Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS/ILC
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8045
O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), cuja coordenação geral está sediada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal), é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu (nota 4), criado em 2013, que tem como finalidade a “capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país” (trecho do Regimento do Programa). A UFPA é uma das 49 unidades que integram o conjunto de Instituições Associadas do Programa (IAPs), tendo atualmente 35 alunos matriculados e 14 professores Doutores envolvidos. A UFPA é a Instituição que vem apresentando a maior demanda do Programa em todo o Brasil, tendo obtido em 2013 o recorde de 857 candidatos inscritos para 26 vagas.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS/ILC por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ana Maria Machado em sala de aula: leitura literária e formação do leitor(Universidade Federal do Pará, 2015-08-30) VIANA, Maria Helena da Silva; SALES, Germana Maria Araújo; http://lattes.cnpq.br/8723885160615840Este trabalho se propõe a apresentar uma proposta metodológica para a leitura de duas obras (Quem perde ganha e O Cavaleiro do Sonho: As aventuras e desventuras de Dom Quixote de La Mancha) da escritora brasileira Ana Maria Machado, destinadas ao público infantojuvenil com o intuito de incentivar o letramento literário e a formação do leitor em uma escola pública do município de Ananindeua, no estado do Pará. Considera-se, assim, a leitura literária como um direito de todos (Queirós, 2014) e o texto literário sendo o núcleo da disciplina de Português por ser manifestação por excelência de memória, do funcionamento e da criatividade da língua portuguesa (Silva, 1988). O ensino de literatura na escola pública é alvo de críticas e tem contribuído timidamente para formar leitores proficientes, uma vez que o processo de escolarização vem ocorrendo de forma inadequada e o desafio do professor é encontrar o equilíbrio entre os interesses da fruição pessoal e as necessidades de escolarização do literário (Cosson, 2014). É necessário, então, que se repense o problema para que o texto literário não seja apenas objeto de nomenclaturas, banalidades gramaticais e análises superficiais (Soares, 2011), mas um instrumento capaz de suscitar reflexões e contribuições relevantes para a vida dos alunos. O trabalho está organizado em três capítulos: o primeiro discorre sobre o ensino de literatura e a formação do leitor, o segundo aborda o universo literário de Ana Maria Machado e o terceiro traz a proposta de intervenção pedagógica. Pretende-se, dessa forma, que a escola promova a inserção da literatura infantojuvenil e do clássico em seu cotidiano de modo a contribuir para que a leitura do texto literário seja atividade significativa e prazerosa para os alunos do ensino fundamental e que, assim, favoreça a formação de leitores na escola pública.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Formação do leitor nos diálogos com as práticas socioculturais no Ensino Fundamental : cotação de histórias e mediação de leitura(Universidade Federal do Pará, 2021-05-28) SILVA, Márcia Fabrina Oliveira; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972A presente investigação está relacionada à formação do leitor pautada nas narrativas que envolvem as práticas socioculturais de comunidades situadas em Concórdia do Pará. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória amparada na valorização da contação de histórias e da mediação de leitura, com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2019. O objetivo consistia em analisar de que maneira tais práxis potencializavam a formação leitora dos alunos, tendo como base as narrativas das comunidades e as já recorrentes na literatura infantojuvenil. O estudo, enquanto análise qualitativa, está apoiado em Thiollent (2011), uma vez que propõe a aplicação de práticas interventivas. Quanto à fundamentação teórica, aos conceitos de leitura e leitor, assim como ao trabalho com a literatura em sala de aula, o mesmo se respalda em Menegassi (2010), Iser (1996), Jauss (1994), Chartier (1998), Todorov (2009), Colomer (2007) e Petit (2009). No que diz respeito à contação de histórias, oralidade e práticas socioculturais, há estudos apoiados em Busatto (2012, 2013), Zumthor (1993, 2014) e Freire (1981, 1989, 2013). Há ainda em Bakhtin (1997), Bakhtin e Volóchinov (1997) reflexões alicerçadas na perspectiva dialógica da linguagem. As etapas da pesquisa desdobraram-se em: contação de histórias e leitura de obras literárias; socialização das experiências de leitura e escuta; visita ao Ateliê Cravo & Canela/socialização da visita e narração de histórias e causos oriundos das comunidades e bairros nos quais residem os alunos. Os dados resultantes indicam que os discentes apresentam um nível de compreensão literal em se tratando de leitura, evidências questionadas e contra-argumentadas por autores provenientes da Estética da Recepção. Além do mais, o estudo revelou que a leitura e escuta de histórias mostram-se agradáveis aos discentes no que tange à ficção e ao enredo, o que permite afirmar que as práticas de contação de histórias próprias de suas localidades, contribuem para o seu desenvolvimento enquanto leitores, uma vez que evidenciam saberes provenientes de sua realidade, promovem a produção de sentidos, a autonomia e ampliam sua bagagem cultural. Desse modo, a partir dos resultados obtidos, formulou-se um Produto Educacional apoiado na prática de atividades relacionadas às experiências de leitura do texto literário, na interação autor-texto-leitor e, assentadas ainda, em ações que potencializem o desenvolvimento do aluno-leitor, como a contação de histórias e mediação de leitura.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leitura de contos machadianos adaptados ao gênero HQ na formação de novos leitores(Universidade Federal do Pará, 2015-08-30) SILVA, Marcos Vinícius Souza da; HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0928175455054278A presente dissertação tem o objetivo de analisar as adaptações para HQ de três contos do escritor Machado de Assis. Antes, faremos um breve histórico sobre o autor como contista, suas publicações e sua importância para a literatura brasileira. Faremos também uma análise dos enredos dos contos ―A cartomante‖, ―Pai contra mãe‖ e ―Conto de escola‖. Este estudo fundamenta-se em pressupostos teóricos de pesquisadores como (BOSI, 1980), (COSSON, 2006), (COSTA, 2013) e (VERGUEIRO, 2006; 2013) entre outros. Na perspectiva deste estudo, é interessante verificar como anda a relação da literatura canônica com o gênero quadrinho, discutiremos como os autores utilizam a linguagem dos quadrinhos para destacar particularidades da história, assim como observar o que os componentes da HQ proporcionam às adaptações, de que modo eles interagem, pois entendemos que tanto a leitura do conto tradicional quanto do conto adaptado pode ser feita independentemente da ordem, inclusive defendemos que a leitura de ambos, pode ajudar-nos a compará-las, possibilitando novas formas de entendimento, enriquecendo a nossa análise. Desse modo, a adaptação de textos literários para o gênero HQ surge não como uma solução definitiva ou algo extraordinário, mas como uma estratégia metodológica que visa à aproximação do aluno do ensino de base aos textos literários. Como sugestão para desenvolver essa proposta, utilizaremos uma sequência didática, pois apresenta uma estrutura mais organizada e ao mesmo tempo dinâmica, que pode proporcionar ao educador possibilidades de inserir atividades de acordo com suas próprias observações, considerando a capacidade linguística de cada aluno, seus conhecimentos prévios e experiência cultural.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Proposta de material didático para alunos da EJA do ensino personalizado – nível fundamental – em uma escola pública de Belém - módulo I(Universidade Federal do Pará, 2015-08-21) NUNES, Graceli da Silva; MENDES, Leila Said Assef; http://lattes.cnpq.br/6659267771631495A proposta deste trabalho é oferecer aos educandos de uma escola pública do município de Belém-PA, que se destaca por empreender uma metodologia diferenciada na modalidade de ensino na Educação de Jovens e Adultos, o Ensino Personalizado Semipresencial, um material didático de língua portuguesa que atenda aos reais anseios comunicacionais dessa parcela de indivíduos que retorna à escola para a complementação de sua escolaridade. Busca-se, assim, proporcionar um melhor domínio dos instrumentos da cultura letrada, por meio de práticas de linguagem significativas para a vida de jovens e adultos trabalhadores, principalmente, que não dispõem de tempo suficiente para frequentar o ensino regular. Os sujeitos selecionados para esta pesquisa foram os alunos matriculados no Ensino Personalizado Semipresencial, em nível fundamental do 6º ao 9º ano, na escola “Centro de Educação de Jovens e Adultos Prof. Luís Otávio Pereira” – CEEJA, metodologia que tem como princípio básico a flexibilidade de horário e o ensino por módulos. Como é função da escola a oferta do material didático - os módulos de ensino - a ação deste trabalho foi a reformulação do primeiro módulo de língua portuguesa, o Módulo I, com o intuito de promover um ensino mais profícuo de leitura, de escrita e de análise linguística, por meio de gêneros textuais, diferentemente da proposta no material em uso pela escola, que ainda privilegia as nomenclaturas e as normatizações gramaticais, sem ter o texto como o principal objeto de ensino. Nessa perspectiva, observou-se a pertinência do novo módulo em um quantitativo de alunos que iniciaram os estudos de língua portuguesa, distribuídos nos três turnos: manhã, tarde e noite. Para essa avaliação, houve a participação de professores da área, que trabalharam o módulo dentro do processo normal de ensino da escola. A aplicação da proposta didática em um contexto real de ensino resultou positivamente, haja vista a significativa mudança na postura dos discentes quanto à compreensão dos padrões que regulam os usos sociais da leitura e da escrita, que se realizam e se atualizam em diferentes gêneros textuais.
