IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/3217
Navegar
Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Proposições de inovação didática na perspectivas dos três momentos pedagógicos: tensões de um processo formativo(Universidade Federal do Pará, 2017-12) ABREU, Josyane Barros; FREITAS, Nadia Magalhães da SilvaDiante de uma conjuntura de renovações, métodos e estratégias que intenciona reinventar a prática docente, objetivamos compreender tensões e possibilidades relacionadas à inovação didática. Apostamos na proposta dos Três Momentos Pedagógicos. A investigação caracterizou-se como de abordagem qualitativa, precisamente uma pesquisa-formação, no contexto de uma licenciatura da Universidade Federal do Pará. No processo formativo, os sujeitos manifestaram dificuldades em problematizar um tema, resistências em abandonar aulas tradicionais e dificuldades em superar as amarras de uma avaliação pontual e finalística. Entendemos tais dificuldades como herança de uma formação docente vivida ainda quando alunos. No entanto, a experiência configurou-se uma autêntica problematização da docência, com potencial para superar e romper entraves enraizados em nós, possibilitando a (re)construção de significados relacionados ao “saber fazer” e ao “saber ser” professor.
