Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS/ILC
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8045
O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), cuja coordenação geral está sediada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal), é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu (nota 4), criado em 2013, que tem como finalidade a “capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país” (trecho do Regimento do Programa). A UFPA é uma das 49 unidades que integram o conjunto de Instituições Associadas do Programa (IAPs), tendo atualmente 35 alunos matriculados e 14 professores Doutores envolvidos. A UFPA é a Instituição que vem apresentando a maior demanda do Programa em todo o Brasil, tendo obtido em 2013 o recorde de 857 candidatos inscritos para 26 vagas.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS/ILC por Linha de Pesquisa "LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTES"
Agora exibindo 1 - 20 de 41
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Argumentação e a formação do sujeito aluno-autor: processos de (re)significação do dizer na era digital(Universidade Federal do Pará, 2016-12-14) ANTUNES, Glauce Correa; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972O presente trabalho objetiva discutir, a partir das perspectivas relacionadas à interação verbal e gêneros discursivos postuladas por Bakhtin (2003), Bakhtin/Volochínov (2006) e Geraldi (1997) e concepções de leitura e escrita propostas por Kleiman (2013) e Antunes (2005; 2009, 2012), de que maneira podemos contribuir para ampliar as competências de leitura e escrita, promovendo a utilização contextual do gênero do discurso escolhido, a saber, a carta. Nossos estudos também se deram à luz de Rojo e Barbosa (2015), Rojo (2013) e Araújo e Leffa (2016) no tocante ao uso de novas tecnologias na escola. Quanto ao tipo de pesquisa, em relação aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa-ação e participante; quanto à abordagem, é qualitativa, com traços etnográficos, por envolver o aprimoramento de práticas docentes por meio de interferências nossas, cujas informações foram reunidas por meio de um trabalho de campo. Os sujeitos selecionados para a pesquisa são alunos do 8º ano do ensino fundamental, da rede pública municipal de ensino, em Belém. O corpus desta pesquisa compõe-se de cartas manuscritas e postagens no Facebook produzidas pelos alunos mencionados. Como objetivo geral, pretendemos verificar em que sentido a escrita do gênero discursivo carta mobiliza diferentes saberes ao ser utilizado em práticas escolares centradas o mais próximo possível das situações linguageiras dos alunos. No que diz respeito aos objetivos específicos, pretendemos (i) apurar como esses mesmos sujeitos portam-se frente a um contexto com as singularidades do mundo virtual; e (ii) verificar de que maneira a utilização de sequenciadores do discurso propicia a construção de sentidos nessas produções. Para isso introduzimos a utilização do Facebook para que eles também se posicionem como leitores críticos, no intuito de compararmos o que diferencia sua postura crítica on-line da escrita convencional, comparando, dessa forma, os contextos de produção e as diferenças que isso implica nas escolhas lexicais. Além dos autores já mencionados, pautamo-nos em Lopes-Rossi (2008) e Solé (1998), os quais conduziram alguns dos encaminhamentos que propusemos para atingir nossos objetivos. A fim de alcançá-los e consolidar nossas análises, aplicamos uma proposta de intervenção, realizada em forma de projeto de ensino, com módulos de leitura, escrita e divulgação, o qual culminou em trocas de cartas entre alunos de escolas em diferentes municípios (Belém e Tomé-Açu) e postagens nos perfis de nossos alunos de Belém. Os resultados apontam que há mudança de postura quando o sujeito aluno-autor se depara com uma situação linguageira na qual, de fato, há um interlocutor real e a escrita torna-se significativa; e também realiza escolhas gramaticais, lexicais e fraseológicas diferenciadas ao estruturar seu enunciado frente a diferentes interlocutores.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Argumentação e formação do senso crítico: proposta de trabalho com o gênero anúncio(Universidade Federal do Pará, 2018-07-09) PASSINHO, Joelton da Silva; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834Neste trabalho, averiguou-se (por meio de atividades de leitura, oralidade e escrita) as dificuldades de argumentação apresentadas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Curuçá-PA, com o objetivo de elaborar uma proposta de intervenção que contribua para a realização de leituras mais profícuas e favoreça o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos discentes. A pesquisa, assentada na sociolinguística variacionista de caráter quanti-qualitativo, compreendeu a realização de várias etapas: (i) coleta de dados a partir das atividades de diagnose; (ii) seleção dos textos para o diagnóstico inicial; (iii) análise dos dados e considerações acerca dos itens mais relevantes; (iv) elaboração das atividades de intervenção (v) aplicação dos exercícios propostos e reflexão sobre os resultados alcançados; (vi) divulgação das produções finais dos educandos. O corpus foi composto por dados coletados das produções de 20 alunos (pertencentes a zona urbana e zona rural, sendo 05 meninos e 05 meninas de cada área), submetendo-se a investigação a uma metodologia pautada na linguística textual e com influência da análise do discurso, fundamentando-se em autores como: Adam (2008), Abrel (2009), Bagno (2009), Ducrot (1987), Fiorin (2016), Marcuschi (2008). A verificação dos resultados possibilitou a constatação de que os alunos concluem o ensino fundamental apresentando baixa competência argumentativa, uma vez que demonstram grandes dificuldades para compreender informações que não se encontram na superfície textual e, na maioria das situações, não questionam as ideias apresentadas nos textos. Baseando-se nessas constatações, formulou-se uma proposta didático-metodológica com o propósito de intervir nas carências evidenciadas, para que o educando atinja maior competência argumentativa nas séries posteriores.