Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI por Linha de Pesquisa "PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIOS,SABERES E VALORES"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) EPAEM: duas décadas de história e produções científicas(Universidade Federal do Pará, 2020-03-16) SALES, Flávia Helena Vasconcelos dos Passos; ROCHA, Maria Lúcia Pessoa Chaves; http://lattes.cnpq.br/4291670232604529; https://orcid.org/ 0000-0002-8022-2601Esta dissertação constitui-se em uma narrativa histórica das edições dos Encontros Paraenses de Educação Matemática (EPAEM). Pesquisar sobre a temática foi a forma encontrada para despertar as memórias adormecidas dos eventos e, assim, expô-las, uma vez que não se tinha conhecimento de onde estavam guardados os documentos dos encontros regionais. A partir da problemática levantada, chegou-se à seguinte pergunta: como escrever a história da SBEM-PA e das produções científicas do EPAEM? Para responder ao questionamento, foi estabelecido como objetivo geral investigar o processo de criação dos EPAEM e as produções dos doze encontros, realizados no período de 1999 a 2019. A fundamentação teórico-metodológica que balizou a construção da pesquisa e compôs o estudo está baseada em uma pesquisa qualitativa, o que permitiu maior familiaridade, visto que a temática ainda é pouco conhecida e explorada. Procurou-se fazer um processo de sondagem de cunho exploratório, que permitiu a visualização dos procedimentos adotados, com vistas a aprimorar ideias, descobrir intuições e formular hipóteses. Desse modo, observou-se, durante o levantamento dos documentos e dos relatos dos organizadores, que o número de trabalhos apresentados mais que dobrou, considerando-se da 3ª a 12ª edição do evento, assim como o eixo temático que mais se destacou foi o de ensino-aprendizagem de Matemática. Isso permitiu concluir que, se o encontro é referente à Educação Matemática, a maior força foram conferências, palestras, minicursos, comunicações científicas e pôsteres, que tratavam do perfil da Educação Matemática.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Um estudo do liber quadratorum (1225) de Leonardo Fibonacci (1180 – 1250) e suas potencialidades para o ensino de matemática(Universidade Federal do Pará, 2018-03-15) GUIMARÃES FILHO, José dos Santos; QUARESMA, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; https://orcid.org/0000-0001-8848-3550Neste relatório de pesquisa evidenciamos o matemático italiano Leonardo de Pisa, mais conhecido como Fibonacci, o qual nos referimos como Leonardo Fibonacci, que contribuiu significativamente para a comunidade matemática de sua época, despertando atenção de pessoas importantes desse período como o rei Frederico II, e a seu convite Leonardo Fibonacci participa de um torneio matemático, o qual, teve como seguimento a construção de sua quarta obra (que temos conhecimento) o Liber Quadratorum. Desta forma nos ocorre o seguinte questionamento: quais são as potencialidades didático/pedagógicas que podem ser evidenciadas a partir dessas proposições e suas demonstrações que podem ser usadas em sala de aula para efetivar o ensino/aprendizagem de conteúdos matemáticos? Para responder este questionamento, objetivamos nesse relatório de pesquisa, analisar os problemas contidos no Liber Quadratorum de Leonardo Fibonacci, no qual visamos um maior entendimento dos conceitos, provendo um material em português e buscando possíveis potenciais didático/pedagógicos. Para tanto, buscamos materiais que subsidiassem o estudo e um texto base para a construção do material em português referente a doze proposições contidas no Liber Quadratorum, que versam sobre a relação de sequências de números ímpares consecutivos e números quadrados, para tanto, partimos de livro The book of squares de L. E. Sigler de 1987, como nossa referência principal e B. R. McClenon em seu trabalho intitulado Leonardo of Pisa his Liber Quadratorum de 1919 como nossa referência secundária. Fizemos um passeio pelo período vivenciado por este importante personagem, que foi professor e escreveu sobre a matemática, assim destacamos sua influência para o desenvolvimento e divulgação dos métodos algorítmicos da matemática árabe na Europa no início do século XIII, a partir de um diagrama modelo proposto por Chaquiam (2015, 2016), assim, foi construído uma base para que pudéssemos apontar as potencialidades didático/pedagógicas deste livro de Leonardo Fibonacci, considerando, principalmente, os argumentos reforçadores de Miguel (1997) e Miguel e Miorim (2004). Após as análises, foi possível responder ao nosso questionamento e pudemos apontar potencialidades como: construção de diversas formas de encontrar as ternas pitagóricas, atividades de potenciação, principalmente de quadrados, atividades com raiz quadrada, entre outros descritos neste relatório. Desta forma, manumitir o Liber Quadratorum para fins explicitamente pedagógicos, vetorizando o ensino, pode em muito prestar grande auxilio ao educador matemático que queira traçar caminhos que vão ao encontro das necessidades do aluno.