Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) 1978: Licenciatura intercultural indígena da UEPA: saberes matemáticos e prática pedagógica(Universidade Federal do Pará, 2017-05-02) LIMA, Aline da Silva; SOUZA FILHO, Erasmo Borges de; http://lattes.cnpq.br/5387951750537371; https://orcid.org/ 0000-0002-4092-7973Este trabalho traz o estudo e análise entre a formação dos professores indígenas e a prática pedagógica efetiva desses professores nas escolas indígenas, considerando a interseção de saberes sobre conhecimentos tradicionais indígenas e enfatiza a necessidade do diálogo entre seus saberes tradicionais nas práticas do ensino de matemática, contribuindo para o aprimoramento dos professores indígenas no processo de formação acadêmica. Sendo a pesquisa de cunho qualitativo referendada no estudo de caso, tendo como ponto de partida a seguinte questão: De que forma se efetivou a prática pedagógica de professores indígenas em formação no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UEPA, considerando a interseção entre saberes escolares e saberes indígenas? Na intenção de fazer um estudo comparativo entre a formação de professores indígenas e suas práticas pedagógicas em matemática, considerando a interseção de saberes escolares e indígenas, na escola Parkatêjê e Kýikatêjê, da terra indígena Mãe Maria. Para pesquisa foram considerados os pontos de vistas dos alunos em formação e professores/formadores do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UEPA. O recurso da entrevista foi o procedimento básico da pesquisa, cujo procedimento de analise procurou evidenciar caminhos para concretização de ensino mais produtivo para o desenvolvimento de seus conhecimentos científicos aprendidos no âmbito acadêmico, constatar a ideia de que não há apenas uma forma de sistematizar o ensino, mas relacionar a sabedoria tradicional indígena com a sabedoria cientifica. Tendo como referência levantamentos, discussões e o acompanhamento de acadêmicos indígenas em suas trajetórias na Instituição de Ensino Superior, através do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará-UEPA e apoiado em autores como Candau (2006) defende a posição de que as diferenças são constitutivas, intrínsecas às práticas educativas, Knijinik (2012) abordando o pensamento etnomatemático interessado em examinar as práticas de fora da escola, Ferreira (2001) onde as recentes determinações socioculturais apontam para uma ressignificação da educação, Luciano (2006) discute a questão indígena por diversos aspectos de sua organização social, D’Ambrosio (2011) práticas pedagógicas relacionadas à etnomatemática possibilitam ultrapassar as paredes da sala de aula e RCNEI/Referencial Curricular Nacional para a Escola Indígena (1998), que discute a elaboração de uma proposta de educação intercultural dando um novo sentido aos conteúdos curriculares.Dissertação Acesso aberto (Open Access) 1984: Organizações didáticas nos livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: o caso da noção de raciocínio combinatório(Universidade Federal do Pará, 2016-12-20) MORAES, Guilherme Motta; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914A pesquisa teve como objetivo analisar as organizações praxeológicas (OP) em torno do objeto matemático Noção de Raciocínio Combinatório em duas coleções de livros didáticos do 1º ao 5º Ano do EF, utilizados nas escolas do município de Belém/PA. A qual possibilitou evidenciar e caracterizar, o processo de organização didática de saberes matemáticos, a partir dos livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático, 2013 e 2016, assim como, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as resenhas do Guia do Livro Didático do Plano Nacional do Livro Didático e as Matrizes Curriculares de Referência para este ano de escolarização (1º ao 5º Ano do EF). Neste sentido, para estudar esse objeto, a Teoria Antropológica do Didático, proposta por Yves Chevallard é adotada como referencial teórico, e é feita uma abordagem metodológica baseada na pesquisa qualitativa, realizada através do estudo bibliográfico. Os resultados desta pesquisa evidenciam algumas questões importantes, como: o enfoque presente nas duas coleções de livros didáticos baseado na resolução das atividades, em uma abordagem puramente clássica. Observa-se, uma mudança na técnica para se calcular as atividades proposta, passando de uma organização pontual para uma organização local, e também, que as tarefas e as técnicas, relativas aos cálculos de possibilidades e a números de combinações, não sofreram mudanças ao longo dos anos nas duas coleções de livros didáticos. Dessa forma, a organização praxeológica em torno dessas duas coleções de livros didáticos analisadas segundo gascòn são clássica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ações avaliativas em ambiente de ensino e aprendizagem gerado pela modelagem matemática(Universidade Federal do Pará, 2015-06-25) SANTOS JÚNIOR, Augusto Fergusson dos; CHAVES, Maria Isaura de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/1914620696226334; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/5870609258842071Este estudo objetiva apontar ações avaliativas evidenciadas em ambiente de ensino e aprendizagem gerado pela Modelagem Matemática e consolidá-las como argumento favorável à utilização da Modelagem em contextos educacionais seja no Ensino Fundamental, Médio ou Superior. Para tanto, lançamos mão de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica que consistiu na análise de Relatos de Experiência de professores que desenvolveram atividades de Modelagem em sala de aula e cujas experiências foram publicadas na VIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática – VIII CNMEM, realizada em 2013. Visto que os documentos considerados tratam de experiências em Modelagem Matemática e não especificamente da avaliação da aprendizagem, realizamos uma pesquisa bibliográfica do tipo meta-análise no sentido de extrair e interpretar evidências outras que não estavam no foco da pesquisa original. Para a condução da análise documental, utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva, conforme Moraes e Galiazzi (2007), segundo a qual foi possível unitarizar e categorizar aspectos relevantes a respeito do fenômeno investigado. A análise dos dados à luz dos referenciais teóricos da Modelagem Matemática e de estudiosos na área da avaliação da aprendizagem apontou que o professor cujas práticas são sistematizadas em ambiente de ensino e aprendizagem gerado pela Modelagem Matemática evidencia ações avaliativas interativas e retrospectivas. As ações avaliativas interativas indicam que, durante execução da atividade de Modelagem Matemática, o professor se detém a avaliar a construção de conhecimentos por parte do educando, tendo a oportunidade de constatar o aprendizado ou intervir a partir da necessidade revelada nas manifestações dos alunos. As ações avaliativas retrospectivas revelam que, após a realização da atividade de Modelagem Matemática, o professor se dispõe a avaliar sua própria prática, no sentido de julgar se os seus objetivos foram alcançados e ponderar ajustes em suas escolhas didáticas para orientar práticas futuras. Dessa forma, o processo de Modelagem Matemática proporciona ações docentes caracterizadas pela concatenação entre as ações de ensino, avaliação e aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Adaptação transcultural e validação do Metacognitive Knowledge in Mathematics Questionnaire (MKMQ) para o contexto brasileiro.(Universidade Federal do Pará, 2023-09-11) BRAUN, Layane Caroline Silva Lima; GONÇALVES, Tadeu Oliver; SILVA, Marcos Guilherme MouraA metacognição matemática é uma variável associada ao alto desempenho matemático, sendo ainda um importante preditor de autorregulação da aprendizagem. No contexto brasileiro, até o presente momento, não dispõe de um instrumento validado que mensure os conhecimentos metacognitivos da aprendizagem matemática dos estudantes. O presente estudo tem como objetivo adaptar transculturalmente e validar o Metacognitive Knowledge In Mathematics Questionaire (MKMQ) para o contexto brasileiro. As diretrizes para o processo de adaptação transcultural do instrumento seguiram cinco Estágios propostos por Beaton et al. (2000), conforme segue: Tradução, Síntese das Traduções, Back Translation, Comitê dos Experts e Pré-teste. As análises psicométricas, foram avaliadas por meio de uma amostra de 434 participantes de estudantes do Ensino Fundamental II. As Evidências de Validade ocorreram por meio da Análise Descritiva, Análise Fatorial Confirmatória, Consistência Interna, Validade de Conteúdo, Validade de Critério, Teste de Invariância e Evidências de grupos Conhecidos (sexo, idade, ano escolar e escola). A população do estudo foi constituída predominantemente pelo sexo feminino, representando 56,68% do total dos participantes, com idades entre 11 e 18 anos matriculados no sexto (n = 109), sétimo (n = 95), oitavo (n = 163) e nono (n = 67) anos escolares de duas escolas distintas (Escola 1: 196 e Escola 2: 238), ambas públicas/estaduais. O Metacognitive Knowledge In Mathematics Questionaire (MKMQ) de Efklides e Vlachopoulos (2012) foi validada para a versão brasileira, em sete fatores e 44 itens, exibindo adequadas propriedades psicométricas na conjuntura cultural da população brasileira. Enquanto Análise Multivariada de Variância demonstrou uma diferença significativa na média dos escores dos fatores da escala MKMQ entre os sexos masculino e feminino (F (7, 426) = 3530,409, p ≤ 0,001; Rastreio de Pillai = 0,983; 2p = 0.98), também entre as escolas (F(7, 426) = 3563,776, p ≤ 0.001; Rastreio de Pillai = 0,983; 2p = 0.98). A pesquisa mostra que existe uma relação positiva entre a Metacognição, a Matemática e o âmbito educacional. Sendo um ótimo aliado quando utilizado de forma correta pelos docentes, para conhecer e mensurar as habilidades metacognitivas dos educandos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Alfabetização matemática no contexto ribeirinho: um olhar sobre as classes multisseriadas da realidade amazônica(Universidade Federal do Pará, 2012-04-30) OLIVEIRA, José Sávio Bicho de; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/3255121871351967Esta dissertação, intitulada “Alfabetização matemática no contexto ribeirinho: um olhar sobre as classes multisseriadas da realidade amazônica”, teve como objetivo investigar abordagens