Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/Ananindeua
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/9262
O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistoria) é um programa de pós-graduação stricto sensu e tem como objetivo proporcionar formação continuada de professores e professoras. Contribui para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na educação básica, visando dar qualificação certificada ao egresso para o exercício da profissão de professor de História.
Área de Conhecimento: Saberes Históricos no Espaço Escolar, Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão, Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/Ananindeua por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Da rima à raça: narrativa rap e consciência histórica na poesia de Pelé do manifesto(Universidade Federal do Pará, 2019-01-30) FERREIRA, Rafael Elias de Queiróz; COSTA, Antônio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264Considerando a educação brasileira como sendo construtora de um discurso educacional hegemônico no sentido de reproduzir estereótipos para com as populações afro-brasileiras, objetiva-se com este estudo dialogar com as poesias narrativas de Pelé do Manifesto no intento de promover reflexões em espaço escolar acerca das consciências históricas, bem como das identidades históricas que suas composições podem vir a engendrar. O trato metodológico desenvolvido por esta pesquisa enveredou pela análise das letras composições musicais do rapper, bem como em entrevistas por ele concedida, além da execução de um projeto de intervenção pedagógica que permitiu a aplicação de suas letras em espaço escolar. Desse modo, observa-se a potencialidade das composições musicais do gênero Rap, de autoria de Pelé do Manifesto, como sendo fecundas no processo de construção de identidades históricas, o que nos permite concluir que a música do gênero Rap mobiliza saberes históricos – que são resultantes de experiências de vida prática – e apresenta-se como uma linguagem didática fecunda no ensino de História, contribuindo para o despertar de uma afinidade identitária junto às populações afro-brasileiras.Dissertação Acesso aberto (Open Access) De Dandara a Firmina: o ensino de História do Brasil a partir de Mulheres Negras no Ensino Médio Integrado(Universidade Federal do Pará, 2020-10-05) COSTA, Rayme Tiago Rodrigues; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633Uma única história tem sido contada sobre a população negra e sobre as mulheres negras no ensino de história do Brasil, uma história de invisibilidade e lugares subalternos, onde a população negra é desumanizada e as mulheres negras reduzidas a condição de mulatas, domésticas e mães pretas. Esta narrativa é resultado de um processo histórico consciente de desumanização formatado pelo ocidente na modernidade/colonialidade para gerar domínio e consolidação de poder. Nesse sentido, esta dissertação busca ser uma resposta a esse contexto, objetivando construir uma narrativa no ensino de história do Brasil a luz da trajetória de cinco mulheres negras, Dandara, Chica da Silva, Mônica, Luiza Mahin e Maria Firmina dos Reis, mobilizando suas perspectivas para entender o contexto colonial (Séc. XVI-XIX) visibilizando personagens e contextos marginalizados e apresentar a metodologia e as ideias na qual se fundamentam essa experiência, tendo o sistema web “Mulheres Negras no Ensino de História” como produto das atividades realizadas. A pesquisa ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará (IFPA) da cidade de Paragominas, concomitantemente as aulas de história para a turma de Informática do segundo ano do ensino médio, no ano de 2018. Para isso, foi necessário descolonizar as formas de ver, a interseccionalidade, o gênero, e o jogo de escalas da micro-história foram utilizadas como ferramentas procedimentais, além dos conhecimentos discentes para perceber as mulheres negras do presente e do passado. A metodologia utilizada foi da aula-oficina (BARCA, 2004) onde os alunos após serem ambientados sobre os contextos, foram divididos em grupos e tiveram acesso a fontes sobre cada personagem, apresentando em forma de seminário seu contexto e biografia, as quais foram utilizadas para produzir o sistema web. Compreender o passado colonial pelas lentes de mulheres negras materializou e aproximou a história do cotidiano dos educandos, muitos realizaram uma apropriação das personagens como elementos simbólicos para a positivação da negritude, passando a observar as mulheres negras ao seu derredor e as suas problemáticas, além de uma complexificação do ser mulher e da crítica sobre a feminilidade branca.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de História e Direitos Humanos: a história de gênero na perspectiva interseccional e a luta da mulher negra por direitos(Universidade Federal do Pará, 2021-12-20) FARIAS, Marilin Genezareth de Oliveira; ESTEVES, Carlos Leandro da Silva; http://lattes.cnpq.br/6758802097773377O presente trabalho objetiva discutir como os direitos humanos podem ser trabalhados no ensino de história a partir do problema de gênero pelo viés interseccional. Partimos da hipótese de que há uma cultura histórica que desconhece a importância dos direitos como parâmetro de cidadania, como também, persiste em uma “tradição patriarcal” que legitima a cultura machista. Metodologicamente, utilizaremos a teoria da história para embasar nossa pesquisa, a partir dos conceitos de consciência histórica e cultura histórica, para, assim, identificarmos o conhecimento histórico dos estudantes. O recorte temático versará sobre a questão da interseccionalidade, considerando uma abordagem pontual sobre gênero, classe e raça na perspectiva do ensino de história. Para isso, executamos oficinas temáticas sobre a luta das mulheres negras por direitos, para assim, conjuntamente aos alunos pensarmos o produto. Ao final da pesquisa, o produto pensado, em formato HQ, servirá de suporte didático para as escolas e o ensino de história, por possuir uma linguagem acessível à educação básica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Olimpíada Nacional em História do Brasil: o ensino de história para além da sala de aula(Universidade Federal do Pará, 2024-11-11) NASCIMENTO, Márcio dos Santos do; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633; orcid logo https://orcid.org/0009-0007-0797-4894; COSTA, Renato Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/0413733044020733; https://orcid.org/0000-0001-7132-0579Este trabalho investiga o Ensino de História como processo de produção de conhecimento a partir da participação de alunos na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Busca-se compreender se a pesquisa desenvolve habilidades não apenas em sala de aula, mas também em outros espaços de aprendizagem. Criada em 2009 pela Unicamp, a ONHB tem como objetivo incentivar o estudo e a pesquisa em História do Brasil, promovendo a integração entre escolas, professores e alunos. A pesquisa foi realizada em duas escolas particulares de Belém do Pará, envolvendo alunos participantes e não participantes da ONHB. Utilizou-se questionários discursivos para investigar a percepção dos estudantes sobre o Ensino de História e a influência da competição em suas formações. A análise centrou-se em identificar como a utilização de fontes e documentos históricos estimula debates críticos e abordagens temáticas variadas, promovendo a argumentação reflexiva e o protagonismo dos alunos tanto em sala de aula quanto na competição. Ademais, buscou-se compreender como alunos não participantes percebem o valor do saber histórico e o impacto da ONHB no desenvolvimento de seus colegas. A problemática levantada parte da perspectiva de mudança de comportamento dos participantes da ONHB, questionando se as aulas de História em sala de aula limitam a capacidade crítica dos alunos. Outros questionamentos incluem: o distanciamento entre Ensino de História na Educação Básica e a pesquisa acadêmica; se as aulas de História estão defasadas, conteudistas ou menos atrativas; e qual o papel do professor em promover o protagonismo discente? Os resultados apontam que a ONHB desempenha um papel fundamental na transformação do Ensino de História no Brasil, ampliando interpretações históricas, desenvolvendo criticidade e promovendo habilidades de pesquisa nos estudantes. A competição destaca-se por estimular a investigação e a reflexão crítica sobre o passado e o presente. Em síntese, a ONHB promove uma educação participativa e significativa.
