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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Ação e raciocínio pedagógico de professoras de enfermagem: expressões em diferentes contextos educacionais(Universidade Federal do Pará, 2018-08-27) MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; BACKES, Vânia Marli Schubert; MOYA, José Luis MedinaObjetivo: relacionar fontes de conhecimento base para o ensino, categorias de conhecimento base para o ensino e fases da ação e raciocínio pedagógico de professoras de ensino superior em enfermagem em universidades pública e privada da região Sul do Brasil. Método: estudo coletivo de casos instrumentais com abordagem qualitativa. São casos a ação e raciocínio pedagógico de duas professoras de enfermagem. A coleta de dados incorporou documentos, entrevistas e observação analisados pelo método das comparações constantes. A análise originou duas metacategorias, denominadas caso pública e caso privada, e seus eixos transversais: relações entre fontes e conhecimento base para o ensino, relações entre categorias de conhecimento base para o ensino, e relações entre conhecimento-base e Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico. Resultados: há relações distintas entre fontes, conhecimento-base e fases do Modelo na ação e raciocínio pedagógico dos casos. Conclusão: destacam-se a hierarquização e encadeamento nas relações entre os construtos de Shulman e sugere-se o estímulo à reflexão e a ampliação das fontes de conhecimento-base como meio de formação docente.Tese Acesso aberto (Open Access) Uma análise sobre os direitos humanos nas práticas curriculares da formação de psicólogos (as) da UFPA (2011-2015)(Universidade Federal do Pará, 2017-05-09) FRANCO, Ana Carolina Farias; LEMOS, Flávia Cristina Silveira; http://lattes.cnpq.br/8132595498104759Esta tese teve como objetivo problematizar as práticas curriculares da Formação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), a fim de investigar como é produzido neste currículo o objeto direitos humanos, entre os anos de 2011 a 2015. Especificamente visou problematizar o objeto direitos humanos e sua relação com o campo da educação, examinando as racionalidades acerca da educação em direitos humanos na atualidade; questionar os modos como o objeto direitos humanos tem se materializados nas práticas da psicologia brasileira; analisar a forma como objeto dos direitos humanos se faz presente nos dois dispositivos-currículo: Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Psicologia e Projeto Político Pedagógico do Curso de Psicologia da UFPA e; analisar as racionalidades acerca dos direitos humanos presentes na produção acadêmica dos docentes da Faculdade de Psicologia na UFPA e a relação com as sociedades dos discursos, aos quais estes fazem parte. A partir dos Estudos Pós-Críticos do currículo, consideramos que o currículo não deve ser pensado apenas como um instrumento técnico que as instituições de ensino produzem para organizar os conteúdos disciplinares, mas como um dispositivo político, que produz efeitos de verdade e de poder. Desde modo, em nossa análise partimos do princípio que o objeto direitos humanos na Formação de Psicólogos (as) é produzido em uma trama política na construção do currículo, em que a luta pela definição deste objeto está vinculada a distintos campos de saber e de práticas de subjetivação. Quais racionalidades políticas acerca da educação em direitos humanos se encontram em disputa na atualidade? De que modo as práticas da psicologia brasileira se aproximaram do campo dos direitos humanos? Como os direitos humanos são abordados pelas Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Psicologia e pelo Projeto Político Pedagógico do Curso de Psicologia da UFPA? Como os direitos são abordados na produção docente da Faculdade de Psicologia da referida universidade e a que racionalidades aparecem relacionadas? Como hipótese inicial, sustentou-se que as práticas curriculares da Formação em Psicologia, ofertada pela Universidade Federal do Pará, no período de 2011-2015, encontram-se desconectadas com as proposições nacionais para a Educação em Direitos Humanos no Ensino Superior, apesar de um conjunto das Resoluções e Planos Governamentais existentes e do incentivo para inclusão dos direitos humanos na Formação de Psicólogo, promovidos pelas Entidades de Psicologia, como a Associação Brasileira do Ensino de Psicologia (ABEP) e Conselho Federal de Psicologia (CFP). E que, no entanto, apesar de não se constituir como um eixo transversal desta Formação, os Direitos Humanos são um objeto presente no currículo, cuja emergência se dá em meio a uma disputa pela definição e validação deste objeto entre as diferentes perspectivas epistemológicas que sustentam este currículo. No que se refere aos aspectos metodológicos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, a qual se deu a partir de uma perspectiva histórica, priorizando a interseção entre as pistas da história-arqueogenealógica, proposta por Michel Foucault, e as rupturas históricas engendradas pelos Annales (escola francesa de historiografia). Como fontes primárias, além da literatura sobre Formação em Psicologia e documentos nacionais e internacionais sobre a Educação em Direitos Humanos, privilegiamos a Resolução do CNE/CES nº 08/2004, que institui as Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Psicologia; a Resolução do CONSEPE/UFPA n°4.216/2011 que regulamenta o Projeto Político Pedagógico do Curso de Psicologia; Plano de Curso da Disciplina Psicologia, Justiça e Direitos Humanos; o currículo lattes de 32 docentes vinculados a Faculdade de Psicologia e; artigos publicados em periódicos e capítulos de livros produzidos por estes docentes, entre os anos de 2011 a 2015. No cotejamento entre as fontes documentais, concluiu-se que apesar do Projeto Político Pedagógico do Curso de Psicologia não apresentar a educação em direitos humanos com um eixo transversal da formação, este objeto emerge com força em um currículo em movimento. Tal afirmação se construiu a partir da análise da expressiva produção docente sobre o tema. Ademais, analisamos que a fabricação do objeto direitos humanos nesta produção encontra-se em disputa por racionalidades políticas distintas, cujos efeitos de poder-saber-subjetivação podem tanto afirmar os direitos como processos de singularização, quanto referendar a judicialização e medicalização da vida por meio da política curricular colocada em circulação no Curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação da eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2023-04-13) MONTEIRO, Michele Elane de Sá; FERNANDES, Rosana Pereira; http://lattes.cnpq.br/9953146275467028Nos últimos vintes anos, observa-se a expansão do número de matrículas em cursos de graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), oriunda