teórico-metodológicas para o ensino e aprendizagem de matemática, no âmbito da alfabetização matemática, possíveis de serem estabelecidas em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da realidade amazônica. Nesta pesquisa, a visão de alfabetização matemática foi construída levando em consideração não só as primeiras habilidades de leitura e escrita inicial da linguagem matemática escolar pela criança (DANYLUK, 1997), mas como um caminho para a aprendizagem do homem e mulher no mundo das relações matemáticas, a partir de concepções teóricas de D‟Ambrosio (2002), Domite e Mesquita (2003), Sebastiani Ferreira (1997), I. Mendes (2009) e Freire (2002). A pesquisa foi realizada no município de São Domingos do Capim, Estado do Pará, Brasil, entre outubro de 2010 e agosto de 2011. Na investigação sobre a alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas, foram realizadas interações com representantes da Secretaria Municipal de Educação, visitas às escolas ribeirinhas multisseriadas, entrevistas com professores deste município. Como instrumentos de construção de dados foram utilizados diário de campo, entrevistas e observações. A análise da pesquisa de campo foi organizada nos seguintes itens: a) As classes multisseriadas e a alfabetização matemática no contexto ribeirinho; b) Recursos didáticos e alfabetização matemática; e, c) Cultura e educação matemática na Amazônia: entre saberes científicos e saberes da tradição. É possível afirmar que a alfabetização matemática expressa no contexto ribeirinho ainda restringe-se as experiências matemáticas referentes estritamente ao currículo escolar sem levar em consideração a riqueza de possibilidades de conhecimentos das experiências dos estudantes em seu contexto diário como localização espacial no deslocamento pelos rios, nos elementos matemáticos envolvidos na comercialização de frutos e pescado, por exemplo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise de um processo de estudo de semelhança(Universidade Federal do Pará, 2007-05-11) SILVA, Reginaldo da; GUERRA, Renato Borges; http://lattes.cnpq.br/3199659904537033Trata de uma investigação de um processo de estudo de semelhança de figuras realizado por uma comunidade de estudo, em uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública estadual da periferia de Belém, buscando responder se as atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula caracterizam uma atividade matemática a luz da teoria da transposição didática de Yves Chevallard. Isso é realizado por meio de atividades colaborativas, em que busca identificar os movimentos dos saberes matemáticos evocados pelos alunos na construção do conceito de semelhança. A pesquisa é de natureza qualitativa, numa abordagem etnográfica adaptada à educação, segundo Lüdke e André. As análises mostram que as atividades realizadas promovem um fazer matemático e, portanto, uma atividade matemática, por meio dos saberes evocados e as articulações estabelecidas na construção de modelos para a compreensão pelos alunos do conceito de semelhança. São destacadas as dificuldades como elementos importantes na identificação de saberes e articulações destes, bem como a comunidade de estudo colaborativo como facilitador do processo de estudo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise praxeológica de conexões entre aritmética e álgebra no contexto do desenvolvimento profissional do professor de matemática(Universidade Federal do Pará, 2012-11-16) PEREIRA, José Carlos de Souza; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798Este trabalho é uma pesquisa narrativa autobiográfica, que expõe a análise das minhas praxeologias, no contexto do meu desenvolvimento profissional, como professor de matemática. O foco da análise recai sobre os diversos conflitos praxeológicos que vivi durante a elaboração e aplicação em sala de aula de uma proposta didática para ensinar operações polinomiais na sétima série (oitavo ano) do ensino fundamental. Com esta pesquisa pretendi responder a seguinte questão: Quais conexões entre aritmética e álgebra determinaram as minhas praxeologias durante a ampliação didática que desenvolvi, para ensinar adição, subtração, multiplicação e divisão de polinômios, na sétima série (oitavo ano) do ensino fundamental? Para analisar as minhas próprias praxeologias a partir da proposta didática que elaborei, assumi a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard como referencial teórico principal. A análise que fiz das minhas próprias praxeologias envolveu sistema de numeração decimal, operações aritméticas fundamentais, operações polinomiais, tipos de tarefas e técnicas, universo cognitivo e equipamento praxeológico. Os resultados apontam que as minhas relações pessoais com tipos de objetos ostensivos e não ostensivos e tipos de tarefas e técnicas presentes ou não na proposta didática que elaborei, revelam quais praxeologias passadas e presentes compunham os diversos momentos do meu desenvolvimento profissional como professor de matemática. Assim, antes da graduação vivi as praxeologias de professor leigo, durante e após a especialização o meu universo cognitivo passou por conflitos praxeológicos, revelando que as sujeições institucionais