Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS/ILC
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8045
O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), cuja coordenação geral está sediada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal), é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu (nota 4), criado em 2013, que tem como finalidade a “capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país” (trecho do Regimento do Programa). A UFPA é uma das 49 unidades que integram o conjunto de Instituições Associadas do Programa (IAPs), tendo atualmente 35 alunos matriculados e 14 professores Doutores envolvidos. A UFPA é a Instituição que vem apresentando a maior demanda do Programa em todo o Brasil, tendo obtido em 2013 o recorde de 857 candidatos inscritos para 26 vagas.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS/ILC por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) O diário de leitura como instrumento para a experiência com o texto literário: uma incursão pelo conto fantástico demônios, de Aluísio Azevedo(Universidade Federal do Pará, 2022-09-30) ALMEIDA, Luís Fernando Ribeiro; FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de; http://lattes.cnpq.br/8640178343507222Este trabalho discute as contribuições do uso do diário de leitura para a experiência com o texto literário, precisamente em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Entre os objetivos desta incursão, pode-se destacar discutir as relações entre literatura e sociedade, e seus desdobramentos no contexto escolar; e apresentar os conceitos basilares do diário de leitura. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, à luz dos estudos sobre as características do texto literário, procedimentos de leitura, relação autor-texto-leitor, entre outras pesquisas do campo do ensino-aprendizagem, foi possível observar que, em contexto escolar, o tratamento dado ao texto literário deve proporcionar, do ponto de vista prático, uma imersão nas tênues tessituras da malha do texto, caminhando pelas estradas dos não ditos, das ausências, dos eufemismos, enfim, que o leitor seja capaz de ver aquilo que, pela linguagem literária, está para além das ações cotidianas. Como aporte teórico para justificar a relevância da experiência do leitor em face da instância literária, adotou-se os pressupostos da Estética da Recepção, a partir dos estudos de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser. Para os autores, o texto fornece pistas ao leitor, sugere, dá margens para interpretações diversas, mediante o processo de percepção. Partindo desse pressuposto e buscando responde ao questionamento: Qual estratégia de ensino facilitaria a leitura literária em contexto escolar?, optou-se pelo uso do diário de leitura, baseado nos estudos de Machado (1998) e Cosson (2021). Para os autores citados, o diário é uma forma de interação verbal, onde o aluno registra/expõe suas impressões a respeito do texto lido. Como exemplificação do uso do diário de leitura, elaborou-se, como efeito decorrente das proposições levantadas acerca da importância da leitura literária, uma sequência didática tendo como texto motivador o conto fantástico Demônios, do maranhense Aluísio Azevedo (1857-1913). Como aspecto tributário da temática abordada e pela construção detalhada da sequência didática para o trabalho com a leitura, foi possível constatar que o diário de leitura é uma forma peculiar de registro das impressões do leitor mediante o contato com o texto objeto de sua intervenção leitora, ou seja, pelo registro é possível criar, recriar e intervir no encaminhamento da narrativa ficcional, por exemplo; e que ele, do ponto de vista da funcionalidade é prático para o trabalho em sala de aula, uma vez que flexibiliza o trabalho docente, ao passo que o aluno (leitor) pode organizar sua própria rotina de leitura. Entre os autores utilizados para este trabalho, destacamos Pound (2013), Coelho (2000), Compagnon (2010), Todorov (2009), Terra (2014), Cosson (2014), Silva (2013), Colomer (2007), Aguiar (2017), Rezende (2013), Zilberman (1991), Dalvi (2013), Machado (2018), Pimentel (2011), Tinoco (2013), Moisés (2004), entre outras fontes, que pensaram as caraterísticas da linguagem literária e seu aspecto dialógico dentro da tríade autor-texto-leitor; bem como reflexões sobre as metodologias para o desenvolvimento da competência leitora entre alunos da Educação