Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI por CNPq "CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Abordagem da bioética em âmbito escolar: proposições constantes de livros didáticos de biologia(Universidade Federal do Pará, 2011-06-20) CONCEIÇÃO, Luiz Carlos Silva; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5651914385447486Esta pesquisa teve por objetivos explicitar se e como a Bioética é tratada em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio, bem como analisar de que maneira a abordagem do tema nestes livros contribui para que os estudantes possam conhecê-lo, tornando-se capazes de compreender e refletir, criticamente, sobre o assunto e suas questões no contexto contemporâneo. Para isso, investiguei livros propostos pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), à luz de alguns pressupostos da Metodologia de Análise de Conteúdo. Balizei esta pesquisa em duas questões norteadoras, a saber: (i) O que se escreve sobre bioética nos livros didáticos de biologia? (ii) Com que frequência e intensidade este tema é apresentado nestes livros didáticos? Nesta perspectiva, para a primeira questão, as proposições dos livros que subjazem ao tema puderam ser enquadradas em duas grandes categorias: bioética médica e bioética holística. Essas categorias de maior amplitude puderam ser divididas em subcategorias relativas aos diferentes tópicos e aspectos (clonagem, células-tronco, etc.) que fazem parte do campo teórico da bioética, em relação aos quais procurei fazer algumas inferências a respeito dos conteúdos manifestos e explícitos nos livros selecionados, que expressam algum tipo de reflexão sobre a ética dos assuntos enfocados, analisando-os à luz de referenciais teóricos da bioética. A análise da segunda questão prescindiu de divisão em subcategorias, pois, de maneira geral, a bioética é escassa e demasiadamente superficial na forma como tem sido apresentada nos livros didáticos, deixando de suscitar reflexões por parte do leitor. A abordagem de temas de bioética na Educação Básica é essencial, uma vez que os impactos causados pelo desenvolvimento tecno-científico estão cada vez mais acentuados na sociedade e no ambiente. Dessa maneira, torna-se imprescindível que os livros didáticos de Biologia passem por uma intensa reformulação no intuito de serem pedagogicamente complementados para acompanharem as mudanças propaladas pelas novas diretrizes e bases do sistema educacional brasileiro que, pelo menos em teoria, preconizam ações da Educação, sobretudo, da educação escolar, voltadas para uma eficiente e eficaz formação ética e cidadã.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Alcances, possibilidades e impactos de metodologias em educação patrimonial ambiental(Universidade Federal do Pará, 2010-04-27) OLIVEIRA, Rômulo José Fontenele; SILVA, Maria de Fátima VilhenaA pesquisa em questão evidencia o diálogo entre princípios construtivistas, Educação Ambiental e Educação Patrimonial tomando como fonte as atividades educativas de 11 professoras para identificá-las como propostas da Educação Patrimonial Ambiental. As professoras têm como momento vivencial comum o fato de terem participado da Oficina de Educação Patrimonial realizada em março de 2006 na cidade de Vigia de Nazaré-Pará. A Educação Patrimonial Ambiental está sendo construída no Grupo de Educação Patrimonial Ambiental do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA e considera o ambiente com suas dimensões natural, social e cultural como patrimônio que precisa ser valorizado também como objeto de estudo e discussão na educação em geral. A pesquisa envereda pela pluralidade e transgressão metodológica utilizando contribuições da pesquisa qualitativa, fenomenológica, participante, estudo de caso e pesquisa-ação com o objetivo principal de analisar os alcances, as possibilidades e os impactos educativos das propostas metodológicos em Educação Patrimonial Ambiental utilizada por professoras da Cidade de Vigia de Nazaré nas suas atividades escolares com os alunos. Os dados foram assimilados por meio de entrevistas e acompanhamento das atividades das professoras em suas escolas ou outros locais de Vigia. Os resultados revelam que as metodologias em Educação Patrimonial Ambiental alcançaram o nível de ensino infantil, as séries iniciais do ensino fundamental, a educação inclusiva de deficientes visuais e a educação de jovens e adultos por meio de aulas e pequenos projetos escolares. Como possibilidades ela pode se estender para a educação inclusiva em geral, para o ensino médio e superior e fazer parte da matriz curricular ou do calendário de atividades das escolas e do município. O principal impacto destas metodologias foi promover a identificação de professores e alunos como elementos do ambiente-patrimônio e a tomada de consciência para realizar os enfretamentos socioambientais em defesa da herança natural, histórica, social e cultural da comunidade que precisa ser preservada para as futuras gerações.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de competências científicas por meio de sequências de ensino investigativas em um clube de ciências na Amazônia paraense.(Universidade Federal do Pará, 2023-09-01) TABOSA, Clara Elena Souza; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729Nesta pesquisa, nos propomos a compreender quais as relações entre o Ensino por Investigação e o desenvolvimento de Competências Científicas a partir do seguinte questionamento: quais Competências Científicas podem ser desenvolvidas por estudantes durante atividades de experimentação propostas em Sequências de Ensino Investigativas realizadas no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz? Para isso, levamos em consideração os principais aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos que levaram ao surgimento da Educação Baseada em Competências. Como opção metodológica, realizamos uma Análise Bibliográfica de três dissertações produzidas por professoras-monitoras egressas do Clube. Assim, nossos dados de pesquisa se constituíram a partir das transcrições dos diálogos entre os professoresmonitores e os estudantes do Clube de Ciências que encontramos nas dissertações elencadas. Utilizamos a Análise de Conteúdo para encontrar, nestes diálogos, categorias que pudessem ser associadas às Competências Científicas. Desta análise, emergiram cinco categorias que são relativas às dimensões conceitual, procedimental e atitudinal das Competências Científicas: identificação e descrição de conceito; explicações causais e raciocínio lógico-dedutivo; aprendizado conceitual; descrição de materiais/procedimentos e elaboração/teste de hipóteses; e trabalho em equipe e engajamento. Em resposta à questão de pesquisa, concluímos que a utilização de Sequências de Ensino Investigativas no ensino de Ciências contribui não somente para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos, mas também para o desenvolvimento de Competências Científicas de caráter conceitual, como o pensamento científico crítico, procedimental, como a elaboração e teste de hipóteses experimentais, e atitudinais, como o engajamento e o trabalho em equipe.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Por entre saberes ambientais e cultura ribeirinha: elementos da abordagem CTS na prática de professores de Ciências(Universidade Federal do Pará, 2023-06-05) SILVA, Cliciane Magalhães da; PERES, Ariadne da Costa; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690Neste texto, evidencia-se o resultado da pesquisa que consistiu em verificar como se constituem e se caracterizam os elementos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) presentes em narrativas e práticas de professores que ensinam Ciências nos anos finais do ensino fundamental de uma escola ribeirinha. Destaca-se que o ensino com enfoque CTS é mediado a partir de temas sociocientíficos, conduzindo o aluno a uma tomada de decisão crítica com embasamento científico, sendo a escola responsável por incentivar esse tipo de atitude. Na prática, a proposta do saber ambiental se efetiva por meio de ações diversificadas de uma educação ambiental crítica e reflexiva que caminhe na direção da construção de um futuro possível. Quanto à metodologia, o material empírico coletado foi tratado à luz da proposição teórica da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016) e Gibbs (2009). Foi elaborado um produto educativo intitulado “Resíduos sólidos: Uso do LAPBOOK no Ensino de Ciências”, com a perspectiva CTS, sendo um guia didático como aporte teórico e metodológico enquanto alternativa à produção de lapbook, utilizando várias estratégias de ensino e diferentes recursos didáticos. Vislumbrando um novo olhar para as práticas docentes, proporcionaram condições de refletir e reconstruir conceitos sobre o ensino de Ciências levando em conta o contexto local, para assim contribuir com a aprendizagem a todos os estudantes. A análise do resultado aponta à identificação de elementos da abordagem CTS dialogando com os saberes ambientais se efetivando no campo educacional por meio da educação ambiental. Considerando a nítida importância de uma educação que contribua com a formação de agentes ativos na sociedade, acredita-se que para haver um avanço, faz-se necessário que práticas em CTS sejam desenvolvidas desde a etapa inicial da educação e que ocorra a aplicação de investimentos na formação de professores em CTS, possibilitando a discussão de forma efetiva desta abordagem nas escolas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sentidos subjetivos da docência: subjetividade e identidade docente de uma professora de ciências.