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A argumentação no discurso de sujeitos alunos do Ensino Fundamental: a construção da identidade regional mediada pelo gênero canção nos estilos Música Popular Paraense e Tecnobrega(Universidade Federal do Pará, 2019-09-09) ARAÚJO, Antônio Aprígio Fernandes de; CUNHA, Marcos André Dantas daA pesquisa constitui-se como realização de um projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS e está caracterizada como pesquisa-ação. Desenha-se como principal objetivo motivar a construção da argumentação escrita em torno da reflexão do sujeito discente do ensino fundamental maior acerca de sua identidade cultural (regional/paraense). Daí, ao trabalhar com a argumentação indicar alternativas pedagógicas comprometidas com um sujeito crítico; discutir as relações de poder implicadas no debate acerca das singularidades/diferenças regionais e mais especificamente mostrar de que maneira a música pode ajudar o aluno a preparar-se socialmente e de forma crítica entendendo e posicionando-se diante das relações de poder existentes. Essa pesquisa tem suas bases nas concepções teóricas e metodológicas da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, mais especificamente nas concepções de Foucault (2008). Também ao trabalhar com a produção de identidade do sujeito aluno paraense, mediada na Música Popular Paraense (MPP), este estudo delimita-se aos estudos culturais e da identidade difundidos por Certeau (1994), Bauman (1999) Canclini (1991). Além disso, conta com aportes teóricos de estudiosos da linguística textual, mais especificamente, dos conceitos referentes à teoria da argumentação de Koch (2004) e Fiorin (2015). Isso pensando-se a argumentação como um expediente discursivo, textualmente possível de ser acionado pelos sujeitos alunos. A pesquisa busca traçar metodologicamente ações que proporcionem a audição, análise-reflexão acerca da produção musical, considerando a recepção/performance do Tecnobrega e da MPP por parte dos sujeitos alunos, na medida em que tais produções tematizam uma identidade regional paraense. Então, buscar-se-á propor/mediar a construção da argumentação em textos escritos pelos sujeitos alunos, tendo como temática a identidade cultural, a partir dos textos delimitados a dois gêneros musicais identificados como paraenses.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Biblioteca itinerante na escola: uma proposta para a formação de leitores(Universidade Federal do Pará, 2020-06-25) ARAÚJO, Lena Cilene Hashiguti de; SALES, Germana Maria Araújo; http://lattes.cnpq.br/8723885160615840Formar leitores em um país onde há dificuldades de acesso a livros por maior parte da população, em razão de condições sociais desiguais, é um desafio, mas é também um compromisso que deve ser assumido pelos órgãos responsáveis pela educação em todos os níveis, principalmente, no âmbito da escola pública. Pois, ela possui ferramentas capazes de atuar para promover a democratização da leitura. A principal delas é a biblioteca escolar, a qual não consiste somente em um espaço físico dentro da escola, mas em um movimento em prol da disseminação da leitura no espaço escolar, de modo que ao estudante seja dada a oportunidade de inserir no seu cotidiano um elemento a mais, o livro. Desse modo, este estudo elencou como objetivo central: a promoção do acesso ao livro aos estudantes de uma escola pública da rede estadual do distrito de Icoaraci, da cidade de Belém do Pará, por meio da criação de uma biblioteca itinerante. A biblioteca foi organizada com acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE. Para que os acervos ficassem disponíveis para todos os estudantes da instituição, foi realizado um projeto de leitura com a participação do corpo docente e técnico da escola, tendo como atividade principal: O Dia da Biblioteca Itinerante na Escola. Contudo, apenas cinco turmas do Ensino Fundamental II foram acompanhadas pelo professor-pesquisador. Essas turmas foram estímuladas a realizar empréstimos durante as aulas destinadas à leitura, buscou-se durante essas aulas estratégias de leitura que levassem em consideração as particularidades de cada estudante ao entrar em contato com textos polissêmicos. Elegeu-se como metodologia para a coleta e discussão de dados a pesquisa-ação. A discussão teórica está fundamentada em Zilberman (1991), Lajolo, Zilberman (1996), Gebara (2002), Abreu (2006), Lajolo (2006) Ferrera (2009), Sales (2014), De Maria (2016) e outros. Como resutado prinicipal da análise dos instrumentos metodológicos, apresenta-se a elevação da diposição dos estudantes para a leitura literária em razão do acesso a livros e da utilização pelo mediador de práticas de leitura que consideraram, principalmente, a capacidade de compreensão que o leitor iniciante apresenta ao entrar em contato com um texto literário.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Círculo de leitura : uma proposta para a leitura de o Fantasma de Canterville de Oscar Wilde no Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2021-08-30) ROCHA, Nívea Lais Marques da Costa,; FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de; http://lattes.cnpq.br/8640178343507222Este trabalho procura discutir a formação de leitores de literatura, em especial de narrativas ficcionais, a partir da experiência de um círculo de leitura em uma turma do 9º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual do distrito de Icoaraci, localizado em Belém, PA. O percurso incluiu, num primeiro momento, a leitura e reflexão acerca do papel da literatura na formação humana e escolar; da presença do texto literário nos documentos oficiais, notadamente na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), homologada em 2018; da caracterização e modalidades dos círculos de leitura. Para tanto, adotou-se como repertório teórico Daniels (2002), Cosson (2017, 2018), Candido (2004), Todorov (2009), De Maria (2016), Colomer (2007), Rezende (2013), Dalvi (2013), Aguiar (2013), Yunes, (1999, 2009), Bajour (2012) e Souza e Girotto (2011). No segundo momento, a partir de Thiollent (2011), a dissertação traz o contexto da pesquisa e seus sujeitos para, em seguida, tratar dos procedimentos diagnósticos e descrever a proposta de atividade, reproduzida em produto pedagógico em anexo, focada na leitura coletiva da obra O fantasma de Canterville, de Oscar Wilde. Esperamos que essa proposta auxilie os professores de Língua Portuguesa que atuam no ensino fundamental e que desejam iniciar ou continuar um trabalho com o texto literário em suas turmas, além de qualificar e incentivar a leitura literária entre os alunos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A constituição dos sentidos a partir do gênero multimodal tira(Universidade Federal do Pará, 2019-06-25) RODRIGUES, Marta Goreti do Nascimento; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; ttp://lattes.cnpq.br/0226549641470972Este trabalho consiste em uma proposta de pesquisa teórica e prática sobre a leitura de texto multimodal tira. Foi aplicado na turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola estadual da periferia de Belém. Justifica-se por conta da dificuldade que os alunos apresentavam na leitura desses textos com os quais têm contato nos mais diversos suportes a que têm acesso. Dentre os textos multimodais, utilizamos o gênero discursivo tira muito presente no livro didático deles e que exige, para uma leitura mais completa, além da compreensão do texto verbal, consideração dos elementos não verbais, a fim de contribuir para uma leitura crítica, autônoma, uma vez que a imagem é dotada de sentido e pode dialogar com os leitores da mesma forma que um texto verbal. Partimos da hipótese de que o trabalho com o gênero multimodal tira pode contribuir para a formação do leitor, podendo ampliar o nível de compreensão leitora dos sujeitos. Assim, desenvolvemos um projeto de intervenção (PI) abordando a leitura de texto multimodal, gênero tira, tendo as tecnologias como suporte de aprendizagem, a fim de averiguar se, por meio dele, houve avanço na forma de os alunos lerem esses textos, contribuindo, assim, para a construção da competência leitora. Tal proposta foi formulada a partir do que foi observado na diagnose da turma, realizada com a finalidade de analisar como os alunos estavam lendo o referido