Básica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação literária: desvendando o texto literário no 7º ano do Ensino Fundamental a partir da formação de círculo de leitura em comunidade de leitores(Universidade Federal do Pará, 2018-03-28) SOUSA, Andrea Farias; FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de; http://lattes.cnpq.br/8640178343507222O presente trabalho visa discutir a formação de leitores através da experiência literária em Círculos de Leitura com alunos do 7º ano de uma escola pública municipal de São Luís do Maranhão, por meio de uma proposta de intervenção pedagógica. O objetivo é identificar de que forma referida prática possibilita a formação de leitores literários inseridos em uma comunidade leitora na qual a escolha, leitura, discussão e análise do texto literário desenvolvem-se sob a mediação do professor a partir da socialização de impressões, percepções, conexões com outros textos e com a vida. A partir da compreensão de leitura como prática cultural a ser internalizada e historicizada (BOURDIEU, 1996; CHARTIER, 1998), o referencial teórico respalda-se na perspectiva social de leitura com enfoque na teoria de Comunidade de Leitores desenvolvida por Stanley Fish (1995), Roger Chartier (1999), Maria de Lourdes Dionísio (2000), e de círculos de leitura proposta por Eliana Yunes (1999, 2009), Harwey Daniels (2004), Rildo Cosson (2014) e Luzia de Maria (2016). Evidenciam-se ainda concepções e procedimentos metodológicos de leitura literária propostos por Umberto Eco (2001), Antônio Candido (2004), Marisa Lajolo (1993, 2004), Regina Zilberman (1988, 1989, 2008), Luiz Percival Brito (2015), Renata Junqueira de Souza e Cyntia Girotto (2011) Trata-se de uma pesquisa do tipo observação-participante, de natureza qualitativa, descritiva e intervencionista. A coleta de dados foi extraída da análise das práticas leitoras no Círculo de Leitura, além de questionários aplicados como avaliação preliminar e exploratória. Resultados das análises permitem concluir que, apesar dos discursos que reforçam a rejeição de adolescentes pela literatura, os textos literários são provocadores de uma experiência leitora prazerosa quando compartilhada comunidades leitoras. Registra-se que a leitura literária em círculo leva os leitores a pensar coletivamente os sentidos dos textos a partir de suas próprias experiências de vida, de forma que a literatura sai da esfera estritamente fantástica para discutir fatos da vida real: violência, amizade, fidelidade, ganância, assim discutidos na obra Os assassinatos da Rua Morgue, de Edgar Alan Poe. Ao final da pesquisa é possível perceber uma mudança de visão dos alunos e de afinidades em relação à concepção de Leitura e Literatura. Por isso, pode-se afirmar que uma experiência leitora literária livre, partilhada coletivamente em Círculos de Leitura e firmada em um projeto de educação literária, é capaz de provocar uma atitude de politização e sensibilização necessárias à construção de ações de transformação coletiva.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A formação de leitores da EJA por meio da leitura de fábulas e cordéis, em sala de aula(Universidade Federal do Pará, 2020-02-14) PINHEIRO, Nazaré do Socorro Ferreira; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459A Dissertação de mestrado intitulada “A formação de leitores na EJA: educação literária por meio da leitura de fábulas e cordéis em sala de aula” apresenta uma proposta de intervenção pedagógica no ensino da literatura para uma turma da 3ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola localizada na cidade de Barcarena, município brasileiro do Estado do Pará, pertencente à mesorregião Metropolitana de Belém. Esse trabalho resulta da constatação, a partir do ingresso do curso de mestrado PROFLETRAS, da quase anulação da leitura literária nas aulas de Língua Portuguesa. Constitui-se de uma discussão sobre a importância da leitura literária como uma atividade humanizadora e de uma experiência de leitura de fábulas e cordéis, em sala de aula, utilizando a sequência básica desenvolvida por Rildo Cosson (2016), estruturada em: motivação, introdução, leitura e interpretação, tendo como corpus as Fábulas A cigarra e as formigas, O leão e o rato agradecido, escritas por Esopo, e a releitura das referidas fábulas: A Cigarra e a Formiga e O Leão e o Rato, de Jean de La Fontaine; os cordéis: Afro-Brasil em cordel, de Nezile Alencar e A