Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Área de Concentração

Navegando por Área de Concentração "ARQUIVOLOGIA"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Inteligência arquivística: um conceito à luz da teoria fundamentada em dados
    (Universidade Federal do Pará, 2021-07-28) CAVALCANTE, Celineide Rodrigues; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    A Archival Intelligence, traduzida nesta pesquisa como Inteligência Arquivística, apresenta uma produção científica crescente em âmbito internacional, ainda pouco explorada no Brasil. A Inteligência Arquivística está relacionada ao conjunto de conhecimentos e habilidades dos usuários de arquivos para pesquisa eficaz com fontes primárias. Deste modo, o objetivo deste trabalho é propor um conceito para Inteligência Arquivística adequado ao cenário nacional, com a delimitação de características, contextos e sujeitos envolvidos, a fim de ampliar e consolidar as discussões em torno da Competência em Informação com a Arquivologia no Brasil. Elegeu-se como opções metodológicas: a Revisão Bibliográfica Sistemática para identificar a presença do termo Archival Intelligence nas publicações indexadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a Teoria Fundamentada em Dados para a proposição do conceito de Inteligência Arquivística. Os resultados desta pesquisa apontam a importância da transversalidade entre Competência em Informação, Competência em Informação na Arquivologia, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística para aprofundar os estudos sobre instruções arquivísticas, fomentar a criação de padrões de ensino e aprendizagem com fontes primárias e inferir a sua aplicação prática aos usuários de arquivo. Faz-se necessário o protagonismo do arquivista nesse processo, bem como a parceria deste com profissionais da informação, pesquisadores, docentes e discentes de diferentes áreas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA