Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOMORFOLOGIA::HIDROGEOGRAFIA"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise da percepção de alunos do ensino fundamental sobre o uso e a qualidade da água no município de Belém(Universidade Federal do Pará, 2017) RÊGO, João Ricardo Souza do; LIMA, Aline Maria Meiguins de; http://lattes.cnpq.br/6572852379381594Este trabalho tem como objetivo principal analisar a percepção de alunos de um colégio localizado no Município de Belém, capital do Estado do Pará, sobre a qualidade da água consumida diariamente, bem como verificar como esta temática é abordada no âmbito escolar, utilizando para isto a análise critica do projeto político pedagógico do colégio, a análise físico, química e microbiológica da água consumida e a aplicação do questionário aos alunos, sendo estes discentes de disciplinas relacionadas à temática Meio Ambiente. O número de entrevistados foi constituído por 62 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental dos períodos da manhã e tarde, durante o 1º Semestre de 2016. A divulgação e discussão dos resultados obtidos na pesquisa ocorreram na Mostra Cientifica Cultural da escola, por meio de apresentação em banner e realização de oficinas, jogos, experimentos, vídeos, entre outras atividades, onde foi possível verificar a compreensão dos estudantes a respeito da temática sobre qualidade e importância da água, dos problemas relacionados ao uso da água nos bairros e das alternativas para a conservação dos recursos hídricos. Comparando-se as respostas dos alunos sobre a temática, os resultados da análise físico, química e microbiológica da água consumida por estes alunos, e ainda a análise critica do PPP, é possível verificar que a má qualidade da água apontada na análise físico, química e microbiológica foi percebida pelos alunos. Quando questionados sobre o abastecimento de água, a maioria significativa dos alunos apontou a ocorrência da falta de água (85,45%), bem como a sua má qualidade quando chega às residências (74,55%). Além disso, quando questionados sobre o destino da água do açude da cidade, a maioria afirmou que esta serve, basicamente, para consumo humano (67,27%). Deve-se atentar para o fato de os alunos associarem a qualidade da água com aspectos macroscópicos, como, presença de cheiro (52,73%), principalmente. Por meio destes resultados foi possível determinar o nível de conhecimento que os alunos possuem sobre o tema “qualidade da água consumida”, assim como colher os dados necessários para o direcionamento das metas deste trabalho. Analisando o Projeto Político Pedagógico (PPP) do colégio,foi possível constatar que são estabelecidas estratégias de ensino no campo da Educação Ambiental, conforme determinam as diretrizes educacionais.Os dados coletados, com base na entrevista com os alunos, foram determinantes para associar metas que pudessem condizer com o objetivo precípuo do PPP, bem como trazer melhorias externas ao âmbito escolar no que diz respeito a sustentabilidade ambiental.Neste sentido, pode-se concluir que os alunos possuem a percepção da importância da água de boa qualidade para os múltiplos usos humanos, bem como conseguem identificar quais atitudes são prejudiciais para a manutenção da qualidade da água. Em síntese, o estudo revelou que os discentes do Colégio São Paulo têm conhecimento dos problemas relacionados à qualidade da água do município em que residem (Belém) e compreendem que também se constituem agentes causadores desses problemas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise do custo da água virtual e a formação de valores: estudo de caso na comunidade Cristo Alves – Curuçá – PA(Universidade Federal do Pará, 2017) CEI, Joelson Carvalho; ABREU, Francisco de Assis Matos de; http://lattes.cnpq.br/9626349043103626A água é um bem estratégico para a sobrevivência da humanidade. As pressões decorrentes do aumento da produção de alimentos, do desenvolvimento de fontes de energia dependentes de água, do crescimento populacional e do crescimento econômico impulsionaram o consumo de água. Dessa forma, a crescente demanda por água e as limitadas possibilidades de incrementar sua oferta impõem novas práticas e ferramentas de gestão que promovam a eficiência do uso da água na distribuição, no consumo, no processo produtivo e incentivem a racionalização do seu uso. Assim, os conceitos de pegada hídrica e de água virtual vêm adquirindo destaque no cenário científico, face ao desafio do desenvolvimento de práticas de gestão do uso da água pautadas na promoção da eficiência hídrica. Estes conceitos atuam como indicadores do uso e apropriação da água nas perspectivas da produção e do consumo. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar os processos de mensuração do custo e exportação da água virtual pela produção da laranja na comunidade Cristo Alves no município de Curuçá – Pará. Para tanto, a análise se dará a partir da laranja produzida na comunidade Cristo Alves, no município de Curuçá, região Nordeste paraense, um estudo em três famílias da comunidade. A coleta dos dados para os custos da água utilizada no plantio e na irrigação da laranja partirão de informações extraídas das três familias por um questionário semiestruturado em relação aos conhecimentos sobre recursos hídricos e através de levantamentos dos custos in loco. Serão utilizados dados científicos da pegada hídrica e água virtual. Também cálculos envolvendo a água azul, verde e cinza, conforme o manual da pegada hídrica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise do regime hidrológico e da disponibilidade hídrica da Bacia do Rio Amazonas(Universidade Federal do Pará, 2017-05-25) AGUIAR, Rogério de Souza; ROCHA, Edson José Paulino da; http://lattes.cnpq.br/2313369423727020A Amazônia vive ano após ano a dinâmica de cheias e vazantes nos seus rios. No entanto, expressiva variabilidade das descargas fluviais diante de séries históricas dos dados climáticos passou a ser mais persistentes ao longo dos anos. Este estudo busca analisar a influência da variabilidade temporal em escala de bacia hidrográfica sobre o regime do rio Amazonas, a partir das vazões observadas na estação hidrológica da Agência Nacional de Águas – ANA, localizada em Óbidos, no Estado do Pará em uma série histórica de janeiro/1970 a dezembro/2013. Além do tempo, o estudo analisou a intensidade de mecanismos oceânicos sobre a bacia Amazônica Brasileira em cada ano da série. Como esperado, o tempo influenciou na vazão média interanual encontrada de 98.723 m3/s para os 44 anos da série analisada. Porém apresentando a vazão média do rio Amazonas com uma expressiva variabilidade de amplitude entre picos de máximo e mínimo do rio, entorno de 134.000 m3/s, com a vazão variando de ordem de 105.000 m3/s (como ocorrido em novembro) no regime hidrológico de vazante até uma ordem de 239.000 m3/s (como em junho) no regime de cheia. Também foi identificado que fenômenos de El Niño e La Niña modularam eventos climáticos extremos causando anomalias de TSM negativas e positivas diferenciadas sobre a bacia Amazônica, no período de 1970 a 2013 com significante relação no comportamento das vazões de vazante e de cheia. A análise interanual mostrou que os anos de baixas vazões registradas, possuíam a característica de persistência de ocorrência em relação as altas vazões registradas. No final do período analisado, a partir de 1989, houve um aumento sazonal em relação à amplitude média da vazão de 87.727 m3/s devido a fortes níveis mínimos registrados. Ao analisar a vazão normalizada percebeu-se a persistência de vazão baixa no ano em curso do fenômeno El Niño e também do ano seguinte. Após constatar esta persistência de vazão abaixo da média na série estudada, a pesquisa buscou investigar quanto aos fatores de armazenamento e disponibilidade do rio Amazonas. Na determinação da disponibilidade hídrica do rio Amazonas foi utilizado o método dos Percentis (especificamente a ordem quantílica Q95%). As análises das vazões disponíveis obtidas pelo quantil 95% mostram que os anos do fenômeno El Niño não refletiram na diminuição da vazão do rio Amazonas em todos os anos da série, pois houve anos de ocorrência que não apresentaram índices críticos de disponibilidade hídrica. Concluiu-se que o comportamento das vazões na bacia Amazônica sofreu a influência de anomalias de TSM negativas e positivas moduladas pela intensidade do El Niño e La Niña, não havendo disponibilidade hídrica suficiente para a manutenção dos ecossistemas da bacia Amazônica. Assim o estudo mostrou que naturalmente as vazões anuais do rio Amazonas não atingem, em sua totalidade, o valor mínimo determinado para as séries históricas pela lei. Além de que as variabilidades hidrológicas na Amazônia não são causadas somente pelos fenômenos de El Niño ou La Niña.
