispositivos que possibilitam a compreensão de tais experiências. Para analisar tais dados utilizo a análise textual discursiva. Os resultados mostram que os professores-estagiários (res) significam suas experiências formativas ao ensinar Ciências em um processo investigativo que exclui visões deformadas e ingênuas propagadas pela escola formal e pelos meios de comunicação e informação. Ao vivenciar tal processo eu também (res) significo minha visão de Ciência e minha formação em um movimento de compreender tais compreensões. Elas me tocam, me modificam, me movem, me tornam quem eu sou, o que me faz refletir que tais análises acerca das compreensões podem contribuir na formação de professores os possibilitando de fazer Ciência ao ensinarem Ciências para seus alunos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Estratégias metacognitivas no ensino de ciências no 3º ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2021-07-15) Santos, Gláucia Amaral dos; Brabo, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540A dissertação analisa como a metacognição pode ser utilizada por professores nos anos iniciais do ensino fundamental enquanto estratégia para o processo de ensino-aprendizagem, procurando investigar em que medida o uso de atividades metacognitivas pode facilitar o processo de ensino sobre Vida e Evolução no 3º ano do Ensino Fundamental. Com isso, objetivo geral desta pesquisa foi produzir e avaliar um conjunto de estratégias e atividades de natureza metacognitiva sobre Vida e Evolução, a serem utilizadas por professores em aulas de Ciências em turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. Além de apresentar uma breve revisão da literatura sobre a relação entre metacognição e educação, discute-se como as pesquisas sobre metacognição podem contribuir para melhoria do ensino de Ciências nos anos iniciais e servir de referencial teórico para a composição de estratégias e atividades didáticas que estimulem a aquisição e desenvolvimento de habilidades metacognitivas em crianças na idade escolar. A análise das atividades propostas, de caráter qualitativo, foi realizada mediante a elaboração e aplicação de um protocolo de análise de produtos educacionais, respondido por dez professoras com larga experiência em atuar em turmas de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. As professoras analisaram características gerais e todas as seis atividades propostas no produto. Do conjunto das análises os resultados mostraram que, embora ainda possa ser aperfeiçoado, diferentes aspectos do produto didático foram bem avaliados e considerados inovadores pelas professoras que o analisaram, apresentando um grande potencial e viabilidade de ser utilizado nas aulas de Ciências nas turmas de estudantes para os quais foi pensado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A física nos anos iniciais: obstáculos verbais em livros didáticos em uma perspectiva bachelardiana(Universidade Federal do Pará, 2017-06-08) PEREIRA, Jefferson Rodrigues; Vieira, Eduardo de Paiva Pontes; http://lattes.cnpq.br/2902323640527915; https://orcid.org/0000-0003-1641-7014Os obstáculos epistemológicos elencados por Gaston Bachelard configuram-se como entraves ao conhecimento científico sendo necessário à superação de tais obstáculos para a formação do espírito científico. Sendo assim, esta pesquisa objetiva analisar conceitos de energia em livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental através da idealização de obstáculo verbal na perspectiva bachelardiana. Para isto, utilizamos elementos da análise de conteúdo, dirigida ao material empírico constituído por livros didáticos de ciências produzidos para os anos iniciais. As questões analíticas se detêm ao livro didático por ser este um importante instrumento pedagógico, pertencente ao cotidiano da sala de aula, e que pode em certa medida ser considerado um produto histórico; assim, produzindo idealizações e significados. Nesta perspectiva, os livros didáticos apresentam situações nas quais palavras e a maneira como são colocadas propiciam o surgimento de obstáculos epistemológicos verbais. Dentre os vários assuntos que os livros didáticos abordam, as discussões relacionadas a energia mostram-se entre as mais significativas ao ensino de ciências, sobretudo, por seu caráter unificador. A tendência em fazer uso do termo energia em diferentes áreas torna difícil distinguir a "energia do cotidiano" e o "conceito científico de energia", pois a conceituação científica é tratada após a utilização da palavra, por isto, não surpreende que o conceito científico de energia seja tão complexo. Desta forma, a dificuldade quanto ao que é energia sustenta o caráter de obstáculo verbal que o termo expressa, especificamente, com razões justificadas nas análises dos livros didáticos que demonstram palavras ou esquemas que remetem energia ao trabalho, consumo, geração, transporte, o que substancializa ou materializa a energia e que podem ser consideradas como idealizações do obstáculo epistemológico verbal.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A introdução da Escola Superior do Pará: “Escola de Pharmácia do Pará” e ensino científico (1897-1914)(Universidade Federal do Pará, 2017-03-22) NASCIMENTO, Sulenir Candida da Silva; Alves, José Jerônimo de Alencar; http://lattes.cnpq.br/9586790409626243O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da Escola de Pharmácia do Pará para o processo de introdução das ciências no ensino superior paraense. Escolhemos o ano de 1897, como marco inicial da pesquisa, devido à criação da Sociedade Médico-Pharmacêutica do Pará, analisada no primeiro capítulo como condicionante para a criação da Escola de Pharmácia do Pará. Delimitamos como marco final o ano de 1914, porque abrange os dez primeiros anos de funcionamento da Escola de Pharmácia do Pará e coincide com alterações provocadas pela Lei Rivadávia Correa, que reformou e deu novas diretrizes a instrução superior no Brasil. Dedicamos o segundo capítulo a analisar o contexto social que influenciou a criação da escola de Pharmácia, mais especificamente os relacionados a questões de saúde, onde enfatizamos o diálogo entre elementos da cultura moderna, por vezes representadas nas políticas e instituições ligadas às ciências, como a Diretoria do Serviço Sanitário do Pará, com elementos da cultura tradicional, representadas nas ações de pajés, curandeiros e práticos. Por fim, no terceiro capítulo examinamos a presença das ciências na Escola de Pharmácia do Pará ao longo de sua primeira década de funcionamento, ou seja, de 1904 a 1914, não de modo isolado, mas como parte de um processo que se acentuou com o avanço da modernidade. Concluímos que esta instituição deu continuidade ao ensino das Ciências, configurando-se como pioneira da introdução do ensino científico no nível superior paraense. As ciências, que desde o início predominaram no currículo, foram sendo ampliadas ao longo dessa década, principalmente por meio do número de disciplinas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Literatura e sexualidade e educação: apontamentos intercessores para o ensino de ciências(Universidade Federal do Pará, 2019-03-23) COSTA, Dhemersson Warly Santos; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211; https://orcid.org/0000-0002-0478-5285Os encontros com a literatura, a filosofia da diferença e o ensino de ciências mobilizaram esta escrita, instigada pela problemática da sexualidade, tema recorrente na disciplina de biologia, porém, vinculada as concepções morfo/fisio/lógicas e a reprodução da prole, reproduzindo o discurso científico que sistematiza a vida em uma estrutura, uma unidade que rejeita as variações. A sexualidade, envergada nesse pensamento, percorre o caminho da sistematização, da fragmentação e da generalidade. A vida, porém, não é um absoluto, as sexualidades entram a todo tempo em variações, compondo outros possíveis. Questiona-se nessa escrita: a sexualidade somente pode ser problematizada pelas lentes teóricas da ciência/biologia? Será possível pensar a sexualidade emaranhada em outras perspectivas? É possível experimentar a sexualidade desvinculada da genitália? Que problemas a literatura é capaz de suscitar para pensar outras sexualidades para além do discurso biológico? O que ressoa do encontro entre educação em ciências e literatura no debate sobre a sexualidade? Que interseções são possíveis? Que aprendizados são mobilizados por esses encontros? Sem pretensões formativas ou metodológicas, o que se pretende é experimentar com a literatura de Caio Fernando Abreu (Morangos Mofados, 2015), blocos de sensações que mobilizem outras formas de devir-pensamento na escrita, no corpo, na sexualidade, na vida, entrecruzando com a filosofia da diferença para então fazer provocações ao ensino de ciências.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O lixo como tema de estudo na formação inicial de professores(Universidade Federal do Pará, 2016-04-18) COSTA, Chirla Miranda da; FREITAS, Nadia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468; https://orcid.org/0000-0003-0042-8640As questões socioambientais apresentam-se como complexos desafios para a sociedade moderna e o sistema econômico vigente. Dentre esses desafios, emerge o problema do lixo, cada vez mais em evidência com o estímulo a atitudes consumistas. Considerando a importância do ensino de ciências no debate dessas questões, esta pesquisa por meio da concepção de modernidade-líquida, nos termos Bauman e das dimensões da sustentabilidade, tem por objetivo apreender as possibilidades e os desafios de um processo de formação inicial de professores referentes à temática do lixo e seus vários aspectos. Para tanto, realizamos a coleta de dados a partir de três Situações de Ensino e de Aprendizagem que desenvolvemos no decorrer do Tema “Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania I”, com alunos do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA). Este trabalho fundamenta-se na pesquisa qualitativa e caracteriza-se por ser uma pesquisa-ação. Os dados foram analisados mediante o recurso da Análise Textual Discursiva. Com base em recursos como documentário, reportagem extraída de meio eletrônico, artigo científico e a produção de fotos, os alunos puderam refletir acerca de diversos aspectos os quais se referem à complexidade do tema lixo, a saber: ambientais, econômicos, sociais e políticos, além de compreenderem como se inserem enquanto consumidores na geração do lixo a partir da confrontação com seus próprios resíduos; também, em sua relação com os mecanismos de manipulação determinados pelo capital. Essas apreensões implicam em desafios próprios de uma educação crítica voltada a formação cidadã e que não pode ser alcançada em estado de conformismo com a superficialidade com que a realidade rotineiramente nos é apresentada, reforçando também os valores concernentes ao pressuposto da sustentabilidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Perguntas do professor monitor e a alfabetização científica em interações experimentais investigativas de um clube de ciências(Universidade Federal do Pará, 2019-02-20) BARBOSA, Daisy Flávia Souza; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806A presente investigação teve como objetivo analisar as perguntas dos Professores Monitores durante Sequência de Ensino Investigativa em atividades experimentais, almejando Indicadores de Alfabetização Científica (AC). Este estudo apresenta características de Pesquisa Participante com abordagem qualitativa, tendo como local de investigação o CCI Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, contando com quatro Professores Monitores (PM1,..., PM4) e oito alunos (A1,..., A8) do 6º ano do Ensino Fundamental. Como procedimentos metodológicos, foi adotada a vídeo gravação com transcrições de nove episódios selecionados, considerando a Análise do Conteúdo (BARDIN, 2009). Verificamos que a problematização deve ser mais explorada antes da proposição do problema pelo Professor Monitor. Há uma identificação elevada de perguntas de foco e atenção, levantamento de hipótese e menor manifestação de perguntas de previsão. Destaca-se que devem ser mais bem trabalhadas as perguntas problematizadoras, enfatizando o uso do “como” e “por que”. As atividades complementares com uso de vídeos didáticos, dinâmica de grupo, construção de maquete e uso do escrever e desenhar em forma de HQs se constituíram mais eficientes durante a SEI. Percebeu-se também que há maior ocorrência de indicadores de AC ligados à organização de dados e levantamento de hipótese, em detrimento do indicador previsão, há, então, a necessidade de promover outros indicadores identificados como: organização de informações, explicação, raciocínio lógico e proporcional, teste de hipóteses e classificação de informações. Conclui-se que as perguntas dos Professores Monitores podem trazer contribuições para o processo de AC, à medida que forem formuladas com o propósito de desenvolver níveis de investigação com capacidade de raciocinar, de expor e defender opiniões, de expressar suas dúvidas em um contexto de problematização e de sistematização, o que vêm sendo amadurecido no Clube de Ciências.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O que é ambiente hoje? quando imagem é enunciado(Universidade Federal do Pará, 2016-04-16) OLIVEIRA, Albaneide Cavalcante; CHAVES, Sílvia Nogueira; http://lattes.cnpq.br/9353964127402937; https://orcid.org/0000-0002-9771-4610Este trabalho se propõe a analisar os enunciados imagéticos sobre ambiente na mídia, mais precisamente nas campanhas de divulgação de cinco Instituições que Trabalham com Causas Ambientais (ITCA). Tratamos o ambiente como um produto de discursos e não como espaço/lugar perene em que os seres vivem, sempre em harmonia com tudo o que os cerca. Ambiente como objeto discursivo, muda de acordo com as condições históricas, culturais e sociais. Pois, no discurso econômico, o ambiente é sustentável; no discurso ambientalista, ele é intocado; já para a política militar do governo brasileiro na década de 1950, era ocupável; nos relatos bíblicos, era dominado; em culturas de povos da floresta, era sagrado. Mas e na atualidade, o que é ambiente? Para sinalizar respostas a esta pergunta, fizemos silenciar as velhas crenças biológicas na pureza da ciência e permitimos que essa coisa que chamamos ambiente vibre e se multiplique. Tomamos o conceito de discurso na perspectiva foucaultiana, que não o considera apenas como palavra dita, limitada a uma frase, mas como um conjunto de práticas que sempre estão produzindo múltiplas verdades sobre as coisas, e produzindo as próprias coisas de que falam. Se encaramos o ambiente como produção dos discursos, podemos considerar que os enunciados são as próprias imagens na qual nos debruçamos, e não que os enunciados estejam contidos no interior das imagens, como defenderia a teoria da representação. São as bio(eco)imagens que fabricam visibilidades e dizibilidades sobre o ambiente, se manifestando na dispersão em diferentes formações discursivas, e problematizando a regularidade com que o enunciado aparece no decorrer do tempo. A partir da seleção do material empírico, composto pelas bio(eco)imagens das ITCA, associamos os enunciados que produziam modos de ver e dizer o ambiente que sabe se defender sozinho, por isso não precisa ser conservado ou preservado; há aqueles ambientes em que se misturam discursos da economia, ecologia e sociedade; e aqueles outros que só tem condições de possibilidade se associados a enunciados específicos, pois sozinhos isso não é possível. São ambientes in/sustentáveis que também encontram condições de possibilidade. Outros enunciados foram associados por produzirem modos de ver o ambiente que deveria ser conservado, preservado ou sustentado por uma série de práticas discursivas e não discursivas, apoiadas em critérios estéticos, éticos e afetivos. Neste modelo de ambiente, os enunciados sobre pandas, tigres, e macacos fabricam um ambiente que precisa de proteção, e mesmo quando o atributo estético é afetado, como no caso dos “seres que evoluíram singularmente”, como lesmas, diabo-da-tasmânia, bobfish, ainda “merecem proteção”, por ITCA especializadas em proteger os feios. Os enunciados sobre ambiente produzem modos de dizer e ver as questões ambientais, ou dão lições de “como nos relacionar”, e “como cuidar do planeta”. Em todos os casos, os enunciados produzem modos de ver o ambiente como aquele que pedagogiza o homem, o que chamamos de (bio)pedagogização. A problematização dessas construções discursivas vai além do que aprendemos nos livros e aulas de biologia, e eleva as possibilidades de fabricação de ambientes im/pre/visíveis. E talvez sejam desses ambientes que carecemos na atualidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Técnicas argumentativas através da aprendizagem baseada em problema em um curso de férias(Universidade Federal do Pará, 2017-05-11) SOUSA, Taize Borges; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806Esta pesquisa tem como objetivo identificar as técnicas argumentativas manifestadas por um grupo de licenciandos participantes de um Curso de Férias, ao buscar soluções para um problema real com a utilização de estratégias experimentais investigativas através da Aprendizagem Baseada em Problemas e analisar como ocorre a construção de esquemas argumentativos neste ambiente não formal de ensino. Para enveredar neste estudo, buscamos referencial teórico em Chaim Perelman e Lucy Olbrechts-Tyteca com o Tratado da Argumentação e na dissertação de João Malheiro que caracteriza um Curso de Férias como uma adaptação da Aprendizagem Baseada em Problemas, dentre outros que subsidiaram a compreensão desta pesquisa. Caracterizamos este estudo como qualitativo do tipo descritivo exploratório, com ênfase na análise do discurso, sendo os dados constituidos a partir do discurso de seis licenciandos participantes desta pesquisa; observações de atividades com realização de gravações em áudio e vídeo, que posteriormente foram transcritos; e um registro de observações. Os resultados evidenciaram que as técnicas argumentativas mais presentes durante uma socialização no Curso de Férias são vínculo causal e identificação, e que seu uso está associado às necessidades que os cursistas têm em explicar e justificar os experimentos e as conclusões destes. Assim, a ABP em um Curso de Férias possui potencial epistêmico, levando a crer que a construção do conhecimento está relacionada com o desenvolvimento de técnicas argumentativas, que são necessárias para disseminá-lo. Tomando a argumentação como um processo discursivo com características específicas segundo o referencial adotado, acreditamos que quanto mais as metodologias ativas de aprendizagem como a ABP possibilitarem a argumentação, mais a construção de conhecimento será maximizada.