conformavam as minhas praxeologias para ensinar as operações polinomiais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O aprendizado de regras matemáticas: uma pesquisa de inspiração wittgensteiniana com crianças da 4ª série no estudo da divisão(Universidade Federal do Pará, 2011-03-01) SILVA, Paulo Vilhena da; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da; http://lattes.cnpq.br/3588315106445865Neste trabalho, investigamos o aprendizado de regras matemáticas no contexto da sala de aula, com ênfase, principalmente, nas discussões sobre a linguagem. Nosso objetivo principal foi pesquisar as dificuldades de ordem lingüística, enfrentadas pelos alunos no decurso do aprendizado das regras matemáticas, em especial, o conceito/algoritmo da divisão. Para tanto, discutimos, entre outras coisas, o tema “seguir regras”, proposto pelo filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein em sua obra Investigações Filosóficas. Nosso trabalho e nossas análises foram fundamentadas, principalmente, na filosofia deste autor, que discute, entre outros temas, a linguagem e sua significação e os fundamentos da matemática, bem como nas reflexões do filósofo Gilles-Gaston Granger que analisa as linguagens formais. Realizamos uma pesquisa de campo que foi desenvolvida na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, em uma turma da quarta série do ensino fundamental. As aulas ministradas pela professora da turma foram observadas e, posteriormente, foi solicitado aos alunos que resolvessem problemas de divisão verbais e não-verbais, seguido de uma breve entrevista, na qual indagamos, entre outras questões, como os alunos resolveram os problemas envolvendo a divisão. Em nossas análises destacamos algumas dificuldades dos alunos, percebidas nas observações e em seus registros escritos ou orais: alguns alunos, em suas estratégias de resolução, inventam novas “regras matemáticas”. Há ainda aqueles que “confundem” os contextos na resolução de problemas matemáticos verbais, bem como a dificuldade de compreensão de problemas que trazem informações implícitas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem baseada em problemas e o raciocínio hipotético-dedutivo no ensino de ciências: análise do padrão de raciocínio de Lawson em um curso de férias em Castanhal (PA)(Universidade Federal do Pará, 2013-09-10) NEVES, Moisés David das; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729Com o objetivo de estudar e apontar recursos metodológicos que favoreçam o raciocínio lógico e a autonomia do aluno, esta pesquisa avalia se e como os participantes de um curso de férias desenvolvem o padrão se / e / então / e ou mas / portanto descrito por Anton Lawson. O autor postula que este padrão de raciocínio hipotético-dedutivo é comum na forma como a humanidade adquire conhecimento e nas pesquisas científicas. A abordagem pedagógica do curso investigado segue os princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e objetiva estimular os participantes a produzirem seu próprio conhecimento a partir de problemas investigados por meio de experimentos com metodologia científica. O público do curso eram alunos do ensino médio e professores de física, química, biologia e matemática. Os seminários de socialização das atividades e resultados alcançados pelo cursistas foram videogravados, gerando os dados empíricos desta pesquisa qualitativa. A análise dos discursos revelou que o padrão de Lawson é desenvolvido, mas não de forma consciente e claramente expressa em algumas etapas. A previsão de resultados para os testes é confundida com a hipótese, confirmando uma tendência universal apontada por Lawson. À luz do cognitivismo de Piaget e Ausubel, mostra-se a importância de fazer previsões, porque estas podem acionar conhecimentos prévios, criando oportunidades para construção e/ou descoberta de novos conhecimentos. Destaca-se ainda a importância das trocas sociais à luz de Vygostky, assim como o papel do professor no processo de aprendizado ativo. Alguns professores cursistas mostraram desconforto em questionar o que parece óbvio. Já os alunos apresentaram dificuldade em formular questões-problema relacionadas ao seu cotidiano. Mas, à medida que exploravam os animais do acervo, começavam a fazer observações intrigantes e novas perguntas, sugerindo predominância de pensamentos na fase operatório-concreta e apontando para a necessidade de se desenvolver o pensamento hipotético-dedutivo. Com a evolução das atividades, perceberam-se avanços no raciocínio e argumentação dos cursistas em geral. Conclui-se que seguir padrões como o de Lawson é útil na tarefa de promover habilidades de raciocínio, na medida em que oferece uma ferramenta de observação e avaliação sobre como os alunos estão pensando, dando ao professor oportunidade de planejar ações e intervenções pedagógicas. Conclui-se também que a atividade experimental pode ser rica em situações estimuladoras do raciocínio lógico, desde que acompanhada por momentos de reflexão. Os resultados falam também a favor da Aprendizagem Baseada em Problemas como estimuladora da motivação intrínseca e de habilidades cognitivas superiores. Avalia-se que saber como buscar a resposta é mais importante do que saber