Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI por CNPq "CNPQ:: INTERDISCIPLINAR"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) O lixo como tema de estudo na formação inicial de professores(Universidade Federal do Pará, 2016-04-18) COSTA, Chirla Miranda da; FREITAS, Nadia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468; https://orcid.org/0000-0003-0042-8640As questões socioambientais apresentam-se como complexos desafios para a sociedade moderna e o sistema econômico vigente. Dentre esses desafios, emerge o problema do lixo, cada vez mais em evidência com o estímulo a atitudes consumistas. Considerando a importância do ensino de ciências no debate dessas questões, esta pesquisa por meio da concepção de modernidade-líquida, nos termos Bauman e das dimensões da sustentabilidade, tem por objetivo apreender as possibilidades e os desafios de um processo de formação inicial de professores referentes à temática do lixo e seus vários aspectos. Para tanto, realizamos a coleta de dados a partir de três Situações de Ensino e de Aprendizagem que desenvolvemos no decorrer do Tema “Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania I”, com alunos do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA). Este trabalho fundamenta-se na pesquisa qualitativa e caracteriza-se por ser uma pesquisa-ação. Os dados foram analisados mediante o recurso da Análise Textual Discursiva. Com base em recursos como documentário, reportagem extraída de meio eletrônico, artigo científico e a produção de fotos, os alunos puderam refletir acerca de diversos aspectos os quais se referem à complexidade do tema lixo, a saber: ambientais, econômicos, sociais e políticos, além de compreenderem como se inserem enquanto consumidores na geração do lixo a partir da confrontação com seus próprios resíduos; também, em sua relação com os mecanismos de manipulação determinados pelo capital. Essas apreensões implicam em desafios próprios de uma educação crítica voltada a formação cidadã e que não pode ser alcançada em estado de conformismo com a superficialidade com que a realidade rotineiramente nos é apresentada, reforçando também os valores concernentes ao pressuposto da sustentabilidade.
