Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia - PPGCOM/ILC
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/4452
O Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) é vinculado ao Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e iniciou suas atividades no ano de 2010, com a implantação do seu curso de mestrado, autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Sua proposta geral é promover a análise dos fenômenos comunicacionais em sua relação com as práticas culturais e sociais contemporâneas e em suas peculiaridades na Amazônia, aprofundando o conhecimento profissional e acadêmico e possibilitando a formação de pesquisadores na área da Comunicação.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia - PPGCOM/ILC por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Belém metropolitana: representações midiáticas sobre o modo de vida urbano de Belém nas webséries a Solteirona e Sampleados(Universidade Federal do Pará, 2018-06-02) SOUZA, Victor Lopes de; AMARAL FILHO, Otacílio; http://lattes.cnpq.br/2605877670235703Este trabalho aborda as representações midiáticas sobre a cidade de Belém presentes nas produções “A Solteirona” (2013) e “Sampleados” (2015). Partimos do pressuposto de que as representações midiáticas hegemônicas apresentam elementos que invisibilizam as populações e os núcleos urbanos, e valorizam o vazio demográfico e a biodiversidade da região amazônica. Deste modo, defendemos que as webséries apresentam uma abordagem diferenciada ao tornar os ambientes urbanos como os protagonistas de suas narrativas. Sendo assim, estabelecemos como problema de pesquisa “como as webséries belenenses representam o modo de vida urbano de Belém?” O nosso objetivo geral é identificar as representações midiáticas sobre o modo de vida urbano de Belém nas webséries belenenses e os objetivos específicos são: identificar o núcleo central das representações no contexto midiático ficcional de Belém, a partir da análise de comentários nas postagens dos websódios; identificar o sistema periférico das representações no contexto midiático ficcional sobre a cidade de Belém, a partir da análise de comentários nas postagens dos websódios; identificar os temas os quais as webséries belenenses elaboram para representar o contexto urbano da cidade de Belém. Neste estudo, utilizamos duas abordagens metodológicas. A primeira consiste em observar as representações midiáticas. Para isso, ancoramo-nos na proposição de análise de S. C. Cole a partir das dimensões pragmática e cognitiva das representações. A segunda abordagem tem o objetivo de identificar o núcleo central das representações pesquisadas a partir dos comentários publicados nas postagens dos websódios; para tanto, utilizamos os procedimentos metodológicos de J. C. Abric, a partir dos escritos de C. P. Sá. Como resultado, observamos que as duas webséries apresentam abordagens diferentes sobre a cidade de Belém. Identificamos também que os comentários destacam a música como principal elemento do núcleo central.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Coletivo Terra Firme: comunicação e cidadania na periferia(Universidade Federal do Pará, 2018-03-16) LIRA, Adriana do Socorro Campos de; AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas; http://lattes.cnpq.br/9650931755253248Esta pesquisa aborda as temáticas de comunicação, cidadania e periferia, entendidas como conceitos fundamentais para melhor compreensão das práticas comunicativas do Coletivo Tela Firme, objeto de estudo desta investigação. O grupo atua na periferia, especificamente no bairro Terra Firme, em Belém, estado do Pará. O trabalho dos jovens consiste na produção audiovisual que circula na internet e também em ações de cidadania diretamente em bairros periféricos da cidade. Esse trabalho está assentado na matriz da comunicação popular, alternativa, comunitária, por atuar de dentro da periferia, para a periferia, na conscientização e na transformação social. O resultado tem sido uma referência no campo político e educacional em Belém. Dessa forma, esta pesquisa se propõe a investigar como se configuram as práticas comunicativas do Coletivo Tela Firme na periferia da capital paraense. A hipótese levantada na investigação é a de que o ativismo do grupo nas comunidades onde atua, tem como propósito estimular e promover o engajamento político-social das pessoas que vivem nesses espaços, de forma a contribuir com a ampliação de seus direitos de cidadania. Diante do exposto, propõe-se no presente estudo a realização de um mapeamento e análise dos vídeos alternativos e das ações realizadas em bairros periféricos da capital, por iniciativa própria ou em parceria com outros movimentos e organizações engajados em lutas políticas e sociais. Os referenciais teóricos que sustentam a presente investigação são Peruzzo (2009), Gohn (2010), Gonczevski e Martin (2011), Pinsky e