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Experiência estética com formas geométricas nos anos iniciais(Universidade Federal do Pará, 2019-10-16) CAVALCANTE, Larissa Gabrielle Mendes; SILVA, Carlos Aldemir Farias da; http://lattes.cnpq.br/7226908910873590; https://orcid.org/0000-0001-5463-1316O presente estudo reflete sobre a integração de conhecimentos entre as Artes Visuais e a Geometria, em uma atitude inter-transdisciplinar, a partir do conceito de experiência estética em John Dewey. O objetivo geral é investigar a maneira pela qual o processo de ensino-aprendizagem das formas geométricas, fundamentado na vivência de uma experiência estética, pode contribuir para consolidar o pensamento geométrico da criança nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como empiria do trabalho, foi realizado o ateliê “Experiência Estética com Formas Geométricas”, com cinquenta e duas crianças do terceiro ano da escola básica da rede municipal de ensino de Belém, Pará. Três pintores modernistas foram acionados: Pablo Picasso, Paul Klee e Almada Negreiros, para abordar conteúdos de Geometria com os alunos, por meio de atividades que estimularam o desenvolvimento da percepção visual, das relações de espaço e da capacidade de abstração das formas geométricas, a partir de elementos do cotidiano e da natureza. As atividades resultaram na produção de desenhos, pinturas e colagens, reunidos em um caderno de visualidades, que integra a segunda parte do trabalho. A produção evidencia que os alunos assimilaram os conteúdos propostos, de maneira a reconhecer as formas geométricas como parte de sua experiência cotidiana ao encontrar maneiras criativas e flexíveis de expressar o conhecimento geométrico. Assim, os resultados do Ateliê nos permitem considerar a integração com as Artes Visuais como um caminho possível para tornar o ensino das formas geométricas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental um processo de ensino-aprendizagem que esteja em sintonia com as potencialidades da criança. Os dados obtidos a partir dessa ação pedagógica foram registrados em fotografias, gravação de áudio e diário de bordo. A proposta de viver uma experiência estética no ensino das formas geométricas constituiu um ponto de partida para refletir sobre a necessidade de integração dos saberes no cenário de fragmentação em que se encontra a educação escolar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A geometria na província do Grão-Pará: a inserção nos currículos e em outros discursos(Universidade Federal do Pará, 2019-04-22) SANTOS, Everaldo Roberto Monteiro dos; ALVES, José Jerônimo de Alencar; http://lattes.cnpq.br/9586790409626243O objetivo deste trabalho é realizar uma descrição analítica dos aspectos que favoreceram à modificação do Ensino de Matemática na Província do GrãoPará durante o século XIX. Esta pesquisa foi iniciada a partir de um levantamento preliminar em documentos que versavam sobre a História do Ensino na Amazônia nesse período, para atingir o propósito do trabalho, partiuse dos seguintes questionamentos: Qual o contexto social na Província do Grão-Pará, que favoreceu a emergência desses saberes? Quais os discursos veiculados na época sobre o Ensino de Matemática? Qual a relação dos professores de Matemática com as estruturas de poder político? Buscando responder tais questionamentos debruçou-se, principalmente, em fontes primárias como: leis, decretos e relatórios governamentais relativos à Instrução Pública da Província, regulamentos da instituição Liceu Paraense, livros e jornais da época e também, em fontes secundárias que tratavam sobre este assunto ou correlatos. A análise documental se estendeu de 1838, ano da retomada das atividades da Assembleia Provincial, órgão que legislava sobre