(Universidade Federal do Pará, 2019-04-29) OLIVEIRA, Bruna Lívia da Silva; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831De modo geral, as pesquisas na área de ensino de ciências têm se preocupado mais com a dimensão intelectual dos sujeitos, sem considerar a dimensão afetiva das relações. A Teoria da Subjetividade de González Rey tem sido orientadora de diferentes estudos dentro da psicologia da educação e, mais recentemente, tem orientado pesquisas na área de educação em ciências, as quais têm permitido discussões de uma nova ideia de formação e aprendizagem, relacionadas a uma dimensão subjetiva do desenvolvimento humano. Este estudo situa-se no quadro das pesquisas na área da educação em ciências que fazem uso da teoria e, desta forma, tem por objetivo investigar que condições produzem mudanças na subjetividade de uma professora de Ciências na direção da constituição de uma identidade docente na perspectiva da Teoria da Subjetividade de González Rey. O percurso metodológico está baseado na Epistemologia Qualitativa, a qual considera a produção do conhecimento como um processo que deve ser ao mesmo tempo construtivo-interpretativo, singular, comunicativo e dialógico. Para realização desta pesquisa, participou 1 professora de ciências oriunda do curso de Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia, da Universidade do Estado do Pará. Para a construção das informações foram utilizados complemento de frases, entrevista e redação. No caso estudado investigo a movimentação da subjetividade da professora Jéssica que mesmo após ter concluído o curso de licenciatura não tinha o desejo de ser professora, mas ao entrar no contexto de sala de aula acaba se identificando com a profissão e se reconhecendo como professora. A relação que fiz com o estudo e análise do referencial teórico da área de formação de professores de ciências, com o estudo e análise da teoria da subjetividade, e também com o contexto empírico no decorrer do desenvolvimento da pesquisa, me permitiram elaborar um modelo teórico, o qual fiz na tentativa de promover uma maior compreensão a respeito da constituição da identidade docente do professor de ciências a partir da perspectiva da Teoria da Subjetividade. Tal modelo teórico foi elaborado em três eixos: valorização da profissão pelo próprio sujeito, valorização do sujeito no processo de formação, experiências significativas e diversas. A partir desta pesquisa considero então que a constituição da identidade docente do estudante de graduação deve ser uma prioridade dos cursos de formação, para que o estudante ainda em seu curso de formação inicial possa começar a se reconhecer como professor.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As sistemáticas em livros didáticos do ensino médio: considerações epistemológicas sobre os conteúdos escolares de biologia(Universidade Federal do Pará, 2023-06-22) MENDES, Robson Corrêa; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes; http://lattes.cnpq.br/2902323640527915; https://orcid.org/0000-0003-1641-7014O sistema de classificação dos seres vivos vem apresentando mudanças em seus critérios ao longo da história. A presente pesquisa é uma análise qualitativa do conteúdo da sistemática dos seres vivos em livros didáticos de biologia. Este trabalho objetiva analisar em que termos os conteúdos de sistemática dos seres vivos estão presentes no material didático de biologia que está sendo difundido nas escolas públicas do Brasil, uma vez que esses livros foram selecionados pelo PNLD 2021 consoante a nova BNCC, que propõe a substituição da fragmentação curricular pela abordagem interdisciplinar por Área do Conhecimento, objetivando o desenvolvimento de competências. Foram selecionados sete livros de quatro editoras aprovados pelo PNLD 2021 válidos de 2022 a 2025. A análise de conteúdo foi embasada em alguns aspectos de Bardin (2016), objetivando reconhecer aspectos da presença desse conteúdo. Para esta análise, foram criadas cinco categorias, as quais serão atribuídas três classificações, consoante o conteúdo apresentado em cada coleção, essas categorias são: Abordagem histórica da evolução; Apresentação da sistemática filogenética e cladística; Presença da Taxonomia; Coerência entre classificação e evolução; Importância de conhecer e preservar a biodiversidade. Entendeu-se que a BNCC apresenta poucas propostas para esses conteúdos e a forma de apresentação desses conteúdos retratam as mesmas falhas de PNLD’s de anos anteriores.
