Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS/ILC
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8045
O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), cuja coordenação geral está sediada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal), é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu (nota 4), criado em 2013, que tem como finalidade a “capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país” (trecho do Regimento do Programa). A UFPA é uma das 49 unidades que integram o conjunto de Instituições Associadas do Programa (IAPs), tendo atualmente 35 alunos matriculados e 14 professores Doutores envolvidos. A UFPA é a Instituição que vem apresentando a maior demanda do Programa em todo o Brasil, tendo obtido em 2013 o recorde de 857 candidatos inscritos para 26 vagas.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS/ILC por Linha de Pesquisa "TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) O apagamento do rótico em posição de coda silábica na escrita escolar(Universidade Federal do Pará, 2021-12-16) NATIVIDADE, Demiany Cristina Cursino; OLIVEIRA, Demerval da Hora; http://lattes.cnpq.br/9406653724224547Este trabalho investiga o apagamento do R em posição de coda no final de palavras em textos de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Ananindeua. À luz da Sociolinguística Variacionista, procedeu-se a uma análise de cunho variacionista em textos do gênero conto, produzidos em contexto de sala de aula, com o objetivo de observar o uso (ou não), por parte dos alunos, do R em final de palavras e a interferência da fala na ocorrência desse fenômeno. A análise dos grupos linguísticos e extralinguísticos visa à identificação dos fatores que efetivamente favorecem a ocorrência do fenômeno em estudo, de modo a servir de informação para a elaboração de uma proposta didático-pedagógica de intervenção como propósito de auxiliar o professor e possibilitar ao aluno a ampliação de sua competência comunicativa e repertório linguístico sobre o tema em questão. Os textos foram coletados em sala de aula após a leitura e discussão de um conto que serviu de base para a produção dos alunos. Realizou-se uma análise quantitativa dos dados provenientes dos textos dos alunos por meio do programa de regra variável GoldVarb X que mostrou significativa influência de fatores como sexo, extensão do vocábulo e o tipo da vogal que antecede o rótico para a ocorrência do fenômeno. Com base nos resultados obtidos e nas reflexões sobre ensino de Língua Portuguesa, elaborou-se uma proposta de intervenção com o objetivo de oferecer a professores e alunos uma alternativa de estudo do objeto em análise que fizesse o aluno a refletir e operar sobre a linguagem, fazendo uso mais consciente das regras do uso do R em final de palavras em situações de maior ou menor monitoramento, segundo as intenções e propósitos comunicativos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A consciência socioideológica e a produção valorada do discurso : uma proposta pedagógica para o 9º ano com o gênero discursivo carta aberta(Universidade Federal do Pará, 2021-06-28) SANTOS, Iris Letiere da Silva; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; http://lattes.cnpq.br/3038449011739174A presente pesquisa consiste na elaboração de um Projeto Pedagógico de Leitura e Escrita com o gênero discursivo carta aberta, voltado a alunos do 9º ano, para o desenvolvimento da consciência socioideológica e a produção valorada do discurso. À luz da Linguística Aplicada e vinculada ao Projeto Pedagógico de Pesquisa O ensino da Língua Portuguesa por meio da concepção sociológica e valorativa da língua(gem), da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Castanhal, a investigação fundamenta-se na concepção dialógica de língua e linguagem, a partir de sua abordagem sociológica e valorativa, e no Interacionismo, bases teóricas sustentadas nos estudos do Círculo de Bakhtin (VOLÓCHINOV, 2017 [1929]; BAKHTIN, 2011 [1979], dentre outros). Ao buscar responder de que forma é possível sistematizar atividades que contribuam para que o aluno evidencie a consciência socioideológica e a produção valorada do discurso em suas produções textuais do gênero discursivo carta aberta, a investigação levanta a hipótese de que o Projeto de Leitura e Escrita, elaborado a partir da abordagem sociológica e valorativa da linguagem, auxilia os alunos do 9º ano a evidenciarem, na produção textual do gênero discursivo carta aberta, aspectos sociais, históricos e ideológicos, e a apresentarem marcas de discurso valorativo. A pesquisa caracteriza-se como qualitativo-interpretativa, de caráter propositivo e natureza aplicada, e tem como objetivo geral propor um Projeto Pedagógico de Leitura e Escrita para o 9º ano, com o gênero discursivo carta aberta, com o intuito de contribuir para a constituição da consciência socioideológica e a produção valorada do discurso dos alunos. Como objetivos específicos, propõe-se: a) compreender como os aspectos sociais e ideológicos podem ser contemplados no interior do Projeto de Leitura e