Faculdade de Enfermagem - FAENF/ICS
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Navegando Faculdade de Enfermagem - FAENF/ICS por Periódicos "Escola Anna Nery"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família(Universidade Federal do Pará, 2016-03) FERNANDES, Carla Sílvia; MARTINS, Maria Manuela; GOMES, Bárbara Pereira; GOMES, José Augusto; GONÇALVES, Lucia Hisako TakaseAlguns enfermeiros em Portugal ainda não possuem formação em enfermagem de família, e sua prática profissional se baseia tão somente na experiência pessoal enquanto família e membro de uma família. Este artigo tem o objetivo de descrever o desenvolvimento de um material didático, jogo de tabuleiro intitulado "Family Nursing Game", construído, testado e validado, para enfermeiros na aprendizagem do conteúdo de enfermagem de família em contexto hospitalar. A metodologia desse desenvolvimento seguiu as dez etapas propostas por Jaffe (2011), desde definição de conteúdo, objetivos, formulação do jogo, avaliação da confiabilidade e validade e testagem de sua aplicação na população alvo. Os resultados, segundo a avaliação dos enfermeiros que se submeteram ao teste deste jogo de tabuleiro, ao lado de outras estratégias, realçaram preferência pelo jogo, pela fonte de interação e reflexão que ele permite entre os participantes e por motivarem-nos ao cuidado da família, fazendo do jogo um agente facilitador da aprendizagem.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Vivências de mulheres cuidadoras de pessoas idosas dependentes: orientação de gênero para o cuidado(Universidade Federal do Pará, 2017-01) MEIRA, Edmeia Campos; REIS, Luciana Araújo dos; GONÇALVES, Lucia Hisako Takase; RODRIGUES, Vanda Palmarella; PHILIPP, Rita Maria RadlObjetivo: Apreender nas lembranças da mulher cuidadora o sentido e o significado das vivências de relação de cuidado na unidade familial com a pessoa idosa dependente em contexto de construção social da identidade de gênero orientado para o cuidado. Métodos: Estudo fundamentado na História Oral de Vida com seis mulheres cuidadoras de famílias com pessoas idosas dependentes, no interior da Bahia, Brasil. As lembranças, captadas por entrevista gravada e transcrita, compuseram o corpus de análise. Resultados: O papel social de identidade de gênero direciona a mulher na responsabilização de seus membros familiares dependentes de cuidado, com sentimentos e valores de obrigação humana e forte influência religiosa. Esse cuidado favorece ainda as vivências intergeracionais no espaço das relações familiares com aprendizagens significativas. Conclusão: Urge uma compreensão crítica do papel feminino do cuidado, com incentivo à educação intergeracional e de gênero que propiciem novas perspectivas para o cuidado ao idoso dependente.