da implementação de um conjunto de ações afirmativas inseridas no contexto educacional brasileiro. As ações afirmativas propiciaram uma mudança no perfil dos alunos ingressantes nas IFES, que passaram a executar ações para apoiar a permanência desse novo público nas instituições, essas ações definem-se como assistência estudantil. Esse é o contexto que se situa a presente pesquisa, a qual possui como objetivo geral avaliar a eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como recorte o período de 2017 a 2021. Para isso, a pesquisa apresenta, em seu referencial teórico, discussões sobre a avaliação de políticas públicas, assistência estudantil e o PNAES no âmbito da UFPA. No que se refere aos procedimentos metodológicos, a pesquisa possui natureza aplicada, com abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos e utilizou como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Para a coleta de dados, foram realizados os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e documental, entrevistas semiestruturadas com os cinco gestores que compõem a equipe que coordena as ações de assistência estudantil na UFPA, bem como aplicação de questionários com 48 alunos beneficiários do PNAES. Os resultados da pesquisa indicam que o PNAES tem sido eficaz, os estudantes atendidos pelo programa possuem rendimento acadêmico satisfatório, e não se identificou, entre os alunos participantes da pesquisa, dados referentes à retenção ou evasão. Ademais, os dados indicam que embora tenha sido identificado, no âmbito da presente pesquisa, que o programa tem alcançado o resultado pretendido, a UFPA, de forma institucional, não realiza a avaliação do programa, havendo apenas avaliações pedagógicas pontuais. Como produto final da pesquisa, fez-se a proposição de minuta de projeto de monitoramento e avaliação do PNAES na UFPA.Tese Acesso aberto (Open Access) A avaliação institucional na Universidade Federal do Tocantins (2004 - 2010)(Universidade Federal do Pará, 2016-05-30) GONÇALVES FILHO, Francisco; KATO, Fabíola Bouth Grello; http://lattes.cnpq.br/5914699246880638; CHAVES, Vera Lúcia Jacob; http://lattes.cnpq.br/3533444052532463A tese resulta da investigação sobre autonomia universitária e a participação dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo nos processos de avaliação institucional da Universidade Federal do Tocantins, UFT, no período de 2004 a 2010, sob a orientação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, SINAES. O objetivo foi analisar a implementação do SINAES, na UFT, com vistas a revelar as causas do baixo nível de participação da comunidade acadêmica no processo de avaliação e suas implicações na autonomia da instituição. A hipótese foi a de que a avaliação institucional, na UFT, tem se caracterizado pelo esvaziamento da participação no processo avaliativo e, dessa forma, tem servido mais aos interesses do governo federal e das reitorias na regulação e no controle da instituição do que à comunidade universitária. Adotou-se o estudo de caso como metodologia, utilizandose, como instrumentos de coleta de dados, análise de documentos técnicos e normativos, e condução de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram que o modelo do SINAES, adotado na UFT, embora autodeclarado formativo, participativo, integrador, mostrou-se alheio à ampla participação da comunidade universitária e, consequentemente, pouco efetivo no que se propõe para a tomada da consciência institucional. Assim sendo, tal modelo tem se pautado pela baixa participação, colocando em xeque a finalidade dos processos avaliativos institucionais, no que se refere às questões da autonomia universitária e da participação da comunidade nos processos avaliativos. Assim, o estudo constatou que a avaliação institucional se dá de forma verticalizada, ferindo a autonomia da instituição, na medida em que segue, de forma acrítica, o que vem determinado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, sendo utilizado mais como um mecanismo de controle e regulação do que de promotor tanto da participação democrática no interior da instituição quanto do aperfeiçoamento dessa última. Pôde-se concluir que uma reformulação da política de avaliação institucional deverá considerar o fortalecimento da autonomia universitária, a ampla participação dos segmentos docente, discente e técnico administrativo, bem como a infraestrutura e o orçamento necessário à manutenção e expansão da instituição pública de educação superior.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O Campus Universitário de Breves e o desenvolvimento local: uma abordagem a partir da formação do capital(Universidade Federal do Pará, 2016-05-12) BORGES, Leticia da Costa; RIBEIRO, Adagenor Lobato; http://lattes.cnpq.br/7267332533770139Aborda a contribuição da Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário de Breves, a partir da formação do capital humano e da produção do conhecimento do Campus na ótica do desenvolvimento local e regional no Arquipelágo do Marajó enfatizando o Município de Breves. Assim, investigam-se os novos modelos de desenvolvimento local e regional, avaliando o papel realizado pelo Campus Universitário de Breves como um dos vetores de desenvolvimento a partir da formação e aperfeiçoamento do capital humano local e da produção de conhecimentos por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Portanto, o objetivo central delineia-se pela descrição analítica das atividades de formação, pesquisa e extensão e o impacto dessas atividades sobre o desenvolvimento local e regional/Município de Breves. Dessa forma, propõe-se a elaboração de um modelo de base de informação para gerir o processo. O procedimento metodológico utilizado foi o da pesquisa bibliográfica e documental, através da mensuração (quantitativa e qualitativa) desse impacto no desenvolvimento do Município de Breves/Região do Marajó. Os resultados apontam para significativas contribuições ao desenvolvimento da região no que concerne aos setores da educação e da saúde. Conclui-se o trabalho com a proposição de um conjunto de estratégias alternativas para o desenvolvimento local e regionalDissertação Acesso aberto (Open Access) Concepções de ciência dos professores da área da saúde e as dinâmicas curriculares de formação profissional da Universidade do Estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2015-06-26) RAIOL, Alessandra Nepomuceno; PAIXÃO, Carlos Jorge; http://lattes.cnpq.br/5926523492011056Este trabalho investiga as concepções de Ciência dos professores e as dinâmicas curriculares de formação profissional em saúde da Universidade do Estado do Pará. É um estudo epistemológico, ou seja, propõem um estudo crítico da ciência considerando-a como produto e processo, no sentido de se analisar as injunções do conhecimento cientifico para a sociedade. O problema sintetiza-se na questão: De que forma as concepções de ciência dos professores interferem nas novas dinâmicas dos currículos de formação profissional em saúde. É uma pesquisa de caráter descritivo qualitativo, apoia-se no Paradigma Gamboa, modelo de construção do conhecimento para pesquisa em educação e que tem como fundamento a dialética materialista que baliza suas sínteses no movimento da luta de contrários no contexto da sociedade. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: a pesquisa bibliográfica, documental. Para tanto, ancoramos nossos estudos sobre Ciência em teóricos como: Bachelard (1996), Thomas Kuhn (1998), Japiassú (2006), Boaventura de Souza Santos (1998), Edgar Morin (2002, 2010). Em relação aos estudos sobre currículo, contamos com as contribuições de Thomas Tadeu (2005) e Goodson (2012) os quais apontam novas saídas, avanços e possibilidades para a escola e para o currículo, já que esses campos de conhecimentos estão entrelaçados com a epistemologia e com o contexto sócio histórico, além de Moreira; Silva (2006) e Sancristán (2000) estudiosos das teorias curriculares e sua relação com a cultura, a política e a ideologia. E ainda utilizamos autores que discutem a questão curricular na área da saúde tais como Maia (2014), Matos (2004, 2011), entre outros. Também realizamos entrevistas com 6 (seis) professores, analisadas com base nas contribuições de Bardin (2011). Como resultados, identificamos que o paradigma cartesiano permeia a concepção de Ciência dos professores, todavia os mesmos percebem a existência do novo paradigma da complexidade e da integralidade, tanto no contexto da ciência como no contexto da formação em saúde. Essa coexistência de paradigmas dificulta a forma como os professores compreendem os conceitos relacionados a reestruturação da profissão, e ao mesmo tempo proporciona reconhecer as novas dinâmicas curriculares como possiblidade de contribuir para uma formação mais em consonância com as necessidades da sociedade, logo de um profissional mais crítico quanto a sua atuação e ao seu contexto. Uma formação que integre ao mesmo ciência, cultura e tecnologia. Por fim, como fatores que podem contribuir tanto para o entendimento, quanto para o envolvimento docente nessas dinâmicas, evidenciamos a avaliação contínua, a formação continuada pautada em discussões sobre a epistemologia e nos novos paradigmas de Ciência como elementos essenciais para a atuação docente, a construção coletiva do Projeto Pedagógico, o apoio institucional, a superação de visões simplistas e do individualismo docente.Tese Acesso aberto (Open Access) Cooperação Internacional e desenvolvimento para a Amazônia: a Internacionalização da educação superior no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA)(Universidade Federal do Pará, 2023-06-26) GAMA, Sônia Maria Fonseca; VECCHIONE GONÇALVES, Marcela; http://lattes.cnpq.br/9274854854102856O crescente processo de internacionalização da educação superior no mundo frente aos poucos estudos e pesquisas sobre o tema na região amazônica, o que se acredita parte dos desafios para a promoção do desenvolvimento, impulsionaram a construção desta tese. O trabalho visa se somar à construção de debates teórico-políticos e teórico-conceituais sobre a internacionalização da educação superior, tendo enfoque para a internacionalização da educação superior, na relação com a cooperação internacional nos temas ambientais, educacionais e regionais, que contribuíram, ou não, para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Contextualizando e partindo de uma análise sobre a política institucional de internacionalização do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA), identificaram-se as concepções, diretrizes e estratégias desta política em consonância com os processos de internacionalização em nível internacional. Assim, analisase a internacionalização da educação superior nesse Núcleo, desde o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a fim de oferecer respostas à construção de um corpus de conhecimento teórico-político sobre cooperação internacional para a internacionalização da educação na Amazônia. Supõe-se que a existência desse movimento de internacionalização da educação superior fez parte e, ao mesmo tempo, é parte fundamental da promoção do desenvolvimento na região amazônica. Ao refletir empiricamente sobre o processo, identifica-se o lugar da Amazônia, enquanto região, no processo histórico de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável por meio de parcerias com o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Para tanto, foram mapeadas estratégias e as principais ações institucionais da política de internacionalização do NAEA/UFPA, desde que o mesmo foi criado, na década de 1970, desde a abordagem metodológica da análise institucional. Foram analisadas as ações de internacionalização da educação conectadas com desenhos de políticas públicas de desenvolvimento e construção de uma cultura política, de diretriz única, absorvida e apreendida, que se argumenta que levou a um processo de institucionalização da internacionalização como parte do fortalecimento institucional da NAEA e da UFPA. Discutem-se, finalmente, questões e contradições presentes na promoção do desenvolvimento para a Amazônia e o lugar desta região na escala global.Tese Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de um método para gestão do ambiente de ensino aprendizagem em moléstias infecciosas com uma aplicação nos cursos de Medicina do Pará(Universidade Federal do Pará, 2014) CASTRO, Leny Silene de Freitas; TAVARES, Héliton Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1313373547379006; QUARESMA, Juarez Antônio Simões; http://lattes.cnpq.br/3350166863853054Este estudo teve como objetivo desenvolver um método para a gestão do ambiente de ensino-aprendizagem tendo como cenário as disciplinas de Moléstias Infecciosas dos currículos dos cursos de Medicina no Pará. A avaliação ocupou a centralidade, uma vez que esta, certifica a qualidade do ensino. Inicialmente foram selecionados os conteúdos referentes às moléstias infecciosas, nos projetos pedagógicos dos cursos e eleitas as habilidades e competências nas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Medicina. Com os conteúdos, competências e habilidades selecionadas foi elaborada uma matriz de referência à avaliação, que subsidiou a construção de itens para compor o instrumento de coleta de dados. Posteriormente, o teste foi aplicado a 94 estudantes do 4º ano ou 7º e 8 períodos dos Cursos de Medicina do Pará. Foram construídos 50 itens apresentando situações-problema, sendo a sua maioria em forma de casos clínicos, os quais compuseram os cadernos do teste aplicado. Para a análise psicométrica dos dados foi utilizada a Teoria da Resposta ao Item (TRI), utilizando-se o Modelo Logístico de 