Escrita; b) verificar como a questão valorativa precisa ser contemplada no Projeto de Leitura e Escrita, de forma a contribuir para a produção textual da carta aberta, com vistas à persuasão do interlocutor e o alcance da finalidade discursiva da carta aberta. Com intuito de buscar responder ao questionamento desta pesquisa, procedeu-se a uma atividade diagnóstica com o gênero discursivo carta aberta para verificação do conhecimento dos alunos sobre o gênero, e, principalmente, se havia indícios de consciência socioideológica e produção valorada do discurso em suas produções. A análise diagnóstica apontou alguns indícios de posicionamento axiológico na escrita, pouco conhecimento dos alunos sobre o gênero e problemas relacionados à articulação do texto e à norma culta da língua em sua modalidade escrita. Diante desses resultados, tendo como referência a metodologia de Lopes-Rossi (2008), foi elaborado um Projeto Pedagógico de Leitura e Escrita com o gênero discursivo carta aberta, voltado ao 9º ano, com o objetivo de contribuir para a constituição da consciência socioideológica e a produção valorada do discurso dos alunos. Para tanto, foram desenvolvidas atividades de leitura voltadas para a reflexão sobre as relações sociais, históricas e ideológicas do contexto de produção do texto explorado no projeto, bem como foram elaboradas perguntas sobre o conteúdo temático, compreensão e interpretação, de estilo e construção composicional. O Projeto gerou um produto educacional, em formato de e-book, a ser disponibilizado na plataforma educapes.capes.gov.br, como material de apoio a professores de Língua Portuguesa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Construção de glossário como mediação da escrita de alunos do campo(Universidade Federal do Pará, 2019-08-29) BORGES, Helena do Socorro Damasceno Palheta; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834O presente trabalho trata das dificuldades de leitura e escrita de textos de alunos da Escola do Campo. O objetivo geral da pesquisa consiste em descrever os principais problemas de escrita dos alunos e construir uma proposta didático-pedagógica para se enfrentar essa realidade. Como se sabe, as atividades de leitura e escrita envolvem processos sociocognitivos complexos e exigem domínios de habilidades (igualmente complexas) que se adquirem e se desenvolvem por meio de práticas linguísticas que favoreçam a conceptualização e a verbalização do mundo. Tais práticas linguísticas envolvem, por exemplo, a observação e a reflexão sobre as coisas do mundo, a produção de texto (oral e escrito), a reescrita e a reelaboração discursiva, a sintetização e o desenvolvimento de tópicos temáticos, a reflexão metalinguística. Neste presente trabalho, portanto, apresentamos uma proposta de intervenção, embasada (dentre outros) na Pesquisa-ação (cf. THIOLLENT, 2008) e na Sociolinguística Educacional (cf. BORTONI-RICARDO, 2004, 2008, 2014), que usa como estratégia a elaboração de um glossário especializado dos termos das atividades agrícolas da Escola do Campo. A pesquisa e a intervenção foram desenvolvidas juntamente com os alunos do sexto/sétimo ano, na Escola Municipal Agrícola de Barcarena-PA, e compreendem as seguintes etapas metodológicas: (i) Observação diagnóstica; (ii) Identificação e análise dos problemas de escrita; (iii) Apresentação dos resultados; (iv) Processo de produção de textos a partir do gênero verbete; (v) Elaboração de fichas catalográficas; (vi) Coleta e seleção dos dados; e (vii) Organização de um glossário ilustrado contendo 301 termos das atividades agrícolas da Escola, o qual foi a culminância da proposta de intervenção e que servirá como material didático na escola.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Da tradição oral ao texto escrito: trabalho com a escrita em sala de aula(Universidade Federal do Pará, 2023-09-28) GONÇALVES, Roseli Ferreira da Costa; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039Neste trabalho, discutimos uma experiência de apropriação da escrita nas aulas de Língua Portuguesa por alunos de uma turma de 5.º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rotary, situada na cidade de Belém, no bairro da Condor. A pesquisa teve como ponto de partida múltiplas atividades de escrita e reescrita de textos baseadas no estudo de lendas. Partimos de uma pergunta essencial: “Como as marcas do trabalho do sujeito com a linguagem se manifestam, principalmente no processo de apropriação da ‘lenda’ por meio da escrita?”