Dissertações em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional) - PROFBIO/ICB
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Navegando Dissertações em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional) - PROFBIO/ICB por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Problematização no ensino de biologia com o Arco de Maguerez: um ebook para professores desenvolvido em contexto amazônico(Universidade Federal do Pará, 2020-10) BAHIA, Gilberto Cardoso; PINHEIRO, Jackson Costa; http://lattes.cnpq.br/5628921304262824; https://orcid.org/0000-0003-2930-4756A busca por novas práticas pedagógicas, que possam se aplicar ao ensino de biologia, vem ascendendo nos últimos tempos, sempre com o intuito de potencializar o processo ensino e aprendizado. Nesta perspectiva, a pesquisa trouxe uma metodologia baseada no construtivismo: a Problematização, tendo como referência o “Arco de Maguerez”, que apresenta na sua didática, o enriquecimento do protagonismo discente, arraigada ao princípio investigativo retida em seu cerne pedagógico, além de consolidá-la como uma prática educacional que proporcione um pensamento reflexivo dos atores envolvidos no processo. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar um produto educacional (eBook) sobre as possibilidades do seu uso como ferramenta pedagógica na formação docente, além da metodologia didática apresentada, como estratégia instrutiva na discussão de temáticas socioambientais em cenário amazônico. A pesquisa foi quantitativa, com base na coleta e análise de dados de uma planilha de questões fechadas e utilizando na escala Likert, respondida por docentes de biologia da educação básica da rede pública e/ou privada. O critério de seleção dos sujeitos da pesquisa vinculou-se em dois aspectos: a) com experiência em projetos de educação ambiental/sustentabilidade em suas instituições de trabalho; b) pós-graduandos concluintes de mestrado profissional em ensino de biologia em uma universidade pública federal. Todos os dados demonstraram um nível de concordância elevado dos sujeitos da pesquisa, nos critérios estabelecidos na planilha, como: design, linguagem, organização, conteúdo textual, metodologia utilizada e na formação docente. Após o processo de análise dos dados, o produto foi reformulado e disponibilizado para consulta e usufruto.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Proposta de ensino investigativo em Educação Ambiental no Ensino Médio utilizando robótica e espaços não formais de aprendizagem(Universidade Federal do Pará, 2020-10) COSTA, Luciana Monteiro da; LEMOS, Jussara Moretto Martinelli; http://lattes.cnpq.br/5264841936875017; https://orcid.org/0000-0001-9646-4763; XAVIER, Luciana Pereira; http://lattes.cnpq.br/6207860145204571; https://orcid.org/0000-0002-0913-8765A água enquanto elemento importante para a manutenção da vida e do equilíbrio biológico é um tema complexo e que exige uma abordagem contextualizada e interdisciplinar por parte do professor. A conexão do conhecimento a situações reais e ao uso de tecnologias são exigências para a formação atual do estudante do Ensino Médio, ao mesmo tempo em que desafia a prática pedagógica. Assim como nos desafia a mudança de paradigma no ensino e na aprendizagem quando são propostas Metodologias Ativas de Aprendizagem inserindo o estudante no centro deste processo, de forma ativa e com reconhecidos ganhos em motivação e aprendizagem. O objetivo principal da pesquisa foi o de investigar e analisar a aplicabilidade de uma proposta pedagógica com uso da robótica educacional como ferramenta integradora e motivacional no estudo da ‘Água’, na promoção da Educação Ambiental com uma abordagem investigativa em um afluente do Rio Murucupi, situado no entorno da Escola Estadual Eduardo Angelim, no Município de Barcarena-PA, região norte brasileira, incluindo a produção e a validação de um Roteiro Didático para professores de Biologia do Ensino Médio. As atividades investigativas foram elaboradas buscando contribuir não somente com a prática docente, mas também para a interação social, motivação na construção do conhecimento e na resolução dos desafios, autonomia e comunicação, despertando o olhar dos estudantes para o entorno da escola. A metodologia da pesquisa foi realizada com base em abordagem quantitativa complementada por abordagem qualitativa. Partindo de uma visão integrada do ambiente e dos conhecimentos prévios compartilhados, os(as) estudantes foram desafiados(as) a propor soluções para a construção de um robô que serviu de apoio a eletrodos que medem a temperatura, a turbidez e o pH da água do Rio Murucupi e da escola. Apesar da rica e significativa experiência e também do aprendizado docente na implementação de práticas inovadoras, a falta de estrutura é apontada como um desafio ainda a ser superado. Os alunos demonstraram motivação nas atividades, a construção colaborativa e o compartilhamento da aprendizagem com a comunidade na Feira de Ciências constatando melhora na aprendizagem bem como na auto estima individual, e principalmente no reconhecimento da importância da Educação Ambiental e da água para a comunidade. Todas as etapas serviram para realizar na prática, a vivência de uma investigação científica e validar o Roteiro Didático elaborado a partir destas experiências com os(as) estudantes.