gênero. Nossa investigação teve como objetivo geral analisar as possibilidades de contribuições do gênero tira para a formação de leitores, usando as tecnologias como suporte potencializador da aprendizagem. Como categorias de análise, buscamos verificar o nível de compreensão leitora dos alunos, consideramos, especificamente, a etapa de compreensão e seus níveis: literal, inferencial e interpretativo; e as formas de apropriação do gênero multimodal, as quais consideramos: linguagem visual (imagens), linguagem quadrinística (balão, legenda, onomatopeia, pontuação). Fizemos uma pesquisa na área de Linguística Aplicada (LA) com a finalidade de contribuir para o referencial teórico e prático no que se refere ao ensino da leitura, bem como nortear nosso trabalho proposto aqui. Assim, apoiamo-nos em Kleiman (2012), Koch (2006), Menegassi (2010) e Menegassi e Ângelo (2005) e Solé (1998) que apresentam estudos voltados para o ensino e aprendizagem da leitura, enfocando as etapas do processo de leitura e as estratégias de leitura; em Ramos (2017; 2009) e Vergueiro (2016), quanto ao letramento visual e aspectos relacionados ao gênero tira. Quanto à metodologia, consiste em uma pesquisa-ação, qualitativa de cunho etnográfico, de caráter interventivo. O projeto de intervenção seguiu o modelo de leitura e escrita de Lopes-Rossi (2011), com adaptações. Após a aplicação, foi possível responder às inquietações da pesquisa, decorrentes das dificuldades apresentadas pelos alunos em leitura. Dessa forma, como resultado, observamos que, após a participação nas etapas do projeto, os alunos demonstraram avanço na leitura de tiras, ainda que de forma parcial, uma vez que leram e analisaram de forma mais significativa, as tiras, cujos assuntos foram abordados em classe e contextualizados, chegando à compreensão de nível inferencial naquelas que produziram mediante as atividades em sala de aula; quanto à apropriação da linguagem dos quadrinhos, também foi parcial, uma vez que apenas fizeram uso de alguns elementos tais como balões e pontuação, deixando de lado outros também mencionados no projeto de intervenção, importantes para a leitura como legendas e onomatopeias.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A criatividade na leitura e produção de textos literários na escola de Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2020-08-31) PAES, Claudemir Almeida da; FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de; http://lattes.cnpq.br/8640178343507222Investigou-se, neste trabalho, o lugar da criatividade na educação formal, em particular nas aulas de Língua Portuguesa da escola de ensino fundamental, a fim de construir propostas de abordagens e atividades promotoras da criatividade na leitura e na produção de textos narrativos curtos de 31 alunos do 6º ano de uma escola municipal de Breves (PA), localizada na ilha do Marajó. Para este estudo, adotou-se como posição metodológica a pesquisa-ação (THIOLLET, 2001) e envolveu, além do levantamento e leitura da bibliografia pertinente ao tema, o uso de instrumentos exploratórios preliminares – um questionário e uma sequência de atividades do livro didático – para avaliar a leitura e produção criativa de textos narrativos pelos alunos e a consequente elaboração de uma proposta de atividades. Esta dissertação parte da discussão do complexo conceito de criatividade, sua evolução no pensamento ocidental e sua relação com a Educação formal desde, principalmente, os estudos de Alencar (2003, 2018, 2019), Lubart (2007) e Vigotski (1998); seguindo pelas questões ligadas ao ensino da leitura e da escrita, adotando Geraldi (2010), Kleiman (2000), Maria (2016) e Colomer (2007), além de Rodari (1982) para os aspectos da escrita criativa; ainda, descreve o contexto e apresenta os resultados da pesquisa exploratória; até concluir com a proposta de atividades para a promoção da criatividade na (e através da) leitura e redação de textos narrativos. A proposta foi estruturada em 14 encontros semanais de 1h30 de duração, com leitura de textos da cultura oral do município (“Mário Curica perdeu um olho”), uma narrativa de Drummond (“A incapacidade de ser verdadeiro”) e as duas narrativas iniciais do livro Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato (Narizinho e Uma vez) e produção e socialização de textos de alunos em varais literários e plataformas virtuais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Debatendo o racismo religioso no Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2024-06-27) ARAÚJO, Vandeberg Pereira; CRAVO, Marilúcia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9728768970430501Com base nos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação THIOLLENT (1986) e ENGEL (2000), o presente trabalho visa desenvolver práticas interventivas para enfrentamento ao racismo religioso que se manifesta em ações e discursos de ódio reverberando em atos de violência física e verbal contra os praticantes do Tambor de Mina, religião oriunda de negros escravizados que vieram para o Maranhão, sendo alvo de perseguição ao longo de toda a sua história. Temos como objetivo geral contribuir para o combate ao racismo religioso na sociedade a partir da constatação de sua existência, sensibilizando para o respeito aos elementos característicos do Tambor de Mina por meio do uso do gênero oral debate. Para desenvolver as ações atinentes ao tema, optamos por explorar a oralidade, pois acreditamos ser imprescindível o desenvolvimento de ações que estimulem o aluno a falar com responsividade, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de argumentação tanto pela identificação dos tipos de argumentos e escolhas linguísticas adequadas ao contexto interacional quanto pelo conhecimento do tema debatido. As ações foram desenvolvidas com o intuito de ressignificar a nossa prática docente por meio de um processo reflexivo para o desenvolvimento de estratégias que contribuam para o desenvolvimento integral dos alunos. As ações realizadas tiveram como aporte teórico os estudos acerca do racismo em CARNEIRO (2023), NASCIMENTO (2019), BENTO (2022) e GONZALEZ (2022); nos estudos sobre o Tambor de Mina do Maranhão, temos como referência FERRETI (2009) e FERRETI (2000) no âmbito dos estudos sobre gêneros textuais em perspectiva interacionista, de modo geral, e o gênero debate em especial, recorremos a BAKHTIN (2021 [1940]); SCHNEUWLY E DOLZ (2004), KOCH (2022), FERRAREZZI (2018). O projeto culminou na elaboração de uma proposta pedagógica aplicada em uma turma do oitavo ano onde foi possível levar os alunos a entenderem o racismo religioso em relação ao Tambor de Mina como uma face do racismo na sociedade; além de compreenderem a importância da manifestação oral para o exercício da cidadania e da argumentação no processo de interação. Como resultado da pesquisa foi gerado um produto educacional que servirá de subsídio para outras ações que se proponham a abordar a questão do racismo e do gênero em questão.