. Nosso objetivo geral consistiu em descrever marcas de um sujeito que trabalha com e sobre a linguagem ao apropriar-se de “lendas” por meio da escrita. Para a consecução deste, propusemos como objetivos específicos: a) estabelecer uma avaliação diagnóstica ampla das habilidades de escrita dos alunos nos momentos iniciais; b)identificar marcas que indiciem o trabalho do sujeito para apropriar-se de conhecimentos linguísticos, em diferentes níveis, dentro de atividades escolares de ensino de escrita; c)identificar marcas de uma apropriação “criativa” das lendas pelos alunos, por meio de suas produções escritas; d) discutir as possibilidades de desenvolvimento de um ensino de língua centrado no trabalho do sujeito com e sobre a linguagem no contexto das atuais práticas de ensino e de pesquisa sobre o ensino. O enfoque teórico pautou-se em autores adotam a perspectiva interacionista, entre eles: Volóchinov([1979] 2018) e o círculo de Bakhtin, Geraldi(2011, 2013,2015 e 2019), Franchi (1995), Gancho(2006). A metodologia de nosso trabalho, consistiu em uma Pesquisa-ação por apresentar seus princípios fundamentais, segundo Thiollent e Colette (2014) — contrato, participação, mudanças, discurso e ação. Tivemos como enfoque uma pesquisa descritivo-qualitativa de caráter diagnóstico, pela qual realizamos um trabalho de observação, investigação e reflexão do produto de nossa própria prática docente. Em sala de aula realizamos múltiplas atividades pautadas nos eixos da escrita e da reescrita textual, seguindo a concepção de Geraldi (2011) de escrita como trabalho. Mostramos com a nossa experiência que o processo de apropriação da escrita de texto pelo aluno se dá por meio da interação, prática e reflexão. A escrita do sujeito constitui-se de vozes, as quais ecoam nas escolhas de palavras, expressões e forma de pensar o mundo, evidenciando a constituição de processos de escrita que consintam aos alunos constituírem-se como autoresDissertação Acesso aberto (Open Access) A dinâmica discursiva no jornal escolar: a negociação de vozes em práticas de uso real da língua(Universidade Federal do Pará, 2018-11-09) GOMES, Sacha Emmanuelle de Sousa; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039Nesta pesquisa, a partir de uma intervenção de pesquisa que visou o ensino de escrita para um jornal escolar, analisamos 11 textos jornalísticos escritos por alunos do 9º ano de uma escola estadual. Isso aconteceu depois de termos observado que as críticas que os discentes faziam em relação à escola não tinham espaço nos textos que escreviam nas aulas. Como forma de atender a esses dizeres não ouvidos, vimos a necessidade de investigar como os alunos, ao escreverem para o jornal escolar pensavam as experiências escolares e como incorporavam a palavra do outro, como a dos entrevistados, em seus textos. Pautamo-nos pela seguinte pergunta de pesquisa: como o aluno ao planejar e organizar as ideias, pesquisas e entrevistas, elabora construções textuais que incluem sua voz e a voz do outro no texto do jornal escolar? Tivemos como objetivo geral criar por meio de um jornal escolar um espaço para que o aluno use a palavra em práticas de uso reais da língua. Buscamos nos objetivos específicos: i) “Devolver a palavra” ao aluno tal como na expressão de Geraldi, para quem o texto deve ser construído com base em uma escrita real na qual o leitor do texto não seja apenas o professor, ii) Discutir como os alunos constroem pontos de vista sobre as situações vividas no espaço escolar e iii) Ensinar estratégias de gerenciamento de vozes tendo como base a intenção a ser alcançada, iv) Analisar os mecanismos linguísticos utilizados para a introdução da palavra do outro e negociação de vozes surgidas a partir do ensino do gerenciamento das vozes presentes no texto por intermédio de uma proposta de intervenção. Esta é uma pesquisa-ação que compreende uma perspectiva social da escola e outra que é a perspectiva discursiva da linguagem. Para a construção da primeira tomamos como base os teóricos Soares (2017), Geraldi (1993) e Apple (1995). Para a segunda, baseamo-nos nos teóricos Pêcheux (2014), Maingueneau (2014) e Authier-Révuz (2004). A metodologia de nossa intervenção incluiu a criação de um jornal escolar chamado “Jornal Tipití”, a instauração de práticas de escrita de textos para esse jornal, como a leitura e reescrita contínuas, às vezes em caráter voluntário. Em sala de aula, realizamos atividades voltadas para o ensino das formas de inclusão das palavras do outro no discurso que partiram da leitura de um texto, dando conta das interferências reais surgidas a partir dele. Os resultados mostraram que o texto escrito para o jornal escolar provocou diversas polêmicas na escola e a compreensão da inserção da voz do outro no texto contribuiu para um ensino e aprendizagem de escrita mais reflexivos no que diz respeito à intenção do texto escrito no Ensino Fundamental.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação literária: desvendando o texto literário no 7º ano do Ensino Fundamental a partir da formação de círculo de leitura em comunidade de leitores(Universidade Federal do Pará, 2018-03-28) SOUSA, Andrea Farias; FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de; http://lattes.cnpq.br/8640178343507222O presente trabalho visa discutir a formação de leitores através da experiência literária em Círculos de Leitura com alunos do 7º ano de uma escola pública municipal de São Luís do Maranhão, por meio de uma proposta de intervenção pedagógica. O objetivo é identificar de que forma referida prática possibilita a formação de leitores literários inseridos em uma comunidade leitora na qual a escolha, leitura, discussão