3 Parâmetros (ML3). Após a calibragem dos itens, foram excluídos 10 que apresentaram correlação bisserial baixa ou negativa (< que 0,30). O teste apresentou um Coeficiente α de Cronbach com valor 0,96 demonstrando um alto grau de confiabilidade. Dentre os quarenta itens, 9 foram identificados como itens âncora, significando que por meio destes, foi possível determinar em uma escala, a proficiência dos alunos, inferindo-se que os conteúdos, as competências e as habilidades contidas nestes itens, estavam consolidadas nos estudantes. Por meio da escala identificou-se os níveis de proficiência. Na interpretação pedagógica da escala, pôde-se inferir que o grupo de alunos que estavam no nível de proficiência entre 400 e 600 apreenderam os conteúdos, consolidaram as competências e desenvolveram as habilidades desejadas para o período em que se encontravam matriculados nos cursos. A partir dos resultados propôs-se um método de gestão com a finalidade de diagnóstico e acompanhamento do ambiente de ensino aprendizagem que consta das seguintes etapas: organização do grupo gestor, elaboração da matriz de referência à avaliação, construção dos itens para compor o banco de itens, elaboração, aplicação e análise do teste, feedback aos professores e aos alunos e elaboração do relatório final. A partir daí inicia-se novo ciclo avaliativo. O conjunto de todas as informações obtidas em um ciclo poderão nortear a correção dos problemas encontrados na formação dos estudantes.Tese Acesso aberto (Open Access) Entre saltos, equilíbrios e rotações: a trajetória de formação e a produção científica de professoras de ginástica do ensino superior(Universidade Federal do Pará, 2017-04-20) MACIAS, Céres Cemírames de Carvalho; CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7102416953096612Constituiu objeto de estudo desta tese as trajetórias de formação e produção científica de professores de ginástica que atuam na educação superior. Orientei o processo de construção da pesquisa a partir da necessidade de compreender como se configurou a trajetória de formação e a produção científica de professores de ginástica do ensino superior e com essa perspectiva perguntei: Como a temática acerca da trajetória de formação repercute nas pesquisas em Educação e em Educação Física? Como se deu a trajetória de escolarização de professores de Ginástica do ensino superior a partir de sua Licenciatura em Educação Física? Quais os percursos profissionais trilhados pelos docentes para efetivar sua consolidação científica enquanto pesquisadores na área da Educação Física? De que maneira se constituiu a produção científica desses docentes universitários na área da Educação Física no Brasil? Quais abordagens metodológicas identificadas na produção científica desses profissionais docentes? Na busca de respostas circunscrevi como objetivo geral da pesquisa analisar a trajetória de formação e a produção científica de professores de Ginástica do ensino superior. Entre os caminhos possíveis, optei por trabalhar com a pesquisa bibliográfica e documental, cujas fontes foram coletadas em sítios eletrônicos e na Plataforma Lattes no currículo de oito professoras que produziram no campo da formação de professores em ginástica, e as informações sobre grupos a que se vinculam, contidos no Diretório de Grupos do CNPq. O tempo da investigação abrangeu o período de 1972-2013. O processo foi fundamentado nos estudos de Corrêa (2012; 2011), Almeida (2012), Gatti (2012), Sánchez Gamboa (2012), Taffarel e Morshbacher (2012), Imbernón (2011), Mészáros (2008), Bracht (2007) e Daólio (1998). Concluí que, do ponto de vista epistemológico, embora a trajetória de formação se constitua objeto de estudo priorizado nas pesquisas educacionais, no âmbito da Educação Física ainda é uma raridade ou quase inexistente. Todavia, a formação em nível de mestrado e doutorado e o ingresso na docência da pós-graduação, fomentaram a prática da pesquisa entre as professoras de Ginástica, estimulando sua participação em grupos de pesquisa, seja na condição de líder ou de pesquisador, o que implicou no impulso na produção científica mediante realização de projetos de pesquisa e textos que passaram a circular sob a forma de livros, capítulos de livros e trabalhos em anais de eventos. Apesar dessa evolução, persistem dois tipos de abordagens a orientar a prática científica dos pesquisadores: a empírico-analítica e a crítico-dialética. Em meio a essa disputa paradigmática, as temáticas relacionadas à Formação, Educação e Educação Física congregaram o maior número da produção científica veiculada, superando o campo da Ginástica como interesse entre as próprias docentes implicadas com o trabalho pedagógico nesse campo de estudo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A expansão dos cursos na modalidade à distância e a formação inicial de professores em matemática na UFPA: democratização com qualidade social?(Universidade Federal do Pará, 2019-08-29) SILVA, Eliomar Nascimento da; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; http://lattes.cnpq.br/6279228695466400; https://orcid.org/0000-0001-8605-9406Este trabalho, intitulado “A Expansão da Educação á Distância e a formação inicial de professores em Matemática na UFPA: democratização com qualidade social?” norteou-se pela busca de compreender se, no contexto da política neoliberal, a expansão dos cursos de formação de professores na modalidade a Distancia na UFPA expressa um processo de democratização com qualidade social. Deste modo, tínhamos como objetivo geral investigar como se relaciona a democratização e a qualidade social à modalidade de Educação a Distância, tendo o curso de Licenciatura em Matemática EaD na UFPA como foco de análise. De forma específica, a pesquisa objetivava: 1. Analisar a concepção de EaD na expansão da Educação superior, em meio a reforma do Estado neoliberal; 2. Investigar a concepção de democratização e qualidade, em meio ao arcabouço legal, que a modalidade em tela expressa na educação superior, sobretudo, em cursos de formação de professores e 3. Identificar se na UFPA, o Curso de Licenciatura em Matemática apresenta características de um processo de democratização com qualidade social. A opção metodológica proposta delineou-se para um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, foi realizada uma análise documental e bibliográfica, como forma de aprofundar os conhecimentos acerca do objeto pesquisado. A partir dos fundamentos teóricos que norteiam esta pesquisa e da análise dos dados, apresentamos como principais resultados: a) a EaD está em um amplo processo de crescimento no país, tanto na esfera pública quanto privada, porém, de forma mais intensa nesta última, demonstrando que estaria servindo de forma mais incisiva aos interesses “mercantilistas” preconizados pela política de reforma do aparelho do Estado e se