Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS/ILC
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O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), cuja coordenação geral está sediada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal), é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu (nota 4), criado em 2013, que tem como finalidade a “capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país” (trecho do Regimento do Programa). A UFPA é uma das 49 unidades que integram o conjunto de Instituições Associadas do Programa (IAPs), tendo atualmente 35 alunos matriculados e 14 professores Doutores envolvidos. A UFPA é a Instituição que vem apresentando a maior demanda do Programa em todo o Brasil, tendo obtido em 2013 o recorde de 857 candidatos inscritos para 26 vagas.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS/ILC por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Conotação e metáfora no ensino da escrita para alunos da Educação de Jovens e Adultos(Universidade Federal do Pará, 2015-07-13) RIBEIRO, Jandiassy Nazaré Braz da Silva; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039A presente pesquisa foi produzida a partir da observação de turmas da terceira e quarta etapas do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Dr. Carlos Guimarães, no período de setembro de 2014 a maio de 2015. Consistiu na elaboração e realização de atividades de ensino pautadas no uso da conotação e de metáfora, e na análise de produções escritas por alunos da EJA em resposta a estas atividades. O foco na conotação e na metáfora foi escolhido porque consideramos serem recursos expressivos usados pelos alunos. Trabalhamos com as perspectivas teóricas de Lakoff e Johnson (1998 [1980]), para os quais a metáfora é um processo cognitivo ecapaz de influenciar nossos pensamentos e ações; e Perelman e Olbrechts-tyteca (2005) que, à luz da nova retórica, consideram a metáfora uma argumentação; Geraldi (1996; 2010; 2011; 2013) sugere o ensino de Língua Portuguesa sob a égide da linguagem como fundamental para o desenvolvimento do homem e propõe trabalhá-la em um processo interativo, tendo como objeto de ensino o texto. Após análise dos textos verificamos que há um padrão quanto ao uso da conotação e da metáfora. Esses fenômenos linguísticos ocorrem sutilmente, por meio de expressões cristalizadas. Essas ocorrências são percebidas na modalidade oral da língua. Na modalidade escrita, percebemos os alunos mantendo uma relação burocrática com a escola, por meio da qual se privam de uma escrita que os evidencie como sujeitos em constituição para reproduzir as demandas da cultura de massa. Em contrapartida, há os alunos com postura diferenciada no momento de produção escrita, usando expressões peculiares, mesmo que de forma cristalizada, investindo na utilização de uma língua mais próxima de suas realidades linguísticas, abandonando o discurso sistematizado muitas vezes imposto pela instituição escolar. Nesta argumentação, portanto, constatamos a existência de um Ensino de Língua Portuguesa por meio de atividades estimulantes à produção escrita, possibilitando aos alunos o diálogo sobre/com os recursos expressivos disponíveis sobre a linguagem no processo interlocutivo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A devolução da palavra ao aluno por meio de narrativas literárias(Universidade Federal do Pará, 2016-01-16) GOMES, Patrícia Albuquerque de Campos; FAIRCHILD, Thomas MassaoEste trabalho é uma pesquisa realizada em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal acerca da devolução da palavra ao aluno em sala de aula. O trabalho constituiu-se por duas etapas. A primeira foi para diagnosticar o desempenho dos alunos no que tange às habilidades de leitura e escrita e elaborar uma proposta de intervenção. A segunda etapa objetivou aplicar atividades que estimulassem a produção de narrativas literárias a partir de elementos da experiência pessoal e/ou familiar dos alunos. O diagnóstico realizado na primeira etapa mostrou que parte dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental não foram inseridos num certo tipo de cultura oral desde cedo (como contação de história); e consequentemente os resultados mostraram que isso se manifesta no baixo desempenho dos alunos no que tange às habilidades de leitura e escrita. O objetivo geral desta pesquisa é devolver a palavra ao aluno através de atividades que estimulem a experiência e o contato com o texto literário. Dessa forma, discutiremos, neste trabalho, a importância do texto literário em sala de aula e, como base teórica, mostraremos as ideias de alguns autores que defendem a presença desses textos na escola: ZILBERMAN (1988), LAJOLO (1988), BELINTANE (2013), entre outros, os quais sustentam que a presença do texto literário na escola é imprescindível para a formação e o desenvolvimento do leitor/escritor, além de preparar o aluno para ler todos os discursos sociais. Neste trabalho, é abordado, ainda, a concepção interacionista da linguagem pautada em BAKHTIN/ VOLOCHINOV (2014). Como metodologia para a coleta de dados, aplicamos quatro atividades diagnósticas. Em seguida, fizemos as análises e chegamos à conclusão de que, para intervir na realidade dos alunos, seria importante um levar para a sala de aula um conjunto de atividades em que o aluno tivesse a oportunidade de ter versando sobre a devolução da palavra, pautada em Geraldi (2003), trabalhando em torno de textos literários.