Teses e Dissertações defendidas fora da UFPA
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Teses e Dissertações defendidas fora do âmbito da Universidade Federal do Pará cujos autores(as) sejam servidores(as) técnicos administrativos ou docentes da UFPA
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Navegando Teses e Dissertações defendidas fora da UFPA por Área de Concentração "PSICOLOGIA EDUCACIONAL - UNICAMP"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise da interferência de dois procedimentos na aprendizagem operatória(Universidade Estadual de Campinas, 1995-11-04) SILVA, Francisco Hermes Santos da; SISTO, Fermino Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8719624962833123O objetivo do trabalho foi analisar dois processos de intervenção com vistas à aprendizagem operatória. No primeiro, foi aplicado a técnica do conflito cognitivo e no segundo, o conflito cognitivo associado à formação de possíveis. Nossa hipótese foi que o segundo processo apresentaria melhores resultados que o primeiro, haja vista que Piaget afirmou que a formação dos possíveis precede as operações concretas. Trabalhamos com 20 crianças com idade entre 6 e 7 anos aplicando 10 sessões nos dois grupos de 10 crianças cada. Foram feitas análises comparativas dos dados coletados nas duas intervenções levando em consideração, cinco aspectos : 1) Estudo das intervenções quanto à aquisição da conservação de massa; 2) estudo das diferenças entre G.I.C. (Grupo de intervenções com conflito cognitivo) e G.I.C.P. (grupo de intervenções mistas de conflito cognitivo e formação de possíveis) quanto aos indícios e estabilidade das condutas operatórias; 3) estudo das diferenças entre G.I.C. e G.I.C.P. quanto aos tipos de argumentos operatórios apresentados pelos sujeitos; 4) Análise do período de transição entre não-operatoriedade e operatoriedade e 5) estudo das diferenças entre G.I.C. e G.I.C.P. quanto aos argumentos operatórios em função do número de sessões com condutas intermediárias. Nossa hipótese não foi confirmada do ponto de vista quantitativo. No entanto, embora a intervenção com conflito associado à formação de possíveis não tenha se mostrado quantitativamente melhor que o conflito cognitivo, a técnica mostrou-se válida como instrumento pedagógico na aquisição da operatoriedade, uma vez que apresentou resultados satisfatórios com diferenças em relação ao outro grupo quanto à velocidade dessa aquisição e menor produção de argumentos operatórios.