constituindo como estratégia de avanço do sistema capitalista que transforma a educação de bem público social em um produto para o mercado comercial; b) por meio dessa modalidade de ensino o governo ajusta a formação do professor às demandas do sistema de capital e enfraquece a dimensão social e política da formação do indivíduo; c) no âmbito da UFPA, constata-se que, embora de forma tímida, também ocorreu a expansão da oferta nessa modalidade, porém, na contramão dessa expansão não houve garantia de permanência com êxito até a conclusão do curso de formação de professores em Matemática; d) a democratização da educação com qualidade social, no curso de Matemática na modalidade EaD, na UFPA, ainda não é uma realidade concreta e apresenta-se como um imenso desafio, haja vista o elevado índice de evasão.Tese Acesso aberto (Open Access) Financiamento da educação superior privado-mercantil: incentivos públicos e financeirização de grupos educacionais(Universidade Federal do Pará, 2016-12-13) SANTOS FILHO, João Ribeiro dos; CHAVES, Vera Lúcia Jacob; http://lattes.cnpq.br/3533444052532463Trata-se de estudo que teve por objeto a análise do financiamento e da expansão do setor educacional privado-mercantil, no Brasil, com a utilização de recursos do fundo público, no contexto do processo de financeirização da educação superior privada. O estudo teve por objetivo geral analisar a política de financiamento da educação superior privada, por meio de mecanismos governamentais de incentivo às entidades privadas, como a concessão de renúncia fiscal, no âmbito do Prouni, e os contratos de financiamento estudantil, a fim de identificar as implicações desses incentivos governamentais no processo de expansão e de financeirização da educação superior, com formação de oligopólios educacionais. Considera-se que a investigação sobre o financiamento do setor privado-mercantil, com recursos do fundo público, pressupõe a compreensão da totalidade social, com seus condicionantes estruturais e conjunturais, ou seja, inserido no modo de produção capitalista. Assim sendo, analisa-se o financiamento da expansão da educação superior privado-mercantil, considerando sua natureza e especificidade, no contexto da crise estrutural do capital e do processo de mundialização do capital financeiro, com análise das orientações de organismos internacionais e da legitimação do uso do fundo público, por meio da regulação educacional. A tese que norteou a pesquisa é a de que a política de concessão de incentivos a entidades privadas de ensino superior, com a utilização de recursos do fundo público, como ocorre com os mecanismos de renúncia fiscal, por meio do Prouni, e com o financiamento estudantil (Fies), corresponde a uma forma de nexo entre o Estado e o capital financeiro, no âmbito educacional, que objetiva atender aos interesses do capital, contribuindo para a expansão de instituições privadas e favorecendo a acumulação financeira de investidores nacionais e internacionais (acionistas-proprietários) em decorrência do processo de financeirização da educação superior. Tendo por base suportes teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, analisou-se o financiamento público na expansão da educação superior privada, nos grupos educacionais Estácio Participações S.A., GAEC Educação S.A. (Ânima) e Ser Educacional S.A., com dados extraídos de demonstrativos contábeis e financeiros, fornecidos pelos referidos grupos, demonstrativos de renúncias fiscais da Secretaria da Receita Federal do Brasil e relatórios de gestão do Fies, com ênfase no período de 2007 a 2015. Os dados revelam que os recursos do fundo público destinados ao setor privado-mercantil contribuem para o aumento da lucratividade de grupos educacionais, com incremento da base de alunos na graduação presencial, havendo redução da carga tributária em decorrência de renúncias fiscais do Prouni e de garantia de crédito por parte do governo federal, nos contratos de financiamento estudantil. Os dados analisados demonstraram que o Fies tem significativa relevância para a receita líquida dos grupos pesquisados, com percentual de aproximadamente 40% das mensalidades dos cursos de graduação. Os recursos do Fies também são utilizados para compensação de tributos devidos pelas instituições ao governo federal, em especial, as contribuições previdenciárias. Além disso, com o Fies, há emissão de títulos da dívida pública em favor das instituições privadas de ensino, que reforçam o processo de financeirização dos grupos educacionais, com a oferta destes títulos e com as recompras efetuadas pelo governo federal. Observou-se que as mudanças no Fies, promovidas no final de 2014, não afetaram o montante de recursos financeiros destinados aos grupos Estácio, Ânima e Ser Educacional, tampouco houve redução do número de contratos do Fies celebrados por estudantes desses grupos educacionais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O fórum das entidades representativas do ensino superior particular: um novo intelectual orgânico de base coletiva(Universidade Federal do Pará, 2019-02-26) BRITO, Ana Paula Batista da Silva; KATO, Fabíola Bouth Grello; http://lattes.cnpq.br/5914699246880638Este estudo tem por objetivo investigar o papel do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (FERESP) como um novo intelectual orgânico e de base coletiva e, também, investigar de que forma o FERESP, dentro do atual processo de financeirização do setor privado-mercantil educacional no Brasil, tem contribuído para o favorecimento desse setor nas políticas públicas para o ensino superior. Especificamente, objetiva identificar a evolução do empresariado no Brasil e suas repercussões como grandes intelectuais do setor, analisar a atuação do FERESP no âmbito do Parlamento, do MEC e do Conselho Nacional de Educação, e analisar, por meio das cartas do Fórum, a concepção de educação superior que esse intelectual defende e que possíveis alterações estão sendo incorporadas na educação superior do país. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise documental feita por meio das cartas oriundas de cada reunião nacional anual do Fórum, dos documentos extraídos do site oficial da entidade, entre outros documentos. Este trabalho tem como recorte temporal o período entre 2008 e 2018, a partir da criação do FERESP, a fim de analisar o seu início e suas proposições de modificações nas legislações brasileiras. A pesquisa demonstra que o Fórum traz, em sua constituição política, uma nova concepção de educação superior, alinhada aos interesses privatistas: uma concepção de educação reduzida ao viés do ensino – sendo ele aligeirado, como mercadoria –, que a transforma em artigo financeiro. E que ele exerce, como organização político-empresarial, uma grande representatividade em torno das novas políticas que tangem à educação superior no Brasil. O estudo conclui, pois, que o FERESP opera como um intelectual orgânico de base coletiva por se tratar de uma entidade que vem induzindo a construção de uma agenda de políticas públicas para a educação superior, com vistas ao favorecimento das instituições privadas, sobretudo as privadas-mercantis. E que constrói, dessa forma, o fortalecimento do processo de financeirização. A pesquisa aponta que a lógica de criação do Fórum diz respeito a uma atuação em favor da extração burguesa de ensino para a construção de uma agenda de mudanças que estejam representadas por lobbys. E conclui que o Fórum acaba por subsumir a educação ao ensino voltado para o mercado de trabalho.