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Estratégias de leitura do texto literário em turmas do 7º ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2015-08-19) ARAÚJO, Iracy de Sousa Pereira; FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de; http://lattes.cnpq.br/8640178343507222Considerando a leitura como um elemento fundamental na aquisição e construção de conhecimentos, este trabalho tem como objetivo elaborar, aplicar e avaliar atividades que fomentem a leitura qualificada de textos literários, em especial do gênero conto, nas salas de aula do 7º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, precisamos, antes, refletir sobre a leitura e suas estratégias; os desafios específicos da leitura do texto literário; o gênero conto; e realizar diagnóstico, através de entrevistas com professores e estudantes. A fundamentação teórica que embasa este estudo está pautada nos conceitos de leitura abordados por Solé (1998), Souza & Girotto (2011) e sobre o ensino de literatura abordados por Cosson (2012: 2014) Dalvi (2013), Moisés (2006) e outros. Assim sendo, com esta atividade, levantamos hipóteses sobre a eficácia da aplicação de atividade baseada no texto literário conto com o objetivo de verificar como podemos melhorar a leitura com a proposta interativa de compreensão e produção de sentido. Desta forma, esperamos fazer uma contribuição significativa para esta área de ensino.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Hipo e hipersegmentação em textos de alunos do 6.º e 8.º anos: da análise dos problemas de escrita à proposta interventiva(Universidade Federal do Pará, 2016-04-04) SANTOS, Flávia Leite Gomes dos; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834A pesquisa objetiva descrever e analisar fatos de aquisição da escrita, especificamente, os que estão relacionados à junção e segmentação de palavras, na escrita de textos dos alunos de 6.º e 8.º anos e propor um caderno de atividades que contribuam para a redução dos problemas de escrita. O estudo baseia-se na análise de textos produzidos por 40 alunos, divididos em 20 alunos do 6.º e 20 alunos do 8.º anos, de uma escola pública presente em um remanescente de quilombo na comunidade de Juçatuba, localizada no município de São José de Ribamar, no Estado do Maranhão. Foram utilizadas como perspectivas teóricas textos de Bortoni- Ricardo (2004), Callou (1999), Mollica (1998), Mortatti (1994) e outros autores que discutem problemas de escrita e influências fonético-fonológicas em textos escritos. Considerou-se para seleção das produções escritas os gêneros: carta pessoal, relato de memória, ditado de palavras e expressões isoladas e descrição de imagens. A coleta de textos correspondeu ao quantitativo de 160 textos. Os resultados mostraram que os desvios de ortografia cometidos pelos alunos, considerando os fatores sociais sexo (masculino/feminino) e série (6.º e 8.º anos) e variáveis linguísticas (gêneros textuais, classe gramatical e extensão da palavra) favoreceram o reconhecimento de problemas de escrita quanto às ocorrências de hipo e hipersegmentação, possivelmente, devido à incompreensão das convenções ortográficas. Verificou-se que os casos de junção ocorrem em maior quantidade que os de segmentação, contrariando a ideia de que ao término do ensino fundamental os alunos apresentam poucos problemas de escrita. Pôde-se também constatar que as junções são mais frequentes em gêneros específicos como: ditado de palavras e expressões isoladas, desfavorecendo, no entanto, a ideia da incidência de poucos “erros” ortográficos diante de maior monitoramento da fala sobre a escrita, vale observar a expressividade das ocorrências deste mesmo fenômeno na classe gramatical das locuções adverbiais, favorecendo a suposição de junções entre palavras. Quanto às segmentações, a frequência maior foi no gênero carta pessoal e classe gramatical dos nomes, considerando a extensão dos vocábulos, tal como houve a ocorrência de segmentações nos trissílabos. Por fim, a pesquisa mostrou ser relevante devido à complementariedade entre o conhecimento científico-acadêmico e às práticas pedagógicas em sala de aula, justificativas que possibilitaram a elaboração de uma proposta de intervenção na escola para amenizar as expressivas ocorrências dos fenômenos investigados.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Interferência da fala na escrita de alunos do sexto ano: descrição, análise e intervenção(Universidade Federal do Pará, 2015-08-27) MENDES, Gilcélia Amaral; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834No presente trabalho, tivemos como objetivo geral descrever e analisar a interferência da fala na escrita dos alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Belém-PA, com a finalidade de propor atividades que visem à melhoria da aquisição da escrita. A pesquisa, embasada na sociolinguística quantitativa, teve várias etapas: (i) coleta de dados; (ii) triagem e codificação dos dados; (iii) rodadas no programa estatístico VARBRUL; e (iv) análise dos resultados, com elaboração de tabelas e gráficos. O corpus totalizou 2.179 dados, distribuídos entre problemas de escrita por interferência da fala, equivalente a 1.360 ocorrências, e problemas inerentes à escrita (problemas de convenção ortográfica), equivalente a 819 ocorrências, sendo submetido à análise seguindo uma metodologia orientada de acordo com estudos da Sociolinguística Variacionista, fundamentada em Bortoni-Ricardo (2003, 2004), Cagliari (2009), Faraco (2012), Lemle (2003), Marcuschi (1997, 2007, 2010), Mollica (1998, 2013), entre outros. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que os alunos chegam ao 6.