Pinsky (2013), Mouffe (2013). O trabalho do grupo se iniciou nas redes digitais que, na concepção de autores como Castells (2005), Lemos (2006) e Primo (2013), trata-se de uma plataforma que favorece processos de participação política, social e contribui para a articulação com outros movimentos de resistência. Sendo assim, esta dissertação utiliza-se de pesquisa bibliográfica, além da qualitativo-descritiva, com base na análise de conteúdo e a entrevista para atingir os objetivos, que entre outras pretensões, está a de identificar nas práticas comunicativas do Tela Firme alternativas de cidadania na periferia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Experiência comunicativa na Amazônia paraense: as relações de socialidades no Espaço São José Liberto(Universidade Federal do Pará, 2018-03-27) FIGUEIREDO, Marília Jardim de; COSTA, Alda Cristina Silva da; http://lattes.cnpq.br/2403055637349630A presente pesquisa objetiva analisar as experiências comunicativas das pessoas com o Espaço São José Liberto, localizado na cidade de Belém, enquanto espaço turístico, cultural e de economia criativa na Amazônia paraense. Compreendemos que esse espaço foi reconfigurado pelo governo do Estado do Pará com a finalidade de construir uma ‘nova identidade’ ao antigo prédio e dotá-lo de uma representação cultural enquanto espaço amazônico. Nesse sentido, observamos um embate nesse reconhecimento entre direção, produtores e visitantes, que percebem o lugar de forma diferenciada. No diálogo teórico refletimos sobre a sociabilidade e a dualidade da vida social a partir de Simmel, que entende que os indivíduos desejam pertencer a um grupo ao mesmo tempo em que buscam se destacar individualmente. Do mesmo modo, sua sociologia se aporta na interação, na intersubjetividade, na relação sujeito e objeto. Como procedimentos metodológicos trabalhamos com a pesquisa qualitativa, com o método de entrevistas semiestruturadas com 19 pessoas, entre visitantes, produtores e designer, além da pesquisa de observação-participante, com inspiração etnográfica, no acompanhamento da rotina do espaço. Observamos que o Espaço São José Liberto é construído entre duas percepções: o da lembrança, com os visitantes rememorando o espaço enquanto presídio, no passado, mesmo a direção do ESJL tentando apagar essa memória, e por outro lado, os produtores fortalecendo a imagem de um espaço amazônico, com produção de materiais que valorizam matéria-prima local. Ao mesmo tempo em que é reconhecido como um ponto turístico de Belém, ainda não é identificado como lugar da Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Fotojornalismo em cenários de convergência: reconfigurações, inovação, cultura participativa e práticas profissionais(Universidade Federal do Pará, 2018-03-22) SIQUEIRA, Thaís Christina Coelho; CUNHA, Elaide Martins da; http://lattes.cnpq.br/3778190981135428Esta pesquisa tem por objetivo investigar as reconfigurações pelas quais passa o fotojornalismo a partir do contexto da cultura da convergência (SILVA JUNIOR, 2012), caracterizada por transformações tecnológicas, mercadológicas, sociais e culturais (JENKINS, 2009). Tais mudanças alteram as formas de produzir e consumir conteúdos, levando muitas empresas de comunicação a investirem em inovação e a repensarem suas práticas. Nesse cenário, a fotografia, que desde o início do século XX acompanha o texto escrito na constituição da notícia dos impressos, ganha maior autonomia informativa, tornando-se, muitas vezes, protagonista da informação. Parte-se do pressuposto de que, nesse cenário, o fotojornalismo passa a ocupar um lugar de destaque na construção da notícia. Em vista disso, este estudo está centrado em três questões: que mudanças podem ser observadas no fotojornalismo atual, em termos de inovação em linguagens e formatos? Como se dá a participação dos usuários na produção fotográfica para os portais de notícia? E como essas transformações afetam as práticas profissionais dos fotojornalistas? Para melhor compreender esses processos, ampara-se nos conceitos de cultura da convergência e, mais especificamente, convergência jornalística (SALAVERRÍA; NEGREDO, 2008; SALAVERRÍA, 2010; SALAVERRÍA, AVILÉS E MASIP, 2010); discutindo as características dos cibermeios (HERSCOVITZ, 2009; ZAMORA, 2011); a reprodutibilidade e multiplicação das imagens técnicas (BENJAMIN, 2012; 2014); os tipos de imagem presentes na imprensa (BAEZA, 2001); as características do fotojornalismo na web, sobretudo em sua etapa convergente (SILVA JUNIOR, 2012); os gêneros fotojornalísticos (SOJO, 1997); os formatos da fotografia usados pelo jornalismo na contemporaneidade (PEREIRA, 2016); a inovação no jornalismo (MACHADO, 2010; FUCK; VILHA, 2011; BARBOSA, 2011; FONTOURA, 2015; MARTINS, 2017); e a cultura participativa (JENKINS, 2009; JENKINS; GREEN; FORD, 2014). Além disso, discute-se ainda os conceitos de narratividade (MOTTA, 2013); de narrativa fotográfica na cultura da convergência (SALLET, 2015; HENN; SALLET, 2012); e das implicações da cultura da convergência nas práticas profissionais dos fotojornalistas (SILVA JUNIOR, 2011; 2012; SOUSA, 2013; SALLET, 2014; FERREIRA, 2014; RAMOS E MAROCCO, 2017). Parte-se da observação direta e análise de conteúdo para examinar o fotojornalismo nos portais Diário Online (DOL), UOL e Clarín, com base nas categorias fotográficas elaboradas por Pereira (2016). A metodologia também inclui entrevistas semiabertas com fotojornalistas e editores de portais de notícias, além de um fotojornalista e pesquisador, buscando discutir as experiências profissionais e as visões desses sujeitos sobre a produção fotojornalística no contexto convergente. Os resultados deste estudo apontam que os portais têm buscado adotar a inovação no fotojornalismo, investindo em recursos multimídia que possibilitam explorar o potencial informativo da fotografia, como galerias, slideshows e imagens em 360º. Observa-se também uma reconfiguração nas formas narrativas do fotojornalismo, com destaque para a produção fotográfica em sequência, a crescente participação do público na produção das imagens que compõem as notícias e o aumento gradativo do espaço para essa participação, com vistas ao engajamento dos usuários. Por fim, identifica-se que, em geral, os profissionais chegam a apontar essas transformações até mesmo como um processo natural no desenvolvimento do fotojornalismo e acreditam que, com estratégias, treinamentos e maior valorização de seu trabalho por parte das empresas, tendem a expandir seu repertório nesse contexto.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gênero e o impeachment de Dilma Roussef: uma análise de páginas de facebook feministas e de mulheres ativistas na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2018-03-14) CASTRO, Luciana Gouvêa Hage de; AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas; http://lattes.cnpq.br/9650931755253248O processo político do impeachment da então Presidenta Dilma Rousseff, primeira mulher eleita ao mais alto cargo do executivo no Brasil, é a moldura contextual da pesquisa aqui apresentada, que analisará as comunicações de quatro comunidades do Facebook, administrados por mulheres a partir de Imperatriz (Feministas de Imperatriz – Fórum de Mulheres e Afim - Articulação Feminista de Imperatriz), Manaus (Feminismo em Manaus) e Rio Branco (Bate Papo Feminista Acre). A análise temporal foi delimitada a partir das três principais fases do processo de impeachment, são elas: a aceitação da denúncia pelo então presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha; a votação deste processo na referida Câmara; e o veredicto final dado pelos Senadores. Como questão problema apresenta-se: De que forma foi abordado o impeachment de Dilma Rousseff nas construções comunicativas nos perfis feministas/ de mulheres ativistas amazônidas? A hipótese parte do pressuposto de que as comunicações dos perfis, embora tenham na centralidade um ativismo político para a causa da mulher, não discutiram a questão de gênero no processo de afastamento de Dilma Rousseff, houve na realidade um silenciamento no que diz respeito a esse tema. Como metodologia, parte-se para a pesquisa qualitativa, tendo como base a análise de conteúdo à luz de Laurence Bardan (2002). Tais elementos científicos irão possibilitar as bases necessárias para a melhor compreensão da questão problema e dos objetivos propostos, embasados nas discussões sobre o movimento político de mulheres, movimento feminista, cidadania, ciberfeminismo e ativismo político. Sendo assim, os autores que fundamentaram a investigação foram: Simone de Beauvoir (1949); Judith Buther (2003); Maria Luzia Álvares (1995,1997;2001); Manuel Castells (2015); Flávia Biroli (2014), dentre outros. Essa pesquisa pretende ser uma colaboração para o melhor entendimento da participação política da mulher amazônida diante do cenário vivido no impeachment da presidenta Dilma Rousseff; e de um modo geral, das causas das mulheres, que diariamente lutam por um espaço mais igualitário na sociedade, especialmente na Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Lentes intersubjetivas: estudo etnográfico do movimento fotográfico de Belém/Pará(Universidade Federal do Pará, 2018-03-28) ARRAES, Raoni Lourenço; CASTRO, Fábio Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/5700042332015787Este estudo tem por objetivo analisar os processos intersubjetivos que envolvem os fotógrafos do movimento fotógrafico da cidade de Belém do Pará. A proposta é compreender como trajetórias sociais, a partir de histórias de vida, constroem um movimento fotográfico, que se constitui a partir de um circuito, definido por Magnani (2005) como uma relação entre sujeitos e espaços, a partir de processos socioculturais comunicativos, que funcionam como mediadores