descoberta do cavalo, de Severino José. Essa pesquisa busca promover a literatura em sala de aula, formar leitores proficientes em leitura literária, além de propiciar uma aprendizagem significativa na vida dos alunos que já ultrapassaram a idade de escolarização regular. Esse trabalho ancora-se nos pressupostos sobre o ensino da leitura literária centradas em estudiosos brasileiros como Antonio Candido (1995), Marisa Lajolo (2001, 2010), Regina Zilberman (1991), Rildo Cosson (2014, 2016), Neide Luzia Rezende (2013), além dos teóricos Tzvetan Todorov (2009), Michèle Petit (2013) e Miguel Arroyo (2017). A proposta de intervenção é baseada na teoria da pesquisa-ação de Michel Thiollet (2001). Ainda sobre a metodologia utilizada, houve a aplicação de um questionário inicial com o intuito de se estabelecer um diagnóstico sobre a leitura literária dos alunos da Educação Básica para a elaboração da proposta. Posteriormente, foram aplicadas as sequências básicas visando à interação do aluno, à valorização da oralidade e à experiência da comunicação literária, a partir da mediação do professor. Os resultados observados foram considerados satisfatórios por essa metodologia apresentar inúmeras possibilidades para um trabalho significativo com o texto literário em sala de aula, no Ensino Fundamental.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A leitura de o diário de Anne Frank em sala de aula do Ensino Fundamental de uma escola na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2020-04-28) GUERRA, Edilena Pinheiro; FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de; http://lattes.cnpq.br/1466954730182262Esta dissertação de mestrado trata da leitura do texto literário e da produção de notas de leitura e cartas com 37 alunos, dispostos em duas turmas do 9º ano de uma escola pública municipal localizada no bairro do Guamá, o mais populoso da cidade de Belém (PA). O repertório teórico para a discussão do papel da literatura na formação humana e seu lugar na escola incluiu Candido (2007), Chartier (2001), Freire (2000), Manguel (1997), Maria (2016), Morin (2000, 2005), Petit (2009), Silva (1993), Todorov (2009) e Zilberman (1989). Nossa perspectiva metodológica teve como base as teorias da Recepção (Jauss, 1994; Iser, 1996) e a Sociologia da Leitura (Horellou-Laforge e Segré, 2010). Foi elaborado um conjunto de atividades com o objetivo de promover o contato significativo com a leitura e a escrita, a partir das conexões entre a narrativa biográfica de Anne Frank e as vidas dos estudantes, adolescentes na faixa etária entre 13 e 16 anos, a maioria com 14, em situação de vulnerabilidade econômica e vivendo num contexto violento. O diário de Anne Frank (1974) foi lido integralmente, parte em sala, parte em casa; alguns leram em suporte de papel (livros, fotocópias), mas a maioria em aplicativos de leitura para formato ePub. As trocas de impressões sobre a leitura e avaliação das atividades se deram tanto no ambiente da sala de aula, quanto em espaços virtuais, de aplicativo de mensagens e redes sociais. A identificação imediata dos estudantes com a personagem do Diário, motivada pelo ambiente em que vivem, a opressão que experimentam e também pelos dilemas típicos da adolescência; a linguagem acessível; a organização em capítulos curtos, motivaram a leitura e promoveram o engajamento dos leitores com o texto. No final do processo, a leitura parece ter sido significativa e colaborado para enriquecer o repertório imaginativo, histórico, linguístico e estético dos alunos, além de humanizado as relações em sala de aula.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leitura de poemas em sala de aula: uma proposta para a educação literária do 9º ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2020-08-13) NASCIMENTO, Paulo Sérgio Maia do; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459A Dissertação de Mestrado Profissional intitulada: Leitura de poemas em sala de aula: uma proposta para a educação literária do 9º Ano do Ensino Fundamental, objetiva a promoção da leitura literária em uma turma do nono ano em uma escola pública da rede municipal do Ensino Fundamental, localizada na BR 316, no município de Ananindeua do estado do Pará. A partir das percepções das dificuldades que os alunos têm de compreender e interpretar poemas, buscou-se implemetar atividades com o intuito de, se não solucionar, amenizar essa problemática de leitura de textos do