º ano do Ensino Fundamental apresentando ainda mais problemas de interferência da fala em sua escrita (62%), do que aqueles relativos à falta de familiaridade do educando com as convenções ortográficas (38%); e também que esses problemas estão correlacionados tanto a fatores socioeconômicos (sexo, renda, escolaridade dos pais), quanto a linguísticos (gênero textual, classe gramatical, natureza do item lexical e tonicidade da palavra ou expressão). A partir dessas conclusões, elaboramos uma proposta didático-metodológica cujo objetivo foi o de intervir perante essas dificuldades apresentadas, para que os alunos possam avançar às séries/anos subsequentes com menos dificuldades em sua escrita e, consequentemente, adquirindo maior competência linguística.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leitura do gênero discursivo charge: abordagem multicultural na educação de jovens e adultos(Universidade Federal do Pará, 2019-06-25) ALMEIDA, Vera Lúcia Gonçalves de; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972Esta pesquisa apresenta algumas reflexões relacionadas à compreensão leitora em textos multimodais, especificamente em textos chárgicos. O estudo iniciou a partir de nossas observações, em sala de aula, sobre as dificuldades enfrentadas por alunos para ler e compreender textos imagéticos. As observações viraram inquietações no sentido de desenvolver atividades que orientassem a prática leitora dos alunos. Desse modo, partimos da hipótese de que um projeto pedagógico de intervenção voltado para a leitura de textos multimodais pode contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos, bem como para o aprimoramento de uma visão crítico-reflexiva dos leitores. Em função desse propósito, a pesquisa tem como objetivo geral verificar o nível de compreensão leitora em textos chárgicos dos alunos da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública da cidade de Macapá-AP, com o intuito de contribuir para a formação de leitores competentes. A partir da diagnose realizada e dos resultados observados, ancoramos nosso estudo, o qual tem como foco a leitura, nos estudos de Menegassi (2010; 1995). O autor trabalha as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão (literal, inferencial e interpretativo), interpretação e retenção. Nos estudos de Ohuschi, Oliveira, Luppi (2010), encontramos suporte para o desenvolvimento das atividades apresentadas no modelo proposto por Lopes-Rossi (2011). Como nosso estudo envolve textos multimodais cujo tema aborda o multiculturalismo, trazemos para nossa pesquisa as abordagens de Candau (2008) e Rojo (2015). Para esta pesquisa, adotamos uma investigação qualitativa, de vertente interpretativa, além de envolver características da pesquisa-ação. Os estudos foram desenvolvidos em uma turma da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública no município de Macapá-AP. O trabalho tem como corpus as respostas dos alunos na atividade diagnóstica e nas atividades apresentadas durante a implementação do Projeto pedagógico de leitura. Por se tratar de uma pesquisa que busca analisar o nível de compreensão leitora dos alunos da 3ª etapa da Eja, utilizamos como categorias de análise as etapas do processo de leitura segundo Menegassi (1995). Como resultado, observamos que o objetivo foi alcançado, pois, nas atividades de perguntas e respostas, os participantes apresentaram dificuldade em compreender os textos, ficando no nível de compreensão literal. Porém, na atividade na qual os alunos elegeram sua charge e escreveram sobre elas, houve demonstração de compreensão no nível inferencial.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Produção de textos autorais: uma experiência com alunos do 9º ano(Universidade Federal do Pará, 2020-09-10) RIBEIRO, Suzianne Carvalho Oliveira; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039Esta pesquisa discute a prática de produção de textos, sob o viés da autoria, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada em Vigia/PA. O contexto da pesquisa foi escolhido por ser ter observado, a partir das vivências de sala de aula, a dificuldade dos alunos em construir textos com características autorais. Tem-se como objetivo principal contribuir para a constituição da autoria dos alunos na produção de textos escritos. O enfoque teórico baseia-se, principalmente, em Bakhtin/Volochinov (2014) com a concepção interacionista de linguagem; Britto (1999), Pécora (1999), Geraldi (2012[1984]) e Koch e Elias (2015) com abordagens sobre escrita na escola; Foucault (2001) com reflexões acerca da autoria no âmbito mais abrangente, Possenti (1995, 2002) e Riolfi e Magalhães (2008) com discussões relacionadas a questões de autoria em textos escolares. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a pesquisa-ação, sendo aplicada em dois momentos. O primeiro consistiu na realização de atividade diagnóstica para levantamento dos primeiros dados da pesquisa, os quais constataram problemas quanto à produção de textos autorais. O segundo momento foi de elaboração e realização da proposta pedagógica, em que trabalhamos com atividades de leitura, escrita, análise linguística, revisão e reescrita. Como resultado, observamos uma evolução na escrita dos alunos quanto aos aspectos trabalhados em nossas aulas, relacionados à autoria, pois se observou nos textos um discurso com mais densidade, historicidade, referência a outras vozes, o que indica uma articulação dos conhecimentos e experiências dos alunos. Assim, os dados finais mostram uma aposta maior dos discentes em suas produções escritas, demonstrando amadurecimento da prática discursiva referentes aos aspectos de autoria considerados na pesquisa.