e análise do texto literário desenvolvem-se sob a mediação do professor a partir da socialização de impressões, percepções, conexões com outros textos e com a vida. A partir da compreensão de leitura como prática cultural a ser internalizada e historicizada (BOURDIEU, 1996; CHARTIER, 1998), o referencial teórico respalda-se na perspectiva social de leitura com enfoque na teoria de Comunidade de Leitores desenvolvida por Stanley Fish (1995), Roger Chartier (1999), Maria de Lourdes Dionísio (2000), e de círculos de leitura proposta por Eliana Yunes (1999, 2009), Harwey Daniels (2004), Rildo Cosson (2014) e Luzia de Maria (2016). Evidenciam-se ainda concepções e procedimentos metodológicos de leitura literária propostos por Umberto Eco (2001), Antônio Candido (2004), Marisa Lajolo (1993, 2004), Regina Zilberman (1988, 1989, 2008), Luiz Percival Brito (2015), Renata Junqueira de Souza e Cyntia Girotto (2011) Trata-se de uma pesquisa do tipo observação-participante, de natureza qualitativa, descritiva e intervencionista. A coleta de dados foi extraída da análise das práticas leitoras no Círculo de Leitura, além de questionários aplicados como avaliação preliminar e exploratória. Resultados das análises permitem concluir que, apesar dos discursos que reforçam a rejeição de adolescentes pela literatura, os textos literários são provocadores de uma experiência leitora prazerosa quando compartilhada comunidades leitoras. Registra-se que a leitura literária em círculo leva os leitores a pensar coletivamente os sentidos dos textos a partir de suas próprias experiências de vida, de forma que a literatura sai da esfera estritamente fantástica para discutir fatos da vida real: violência, amizade, fidelidade, ganância, assim discutidos na obra Os assassinatos da Rua Morgue, de Edgar Alan Poe. Ao final da pesquisa é possível perceber uma mudança de visão dos alunos e de afinidades em relação à concepção de Leitura e Literatura. Por isso, pode-se afirmar que uma experiência leitora literária livre, partilhada coletivamente em Círculos de Leitura e firmada em um projeto de educação literária, é capaz de provocar uma atitude de politização e sensibilização necessárias à construção de ações de transformação coletiva.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O ensino da gramática por entrada de sentido: caracterização de seres/eventos em português(Universidade Federal do Pará, 2020-12-11) CAVALCANTE, Márcia do Socorro Botelho; ABDON, Iaci de Nazaré Silva; lattes.cnpq.br/2212976917586395Este trabalho insere-se na área de Linguagens e Letramento do Mestrado Profissional em Letras (PROLETRAS) da Universidade Federal do Pará, e tem como tema um estudo teórico-prático sobre a caracterização dos seres e eventos em língua portuguesa pela entrada de sentido. Problematiza-se que a maioria dos alunos da escola contexto da pesquisa mostra insegurança em como identificar características de seres e eventos expressas num texto, considerando-se que, além dos adjetivos, outras formas linguísticas se relacionam com a categoria de sentido de que se trata neste trabalho. A partir do fenômeno levantado, à luz dos pressupostos teórico-analíticos da Semiolinguística, com base em estudos de Travaglia (2011) e Charaudeau (2015), além de contribuições de estudiosos como Bakhtin(1992[1929], Geraldi (2003[1997], 2012[1984]), Zanini (1999), Neves (2018), North & Santaella (2017), tem-se como objetivo geral elaborar um Produto Educacional sobre o ensino de gramática por entrada de sentido, a partir do enfoque metodológico de Lopes-Rossi (2002; 2008), e contribuições de Menegassi (2010; 2018) e Ohuschi (2018; 2019) e Ritter (2010), para ser desenvolvido em turmas dos 9ºanos do Ensino Fundamental. Para tanto, foram objetivos norteadores (i) investigar qual o conhecimento prévio dos alunos sujeitos da pesquisa quanto ao processo de caracterização; (ii) examinar a contribuição de gramáticas acerca do estudo sobre caracterização (adjetivação), o que poderá servir de parâmetro para o presente trabalho; (iii) relacionar a concepção teórica construída pela Gramática dos Sentidos com a prática escolar no ensino de gramática em língua portuguesa. Procedeu se, como opção metodológica, a uma pesquisa participante, de cunho predominantemente descritivo qualitativo no tratamento dos dados levantados, pelos quais se buscou ter indícios do conhecimento dos sujeitos da pesquisa quanto ao processo de caracterização e das formas disponíveis na língua portuguesa. Os instrumentos utilizados para a pesquisa diagnóstica constituíram se de técnicas de observação e de registros para a constituição de um corpus a partir do qual se confirmou que, embora os alunos demonstrem competência para caracterizar, não têm o domínio suficiente de que existe uma diversidade de formas da língua para expressar categorias de sentido, o que justifica investir se no ensino de gramática com entrada pelos sentidos. De posse dos resultados, formulou se o Produto Educacional Texto, Gramática e Produção de Sentidos, cujas atividades propostas estão distribuídas por módulos didáticos –– de leitura, de análise linguística, de produção textual e de divulgação ao público –– e que tem como produto final, a produção escrita de uma coletânea de relatos pessoais, preferencialmente, para ser feita por alunos dos 9º anos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Experiências lexicológicas em sala de aula: construindo glossários com alunos do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2018-02-21) SILVA, João Batista Poça da; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834As ciências do léxico são ramos da Linguística cujas contribuições são pouco exploradas em atividades letivas no ensino fundamental. Partindo-se desse pressuposto, busca-se constatar que os atos de conceituar e definir, corporificados por meio do gênero discursivo verbete, podem promover a capacidade comunicativa dos alunos e contribuir para o aprimoramento de leitura e escrita. Esses atos, porém, encontram pouco espaço nas aulas, enquanto o dicionário, a enciclopédia e o glossário, quando usados, têm seu alcance interdisciplinar praticamente anulado, porque seu usuário é quase sempre considerado como mero consulente, ou seja, como alguém que apenas consulta publicações voltadas para o verbete, ao passo que não se valoriza nele a habilidade de conceptualizar (recortar cultural e linguisticamente a realidade). Assim, pergunta-se de que modo o estudo de aspectos lexicais da língua pode contribuir para que o aluno organize e domine melhor os conceitos estudados nas diversas disciplinas curriculares, o que leva ao objetivo geral do presente trabalho, que consiste em formular, propor, aplicar e avaliar práticas relacionadas ao trabalho com o léxico comum e especializado em sala de aula, numa perspectiva interdisciplinar. Desse objetivo principal, derivam outros, entre os quais: descrever e analisar o modo como os livros didáticos de algumas disciplinas abordam o verbete; mediar a familiarização dos alunos com os diversos gêneros lexicográficos; instrumentalizar os alunos para elaborar verbetes e glossários; elaborar uma proposta de material didático norteado pela elaboração de verbete como recurso para a prática reflexiva da conceptualização. As principais hipóteses testadas por meio da pesquisa postulam que os atos de conceituar, definir e registrar por escrito ajudam a organizar as ideias e a melhorar o desempenho do aluno nas diversas disciplinas; além disso, que é mínima ou inexistente, nos espaços letivos e materiais, a relevância dada ao aspecto lexical da língua; que os diversos gêneros lexicográficos são subutilizados como fonte de aprofundamento de conteúdos; que o léxico é rico recurso de aproximação interdisciplinar; que o verbete é gênero discursivo apropriado para mediar atividades sobre o léxico, a gramática e aspectos textuais-discursivos; e que conceito e definição, devidamente diferenciados, contribuem para o aluno melhor estabelecer estratégias de estudo. O aporte teórico da pesquisa se apoia nos estudos de Biderman (2001), sobre as ciências do léxico; de Barbosa (2001) e Finnato (2002) acerca da conceptualização e da definição; de Pontes (2009), Carvalho e Bagno (2011) e Ilari (2015), em torno da Lexicografia e seus subcampos teórico, prático, pedagógico e educacional; de Antunes (2012), sobre léxico e discurso em contexto de ensino-aprendizagem; de Barros (2004) e Lima (2010), sobre Terminologia e Terminografia; e de Dionisio (2010), acerca do gênero discursivo verbete. No percurso metodológico, optou-se pela pesquisa participante para intermediar a observação do trabalho com o léxico numa turma de sexto ano do ensino fundamental, em quatro disciplinas, a saber, História, Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. Duas fontes geraram dados que passaram por análise qualitativa: livros didáticos utilizados nas aulas das respectivas disciplinas e questionários semiestruturados aplicados junto aos professores e alunos da turma atingida. A partir das análises, reflexões e cotejos realizados, foi elaborada e aplicada uma proposta de intervenção com atividades de conceptualização que culminam na elaboração de glossários pelos próprios alunos. O estudo e a aplicação da proposta levaram à constatação de que atividades com conceitos e definições mediadas pelo gênero verbete são importante recurso de organização e expressão de conhecimentos e seus resultados positivos abarcam diversas disciplinas curriculares. Constatou-se também que o leque de possibilidades criativas propicia uma abordagem agradável e produtiva do léxico em sala de aula. O resultado prático do trabalho consiste num caderno de atividades didático-pedagógicas disponibilizado às escolas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Filigranas da memória: a construção de narrativas de histórias de vida na EJA(Universidade Federal do Pará, 2018-02-23) MONTEIRO, Tânia Carla da Silva; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039A presente pesquisa foi realizada em duas turmas da EJA de uma escola da rede estadual localizada na periferia de Belém e trata da produção de narrativas de memórias pelos