Dissertações em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional) - PROFBIO/ICB
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Navegando Dissertações em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional) - PROFBIO/ICB por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aplicação da metodologia da sala de aula invertida no ensino da botânica para o ensino médio(Universidade Federal do Pará, 2020-11) NASCIMENTO, Nilton Cleber Melo do; MARDEGAN, Silvia Fernanda; http://lattes.cnpq.br/2255825871255432; https://orcid.org/0000-0003-3057-8973O ensino por investigação surgiu como alternativa às aulas tradicionais, onde o professor é a única fonte de conhecimento. Nesse contexto, a sala de aula invertida (flipped classroom) é considerada uma inovação no processo de aprendizagem, onde a ideia é que o aluno absorva o conteúdo por meio não presencial, e, ao chegar na sala presencial, ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. A sala de aula invertida cria condições de se ter uma participação mais ativa dos alunos, implicando em uma mudança da prática e do desenvolvimento de estratégias que garantam a organização de um aprendizado mais interativo e intimamente ligado a situações reais dos estudantes. Esse tipo de mudança mostra-se essencial e urgente no ensino de botânica, uma vez que mesmo desfrutando de uma série de benefícios gerados pelas plantas, poucos conhecem a extensão dos recursos apropriados desses seres. Mostra-se necessária uma melhor compreensão, por parte dos alunos, da importância das plantas em seu cotidiano. Contudo, muitos estudantes e professores consideram o ensino da botânica nos moldes tradicionais pouco atrativo ou até mesmo desestimulante. É objetivo do presente trabalho criar um guia metodológico aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino de botânica para o Ensino Médio. Nessa metodologia, serão utilizadas videoaulas produzidas em espaços verdes da cidade, estimulando os alunos ao reconhecimento da flora local e a identificação de suas características básicas. São esperadas alterações positivas no processo de ensino e aprendizagem e uma valorização da importância da botânica no cotidiano dos alunos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Histórias em quadrinhos (HQs) para o ensino de Biologia: uma abordagem para aprendizagem ativa sobre doenças cardiovasculares(Universidade Federal do Pará, 2021-10) SILVA, Erick José dos Santos; PINHEIRO, Jackson Costa; http://lattes.cnpq.br/5628921304262824; https://orcid.org/0000-0003-2930-4756A presente pesquisa compreende um estudo de validação de produto educacional concebido na forma de uma Estratégia Metodológica denominada Histórias em Quadrinhos (HQs) para o ensino de Biologia: uma abordagem para aprendizagem ativa sobre doenças cardiovasculares. Essa estratégia pretende ser instrumento orientador para professores de Biologia que planejam usar HQs em suas aulas, de modo a colaborar com a aprendizagem ativa dos estudantes. A abordagem de pesquisa empregada envolveu duas etapas, em que a primeira consistiu no desenvolvimento e construção da estratégia metodológica voltada para o ensino de doenças cardiovasculares por meio da construção de HQs e a segunda etapa contempla a pesquisa de validação, que foi realizada com professores de Biologia da educação básica. O critério de escolha dos sujeitos participantes da pesquisa (professores) foi que estivessem em formação continuada em nível de mestrado, voltado para o ensino de Biologia. Nesse sentido, participaram dessa pesquisa 16 (dezesseis) professores regularmente matriculados em duas turmas de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, em uma Universidade Pública Federal, no ano de 2020. Para essa validação foi construído um questionário on-line utilizado durante a coleta de dados, que levou em consideração para a análise dois aspectos fundamentais: os aspectos técnicos e os aspectos pedagógicos. A partir da coleta de dados foi possível fazer a tabulação, realizar a análise e verificar as contribuições dessa estratégia para o ensino de Biologia, bem como identificar aspectos que precisam ser melhorados. Nesse sentido, a análise dos dados indicou que a estratégia metodológica apresentou boa aceitação pelos professores participantes da pesquisa e que, de um modo geral, está adequada para sua aplicação na educação básica, bem como indicou aspectos que podem ser melhorados, de forma a contribuir para uma melhor utilização nas escolas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sequência didática investigativa de bioética em genética: temas e dilemas no ensino de Biologia(Universidade Federal do Pará, 2020-12) PACÍFICO, Camila Marreira; PINHEIRO, Sheila Costa Vilhena; http://lattes.cnpq.br/7368287433360653; https://orcid.org/0000-0002-6614-5398O presente trabalho consiste na elaboração de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) para o ensino de Bioética em Genética, no contexto dos conteúdos de Biologia para o ensino médio. O objetivo é promover o ensino de bioética por meio de recursos e estratégias variadas, com base no ensino investigativo. A abordagem metodológica escolhida para trabalhar este tema foi a abordagem investigativa, a qual deu origem ao produto intitulado: ENSINO DE BIOÉTICA EM GENÉTICA: Sequência Didática Investigativa para o Ensino Médio. Em termos finais, não conclusivos, pode-se perceber que alguns passos são fundamentais para a elaboração de um produto com foco num processo de ensino e de aprendizagem para o contexto dos estudos em Biologia, tais como: Conhecer as características de uma SDI, por meio de levantamento bibliográfico; definir os aspectos do ensino investigativo que seriam contemplados na SDI e a escolha dos temas a serem abordados na SDI. Além disso, a estruturação de uma SD implica que cada momento e as etapas de uma SDI devem estar devidamente apresentados no formato de orientação para o professor, explicitando objetivos pretendidos, a duração das atividades, o local de realização das mesmas, os recursos materiais, didáticos e metodológicos necessários, a metodologia aplicada e a proposta de avaliação. O ensino investigativo deve ser o eixo estruturante da SD, razão pela qual cabe definir características comuns na literatura, tais como: escolha do objeto de estudo e problematização, expressão de ideias prévias dos alunos e projeção de hipóteses, construção e comunicação de novas informações produzidas pelos alunos e, finalmente, expressão e comunicação científica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sessões tutoriais apoiadas na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para o ensino de Ecologia: trabalhando os conceitos ecológicos no contexto da mineração(Universidade Federal do Pará, 2020-11) PARENTE, Vânia Gonçalves; MARDEGAN, Silvia Fernanda; http://lattes.cnpq.br/2255825871255432; https://orcid.org/0000-0003-3057-8973Esse trabalho apresenta uma proposta de aprendizagem de conceitos ecológicos, por meio de Sessões Tutoriais na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para o Ensino Médio. Procuramos conhecer os aspectos positivos e negativos da proposta por meio da visão dos alunos do 3º. ano, bem como investigar as contribuições para o ensino e aprendizagem por meio da percepção preliminar dos professores da educação básica. Para isso, foi conduzida uma pesquisa caracterizada como descritiva, a partir de uma abordagem qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os alunos e professores. Optamos em utilizar, como tema para as Sessões Tutoriais, os problemas socioambientais relacionados com os impactos causados pela atividade da mineração. Este cenário mostra-se instigante, especialmente devido aos desastres ambientais que ocorreram recentemente no Brasil. Os depoimentos dos estudantes indicam que o método utilizado na investigação é eficaz para a aprendizagem, mostrando boa aceitação pela maior parte deles. Os estudantes também indicaram que o método é válido para o desenvolvimento das habilidades de comunicação oral e de trabalho colaborativo. Por outro lado, alguns estudantes relataram dificuldades ao trabalhar em grupo, devido à falta de responsabilidade de alguns membros de suas equipes. As informações obtidas dos professores revelaram uma boa receptividade quanto ao modelo com aulas sistematizadas propostas pela metodologia. Além disso, destacam que o material contempla competências e habilidades específicas que são requeridas pela proposta da BNCC. Porém, inferimos que essa estratégia deve ser utilizada com cautela no ensino de Ecologia, uma vez que, a aplicação de vários ciclos consecutivos pode gerar desinteresse nos alunos e pode ocorrer uma sobrecarga de atividades escolares de outras disciplinas. Ao final, desenvolveu-se um Guia Didático-Pedagógico para aplicação das Sessões Tutoriais (ST), com enfoque na apropriação de conceitos ecológicos, para professores que tenham interesse em usar metodologias ativas em sala de aula.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Tirinhas de quadrinhos: uma linguagem lúdica para a abordagem da temática socioambiental no ensino médio(Universidade Federal do Pará, 2020-10) BRANDÃO, Rosicleide Mota; OLIVEIRA, Danielly Brito de; http://lattes.cnpq.br/7599637771092910; https://orcid.org/0000-0002-7722-5844O objetivo principal deste trabalho foi compreender como o uso de tirinhas no Ensino Médio pode despertar o interesse pela investigação científica, auxiliando na formação de estudantes críticos e cientes das etapas de uma pesquisa. Para isso, os estudantes do segundo ano, do Ensino Médio, da Escola Estadual João Carlos Batista, localizada no Bairro “Quarenta Horas”, Município de Ananindeua-PA, participaram de uma atividade em campo, no entorno do Rio Quarenta Horas, 950m distante da escola. Durante essa atividade os estudantes observaram o entorno do Rio e sua condição em relação à paisagem, limpeza, assoreamento e comunidade do entorno, mediados pela professora que os instigava com perguntas relativas ao hábitat, diversidade, relações ecológicas, entre outros conteúdos relacionados à educação ambiental. A socialização da prática ocorreria em aula posterior; porém, devido à interrupção da atividade presencial na escola, em função da pandemia de Covid-19, as discussões aconteceram de forma remota, assim como a construção das tirinhas de quadrinhos elaboradas pelos(as) estudantes abordando as questões levantadas durante a atividade de campo. A atividade investigativa é uma ação próxima à realidade do estudante, levando-o a refletir, discutir e construir seu conhecimento de forma significativa e ativa. A validação dessa atividade foi realizada com os estudantes, utilizando um questionário denominado “Intrisic Motivation Inventory (IMI1)” como forma de quantificar a satisfação quanto à atividade. A partir dessa experiência foi elaborada uma sequência didática, avaliada por professores(as) do Ensino Médio e Superior quanto à pertinência e auxílio para sua prática educacional. Ao final, foi apresentado um relato de experiência sobre a atividade desenvolvida, comparando-a com o método tradicional utilizado pela professora da disciplina antes da aplicação desse trabalho.