a resposta, o que requer mudanças curriculares para que, de fato, desenvolver a capacidade cognitiva seja uma prioridade em relação à transferência de grande quantidade de conhecimentos teóricos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem geométrica em torno das ideias presentes na simulação de um motor a dois tempos no GeoGebra: um estudo de caso(Universidade Federal do Pará, 2020-02-20) SÁNCHEZ SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto; QUARESMA, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; https://orcid.org/0000-0001-8848-3550Esta pesquisa enfoca a aprendizagem geométrica manifestada por um grupo de futuros professores da Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e três professores de matemática que participam das atividades de Elaboração de Simuladores com GeoGebra (ESG). Especificamente, na construção de um setor circular no GeoGebra para representar a parte do virabrequim de um motor de dois tempos. Do ponto de vista histórico-cultural da Teoria de Objetivação, essa aprendizagem é analisada com atenção aos processos de objetivação do saber geométrico manifestados durante uma série de atividades realizadas nos momentos de matematização e trabalho matemático, utilizando uma análise multisemiótico. Os resultados destacam alguns aspectos dos processos de objetivação evidenciados no desempenho de professores e alunos em relação às atividades realizadas para representar o setor circular no GeoGebra e os meios semióticos utilizados pelos indivíduos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aprendizagens conceituais, procedimentais, atitudinais e o ensino por investigação em um clube de ciências(Universidade Federal do Pará, 2024-02-29) RODRIGUES, Breno Dias; Malheiro, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806Nesta investigação abordou-se o ensino e a aprendizagem dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz – que desenvolve práticas pedagógicas com abordagem do Ensino por Investigação para estudantes da Educação Básica – e buscou-se analisar as expressões de aprendizagens do conteúdo em sua tridimensionalidade nos registros gráficos (escritos e desenhos) produzidos pelos alunos clubistas durante a etapa de Escrever e Desenhar em uma Sequência de Ensino Investigativa intitulada “O problema das canetinhas hidrocor”. Essa proposta didática abordou o experimento da Cromatografia em Papel e os conceitos de substâncias, misturas e pigmentos, a partir do problema “Como identificar se cada canetinha possui uma ou mais cores em sua tinta?”. O processo foi conduzido em dois encontros com quatro etapas. Constituíram-se participantes, 25 alunos clubistas de 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, e 13 professores-monitores voluntários, incluindo o pesquisador. Tratou-se de uma pesquisa aplicada e interventiva de natureza exploratória-explicativa, com abordagem qualitativa, caracterizada em dois tipos: a) pesquisa participante – pelo planejamento e condução de um processo educacional em um primeiro momento; e b) documental, visto que se analisou os 25 registros gráficos (corpus) tratados pela Análise de Conteúdo, sendo que a interpretação se apoiou no modelo analítico de Rodrigues e Malheiro (2023a). Do movimento analítico, constituíram-se as categorias que representaram as aprendizagens processuais dos alunos: Descritividade manipulativa e fidelidade investigativa na aprendizagem (a priori); Aprendizagem conceitual, fenomenológica e criativa; e Aspectos subjetivos e socioemocionais na aprendizagem (ambas a posteriori). Alguns registros foram abordados na íntegra como representativos, sendo 5, 3 e 2 respectivamente às categorias. Os resultados apontaram que os escritos e os desenhos possuem particularidades que se aproximam das características de cada dimensão do conteúdo, mas que, em geral, contemplam articuladamente todas, das quais a tendência dos aspectos presentes foram a descrição da etapa experimental investigativa, o aspecto manipulativo e conceitual, a indicação dos resultados e, em alguns casos, a expressão de sentimentos e emoções em um processo colaborativo. Quanto à relação existente entre os registros gráficos, a tridimensionalidade do conteúdo e o ensino por investigação no contexto desse clube de ciências, está o viés (auto)avaliativo desses instrumentos de sistematização do conhecimento para uma aprendizagem processual, criativa, autônoma e valorativa dos clubistas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Argumentação no ensino e aprendizagem de matemática básica: uma metapesquisa(Universidade Federal do Pará, 2019-09-26) MELLO, Addelia Elizabeth Neyrão de; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914O objetivo desta investigação foi analisar pesquisas em nível de teses, dissertações e artigos científicos publicados no período de 2014 a 2018 no Brasil que abordaram a prática da argumentação na escola básica. A fim de atender a meta da pesquisa, foram levantados dados junto ao catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior com a finalidade de sintetizar ideias, investigar contribuições, classificar e encontrar similaridades e apontar possíveis divergências entre as pesquisas. A pesquisa é de cunho