alunos. O enfoque teórico baseia-se no embricamento entre memória e consciência, de acordo com o embasamento fornecido pelas obras Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem, de Mikhail M. Bakhtin/Voloshínov (2014), e Memória e sociedade: lembranças de velhos, de Ecléa Bosi (1994). Na obra de Bakhtin/Voloshínov, buscamos os conceitos de signo e consciência, e na de Bosi, o conceito de memória. Buscamos mostrar que essas noções se articulam à medida que, ao se reconstruir a memória, se procede à construção de discursos que refletem e refratam a realidade da sociedade na qual está inserido o sujeito. A questão norteadora é: Como ensinar escrita por meio de narrativas de memórias de alunos da EJA? O objetivo geral é contribuir para o aperfeiçoamento da escrita desses alunos, a fim de superar a resistência em relação a essa modalidade de produção de textos, levando-os a aprimorarem suas habilidades em relação ao uso da língua portuguesa. Como objetivos específicos, pretendemos: a) diagnosticar as dificuldades existentes na produção de textos; b) superar a resistência dos alunos em relação à narração dos fatos de sua vida na construção de suas memórias; c) desenvolver habilidades de reescrita para melhorar seus textos no que diz respeito à estrutura narrativa e ao conteúdo e d) discutir a situação paradoxal em que esses alunos se encontram, estando ao mesmo tempo incluídos e excluídos na sociedade. A metodologia adotada consistiu na realização de uma pesquisa-ação aplicada em dois momentos. Na primeira, a pesquisa-piloto, trabalhamos com: escrita, orientação individualizada, gravação de áudios das memórias e reescrita. Os resultados da pesquisa-piloto serviram para aperfeiçoar a pesquisa final. Na segunda, a pesquisa final, trabalhamos com: escrita, estudo da estrutura narrativa, leitura literária, gravação de áudio, correção textual-interativa e reescrita. Como resultado final, constatamos que é possível ensinar escrita por meio de narrativas de histórias de vida, uma vez que, ao se narrar, ao mesmo tempo em que reconstitui as filigranas de sua memória, o aluno aprimora suas habilidades linguísticas e reflete sobre si e sobre o outro, revendo as ideologias que formam sua consciência e seu espaço na sociedade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gamificação e o gênero crônica: práticas decoloniais a partir da tríade oralidade, leitura e escrita(Universidade Federal do Pará, 2024-03-25) CARDOSO, Jeocele Marília Vaz da Silva; SANTOS, Isabel Cristina França dos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868A sociedade está enredada em um fluxo de informações, descobertas e em passos mínimos, a escola acompanha um mundo onde as habilidades associadas à inovação e ao uso de tecnologias são frequentes. Dessa forma, o desafio em despertar o interesse dos discentes em sala de aula tem sido uma constância e o professor busca ressignificar sua prática para a promoção de um processo de ensino e aprendizagem que oportunize o protagonismo, a autonomia, a criatividade, o engajamento, a ludicidade e a criticidade. Desse modo, o presente trabalho visa averiguar como a inserção das tecnologias digitais, bem como as mecânicas de jogos podem contribuir para a aprendizagem dos alunos nas práticas de oralidade, leitura e escrita, oportunizando o protagonismo e a criatividade no uso da linguagem em suas práticas sociais. Assim, considerando as práticas cotidianas do ensino da língua nos espaços escolares, buscamos estratégias que abarquem o uso das tecnologias imersivas com os gêneros discursivos, entendendo as relações teóricopráticas, bem como suas funções sociais e comunicativas em convergência com os conceitos dialógicos e decoloniais. Desta feita, o gênero crônica constitui a base para o desenvolvimento das atividades propostas no referido trabalho, tendo em conta a dimensão social, a partir das categorias de análise: conteúdo temático, estilo e construção composicional, com o intuito de mobilizar saberes para além da sala de aula em convergência com temáticas do cotidiano dos alunos. A análise dos dados, a partir das condições de produção, buscou compreender as categorias supracitadas para identificar dificuldades e potencialidades na escrita do texto e apresentam as seguintes situações: a) No que tange aos aspectos relacionados aos elementos constitutivos do enunciado, do quantitativo de vinte e três alunos participantes, dois seguiram a temática descrita no comando de produção, enquanto os demais abordaram dimensões semânticas e discursivas para além do solicitado; b) No que diz respeito ao contexto da construção composicional, os discentes fizeram escolhas diferenciadas na construção do discurso; c) No que se refere ao estilo, todos os discentes contemplaram o elemento supracitado. Na aplicação da proposta de intervenção, ao considerar os objetivos da pesquisa, verificamos que as atividades gamificadas colaboram para o desenvolvimento dos alunos do 9º ano nas práticas de oralidade, leitura e escrita, além de promover engajamento, motivação e colaboração entre eles. No que concerne