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A descrição como recurso textual-discursivo na produção escrita de alunos; proposta didática para o Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2020-03-30) SILVA, Clara Maria Mesquita; ABDON, Iaci de Nazaré Silva; http://lattes.cnpq.br/2212976917586395Este trabalho tem como tema a descrição como recurso textual-discursivo na produção escrita de alunos. Merece atenção neste estudo o fato de que a descrição, como recurso de composição textual, contribui para a coerência e serve à argumentatividade. Os alunos têm dificuldades de operar/escrever sequências descritivas com valor argumentativo/expressivo. E a descrição constitui uma demanda sociodiscursiva diária. Considerando esses pontos, esta pesquisa perguntou: de que conhecimento os alunos dispõem quanto ao uso de sequências descritivas? Objetivou projetar e executar uma proposta didática - parcialmente baseada em Lopes-Rossi (2011; 2006) - composta por atividades que analisassem a descrição como recurso textual/discursivo, visando ao desenvolvimento/aprimoramento da competência descritiva dos alunos. Metodologicamente, este trabalho norteou-se pelos processos da pesquisa-ação. Fez-se uma análise descritiva/exploratória de como os livros didáticos, de três coletâneas de Língua Portuguesa, destinadas aos anos finais do Ensino Fundamental, abordam didaticamente a tipologia descrição. Analisou-se, diagnosticamente, se os alunos da pesquisa inserem sequências descritivas em seus textos/contos. Se inserem, como procedem? Depois, a proposta foi aplicada e os resultados analisados, observando-se os novos textos/contos escritos pelos alunos. Este trabalho ancora-se nas construções teóricas da Linguística Textual, tocantes ao texto e ao fato de que a textualidade é resultado da articulação entre fatores linguísticos e não linguísticos; e à concepção interacional da linguagem ao tratar do processo de escrita - (KOCH 2017; 2016); Marcuschi (2010; 2012); Antunes (2010); e Bronckart (1999). E, sobretudo, orienta-se por exposições de Marquesi (1995; 2007; 2011; 2017) concernentes à formulação de uma teoria à superestrutura da descrição e a especificidades linguístico-discursivas dessa sequência tipológica. No desenvolvimento da pesquisa, identificou-se que, em predominância, as atividades sugeridas por livros didáticos tratam a descrição de modo superficial, fora de contextos, ou como pretexto para a metalinguagem. Os resultados obtidos após a implementação da proposta didática mostraram relativa progressão das descrições construídas. Os alunos manifestaram avanço no processo de filtrar com coerência as características evidenciadas pelas descrições feitas. Teceram, portanto, recortes descritivos favoráveis à progressão temática/semântica de seus contos. Já esboçam habilidades de construção de descrições mais criativas, mais complexas: que saem do plano das operações concretas ao plano das operações lógicas, por meio do uso de recursos estilísticos. Avalia-se, portanto, que empreender estratégias de ensino em que a tipologia descrição é estudada - considerando sua função discursiva, argumentativa e expressiva - pode contribuir para o aperfeiçoamento da capacidade dos alunos de criar imagens verbais coerentes com objetivos específicos (revelar o perfil de uma personagem, criar pistas enigmáticas, gerar suspense...).Dissertação Acesso aberto (Open Access) O desenvolvimento da escrita argumentativa: uma proposta de trabalho com o gênero Meme em turma de 8º(Universidade Federal do Pará, 2019) RODRIGUES, Cinara Lopes; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos SantosNo contexto de constante evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação, emergem gêneros dotados de multimodalidade, como o gênero discursivo Meme, que caem no gosto dos usuários de redes sociais, espaço onde esse gênero circula predominantemente. Assim, observando o frequente compartilhamento de Memes e aos percebermos a dificuldade que os alunos apresentam ao desenvolver atividades que exigem competência argumentativa, surgiu a seguinte questão norteadora desta pesquisa: “Os Memes publicados/compartilhados nas redes sociais podem ser utilizados em atividades voltadas para o desenvolvimento argumentativo dos alunos?”. A partir dessa questão, levantamos a hipótese de que é possível utilizar Memes publicados em contexto de redes sociais como elementos instigadores/potencializadores da argumentação. Deste modo, estabelecemos como objetivo geral deste trabalho de pesquisa analisar o desenvolvimento argumentativo dos estudantes do 8º ano, por meio de uma proposta de trabalho com o gênero Meme. No que tange aos objetivos específicos da pesquisa, pretende-se: a) instigar o desenvolvimento da escrita argumentativa por meio da postagem de Memes em grupo de WhatsApp; e b) avaliar como atividades baseadas na utilização das redes sociais podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, influenciando na escrita argumentativa. No que tange à metodologia, consiste em uma pesquisa-ação, qualitativa-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada. Nessa perspectiva, para verificar o nível de desenvolvimento dos alunos no que tange à desenvoltura argumentativa, foi realizada uma atividade inicial que consistiu na produção de um pequeno texto, a partir da leitura de um Meme que viralizou nas redes sociais (o garoto com a testa tatuada). A partir do diagnóstico resultante dessa atividade, foram verificadas consideráveis dificuldades referentes à habilidade argumentativa dos discentes como: dificuldade em apresentar argumentos próprios, baseados em dados e informações; dificuldade em escrever um texto argumentativo seguindo a estrutura de textos desse tipo. Com base nos resultados da diagnose e na busca pela resposta da questão-problema desta pesquisa, foi elaborado um Projeto Educacional de Intervenção (PEI), o qual teve como fundamentação teórica a metodologia de projetos de leitura e escrita de Lopes-Rossi (2008), que foi implementado em escola pública de ensino fundamental, no município de Breves-PA. A elaboração dessa proposta e as análises dos dados foram norteadas pelos estudos de Bakhtin/Volochinov (2006) e Bakhtin (2016), no que tange aos estudos da linguagem e dos gêneros discursivos; pelos estudos acerca da utilização das tecnologias no contexto escolar de Valente (1999), Braga (2013), Coscarelli(2005 e Rojo (2015); como estudos norteadores sobre o gênero discursivo Meme, utilizaremos os escritos de Maciel e Takaki (2016), além das consideráveis abordagens feitas por Koch e Elias (2015; 2016), Charaudeau (2016) e Fiorin (2017) acerca do texto argumentativo. Os resultados da intervenção mostraram que o gênero Meme, dotado de caráter humorísto, possui características argumentativas ao tratar de temas do cotidiano e pode contribuir para o desenvolvimento da escrita argumentativa, seja por meio de atividades realizadas em contexto digital ou em atividades realizadas em sala de aula, uma vez que os alunos demonstram, ainda que parcialmente, avanços relacionados à capacidade de argumentação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O desenvolvimento do conhecimento leitor de alunos do 8º ano: um trabalho com textos de memórias literárias contadas por contadores antigos de Castanhal(Universidade Federal do Pará, 2019-02-28) SILVA, Idaléia Cruz; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; http://lattes.cnpq.br/3038449011739174Esta investigação consiste no estudo sobre o desenvolvimento da compreensão de leitura de alunos do 8º ano, a partir de um trabalho