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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O fluxo e a representação da informação no Inventário Nacional de Referências Culturais: o caso do Auto do Círio e o registro do Círio como Patrimônio Cultural Imaterial em Belém/PA
    (Universidade Federal do Pará, 2020-02-28) BITTENCOURT, Nicolle Manuelle Bahia; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058
    Elaborada e utilizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) é uma metodologia de pesquisa para o registro do Patrimônio Imaterial no Brasil existente desde 2000 e tem como base a lei de registro e reconhecimento deste tipo de patrimônio: o Decreto-Lei 3.551/2000. Em 2004, o Círio de Nazaré, realizado em Belém, capital do Estado do Pará, oficialmente desde 1793 foi o estreante do uso desta metodologia para a categoria do livro de registro de Celebrações. Esta celebração envolve não só a capital e sua região metropolitana, mas se expande para várias outras cidades do estado e outras regiões do Brasil. Sendo realizado em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, o Círio tem forte participação popular, se tornando um dos grandes símbolos de manifestação vinda do povo e sua interação com o sagrado. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a aplicabilidade desta metodologia no Círio de Nazaré e a base documental do processo que resulta na produção de uma representação do Patrimônio Cultural identificado, especificamente se analisa o conteúdo dos documentos referentes ao espetáculo Auto do Círio, realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 1993 e a sua representação dentro do registro. Buscando identificar o fluxo de informação e mediações que ocorrem no patrimônio e sua gama social de significados e símbolos, o estudo explora o contexto social do termo “Patrimônio Cultural”, sua construção e o seu lado informacional em face ao usuário. Tendo como base de informações os documentos presentes no Arquivo da Superintendência do IPHAN no Pará (Fichas, Questionários Preenchidos, Fotografias e Jornais) e o produto do INRC: o Dossiê Círio (2006). Os resultados apresentam a base documental do processo do INRC Círio e o levantamento das informações sobre o Auto do Círio dentro do processo.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Quando o campo é o museu: uma etnografia da relação homem, tempo e os objetos na cidade de Belém
    (Universidade Federal do Pará, 2016-03-14) COSTA, Dayseane Ferraz da; SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da; http://lattes.cnpq.br/1972975269922101
    A ideia central discutida nesta tese é a de que os museus se constituem em espaços profícuos para uma abordagem etnográfica acerca da relação homens, temporalidades e objetos. Considerando a longa tradição da pesquisa antropológica em instituições museais, busco problematizar um viés que vai além da perspectiva da investigação de coleções etnográficas e de culturas representadas pelas mesmas, como foi muito recorrente dentro da referida tradição. A partir da investigação de três espaços museológicos e da instituição gerenciadora dos mesmos evidencio o universo relacional que dinamiza essa realidade cotidianamente ligada à cultura material ali existente. Em meio a memórias selecionadas para serem perpetuadas; a histórias narradas por textos e objetos e a culturas representadas acerca da Amazônia, chamo atenção para a dimensão humana que lida com tais representações interagindo socialmente por meio de ações, escolhas, conflitos e negociações. À dimensão subjetiva, atrelo também a dimensão material, ou seja, os objetos que formam coleções e que possuem uma trajetória de uso e reuso dentro da sociedade fora e dentro dos museus. Neste último aspecto problematizo a história de três coleções e seus colecionadores. Nos três capítulos do trabalho procuro colocar as questões pontuadas acima, que foram sendo formuladas advindas também da minha vivência no campo que pesquiso, o qual me propus a investigar sob o prisma da Antropologia. Os capítulos que se seguem dão conta primeiramente da minha experiência etnográfica e do meu envolvimento com meu objeto de estudo; em seguida discuto a construção metodológica da pesquisa, bem como os aportes teóricos que embasaram minha análise. Em um segundo, momento problematizo as dinâmicas institucionais e as relações intercambiantes que se engendram dentro dos museus e da unidade sistêmica que os gerencia; neste aspecto reflito sobre a minha própria condição como pesquisadora e como nativa do lugar. Por fim, analiso a relação dos sujeitos sociais com os objetos que estão salvaguardados nos museus, os quais se apropriam deles de diversas maneiras; as exposições e narrativas expositivas também são problematizadas dentro dos espaços museológicos pesquisados, como representações que constroem leituras sobre a história, as culturas e o passado das Amazônia e da cidade de Belém.
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