a educação da Província até 1851, ano de uma reforma que modificou o Ensino de Geometria no Liceu Paraense. Chegou-se a algumas conclusões, como as elencadas a seguir: em 1838 emergiram discursos favoráveis para a inserção de saberes Geométricos na Província. O objetivo destes discursos fora efetivado em 1840, com a criação da escola de Geometria que funcionou no Seminário Episcopal nos anos de 1840 e 1841 e que tinha como principal finalidade formar mão de obra capacitada para tocar as obras de infraestrutura da cidade. Com a reforma de 1841, que entre outras coisas previa a implantação do Liceu Paraense, instituição que tinha a finalidade de proporcionar o ensino secundário, na Província do Grão-Pará; a Escola de Geometria passou a fazer parte do quadro das Cadeiras desta instituição, sendo que este saber passou a integrar a Cadeira “ Aritmética, Álgebra e Geometria” e que a presença da Geometria desde o primeiro currículo do Liceu Paraense, fez parte de um processo de modernização da educação na Província Império. Que os docentes que lecionavam a disciplina de Geometria, além de professores eram cidadãos influentes na vida social e política da sociedade da Província, ocupando cargos como juiz de Direito e Deputados provinciais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Potencialidades da tecnologia para avaliação em matemática(Universidade Federal do Pará, 2021-06-30) SILVA, Bárbara Chagas da; BORRALHO, António Manuel Águas; http://lattes.cnpq.br/3404547486428285; https://orcid.org/ 0000-0001-6278-2958Esta investigação objetiva identificar quais as possibilidades de uso da tecnologia para avaliação das aprendizagens em matemática a fim de contribuir com os estudos sobre a temática considerando o papel do educador no processo de ensino, avaliação e aprendizagem. Além disso, pretendeu-se especificar quais ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para se fazer avaliação em matemática e descrever quais os benefícios e riscos de tais ferramentas. A investigação foi realizada por meio de um estudo de caso intrínseco com abordagem qualitativa de caráter interpretativo, tomando a sala de aula como unidade de análise. O caso investigado é centrado na prática avaliativa de um professor de matemática que leciona em uma escola pública estadual na cidade de Belém/PA, realizando avaliações com características formativas e com auxílio de recursos tecnológicos. Como resultados, observou-se que as tecnologias contribuem com práticas de avaliação formativa e auxilia o professor na entrega de feedbacks personalizados, bem como otimizam o processo de correção de tarefas e identificação das necessidades pedagógicas dos alunos proporcionando mais tempo para dedicação na elaboração de estratégias de ensino.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Signwriting da linguagem matemática para o ensino de geometria plana(Universidade Federal do Pará, 2018-08-30) GONÇALVES FILHO, José Sinésio; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XO SignWriting, também conhecido como escrita de sinais, traz para nossa sociedade uma nova técnica de escrita das línguas espaço-visuais. Este sistema se torna importante para as comunidades Surdas, ao passo que antes os sinais eram passados de um surdo a outro ao longo da história. Para tanto, o presente trabalho teve por objetivo realizar o registro em SignWriting dos sinais-termos da Geometria a partir do levantamento desses sinais da em sites institucionais, multimídia e livros. Tratou-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, apresentandoum estudo comparativo das produções científicas e intelectuais Capovilla; Raphael (2001a, 2001b, 2001c), Brandão (2002), site Calculibras, canais do youtube Instituto Phala e Zanúbia Brandão, os quais constituíram o corpus dos sinais-termos da área da Matemática. Detectou-se que existe uma variedade de sinais da área da Matemática, no entanto, encontramse espalhados em diversos documentos, não havendo um específico. A necessidade de haver um sinalário da área possibilitará a professores, alunos e intérpretes interagir com a linguagem matemática em Libras na modalidade escrita. Dessa forma apresentamos um modelo de glossário de sinais-termos da Geometria Plana em SignWriting, a partir de uma lista de sinais-termos de Geometria, que vêm acompanhados de seus respectivos conceitos e exemplos onde optamos pela organização desses sinais-termos em ordem alfabética.