com o gênero memórias literárias. A pesquisa caracteriza-se como qualitativo-interpretativa, de caráter experimental e está pautada no dialogismo do Círculo de Bakhtin, além de teóricos e pesquisadores que seguem esta vertente. No tocante à prática de leitura, ancora-se, sobretudo, nos estudos de Britto (2012) e Menegassi (2010; 1995). Vincula-se ao Projeto de Pesquisa Dialogismo em Práticas Linguageiras a partir do trabalho com Gêneros Discursivos (UFPA – Castanhal). Partimos da hipótese de que a implementação de um trabalho com a leitura, sob o viés dialógico, possibilita aos estudantes do ensino fundamental o desenvolvimento de sua compreensão leitora. Com base nessa hipótese, temos como objetivo geral examinar as possibilidades e as consequências do trabalho com o gênero memórias literárias na formação leitora dos alunos do 8º ano e, como objetivos específicos: a) implementar uma proposta de intervenção de caráter experimental com textos de memórias literárias, contendo histórias do povo castanhalense; b) verificar a eficácia (ou não) das atividades elaboradas no interior do projeto pedagógico de leitura com textos de memórias literárias contadas por moradores antigos de Castanhal, a partir da análise do desen volvimento do co nhecimento de leitura dos discentes . A fim de averiguar nossa hipótese e contemplar nossos objetivos, primeiramente, realizamos uma atividade diagnóstica com a turma, com o gênero discursivo selecionado, para verificar o conhecimento leitor dos estudantes. A diagnose demonstrou que houve maior número de respostas adequadas nas questões de decodificação e de compreensão literal, certa dificuldade nas questões de compreensão inferencial e dificuldade maior nas questões de compreensão interpretativa e de interpretação. Com base nos resultados que obtivemos nesse diagnóstico, elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica, contendo quatro oficinas, com o referido gênero, pautada na metodologia de Lopes-Rossi (2008). Após essa etapa em sala de aula, selecionamos as respostas-enunciados escritas de 12 informantes, como amostragem das respostas atribuídas às perguntas de leitura, para analisarmos qualitativamente esses dados. Os resultados nos mostraram que a maioria dos estudantes conseguiu refletir e entender o enunciado das questões, pois localizou informações explícitas no texto e, a partir delas, fez inferências e depreendeu os implícitos, demonstrando domínio dos níveis de compreensão literal e inferencial. Além disso, grande parte associou a temática discutida no texto com seus conhecimentos prévios e produziu respostas pessoais, evidenciando domínio do nível de compreensão interpretativa. A partir desse avanço, muitos discentes conseguiram emitir juízo de valor, construindo sentidos ao que foi abordado no texto, explicitando alcance à etapa de interpretação. Concluímos que a implementação do Projeto Pedagógico de Leitura com o gênero memórias literárias contribuiu para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos do 8º ano.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O diário de leitura como instrumento para a experiência com o texto literário: uma incursão pelo conto fantástico demônios, de Aluísio Azevedo(Universidade Federal do Pará, 2022-09-30) ALMEIDA, Luís Fernando Ribeiro; FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de; http://lattes.cnpq.br/8640178343507222Este trabalho discute as contribuições do uso do diário de leitura para a experiência com o texto literário, precisamente em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Entre os objetivos desta incursão, pode-se destacar discutir as relações entre literatura e sociedade, e seus desdobramentos no contexto escolar; e apresentar os conceitos basilares do diário de leitura. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, à luz dos estudos sobre as características do texto literário, procedimentos de leitura, relação autor-texto-leitor, entre outras pesquisas do campo do ensino-aprendizagem, foi possível observar que, em contexto escolar, o tratamento dado ao texto literário deve proporcionar, do ponto de vista prático, uma imersão nas tênues tessituras da malha do texto, caminhando pelas estradas dos não ditos, das ausências, dos eufemismos, enfim, que o leitor seja capaz de ver aquilo que, pela linguagem literária, está para além das ações cotidianas. Como aporte teórico para justificar a relevância da experiência do leitor em face da instância literária, adotou-se os pressupostos da Estética da Recepção, a partir dos estudos de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser. Para os autores, o texto fornece pistas ao leitor, sugere, dá margens para interpretações diversas, mediante o processo de percepção. Partindo desse pressuposto e buscando responde ao questionamento: Qual estratégia de ensino facilitaria a leitura literária em contexto escolar?, optou-se pelo uso do diário de leitura, baseado nos estudos de Machado (1998) e Cosson (2021). Para os autores citados, o diário é uma forma de interação verbal, onde o aluno registra/expõe suas impressões a respeito do texto lido. Como exemplificação do uso do diário de leitura, elaborou-se, como efeito decorrente das proposições levantadas acerca da importância da leitura literária, uma sequência didática tendo como texto motivador o conto fantástico Demônios, do maranhense Aluísio Azevedo (1857-1913). Como aspecto tributário da temática abordada e pela construção detalhada da sequência didática para o trabalho com a leitura, foi possível constatar que o diário de leitura é uma forma peculiar de registro das impressões do leitor mediante o contato com o texto objeto de sua intervenção leitora, ou seja, pelo registro é possível criar, recriar e intervir no encaminhamento da narrativa ficcional, por exemplo; e que ele, do ponto de vista da funcionalidade é prático para o trabalho em sala de aula, uma vez que flexibiliza o trabalho docente, ao passo que o aluno (leitor) pode organizar sua própria rotina de leitura. Entre os autores utilizados para este trabalho, destacamos Pound (2013), Coelho (2000), Compagnon (2010), Todorov (2009), Terra (2014), Cosson (2014), Silva (2013), Colomer (2007), Aguiar (2017), Rezende (2013), Zilberman (1991), Dalvi (2013), Machado (2018), Pimentel (2011), Tinoco (2013), Moisés (2004), entre outras fontes, que pensaram as caraterísticas da linguagem literária e seu aspecto dialógico dentro da tríade autor-texto-leitor; bem como reflexões sobre as metodologias para o desenvolvimento da competência leitora entre alunos da Educação Básica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Discurso e identidade regional: práticas de letramento sobre os rios, a chuva e os ritmos do Pará no 9º ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2020-09-23) SANTIAGO, Maria do Carmo da Silva; CUNHA, Marcos André Dantas da; http://lattes.cnpq.br/0195316299643772A presente dissertação, desenvolvida na área de Linguagem e Letramento, tem por objeto de estudo os discursos dos sujeitos-alunos de uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Belém do Pará. Seu objetivo geral consiste em analisar e compreender como é representada e construída a identidade paraense que emerge nos discursos desses sujeitos, a partir de interações