gênero poema. Com isso, pretendemos aprimorar a competência leitora dos alunos e proporporcionar-lhes a educação literária que vem cada vez mais perdendo o seu espaço nas práticas pedagógicas no Ensino Fundamental nas aulas de Português. Esse trabalho teve início com uma turma do oitavo ano do turno da manhã e prosseguiu, praticamente com os mesmos alunos, no nono ano no turno da tarde. Em relação à metodologia, seguimos, de forma adaptada, as estratégias de Cosson (2014, 2018) com a sua sequência básica para desenvolver as atividades pedagógicas: a motivação, a introdução, a leitura e a interpretação. Amparamo-nos também nas teorias de Thiollent (2011) para nortear motodologicamente a pesquisa-- acão nos aspectos quantitativos e qualitativo. Para embasarmos as nossas ideias sobre ensino de leitura da literatura, buscamos os conhecimentos dos seguintes escritores: Petit (2009), Lajolo (2002), Zilberman (1991), Zilberman e Silva (2008) e Todorov (2009); além de teóricos sobre leitura de poesia no espaço escolar, como Aristóteles (2008), Candido (1996, 2000,2006), Gebara (2002), Pinheiro (2018), Pilati (2018), Sorrenti (2013). E Selecionamos para a implementação das atividades seis poetas, sendo três considerados do cânone nacional e três poetas paraenses, conforme seguem com seus respectivos poemas escolhidos. Da literatura do cânone nacional: Mario Quintana, “O Adolescente” e “Bilhete”; Manuel Bandeira, “Poema tirado de uma notícia de jornal” e “Vou-me embora pra Pasárgada”; Cecília Meireles, “Ou isto ou aquilo” e “Mulher ao Espelho”. E do cânone paraense: Bruno de Menezes, “Poesia IV” e “Batuque”; Max Martins, “Ver-o-Peso” e “A Casa”; Olga Savary, “Narciso” e “Vida: Duelo de contrastes”.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leitura do conto na escola: uma proposta metodológica para o oitavo ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2016-04-04) COIMBRA, Jorge Fernando do Nascimento; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459A dissertação de Mestrado Leitura do conto na escola: uma proposta metodológica para o oitavo ano do Ensino Fundamental tem como objetivo promover a leitura do texto literário em sala de aula por meio da sequência básica de letramento proposta por Cosson (2006) no livro Letramento literário: teoria e prática que é constituída de Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação cuja unidade de ensino será o texto narrativo (conto) de autores brasileiros da série Literatura em minha casa e outros regionais da autora paraense Maria Lúcia Medeiros. Para essa finalidade serão desenvolvidas atividades em duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental em uma instituição escolar da rede municipal da cidade de Maracanã-PA. A pesquisa foi desenvolvida dentro da perspectiva de pesquisa-ação de caráter interpretativo e interventiva de base empírica (THIOLLENT, 1996), cuja relação entre pesquisador e pesquisados dar-se-á no ambiente de realização da pesquisa, visando à solução de um problema de forma cooperativa. O interesse pelo objeto de pesquisa se deu a partir de consulta aos livros didáticos, conversas informais com os professores de Língua Portuguesa da escola na qual desenvolvemos a pesquisa e acesso ao diário de classe dos mesmos docentes. Os trabalhos de (COSSON, 2006, 2010), (CEIA, 2002), (COLOMER, 2007), (REGINA ZILBERMAN, 1988), (ANTONIO CANDIDO, 1995) serviram como quadro teórico no qual vai surgir a importância de se trabalhar a literatura na escola bem como chamar atenção para se ter um professor de literatura, considerando que não é comum nos dias atuais ver nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental o trabalho efetivo com o texto literário. Assim fizemos uma proposta metodológica de trabalho com o texto literário no Ensino Fundamental. Assim, estruturamos essa dissertação de Mestrado nos seguintes tópicos: O ensino de literatura no Ensino Fundamental, A formação do leitor e Leitura do conto na escola: uma proposta metodológica para o oitavo ano do Ensino Fundamental.