aos aspectos decoloniais, observamos que temáticas relacionadas ao contexto social dos discentes contribuem para que assumam posturas, atitudes e posicionamentos reflexivos e críticos frente às problemáticas da comunidade a qual estão inseridos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Idas e vindas da escrita: construção coletiva de procedimentos de avaliação da produção textual para os anos finais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2020-06-18) CARDOSO, Natália Moraes; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039Neste trabalho, discutimos uma experiência de ensino da escrita pautada na organização coletiva do trabalho pelos professores da área de Língua Portuguesa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda da Silva Barros, situada na periferia da cidade de Cametá, nordeste do Pará. A pesquisa teve início com a avaliação e re(construção) de um projeto de escrita previamente existente na escola, pensada a partir das análises dos resultados do projeto e dos textos produzidos pelos alunos. Propusemos, no ano letivo de 2019, algumas alterações e/ou modificações no projeto baseando-nos em nosso objetivo geral, que consistiu em desenvolver uma proposta de ensino da escrita para os anos finais do ensino fundamental que permitisse ao corpo docente de Língua Portuguesa da instituição produzir sua própria avaliação do desempenho dos alunos, com vistas à elaboração de um projeto de formação do aluno leitor e escritor. Para a consecução deste, propusemos como objetivos específicos: a) criar espaços de trabalho coletivo na escola, envolvendo o corpo docente de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, por meio da proposição de um grupo de trabalho sobre escrita; b) avaliar coletivamente os resultados do projeto “A redação em exame” do ano de 2018; c) tornar a escola e a sala de aula de língua materna espaço de exercício cotidiano da escrita pela proposição e execução de um projeto de escrita coletivamente construído pelos docentes de Língua Portuguesa; d) criar formas de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento da escrita dos alunos que possam ser compartilhadas pela escola, de modo a favorecer a continuidade do trabalho. O enfoque teórico que nos ajudou a pensar essas ações pautou-se em duas “frentes”. Na primeira, de modo geral relacionada à área da educação, valemo-nos dos estudos de Michael Apple (1989; 1995); Jorge Larrosa (2002) e Maurice Tardif e Claude Lessard, (2005), que discutem a relação entre as práticas docentes e os conhecimentos que sustentam o trabalho docente. Na segunda, no âmbito da linguagem, contamos com as contribuições de Mikhail Bakhtin e Valentín Volochinov ([1979] 1997), Eglê Franchi (1986), Lucy Mccormick Calkins (1989), Magda Soares (1992), Cláudia Riolfi et al. (2008), Sírio Possenti (2009), e, de modo especial, com as obras de João Wanderley Geraldi (1984; 1997; 2015), as quais nos ofereceram a oportunidade de pensar o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa numa perspectiva interacionista, considerando as próprias práticas escolares como espaço social de trocas, de resistências e de transformações. A metodologia de nosso trabalho consistiu em uma pesquisa-ação crítica, nos termos de Ghedin e Franco (2008), cuja natureza se constitui de uma pesquisa descritivo-qualitativa de caráter diagnóstico, pela qual realizamos um trabalho de observação, investigação e reflexão do produto de nossa própria prática docente. Em sala de aula, realizamos atividades diversas pautando-nos nos três pilares do ensino de língua materna que, segundo Geraldi (1984), são: leitura, produção textual e análise linguística. De modo geral, essas atividades tiveram como objetivo levar os alunos a produzir textos de bases narrativo-descritiva e expositivo-argumentativa. Os resultados apontam em duas direções: a primeira refere-se à possibilidade de se efetivar na escola espaços de discussão nos quais a coletivização do trabalho aponte caminhos para soluções de problemas enfrentados na sala de aula. Já no que se refere aos alunos, mostramos com nossa experiência no chão da sala de aula que é possível nas aulas de língua materna propiciar a construção de processos de escrita que permitam aos alunos constituírem-se como autores.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leitura do conto na escola: uma proposta metodológica para o oitavo ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2016-04-04) COIMBRA, Jorge Fernando do Nascimento; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459A dissertação de Mestrado Leitura do conto na escola: uma proposta metodológica para o oitavo ano do Ensino Fundamental tem como objetivo promover a leitura do texto literário em sala de aula por meio da sequência básica de letramento proposta por Cosson (2006) no livro Letramento literário: teoria e prática que é constituída de Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação cuja unidade de ensino será o texto narrativo (conto) de autores brasileiros da série Literatura em minha casa e outros regionais da autora paraense