qualitativo e seguiu nas diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos e realizada sobre dissertações de mestrado acadêmico produzidas no Brasil, com uma metanálise, cujas pesquisas foram levantadas e selecionadas a partir dos resumos das pesquisas encontradas. Os resultados de pesquisas apresentadas, segundo nossos critérios de identificação e classificação, apontam a necessidade de mais pesquisas sobre o tema relacionado à abordagem da argumentação no ensino e aprendizagem de Matemática, seja na escola básica ou no nível superior, em especial, pesquisas de doutorado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O campo multiplicativo no âmbito institucional: das praxeologias sábias às ensinadas(Universidade Federal do Pará, 2021-07-01) FERREIRA, Jorge Williams Cunha; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914O presente estudo objetiva analisar o campo conceitual multiplicativo no âmbito institucional, desde as praxeologias matemáticas sábias relativas ao referido objeto de estudo em questão à sua transposição didática em termos de saber a ensinar na instituição escolar. Para tanto, à luz da Teoria dos Campos Conceituais e da Teoria Antropológica do Didático, realizamos um estudo analítico descritivo de organizações praxeológicas inerentes a duas obras matemáticas da literatura acadêmico-científicas, as condições institucionais impostas no desenho curricular prescrito à educação básica em conexão ao campo multiplicativo materializados na Base Nacional Comum Curricular e, por fim, uma análise da difusão dos objetos matemáticos constituintes do campo multiplicativo em termos de competências/concepções inerentes às respectivas organizações praxeológicas dispostas em uma coleção de manuais didáticos de matemática para os anos iniciais de escolarização aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático para o ano de 2019 para o sistema municipal de ensino de Belém do Pará. Apontamos para a necessidade de uma convergência entre nuances relativas a aspectos epistemológico-conceituais dos objetos matemáticos e suas relações com processos cognoscitivos entre sujeito e objeto matemático face à difusão de praxeologias didático matemáticas no âmbito institucional escolar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ciências no currículo do curso normal rural da vila de Santa Izabel, Estado do Pará (1931- 1936)(Universidade Federal do Pará, 2024-05-02) NUNES, Joás Murilo; ALVES, José Jerônimo de Alencar; BARROS, Jônatas Barros eA presente pesquisa busca lançar luz sobre um aspecto pouco explorado na interface entre a História da Ciência e a Educação na Amazônia: a inserção das ciências nas instituições escolares do interior do Estado do Pará. O trabalho tem como objeto de pesquisa o Curso Normal Rural, instituído no Colégio Antônio Lemos, localizado em Santa Izabel do Pará, a partir de 1931. Essa instituição, patrimônio histórico, ainda hoje chama atenção pela arquitetura monumental, sobretudo se considerarmos o contraste com a cidade que, na época em que foi criada, era um núcleo agrícola do nordeste paraense. O Curso destinava-se à formação de professoras primárias para atuar nas escolas localizadas em áreas rurais do Estado, que estava em consonância com o movimento pela ruralização do ensino no Brasil, que se expandia na época. Diante disto, tivemos como objetivo analisar as condições que possibilitaram a inserção das ciências nos programas de ensino do Curso Normal Rural, criado em 1931. Para atingi-lo, a pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: como essas ciências e o curso que as abrigou encontraram condições de se viabilizar na cultura local? Que ciências foram essas, como foram representadas e como se situaram em relação as demais disciplinas no interior dos programas de ensino adotado? O conceito de cultura e de representação cunhados por Hall (2016) foram fundamentais para a análise das fontes historiográficas, tais como, decretos e regulamentos governamentais, programas de ensino e demais discursos que passaram a se inserir na cultura local, estas fontes primárias foram consultadas nos arquivos disponíveis nos acervos da Hemeroteca e Seção de Obras Raras da Biblioteca Arthur Vianna e no acervo do Arquivo Público do Estado do Pará, ambos localizados na cidade de Belém-PA. Entre essas representações havia as que requeriam a implantação de um ensino rural orientado para a prática de uma agricultura que seria eficiente, intensiva e, ao mesmo tempo, com profundo apreço pela terra e pela natureza, com fins de lidar com o problema do êxodo rural enfrentado na época. As disciplinas científicas que foram adotadas no programa do Curso Normal Rural de Santa Izabel, foram as denominadas: Ciências Naturais, em 1931 e Ciências Físicas e Naturais, em 1934.