Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia - PPGCOM/ILC
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/4452
O Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) é vinculado ao Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e iniciou suas atividades no ano de 2010, com a implantação do seu curso de mestrado, autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Sua proposta geral é promover a análise dos fenômenos comunicacionais em sua relação com as práticas culturais e sociais contemporâneas e em suas peculiaridades na Amazônia, aprofundando o conhecimento profissional e acadêmico e possibilitando a formação de pesquisadores na área da Comunicação.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia - PPGCOM/ILC por CNPq "CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAO"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Rádio e educação popular na Amazônia: o processo comunicacional do Projeto Rádio pela Educação(Universidade Federal do Pará, 2012-07-19) RODRIGUES, Rosa Luciana Pereira; DUTRA, Manuel José Sena; http://lattes.cnpq.br/2597192749872675O processo comunicacional que se observa no Projeto Rádio pela Educação, da Rádio Rural de Santarém, no centro da Amazônia, é o objeto deste relatório de pesquisa. O objetivo foi investigar como acontece esse processo no movimento existente entre a produção de um programa de rádio, as orientações dadas aos professores por meio de um guia pedagógico e as ações realizadas na escola, analisando a relação da comunicação radiofônica com as práticas educativas desenvolvidas. O trabalho seguiu o paradigma culturológico, entendendo a presença do rádio como parte de um processo de interação, de troca simbólica. Os procedimentos metodológicos tiveram abordagem indutiva, formando um conjunto de procedimentos com os métodos histórico e etnográfico, além de aspectos da pesquisa de recepção. As principais técnicas utilizadas foram pesquisa documental e bibliográfica, pesquisa de campo e observação, tomando como referência o enfoque qualitativo na observação, na descrição e na análise dos fenômenos a partir de algumas categorias: os agentes envolvidos, a escuta do programa, as mediações no conjunto do processo, a participação dos professores como mediadores e a perspectiva dialógica na dinâmica observada. Verificou-se que o processo comunicacional analisado se desenvolve em movimento de constante mudança, segue um ritmo que o transforma ao longo do tempo, a partir dos olhares e das intervenções de seus agentes ou mesmo das próprias motivações provocadas por sua ação no ambiente educacional, apresentando a coexistência do instrumental e do dialógico, tendo o rádio como um mediador no processo de aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Recepção radiofônica: o rádio no cotidiano de uma comunidade rural na Amazônia paraense(Universidade Federal do Pará, 2014-03-13) RODRIGUES, Manoel Ednaldo; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/2301685130625189O enfoque desta dissertação foi investigar, por meio da audição radiofônica, a importância do rádio no cotidiano dos moradores de Vila Brasil, na região do Rio Arapiuns, em Santarém - Pará. A construção teórica e metodológica teve como base os estudos culturais latino-americanos propostos por Jesús Martín-Barbero, Néstor García-Canclini e Guillermo Orozco Gómez, com direcionamento teórico ao estudo da comunicação. Partindo das contribuições desses pesquisadores e de autores brasileiros, entre outros, Ana Carolina Escosteguy, Nilda Jacks, Maria Itânia Gomes, Mauro Wilton de Sousa, Luiz Artur Ferraretto, discute-se a noção de recepção radiofônica sobre a importância do rádio em uma comunidade rural na Amazônia paraense. A pesquisa de recepção foi realizada em seis visitas à comunidade, nos meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2013, totalizando seis semanas in loco, intercaladas, além de visitas exploratórias anteriores à data inicial das atividades em campo. Nesse processo, foi constituído o corpus de estudo e analisado um conjunto de informações, obtido a partir de entrevistas, questionários e outras abordagens, como a observação participante e a história oral, por meio de depoimentos dos comunitários. Vila Brasil possui 329 moradores, dos quais 219 fizeram parte do estudo. A pesquisa foi desenvolvida sobre três grupos – adolescentes, adultos e idosos - para se levantarem informações no que se refere à importância do rádio no cotidiano dos moradores de Vila Brasil. Identificou-se que o rádio ainda possui importância relevante aos comunitários em diversos segmentos organizacionais, com a irradiação de, entre outros, conteúdos noticioso, educacional, esportivo, sindical e religioso como parte integrante da cultura de uma comunidade tradicional católica, mesmo considerando a forte presença de outras mediações. Constatou-se também que a televisão está presente na comunidade e que a programação noturna exerce papel de elemento aglutinador da família, mas o rádio ainda é o meio de comunicação que dinamiza o cotidiano dos moradores, indicando elementos pontuais para a compreensão do rádio na contemporaneidade e seu papel como um dos meios de comunicação mais importantes na Amazônia. Os suportes de comunicação existentes na comunidade são o rádio (à pilha e à eletricidade), a televisão (via parabólica) e o telefone celular da operadora Vivo, acessado por meio de antenas improvisadas, funcionando de forma precária.