promovidas por práticas de letramento sobre os rios, a Chuva, e os ritmos musicais paraenses. Entre alguns dos objetivos específicos, o trabalho pretende promover a partir de uma abordagem discursivo-enunciativa, a participação efetiva dos sujeitos-alunos nas práticas de linguagem realizadas, legitimando seus saberes, vivências e identidades; identificar como os sujeitos-alunos se percebem em relação à identidade paraense; identificar que saberes da cultura e da Amazônia paraense são acionados nos discursos do sujeitos-alunos e se revelam mais recorrentes em situações concretas de interação. Para tanto, a pesquisa apoia-se no aparato teórico-metodológico da Análise Dialógica Discursiva do Círculo de Bakhtin, na perspectiva de pesquisa-ação, dentro de uma abordagem qualitativa e interpretativista, por meio da técnica da observação-participante. O arcabouço teórico-metodológico baseia-se principalmente na concepção dialógica bakhtiniana de linguagem, Bakhtin (1998; 2003; 2006; 2008), Fiorin (2018), Brait (1994; 2010); nos estudos de letramentos Rojo (2009), Soares (2204), Kleiman (2008); nos estudos sobre identidade e culturas Hall (2015; 2000), Canclini (2008), Bauman (2005), Woodward (2000); nos estudos sobre cultura amazônica (Loureiro (2001), Monteiro (2005), dentre outros. A proposta de intervenção foi realizada em sala de aula por meio de duas atividades, que serviram para promover uma primeira abordagem sobre a identidade paraense; e teve seu ponto meio de mediação em três oficinas temáticas intituladas: “No ritmo do Pará”; “Chove, Chuva” e “Esse rio é minha rua”. Com base numa perspectiva sócio-histórica, os dados analisados permitiram elencar singularidades e pluralidades concernentes à identidade dos sujeitos e sua relação com a cultura local. Os resultados demonstraram que em alguns casos, os sujeitos não se identificam com determinados aspectos dessa cultura, sendo esse sentimento de pertencimento ou afastamento, desvelado nos diferentes enunciados, verificando-se relações de maior ou menor resistência e/ou adesão a certas ordens colonizadoras vigentes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Do desmatamento ao turismo: a construção de sentidos a partir da leitura de notícias sobre a Amazônia paraense(Universidade Federal do Pará, 2020-09-29) MAGALHÃES, Degivane Lima; CUNHA, Marcos André Dantas daEsta pesquisa surgiu da necessidade de se buscar por atividades educacionais que contribuíssem efetivamente na formação do sujeito leitor por meio de práticas de ensino de leitura em uma perspectiva discursiva, levando em consideração a construção de sentidos da identidade paraense pelos sujeitos alunos, a partir da leitura de notícias sobre a Amazônia paraense. Delimitamos como foco de nossa análise duas temáticas que podem ser vistas como dicotômicas, apontariam para algo positivo e algo negativo a respeito do estado do Pará-Brasil (Amazônia), quais sejam, o desmatamento e o turismo. Nesse estudo, utilizamos os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso- AD de tradição francesa, especialmente, nas concepções de Foucault (1996; 2004; 2007; 2009), Pêcheux (1995; 1997), Orlandi (2001; 2015), Cunha (2011), entre outros. Nesse sentido, objetivamos que os alunos sujeitos leitores pudessem vislumbrar quais são as principais referências sociais e culturais que cercam a identidade paraense e como se processam estas na realidade deles. Este estudo foi desenvolvido com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Igarapé-Açu- PA. Para viabilizar nossa pesquisa, a metodologia principal empregada foi com base na pesquisa-ação, de cunho qualitativo. O corpus foi formado a partir de recortes de enunciados dos sujeitos alunos acerca das leituras de notícias sobre a temática do desmatamento e do turismo; relacionadas ao estado do Pará.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O estudo da estrutura da frase: contribuição para a produção de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2019-09-20) AMORAS, José Luiz Ferreira; ABDON, Iaci de Nazaré Silva; http://lattes.cnpq.br/2212976917586395O presente trabalho tem como objeto de estudo a frase em contextos reais de comunicação. Apresenta como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento da capacidade dos alunos de construir frases bem estruturadas, de modo a concorrer para a ampliação de sua competência textual-discursiva na produção de textos escritos. E orienta-se pelos objetivos específicos de compreender em que consiste o conhecimento dos alunos sobre construção de frases ao produzir textos; fazer uma abordagem teórico-descritiva da frase que a considere em seu uso efetivo no texto; relacionar o estudo da frase com a leitura e produção de textos por meio da abordagem do gênero discursivo resumo. A partir das bases teóricas apropriadas e das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que afirmam que o ensino da língua portuguesa deve se pautar na leitura, na produção textual e na análise linguística, efetivou-se a pesquisa e a intervenção pedagógica, nos anos letivos de 2017, com uma turma de 8º ano, e de 2018, com a mesma turma, no 9º ano, de uma escola estadual da cidade de Ananindeua-PA. O ponto de partida foi a pesquisa descritivo-qualitativa, para fins de diagnose, a partir da qual se implementou uma intervenção pedagógica, que consistiu na elaboração e aplicação de uma proposta didática, cujo objetivo principal foi contribuir para que o aluno construísse conhecimento sobre como melhorar a organização de suas frases na composição do texto, o que poderia aumentar sua capacidade de produzir textos bem construídos em sua materialidade linguística e na progressão coerente de ideias. Para isso, este trabalho de pesquisa se pautou nas teorias funcionalistas do estudo da língua/linguagem, no que se refere ao uso da língua em contextos reais de interação verbal, tendo como principal referencial teórico o holandês Simon Dik (1989), que desenvolveu uma proposta teórica no âmbito da gramática funcional, dando uma grande contribuição à concepção funcionalista da língua sobre o aspecto sintático da predicação da frase. Além desse linguista, são referências importantes deste trabalho os estudos feitos por Borba (1996), Bakhtin (1997), Martelota (2003), Pezatti (2004), Neves (1994, 1997, 2000, 2003, 2004), Lopes-Rossi (2008), Castilho (2010) e Antunes (2014). A conclusão do trabalho aponta que é de imensa importância a aquisição do conhecimento sobre as possibilidades de construção de frases, estruturalmente, bem organizadas, em contextos de usos reais da língua, uma vez que esse conhecimento contribui para o aumento da competência textual-discursiva do aluno. De fato, a pesquisa revelou que, com o conhecimento construído sobre como organizar melhor a estrutura das frases, os alunos conseguiram melhorar suas produções textuais, tornando-se mais hábeis em cumprir os princípios que regulam a formação adequada de um texto.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A formação de leitores da EJA por meio da leitura de fábulas e cordéis, em sala de aula(Universidade Federal do Pará, 2020-02-14) PINHEIRO, Nazaré do Socorro Ferreira; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459A Dissertação de mestrado intitulada “A formação de leitores na EJA: educação literária por meio da leitura de fábulas e cordéis em sala de aula” apresenta uma proposta de intervenção pedagógica no ensino da literatura para uma turma da 3ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola localizada na cidade de Barcarena, município brasileiro do Estado do Pará, pertencente à mesorregião Metropolitana de Belém. Esse trabalho resulta da constatação, a partir do ingresso do curso de mestrado PROFLETRAS, da quase anulação da leitura literária nas aulas de Língua Portuguesa. Constitui-se de uma discussão sobre a importância da leitura literária como uma atividade humanizadora e de uma experiência de leitura de fábulas e cordéis, em sala de aula, utilizando a sequência básica desenvolvida por Rildo Cosson (2016), estruturada em: motivação, introdução, leitura e interpretação, tendo como corpus as Fábulas A cigarra e as formigas, O leão e o rato agradecido, escritas por Esopo, e a releitura das referidas fábulas: A Cigarra e a Formiga e O Leão e o Rato, de Jean de La Fontaine; os cordéis: Afro-Brasil em cordel, de Nezile Alencar e A descoberta do cavalo, de Severino José. Essa pesquisa busca promover a literatura em sala de aula, formar leitores proficientes em leitura literária, além de propiciar uma aprendizagem significativa na vida dos alunos que já ultrapassaram a idade de escolarização regular. Esse trabalho ancora-se nos pressupostos sobre o ensino da leitura literária centradas em estudiosos brasileiros como Antonio Candido (1995), Marisa Lajolo (2001, 2010), Regina Zilberman (1991), Rildo Cosson (2014, 2016), Neide Luzia Rezende (2013), além dos teóricos Tzvetan Todorov (2009), Michèle Petit (2013) e Miguel Arroyo (2017). A proposta de intervenção é baseada na teoria da pesquisa-ação de Michel Thiollet (2001). Ainda sobre a metodologia utilizada, houve a aplicação de um questionário inicial com o intuito de se estabelecer um diagnóstico sobre a leitura literária dos alunos da Educação Básica para a elaboração da proposta. Posteriormente, foram aplicadas as sequências básicas visando à interação do aluno, à valorização da oralidade e à experiência da comunicação literária, a partir da mediação do professor. Os resultados observados foram considerados satisfatórios por essa metodologia apresentar inúmeras possibilidades para um trabalho significativo com o texto literário em sala de aula, no Ensino Fundamental.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Formação do leitor nos diálogos com as práticas socioculturais no Ensino Fundamental : cotação de histórias e mediação de leitura(Universidade Federal do Pará, 2021-05-28) SILVA, Márcia Fabrina Oliveira; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972A presente investigação está relacionada à formação do leitor pautada nas narrativas que envolvem as práticas socioculturais de comunidades situadas em Concórdia do Pará. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória amparada na valorização da contação de histórias e da mediação de leitura, com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2019. O objetivo consistia em analisar de que maneira tais práxis potencializavam a formação leitora dos alunos, tendo como base as narrativas das comunidades e as já recorrentes na literatura infantojuvenil. O estudo, enquanto análise qualitativa, está apoiado em Thiollent (2011), uma vez que propõe a aplicação de práticas interventivas. Quanto à fundamentação teórica, aos conceitos de leitura e leitor, assim como ao trabalho com a literatura em sala de aula, o mesmo se respalda em Menegassi (2010), Iser (1996), Jauss (1994), Chartier (1998), Todorov (2009), Colomer (2007) e Petit (2009). No que diz respeito à contação de histórias, oralidade e práticas socioculturais, há estudos apoiados em Busatto (2012, 2013), Zumthor (1993, 2014) e Freire (1981, 1989, 2013). Há ainda em Bakhtin (1997), Bakhtin e Volóchinov (1997) reflexões alicerçadas na perspectiva dialógica da linguagem. As etapas da pesquisa desdobraram-se em: contação de histórias e leitura de obras literárias; socialização das experiências de leitura e escuta; visita ao Ateliê Cravo & Canela/socialização da visita e narração de histórias e causos oriundos das comunidades e bairros nos quais residem os alunos. Os dados resultantes indicam que os discentes apresentam um nível de compreensão literal em se tratando de leitura, evidências questionadas e contra-argumentadas por autores provenientes da Estética da Recepção. Além do mais, o estudo revelou que a leitura e escuta de histórias mostram-se agradáveis aos discentes no que tange à ficção e ao enredo, o que permite afirmar que as práticas de contação de histórias próprias de suas localidades, contribuem para o seu desenvolvimento enquanto leitores, uma vez que evidenciam saberes provenientes de sua realidade, promovem a produção de sentidos, a autonomia e ampliam sua bagagem cultural. Desse modo, a partir dos resultados obtidos, formulou-se um Produto Educacional apoiado na prática de atividades relacionadas às experiências de leitura do texto literário, na interação autor-texto-leitor e, assentadas ainda, em ações que potencializem o desenvolvimento do aluno-leitor, como a contação de histórias e mediação de leitura.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gamificação e escrita: experiência de aprendizagem gamificada para produção textual(Universidade Federal do Pará, 2021-04-15) BARBOSA, Rita de Cassia Damasceno; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972O presente trabalho propõe realizar, à luz da Linguística Aplicada, um estudo teórico-propositivo sobre a manifestação responsiva ativa na produção textual de alunos do 9º ano do ensino fundamental, a partir do trabalho com os gêneros discursivos artigo de opinião e comentário na interface argumentativa, por meio de atividades que empregam a gamificação como proposta pedagógica, por este recurso fazer parte da vida em sociedade e meio pelo qual os alunos se inserem como sujeitos nas diversas práticas sociais das quais participam, sejam elas em ambiente escolar, familiar ou em ambiente digital. Para efetivá-lo, partiu-se da seguinte problemática: Como as atividades elaboradas com base em mecânicas de jogos, gamificação, podem contribuir para a manifestação responsiva ativa discente na produção de gêneros discursivos? Para responder a esse questionamento, foi elaborado um conjunto de atividades para a produção textual de gêneros argumentativos, adaptado do projeto de leitura e escrita de gêneros discursivos de Lopes-Rossi (2008), composto por atividades organizadas com mecânicas de jogos – gamificação, que buscou confirmar/negar duas hipóteses: a) atividades gamificadas, por terem como finalidade o engajamento e a motivação para a solução de problemas, colaboram para a manifestação da responsividade ativa dos alunos do 9º ano na produção textual dos gêneros artigo de opinião e comentário; b) os alunos manifestam responsividade ativa durante as atividades que envolvem a reescrita dos textos. Definimos como objetivo principal verificar a manifestação responsiva ativa discente na produção textual dos gêneros discursivos artigo de opinião e comentário, a partir de uma proposta de atividades elaboradas com mecânicas de jogos, a gamificação e, como objetivos