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Pedagogia do movimento estudantil: representações sociais de jovens de centros acadêmicos de enfermagem sobre a formação política e as implicações na sua formação acadêmica(Universidade Federal do Pará, 2016-03-31) SILVA, Marcelo Ricardo dos Santos; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870; NASCIMENTO, Ivany Pinto; http://lattes.cnpq.br/6649004854958284Este estudo é resultado da construção da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará que tem como objeto de investigação ―As representações sociais de jovens de movimentos estudantis de enfermagem sobre a formação política e as implicações na sua formação acadêmica‖. O objetivo desse trabalho é apreender como se constituem as representações sociais de jovens de movimentos estudantis de enfermagem sobre a formação política e as implicações na sua formação acadêmica. A esfera política costuma ser pensada como um espaço público dissociado da vida cotidiana, como se esses dois lugares estivessem totalmente desconectados em duas esferas separadas. Este estudo nos convoca a refletir e apreender as imagens e sentidos de jovens de movimentos estudantis de enfermagem sobre a sua formação política que nos remete também a pensar as implicações para a formação acadêmica desses sujeitos. A construção do referencial teórico sobre a juventude e a política se baseou em Abramo (2007), Abramovay (2015), Mendes Jr (1981), Poerner (2004), Mayorga, Castro e Padro (2012), Mattos (2013), Bourdieu (1983), Rocha e Everaldo (2009), Gohn (2012), Maricato (2013) dentro outros. O segundo campo teórico, que abrange autores que discutem a teoria das representações sociais, foi sustentado por Moscovici (2015), Jodelet (2009), Markova (2006), Jovchelovitch (2000), Arruda (2009), Alves-Mazzotti (2008), Gilly, Ranzi e Silva (2002). Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa na perspectiva de Chizzotti (2003) e Bogdan e Biklen (1994), do tipo descritivo, analítico e interpretativo com base em Triviños (2009). Foi utilizada enquanto técnica de coleta de dados a entrevista aberta individual em profundida com um roteiro de entrevista semi-estruturado com base em Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (2002), e Duarte (2002). A análise dos dados será baseada na técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Maria Laura Franco (2008). A caracterização dos sujeitos desse estudo indica um perfil de jovens de centros acadêmicos de enfermagem, cuja orientação política está no campo da esquerda, e a atuação militante não se restringe apenas dentro do movimento estudantil, mas em outros movimentos sociais, como movimento feminista, negro e popular, nos quais esses sujeitos constroem sua identidade política. Os resultados estão divididos em três temáticas de análise que emergiram a partir da fala dos sujeitos no processo de análise de conteúdo, quais sejam: Movimento estudantil: uma pedagogia em movimento; Formação política, currículo crítico-reflexivo e as implicações para a formação do enfermeiro; Formação política para representatividade e o controle social em saúde: O aprender fazendo nas relações de poder presentes nos processos de disputa institucional. Essas temáticas serviram como base para construir as objetivações e ancoragens dos jovens sobre a formação política. Constatamos a existência de três dimensões das representações sociais desses sujeitos: A dimensão da organização política, a dimensão das implicações na formação do enfermeiro e a da participação política. Inferimos que a dinâmica simbólica da partilha desses saberes ocorre de forma contínua e que está em constante processo de transformação, cuja formação política ocorre nos espaços em que esses jovens se sociabilizam onde as representações sociais tomam lugar nesse processo de interação simbólica entre os jovens que constroem o movimento estudantil.Tese Acesso aberto (Open Access) A pessoa com deficiência física: representações sociais de alunos usuários de cadeira de rodas sobre a escolarização e as implicações no processo formativo(Universidade Federal do Pará, 2015-08-24) SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; NASCIMENTO, Ivany Pinto; http://lattes.cnpq.br/6649004854958284A deficiência física é uma categoria social que ao longo da história foi vivenciada pelo olhar da anormalidade, do preconceito e da desigualdade social. Atualmente há um conjunto de aportes legais e políticos, assegurando direitos educacionais as pessoas com deficiência e garantindo o acesso às escolas. Apesar dos marcos político-legais, o cotidiano escolar vem mostrar que ainda precisamos avançar nas discussões sobre a escolarização de pessoas com deficiência física. O estudo teve como objetivo geral compreender as representações sociais dos alunos universitários com deficiência física, usuários de cadeira de rodas sobre sua escolarização e a influência no processo formativo. As representações Sociais (RS) são modalidades de conhecimento prático, formadas no cotidiano dos sujeitos, inscritas dentro de um referencial e de um pensamento pré-existente, dependentes de um sistema de crenças, ancorados em valores, tradições e imagens do mundo e da existência e se apresentam dinamicamente com uma rede de ideias, metáforas, valores, experiências práticas e imagens mais ou menos interligadas. O estudo se caracterizou por uma pesquisa qualitativa, do tipo, descritiva interpretativa. Participaram da pesquisa seis alunos com deficiência física, usuários de cadeira de rodas que frequentam os cursos de ensino superior da Universidade Federal do Pará, campus de Belém. Para o levantamento dos dados utilizamos a história de vida como técnica e como instrumentos o formulário e a entrevista narrativa. Para interpretação dos dados usamos a análise de conteúdo, segundo a proposta de Bardin (2011). O critério temático foi utilizado para a escolha das unidades de sentido. Fizemos a pré-análise, a codificação em unidades de sentido e a categorização, no qual atribuímos o nome de temáticas interpretativas. Os dados foram organizados nas temáticas interpretativas: contexto psicossocial, atividades pedagógicas, acessibilidade, influência