de uma experiência coletiva. A partir de uma etnografia que comporta uma autoetnografia de perto e de dentro, com observação participante e entrevistas semiestruturadas, utilizando o questionamento ―porque Fotografar?”, posso compreender as relações existentes entre a intersubjetividade e sociabilidades envolvidas no ato fotográfico. O estudo ainda discute uma proposta de uma Etnografia da Comunicação, a partir das relações intersubjetivas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Like a pro: dinâmicas sociais no e-sport(Universidade Federal do Pará, 2018-04-04) MACEDO, Tarcízio Pereira; AMARAL FILHO, Otacílio; http://lattes.cnpq.br/2605877670235703Partindo de um entendimento do social advindo da obra simmeliana, esta pesquisa procura compreender as dinâmicas sociais de uma equipe de jogadores semiprofissionais do Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) League of Legends (League ou LoL) na comunidade competitiva local de Belém, no Pará. Por meio de uma abordagem microssociológica, objetiva-se depreender o processo de formação e manutenção do tecido social entre jogadores que se engajam no jogo digital competitivo organizado, também conhecido como esporte eletrônico (e-sport) ou jogo pro. Este estudo concentra-se na compreensão de como as dinâmicas grupais entre os jogadores e entre as equipes é manifesta nesse contexto competitivo particular, de como o tecido social é criado e desenvolvido no cerne desse grupo, procurando entender de que modo ele constitui uma variedade de nuances nas dinâmicas sociais, e mais estreitamente na comunicação, na camaradagem e na organização do time. Para tanto, a partir de um estudo etnográfico realizado com uma equipe da cidade, privilegia-se um arcabouço teórico que se vale de uma matriz teórica multidisciplinar, engendrando elementos dos campos dos estudos da Comunicação, Game Studies, dos esportes e das ciências sociais, articulando estes por meio de uma sensibilidade antropológica e sociológica. Em termos gerais, conclui-se que o caminho para a progressão competitiva na carreira para profissional se encontra dependente de um ativo processo de socialização entre jogadores e equipes em uma identificação profissional decorrente de toda uma série de atores e forças. Ademais, a pesquisa demonstra que, embora um viés funcional seja o responsável por estimular a formação do tecido social na maioria dos times do cenário local, subsiste uma particular experiência social de relevância crescente, um ethos de camaradagem criado tanto entre jogadores em um time, quanto entre equipes, que opera como um poderoso vetor seja para a manutenção do tecido social, seja para um fim instrumental/funcional – da progressão competitiva – diante dos desafios rumo à profissionalização. O período de convivência, observação e contato com os interlocutores data de junho de 2016 a fevereiro de 2018.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ódio líquido: o confronto entre o bem e o mal da mídia paraense(Universidade Federal do Pará, 2018-03-21) PINHO, Ana Caroliny do Nascimento; COSTA, Alda Cristina Silva da; http://lattes.cnpq.br/2403055637349630A presente pesquisa se propõe a analisar a construção do ódio líquido na sociedade contemporânea e a maneira como ele é reproduzido na mídia paraense, considerando a desconstrução dos direitos humanos e a acentuação da insensibilidade ao outro. Para isso, tomamos como ponto de partida o pensamento de Zygmunt Bauman. Faz parte da mostra desta pesquisa o caderno Polícia do jornal Diário do Pará, o Linha de Frente, veiculado na Rádio Clube Pará AM e o programa Metendo Bronca, que é exibido pela Tv RBA. Todos esses meios pertencem ao político paraense Jader Barbalho, logo são veículos de comunicação com ligações político-partidárias. Para compor a mostra, selecionamos edições publicadas/exibidas entre outubro de 2016 e dezembro de 2017. O desenvolvimento desta pesquisa teve início com a caracterização da sociedade líquida e da relação com o outro. Em seguida, mostramos como se dá a construção histórica do ódio na humanidade, para então mostrá-lo a partir da sua banalização e as características do ódio líquido. A mídia é configurada como relevante na representação da realidade, uma vez que faz circular informações e produz novas formas de interação social, assim como nos dá uma mostra de comportamentos sociais que precisam ser debatidos. Como aporte metodológico, foram utilizadas a Análise de Conteúdo, a Análise Pragmática da Narrativa, assim como os critérios de análise de violação dos direitos humanos propostos nos relatórios de monitoramento midiático da ANDI – Comunicação e Direitos. O objetivo deste trabalho é mostrar como as notícias podem construir uma sociedade pautada no medo, na insensibilidade ao outro e na banalização do mal a partir da disseminação, implícita ou explicita, do ódio líquido em narrativas jornalísticas.