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A compreensão de expressões algébricas sob a perspectiva da filosofia de Wittgenstein(Universidade Federal do Pará, 2017-08-25) BARATA, Rouziclayde Castelo; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da; http://lattes.cnpq.br/3588315106445865; http://orcid.org/0000-0002-3147-9478Nesta pesquisa, investigamos as dificuldades dos alunos desenvolverem as regras matemáticas no contexto de sala de aula, com ênfase, principalmente, nas discussões sobre a linguagem, ou seja, com base na filosofia da linguagem de Wittgenstein (2012), destacando a importância da relação linguagem, matemática e conhecimento. Nosso objetivo principal foi investigar as dificuldades relacionadas à aprendizagem da álgebra escolar, com destaque nas expressões algébricas. Para tal, discutimos, entre outras coisas, sobre seguir regras, ver-como, tradução da linguagem natural/matemática, tratando das peculiaridades, significação e dos fundamentos da matemática que são temas tratados pelo filósofo austríaco principalmente em sua obra Investigações Filosóficas. Quanto à metodologia aplicada, desenvolvemos a pesquisa com 24 alunos do ensino fundamental da rede estadual no município de Castanhal, acompanhamos as aulas de expressões algébricas com o intuito de percebermos as dificuldades relacionadas à linguagem e as dificuldades por parte dos alunos decorrentes dela. Para coletar os dados aplicamos um questionário contendo quatro perguntas, mais a resolução de exercícios distribuídos em cinco anexos que nos possibilitaram perceber as confusões durante a resolução destes. A partir das respostas e observações constatamos principalmente que os alunos não dominam as técnicas necessárias para seguir as regras matemáticas fundamentais ao correto desenvolvimento de produtos notáveis e fatoração. Destacamos a importância da atuação do professor, pois, a regras matemáticas não são passíveis de serem descobertas pelos estudantes, precisam ser mostradas, explicadas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A comunicação em Matemática na sala de aula: obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos(Universidade Federal do Pará, 2011-04-01) NEVES, Maria Janete Bastos das; SILVA, Francisco Hermes Santos da; http://lattes.cnpq.br/3912906225739008A pesquisa tem como premissa fundamental analisar situações de ensino de matemática com o conteúdo de problemas multiplicativos classificados com base em Huete e Bravo (2006) mediante a prática docente de professores (surdos e ouvintes) com alunos surdos, buscando indicativos de obstáculos metodológicos que podem estar presentes no processo de comunicação matemática em situações de ensino envolvendo estes sujeitos. Como eixo norteador da pesquisa, buscamos um referencial teórico que embasa o processo de ensino e aprendizagem para surdos com ênfase na especificidade do ensino de matemática que tem como veículo propulsionador a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), procuramos suscitar reflexões acerca de quais condições devem sustentar este ensino. A pesquisa é de natureza exploratória descritiva e foi realizada em uma Unidade Especializada na educação de surdos. Os registros foram feitos através de filmagens. Os dados foram analisados a partir da perspectiva dos elementos didáticos e pedagógicos, presentes nas ações dos sujeitos de pesquisa e que contribuíram para a obstaculização ou sucesso do ensino e aprendizagem do conteúdo envolvido. A partir de nossas análises podemos considerar que o ensino de matemática para surdos exige do profissional envolvido competências que passam por um amplo domínio de LIBRAS, Matemática, Língua Portuguesa e estratégias de ensino específicas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Concepções de significado: implicações no ensino da matemática na alfabetização(Universidade Federal do Pará, 2015-03-20) SILVA, Carlos Evaldo dos Santos; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da; http://lattes.cnpq.br/3588315106445865Discutir sobre as implicações que a concepção de linguagem tem no ensino da matemática na alfabetização é o objetivo deste trabalho. Para isso, nos apoiaremos nas compreensões sobre o significado da linguagem presentes na segunda filosofia de Ludwig Wittgenstein. Na busca em atribuir significado à linguagem matemática encontramos duas perspectivas: uma compreende a linguagem como mera representação de objetos do mundo, sejam eles reais, ideais ou mentais, ou seja, seu significado estaria nesses entes extralinguísticos – a referencial; a outra, delega à linguagem o papel de protagonista, considerando-a como elemento constituinte do mundo, que carrega em si o seu significado – a pragmática. É esta última que dissolve, a nosso ver, as confusões pedagógicas existentes no ensino da matemática e que nos dá melhores respostas aos problemas relativos à significação do conhecimento dessa disciplina. Nossa pesquisa empírica se deu com uma professora alfabetizadora da rede Municipal de Educação de Belém em momentos em que pudemos observar sua atuação em sala de aula e numa entrevista que nos possibilitaram compreender suas concepções sobre a linguagem e que confusões seriam decorrente delas. Constatamos que a concepção referencial é dominante e que três importantes confusões são presentes: a primeira é atribuir a uma regra necessariamente uma função descritiva; a segunda consiste em não considerarmos os diversos jogos de linguagem que compõem o cotidiano da sala de aula; e a última é o apelo para que deixemos o ensino tradicional, pautado numa prática supostamente “mecânica” e “passiva”, por um ensino que proporcione a “autonomia” de nossas crianças, permitindo que elas possam construir naturalmente seu conhecimento, descaracteriza e desvaloriza a principal função do professor, que é ensinar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática(Universidade Federal do Pará, 2007) ANDRADE, Ercio Oliveira; GONÇALVES, Tadeu Oliver; http://lattes.cnpq.br/6789250569319668O objetivo desta pesquisa é compreender como os professores das Ilhas de Belém constituem-se professores ao longo de uma trajetória de formação profissional nas condições sócio-culturais desta região com destaque para seus saberes matemáticos. Trata-se de professores lotados nas escolas de cinco Ilhas administradas pela Prefeitura Municipal de Belém e pelo Governo do Estado do Pará. Por se tratar de diversificadas formas de saberes buscamos referências nos autores: Tardif, Lorenzato, Fiorentini e Lorenzato, Imbernón, Smole e Diniz, Charlot, Zabala e Perrenoud .para esclarecer e fundamentar teoricamente esta pesquisa. A metodologia é fundamentada na observação participante do pesquisador, também chamada de Etnográfica e na análise do tipo qualitativa das informações obtidas. A pesquisa é baseada na investigação que buscou compreender como constituíram-se os professores nas Ilhas de Belém, com dados registrados: na identificação histórico-cultural das ilhas, das respectivas escolas, por entrevistas aos respectivos professores, por dados obtidos em sala de aula através do Curso de Matemática para os Professores de Séries Iniciais das Ilhas, fotos, vídeos e gravação sonora. A pesquisa mostra que os professores de séries iniciais lidam com conceitos matemáticos em sala de aula, por isso ensinam matemática. Evidencia os desafios e a necessidade de um aprofundamento do domínio desses conceitos, bem como a perseverança diante das dificuldades encontradas frente à busca de formação continuada e também no desenvolvimento da prática docente. A análise mostra que estes professores elaboram/reelaboram seus saberes através do desenvolvimento da prática docente, e também identifica a busca de conhecimentos por estes professores.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Contavox: a visão cega da matemática(Universidade Federal do Pará, 2021-09-01) BARROS, Aguinaldo da Silva; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XO objeto deste estudo é o jogo educativo Contavox, elaborado para a aprendizagem das quatro operações fundamentais da Matemática com pessoas cegas. O objetivo central foi analisar os indícios de envolvimento e aprendizagem no processo de ensino das quatro operações fundamentais da Matemática, com o uso do jogo Contavox. O referencial teórico se baseia nos estudos do Professor José Antônio Borges, criador do Sistema Dosvox, hospedeiro do jogo Contavox, e nos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os procedimentos metodológicos se deram por meio do uso de computadores, com a devida instalação do Sistema Dosvox, e manuseio do jogo Contavox; Da observação do processo de ensino e aprendizagem dos educandos participantes e de entrevista gravada com seus relatos de percepção dos resultados alcançados com a utilização do jogo. O Contavox, com a realização dessa pesquisa, tornou-se mais uma fonte inovadora de aprendizagem da Matemática, contribuindo significativamente para a absorção de conhecimentos dos estudantes envolvidos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Contribuições da prática (in)formada por evidências para a formação do professor de matemática: uma análise das ações dos professores a partir das suas próprias práticas(Universidade Federal do Pará, 2014-02-08) SILVA, Marcos Guilherme Moura; GONÇALVES, Tadeu Oliver; http://lattes.cnpq.br/6789250569319668O movimento rumo à Prática Baseada em Evidências é tão importante quanto polêmico. Sua ampla difusão na área médica e em campos afins figura no cenário educacional como uma discussão contemporânea. Considerando suas limitações e potencialidades, o presente estudo teve como objetivo investigar em que aspectos a Prática Baseada em Evidências (PBE) pode contribuir na formação profissional do professor de Matemática. Para tanto, trilhou-se os caminhos de uma pesquisa qualitativa, com informações constituídas a partir de entrevistas estruturadas, transcrições de áudio e vídeo e relatórios de estudo elaborados pelos nove sujeitos. Nossas análises referentes às contribuições da Prática Baseada em Evidências para a formação profissional do professor de Matemática se pautaram na Teoria da Aprendizagem Transformadora proposta por Jack Mezirow (2013) e nas considerações teóricas de Bosh e Gascon (2001). Os resultados apontam que a experiência formativa desenvolvida se constitui como alicerce de Aprendizagem Informacional e Transformacional, nos termos propostos por Mezirow, assim como oportuniza ao professor uma experiência auto formativa (aprender a aprender), desenvolvimento crítico sobre as questões relacionadas às práticas, aquisição de processos e ferramentas didáticas, inserção do inquérito para aquisição de conhecimentos, estreitamento do professor com a pesquisa sistematizada da Educação Matemática e desenvolvimento do professor pesquisador, desencadeando a construção de novas práticas.