específicos: a) averiguar se as atividades gamificadas, as quais envolvem agência dos discentes na construção dos conhecimentos, colaboram para uma ação responsiva ativa dos alunos na produção textual; b) verificar a manifestação responsiva ativa na produção inicial dos gêneros discursivos artigo de opinião e comentário nas atividades diagnósticas. Para fundamentação teórica, baseamo-nos nos princípios do pensamento do Círculo de Bakhtin sobre a natureza dialógica da linguagem e a responsividade, bem como em teóricos e pesquisadores que desenvolvem trabalhos relacionados à produção textual em sala de aula nessa perspectiva, como Geraldi (1996), Sercundes (2004), Fiad e Mayrink-Sabinson (2019) e Menegassi (2016); os estudos sobre multiletramentos de Street (2013, 2014), Kleiman (1995), Soares (2006), Rojo e Moura (2012) e Rojo e Barbosa (2015), Alves (2015) e Paula (2016) sobre gamificação como prática pedagógica. A investigação se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com base no interpretativismo, de caráter propositivo e de natureza aplicada, em que os resultados iniciais obtidos a partir da análise diagnóstica demonstraram que os alunos manifestam posição ativamente responsiva em relação ao entendimento da proposta de produção, ao atendimento à finalidade do gênero e ao conteúdo temático na produção textual dos gêneros discursivos artigo de opinião e comentário de leitor. Tais resultados foram tomados como base para a elaboração de atividades de um produto educacional com o objetivo de contribuir para manifestação responsiva ativa discente na produção textual, em formato de caderno de atividade pedagógica, direcionado a docentes de Língua Portuguesa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A interface oralidade, leitura e escrita na produção do gênero digital videoblog(Universidade Federal do Pará, 2021-06-02) SILVA, Adriano Nascimento; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972A presente pesquisa apresenta o Videoblog (Vlog), um gênero discursivo digital, como um recurso para trabalhar com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no município de Santo Antônio do Tauá - Pará, a partir de uma interface entre a oralidade, a leitura e a escrita. É importante destacar a necessidade de os alunos avançarem nos aspectos da produção escrita e oral, uma vez que muitos apresentam dificuldades ao elaborarem textos escritos e adequarem a oralidade em diferentes contextos. Nesse sentido, chegamos à hipótese de que a inserção do Vlog contribui para o ensino da Língua Portuguesa de maneira mais reflexiva, pois é preciso utilizar da oralidade, da leitura e da escrita para essa produção de forma responsável. A partir desse pensamento, temos como objetivo geral entender a relação entre os aspectos da oralidade, da leitura e da escrita no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, em atividades que utilizam o gênero discursivo Vlog. Como objetivos específicos destacamos: compreender o processo de ensino e aprendizagem nas etapas de produção do gênero Vlog, utilizar o gênero Vlog como um recurso às práticas de ensino por meio de atividades orais e escritas, elaborar um produto educacional a partir das análises da diagnose. Para ancorar a pesquisa, evidenciamos os estudos do círculo de Bakhtin que abordam as questões da linguagem e do dialogismo, as contribuições de Moura e Rojo (2012; 2013), na importância das novas tecnologias ao ensino e nas questões sobre multiletramentos na escola, Menegassi (2010), nos aspectos da leitura, escrita e reescrita e Ataliba (2017), no repertório sobre os Vlogs. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativo-interpretativa de natureza aplicada com traços etnográficos nas seguintes etapas: questionários aos alunos, participação em palestras, visita ao museu e ao igarapé Tauá, ensaio, produção do gênero Roteiro de Apresentação e gravação dos Vlogs. Os dados nos mostraram que a maioria dos alunos avançou nos processos de oralidade, de leitura e de escrita, sendo favorável a inserção desse gênero. Com essas observações, elaboramos o produto educacional Manual do professor baseado no Projeto de leitura e escrita de Lopes-Rossi (2008), com adaptações. Assim, os dados apresentados na pesquisa contribuíram para compreender o que era necessário apresentar como uma estratégia de ensino diante das dificuldades apresentadas pelos alunos e possibilidades de avanços nos processos de oralidade, leitura e escrita.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Jogos de RPG na mediação educacional: uma análise discursiva sobre a identidade cultural em uma escola(Universidade Federal do Pará, 2022-09-15) LOPES, Rafael dos Santos; CUNHA, Marcos André Dantas da; http://lattes.cnpq.br/0195316299643772Os estudos realizados para produzir esta dissertação lançou sobre os jogos de interpretação de papéis, os famosos RPGs (sigla inglesa para Role-Playing Game), uma pesquisa sob a ótica da teoria da Análise do Discurso. Assim, decidimos analisar o quão eficaz esta ferramenta se apresenta como motivadora/facilitadora do exercício da identidade cultural do sujeito no processo de ensino-aprendizagem, ao ressaltar o lugar/espaço de fala do sujeito-estudante em sua posição sócio-histórica através do discurso inserido na produção textual na etapa da criação do personagem-jogador. Assim, fazemos uma reflexão sobre o papel do jogo e da aprendizagem lúdica na manifestação do discurso e suas vozes ao longo da formação da identidade cultural considerando o lugar/espaço da sala de aula rural, marajoara, portanto, às margens de um rio amazônico, bem afastado dos centros urbanos. Portanto, esta dissertação se inicia com a importância de se considerar o contexto sócio-histórico em que o indivíduo-sujeito está inserido, a seguir, expomos as contribuições educacionais do ensino lúdico e, com isso, lançamos sobre os jogos de RPG uma pesquisa conceitual e tipológica aprofundada do que se trata esta modalidade de entretenimento, esclarecendo detalhadamente o que é o RPG e como ele pode servir como instrumento pedagógico. Em seguida apresentamos todo o contexto histórico-geográfico e cultural do local onde a intervenção pedagógica foi aplicada, na qual abordamos o município de Curralinho, no Marajó, apresentamos a comunidade e fazemos uma descrição da escola ribeirinha objeto de nossa pesquisa. Com toda a pesquisa realizada até então, apresentamos o sistema de RPG que foi aplicado na escola e os critérios de cunho identitários dos sujeitos-discentes, relativos aos utilizados na escolha do jogo trazido para a sala de aula, focalizando os personagens, o cenário e a aventura. Detalhamos o passo-a-passo de como foi executada a proposta do jogo de interpretação de papéis para depois realizarmos um exame minucioso sobre a construção identitária dos sujeitos, com base nos conceitos da Análise do Discurso, sobre os textos produzidos na etapa de criação de personagens. Após as considerações finais, incorporamos um apêndice a essa dissertação com uma proposta pedagógica para que qualquer docente tenha em mãos uma orientação detalhada de como aplicar o RPG em sala de aula em qualquer disciplina e, inclusive, realizar trabalhos interdisciplinares com seu corpo discente.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