na escolha da profissão e políticas de inclusão/de acesso e permanência. Nos resultados as representações sociais dos participantes indicaram o pouco preparo das instituições escolares para o atendimento escolar e formativo dos alunos com deficiência física. Sobre o contexto social, na relação aluno-aluno, os participantes vivenciaram situações no qual o preconceito, o estereótipo e a agressão estiveram presentes; na relação professor-aluno houve representações de situações positivas (acolhimento, atendimento as necessidades, defesa contra o bullying) e situações negativas (preconceito, indiferença, agressão). Na dimensão acessibilidade, as condições físicas do ambiente e a infraestrutura eram em sua maioria inexistentes e/ou precárias, onde as instalações e não obedeciam as devidas normas técnicas. Na dimensão ensino-aprendizagem pouco relataram sobre as modificações curriculares (método, técnicas avaliação, etc.). Referente às políticas de inclusão/de acesso e permanência a grande maioria desconhecia. Esse estudo vem sugerir que precisamos implementar no cotidiano políticas e propostas de ações que de fato venham atender as necessidades dos alunos com deficiência física, com vistas ao seu empoderamento, e processo formativo e profissional de qualidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Relações cotidianas no ambiente instituído da Ufpa: a experiência dos acadêmicos de países africanos(Universidade Federal do Pará, 2015-06-30) ASSUNÇÃO, Mônica Pontes de; PAIXÃO, Carlos Jorge; http://lattes.cnpq.br/5926523492011056Este estudo tem por objeto o cotidiano vivido por estudantes de países africanos vinculados ao Programa Estudante-Convênio Graduação, o PEC-G, que realizam a experiência acadêmica em uma IES nacional. A problemática se orientou com o foco na influência deste ambiente instituído nas relações cotidianas estabelecidas pelos estudantes de países africanos. O local da pesquisa foi a Universidade Federal do Pará – UFPA, na Casa de Estudos Brasil-África, CBA. Os objetivos do estudo foram: a) analisar o perfil socioeconômico, acadêmico e cultural dos estudantes de países africanos matriculados na instituição; b) descrever as interações estabelecidas pelos estudantes de países africanos no interior da IES; e c) compreender em que condições são estabelecidas as relações entre estes e o grupo do ambiente instituído responsável em orientar/auxiliar em sua vivência acadêmica. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa e o referencial teórico centrou-se na Teoria do Cotidiano de Agnes Heller (2008), e dos estudos contemporâneos sobre as relações raciais e Ensino Superior. Atrelado a estes conceitos, a análise do discurso bakhtiniana proposta por Brait (1997); Barros e Fiorin (1994); Bezerra (2008) e Faraco (1996) foi utilizada envolvendo três etapas. A primeira compreendeu a análise dos documentos oficiais e institucionais a fim de se conhecer os discursos que se materializam nas orientações acerca do cotidiano vivido em espaços públicos por pessoas que apresentam diferentes características estéticas, culturais, sociais, etc. A segunda refere-se à observação do cotidiano vivido pelos interlocutores deste estudo na instituição selecionada, com registro em diário de campo. A terceira refere-se à análise dos documentos orais, constituídos dos discursos dos estudantes de países africanos acerca do cotidiano acadêmico. Os resultados revelam que o cotidiano dos estudantes de países africanos foi influenciado por tensões e conflitos vivenciados no ambiente instituído que por sua vez contribui para o distanciamento à instituição que deveria auxiliar em sua experiência acadêmica na IES.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Relações de gênero e seus efeitos discursivos na constituição de subjetividades nos cursos de Engenharia do Campus Universitário de Tucuruí – CAMTUC/UFPA(Universidade Federal do Pará, 2016-04-15) ALMEIDA, Edileuza de Sarges; COSTA, Gilcilene Dias da; http://lattes.cnpq.br/2934771644021042A pesquisa discute os efeitos discursivos das relações de gênero implicados na constituição de subjetividades nos Cursos de Engenharia do Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará (UFPA). O estudo problematiza as construções discursivas de gênero relacionadas à presença feminina nos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica do CAMTUC/UFPA, especialmente por serem cursos relacionados às ciências exatas, surgidos no ano de 2005 através do convênio entre a UFPA e a Eletrobrás/Eletronorte, e também ser considerados historicamente masculinos. No campo teórico-metodológico, o texto se situa em uma perspectiva pós-estruturalista, dialogando com Foucault (2011, 2004) e os estudos da sexualidade, com Scott (1995) e Louro (2003, 2007, 2013) sobre o gênero enquanto categoria histórica, política e relacional; Swain (2000), Weeks (2001), Beauvoir (2009) e as discussões sobre a mulher e o feminismo; Apple (2006), Silva (1996, 2010, 2013), Moreira e Silva (2011) com a discussão sobre currículo, compreendido como um artefato cultural atravessado por relações de poder; Cabral e Oliveira (2011), Tebet (2008), Lombardi (2006) e Teixeira (2001) sobre a inserção feminina nas engenharias. A coleta de dados focaliza os currículos oficiais dos cursos mencionados e as entrevistas realizadas com mulheres e homens estudantes e gestores/as dos cursos de engenharia, cujas análises dos documentos e narrativas apontam uma produção discursiva de subjetividades em permanente conflito nas questões de gênero nos cursos pesquisados, pois, ora os discursos reiteram práticas de dominação da mulher historicamente assentadas em nossa sociedade, ora transpõem essas barreiras da dominação pelo viés da singularidade da presença feminina nos cursos, descortinando novos cenários de formação. Como resultado do estudo, argumentamos que a desnaturalização dos ambientes de formação e profissionalização é condição para que as mulheres possam constituir suas subjetividades de gênero, pessoais e profissionais, com ampla liberdade, experimentando suas próprias escolhas e não ficando restritas a padrões normativos e estereótipos mantidos historicamente. Assim, a relevância do estudo consiste em buscar desnaturalizar os currículos locais e as práticas discursivas implicadas na produção de subjetividades femininas no ensino superior e, junto a isso, afirmar a singularidade feminina na reconfiguração profissional frente às investidas históricas de invisibilização e dominação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As repercussões do PROUNI na vida profissional dos egressos da UNAMA(Universidade Federal do Pará, 2016-03-14) FERREIRA, Sônia Andréa Pimentel Rodrigues; OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4355112931326342O presente trabalho analisou as repercussões do Programa Universidade