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Literatura no Ensino Fundamental: uma proposta para leitura e produção de contos(Universidade Federal do Pará, 2018-04-18) SANTOS, Zélia Mônica Lima dos; FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de; http://lattes.cnpq.br/864017834350722Esta dissertação, intitulada Literatura no ensino fundamental: uma proposta para leitura e produção de contos, pretende evidenciar a questão da leitura de textos literários nas escolas de ensino fundamental e propor um conjunto de atividades centradas na leitura dos Contos amazônicos de Inglês de Sousa, numa perspectiva interacionista, tendo como público alvo alunos do nono ano do Ensino Fundamental da rede pública. Para sua efetivação, fundamentou-se no referencial teórico constituído por Candido (1995) e Todorov (2009), sobre a relevância da literatura para a formação da personalidade humana; Zilberman (1991), Lajolo (2000), Girotto & Souza (2010), Dalvi (2012) e Cosson (2014) nas reflexões sobre o lugar da literatura na escola, Gotlib (1995) sobre o gênero conto, além de documentos oficiais, como os PCN (1998). A partir daí, realizaram-se entrevistas com professores e discentes do nono ano da escola alvo a fim de diagnosticar como a leitura de literatura é vista e vem comparecendo na escola. Enfim, baseado no marco teórico e no diagnóstico, procedeu-se o projeto de leitura incluindo etapa de motivação, leitura de três contos da coletânea de Sousa (2004) – ―Voluntário‖, ―Acauã‖ e ―O rebelde‖ – e socialização, através de debates e produção escrita de narrativas curtas com vistas de divulgação à comunidade escolar. Ao final do trabalho, foi possível concluir que a leitura literária, quando mediada adequadamente na escola, constitui importante instrumento de formação e engajamento, pois permite ao estudante imaginar, expressar-se, dialogar com o texto, percebendo como a materialidade do texto literário inscreve-se na sua vida tanto no aspecto coletivo, quanto no individual.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Nem lhe conto, compadre: uma proposta de leitura do conto o Carro dos milagres de Benedito Monteiro(Universidade Federal do Pará, 2018-03-01) CASTRO, Anderson Magno Pires; FURTADO, Marli Tereza; http://lattes.cnpq.br/2382303554607592Este trabalho versa sobre a fundamentação, elaboração e execução de uma proposta de intervenção pedagógica que teve como núcleo a leitura e discussão do conto O carro dos Milagres, de Benedicto Monteiro, em sala de aula, numa escola pública da cidade de Acará-PA, onde exerço a docência em língua portuguesa. A proposta foi concebida a partir da verificação, in loco, do distanciamento entre os alunos da escola e a literatura amazônica e da percepção da necessidade de alternativas práticas e significativas para o trabalho com literatura em sala de aula. Tais problemas foram percebidos ano a ano no exercício da docência nessa escola, e foram confirmados pela aplicação de um questionário diagnóstico prévio à elaboração da proposta. A partir disso, foi definido o objetivo principal do trabalho: aproximar o aluno amazônida da literatura em geral e da amazônica em particular, por meio de uma atividade de leitura efetiva do conto citado, privilegiando a experiência literária e a interpretação coletiva do texto. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola citada. A opção pelo texto de Monteiro foi motivada por seus atributos literários e pela presença marcante da cosmovisão e da cultura amazônica, elaboradas esteticamente pelo autor, destoando da mera caricatura do universo amazônico. A pesquisa segue os princípios básicos da pesquisa-ação crítica, conforme propõem Ghedin e Franco (2008). Os principais estudiosos que fundamentam este trabalho são: João Alexandre Barbosa (1994, 1996), Marcia Abreu (2006), Rildo Cosson (2010, 2014, 2015, 2016), Magda Soares (2011), Marisa Lajolo (1993), Antonio Cândido (2004), Maria Helena Martins (1994), Tzvetan Todorov (2008), Nádia Gotlib (2006) e Fátima Nascimento (2004). A proposta de intervenção pedagógica se baseia na sequência básica de letramento literário, conforme defende Cosson (2014), e compõe-se de três etapas: atividades prévias; leitura e interpretação do conto de Monteiro; e atividades práticas posteriores realizadas a partir da leitura do texto. A análise da aplicação da proposta mostra que, apesar das dificuldades e imprevistos que afetaram o resultado das atividades, o saldo da proposta foi bastante positivo, pois os alunos manifestaram uma identificação empática com os temas, o enredo, a visão de mundo e a linguagem do texto, e perceberam a elaboração estética da realidade amazônica no conto de Monteiro. A referida proposta se mostra como uma alternativa viável para a necessária inserção da literatura amazônica nas nossas salas de aula amazônicas.