Para Todos- ProUni na vida profissional dos egressos da Universidade da Amazônia-Unama, em Belém do Pará. Para tanto, fez-se necessário discorrer sobre as Políticas de acesso e permanência ao Ensino Superior a partir da década de 1990 no cenário educacional brasileiro. O percurso metodológico da pesquisa foi embasado na abordagem qualitativa realizado por meio do Estudo de Caso, para o qual foi selecionada a Universidade da Amazônia-Unama. Como instrumentos de coleta de dados e informações foram utilizados questionários enviados aos egressos e análises de documentos disponibilizados pela instituição. Foi realizada também a revisão bibliográfica e como forma de tratamento das informações coletadas, a análise documental e a análise de conteúdo. Paradoxalmente, as análises evidenciaram os aspectos contraditórios que compõem o ProUni. Por um lado, os investimentos de verbas públicas são destinados às instituições privadas de ensino superior, favorecendo-as duplamente ao longo do histórico do Programa, tanto na ocupação das vagas ociosas quanto pela isenção de impostos e contribuições. Por outro lado, conclui-se que as dificuldades e desafios vivenciados pelos egressos foram diversas, o ProUni permitiu o acesso a uma reduzida parcela da população de baixa renda ao ensino superior, apresentando-se limitado, no que diz respeito à permanência, pois não garantiu apoio as diversas despesas no percurso acadêmico destes estudantes.Tese Acesso aberto (Open Access) Trajetória de consolidação na produção científica do Pesquisador sênior(Universidade Federal do Pará, 2016) COSTA, Renato Pinheiro da; CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7102416953096612Este estudo objetivou compreender as trajetórias de consolidação das carreiras dos pesquisadores sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq vinculados à área de educação, bem como os interesses que os mobilizam no âmbito da produção científica. As finalidades específicas consistiram em: Analisar sob quais circunstâncias ocorrem a produção de pesquisadores no contexto científico; identificar os liames das diretrizes institucionais do CNPQ à política de incentivo e fomento à pesquisa no país; entender como o conhecimento científico vem sendo produzido aliado ao desenvolvimento dos interesses dos pesquisadores da área de educação e das políticas das instituições de fomento; refletir sobre a carreira e produtividade dos pesquisadores categoria sênior da Área Educação. O estudo está fundamentado na pesquisa bibliográfica e documental, tendo como aporte teórico Jürgen Habermas e sua discussão em torno da teoria do conhecimento e interesse; perscruta ainda fontes históricas de teses, dissertações, livros, artigos científicos publicados em periódicos, anais e eventos, e Currículo Lattes dos Pesquisadores Sênior, que apresentam a estrutura operacional dos órgãos de fomento à pesquisa. Como é construída historicamente a carreira do pesquisador sobretudo o da área de educação vinculados aos CNPq? Quais são os interesses envolvidos na constituição da carreira do pesquisador sênior? Quais as bases epistemológicas predominantes na produção científica dos pesquisadores da área de educação com esse perfil? O sênior constitui a referência no desenvolvimento de pesquisa e produtividade científica de acordo com as Resoluções Normativas do CNPq? Como delimitação de um tempo histórico a investigação é desenvolvida no período entre os anos de 2006 a 2016. Apresenta-se como tese o argumento segundo o qual as produções científicas dos pesquisadores sênior são forjadas mediante apropriações epistemológicas, ideológicas e de ordem políticas, desenvolvidas no contexto da modernidade que introduz a formação do sujeito a partir de relações estabelecidas com a sociedade e suas instituições, deixando rastros reveladores de seus perfis referente à trajetória formativa, a oscilação na linearidade da literatura que produzem, da opção pelo tipo de publicação do resultado de suas pesquisas, o que demonstra que o conhecimento que produzem é somente desenvolvido mediante interesses. Concluiu-se que, a carreira de pesquisador vem sendo construída historicamente entremeio a introdução de projetos políticos do Estado por meio dos órgãos de fomento e de instituições afins dessa estruturação, para a promoção da ciência e tecnologia e da constituição e organização de uma comunidade em torno do desenvolvimento do campo científico, fazendo com que estruturas institucionais como a classificação de pesquisadores fossem criadas a fim de promover o reconhecimento do intensivo trabalho daqueles que se dedicam à promoção do conhecimento científico, como no caso dos pesquisadores da modalidade sênior.Tese Acesso aberto (Open Access) Universidade e trabalho: uma análise das pesquisas de pós-graduação sobre trabalho na UFPA(Universidade Federal do Pará, 2016-07-08) SILVA, João Batista do Carmo; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; http://lattes.cnpq.br/7901626430586502Nesta tese investiga-se a relação entre universidade e trabalho, com o objetivo de compreender quais são as concepções de trabalho que fundamentam as pesquisas de pós-graduação, realizadas na Universidade Federal do Pará (UFPA), com base nas produções acadêmicas apresentadas sob as formas de teses e dissertações. Também são analisadas as contribuições da UFPA, frente ao trabalho, considerando as diferentes e antitéticas perspectivas colocadas para a relação entre universidade e trabalho. Quanto à metodologia, trata-se de pesquisa qualitativa do tipo documental, cujos dados foram analisados tendo como referência a Análise do Conteúdo. Com a revisão da literatura e a análise documental foi possível constatar que a construção da universidade brasileira é recente e controversa e que, por meio da produção de ciência e tecnologia e da formação dos profissionais exigidos por essa sociedade, a universidade se apresenta como fundamental para o desenvolvimento do país. Foram analisadas quarenta e seis dissertações e dezenove teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação, em Ciências Sociais e em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido da UFPA, cujos resultados demonstram que a universidade brasileira assume, hegemonicamente, uma concepção heterônoma, apesar de existirem algumas experiências de construção de modelos institucionais fundamentados em concepções centradas no trabalho como princípio educativo e na formação de trabalhadores para o enfrentamento do capital. Essa condição antitética se manifesta nas pesquisas realizadas na UFPA. Conclui-se que a maioria das pesquisas concebe o trabalho como fundamento da humanização do homem ou como princípio educativo, embasado na teoria marxista, mas algumas ainda refletem a dualidade entre trabalho e educação, construída pela lógica do capital, aproximando-se da teoria liberal.