Maria Lúcia Medeiros. Para essa finalidade serão desenvolvidas atividades em duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental em uma instituição escolar da rede municipal da cidade de Maracanã-PA. A pesquisa foi desenvolvida dentro da perspectiva de pesquisa-ação de caráter interpretativo e interventiva de base empírica (THIOLLENT, 1996), cuja relação entre pesquisador e pesquisados dar-se-á no ambiente de realização da pesquisa, visando à solução de um problema de forma cooperativa. O interesse pelo objeto de pesquisa se deu a partir de consulta aos livros didáticos, conversas informais com os professores de Língua Portuguesa da escola na qual desenvolvemos a pesquisa e acesso ao diário de classe dos mesmos docentes. Os trabalhos de (COSSON, 2006, 2010), (CEIA, 2002), (COLOMER, 2007), (REGINA ZILBERMAN, 1988), (ANTONIO CANDIDO, 1995) serviram como quadro teórico no qual vai surgir a importância de se trabalhar a literatura na escola bem como chamar atenção para se ter um professor de literatura, considerando que não é comum nos dias atuais ver nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental o trabalho efetivo com o texto literário. Assim fizemos uma proposta metodológica de trabalho com o texto literário no Ensino Fundamental. Assim, estruturamos essa dissertação de Mestrado nos seguintes tópicos: O ensino de literatura no Ensino Fundamental, A formação do leitor e Leitura do conto na escola: uma proposta metodológica para o oitavo ano do Ensino Fundamental.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leitura do gênero discursivo charge: abordagem multicultural na educação de jovens e adultos(Universidade Federal do Pará, 2019-06-25) ALMEIDA, Vera Lúcia Gonçalves de; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972Esta pesquisa apresenta algumas reflexões relacionadas à compreensão leitora em textos multimodais, especificamente em textos chárgicos. O estudo iniciou a partir de nossas observações, em sala de aula, sobre as dificuldades enfrentadas por alunos para ler e compreender textos imagéticos. As observações viraram inquietações no sentido de desenvolver atividades que orientassem a prática leitora dos alunos. Desse modo, partimos da hipótese de que um projeto pedagógico de intervenção voltado para a leitura de textos multimodais pode contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos, bem como para o aprimoramento de uma visão crítico-reflexiva dos leitores. Em função desse propósito, a pesquisa tem como objetivo geral verificar o nível de compreensão leitora em textos chárgicos dos alunos da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública da cidade de Macapá-AP, com o intuito de contribuir para a formação de leitores competentes. A partir da diagnose realizada e dos resultados observados, ancoramos nosso estudo, o qual tem como foco a leitura, nos estudos de Menegassi (2010; 1995). O autor trabalha as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão (literal, inferencial e interpretativo), interpretação e retenção. Nos estudos de Ohuschi, Oliveira, Luppi (2010), encontramos suporte para o desenvolvimento das atividades apresentadas no modelo proposto por Lopes-Rossi (2011). Como nosso estudo envolve textos multimodais cujo tema aborda o multiculturalismo, trazemos para nossa pesquisa as abordagens de Candau (2008) e Rojo (2015). Para esta pesquisa, adotamos uma investigação qualitativa, de vertente interpretativa, além de envolver características da pesquisa-ação. Os estudos foram desenvolvidos em uma turma da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública no município de Macapá-AP. O trabalho tem como corpus as respostas dos alunos na atividade diagnóstica e nas atividades apresentadas durante a implementação do Projeto pedagógico de leitura. Por se tratar de uma pesquisa que busca analisar o nível de compreensão leitora dos alunos da 3ª etapa da Eja, utilizamos como categorias de análise as etapas do processo de leitura segundo Menegassi (1995). Como resultado, observamos que o objetivo foi alcançado, pois, nas atividades de perguntas e respostas, os participantes apresentaram dificuldade em compreender os textos, ficando no nível de compreensão literal. Porém, na atividade na qual os alunos elegeram sua charge e escreveram sobre elas, houve demonstração de compreensão no nível inferencial.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leituras de lá e de cá: a formação de leitores a partir do diálogo entre a “literatura de massa” e a literatura canônica(Universidade Federal do Pará, 2019-07-01) SANTOS FILHO, Wlademir Ferreira dos; FURTADO, Marli Tereza; http://lattes.cnpq.br/2382303554607592A presente pesquisa apresenta uma reflexão sobre a prática da leitura do texto literário no ensino fundamental, bem como procura verificar a eficácia de uma proposta de intervenção didática que conseguisse lograr êxito no escopo de formar alunos literariamente letrados a partir do diálogo entre a literatura de massa e a literatura canônica. Procurou-se desmistificar os discursos correntes de que o ―adolescente não lê, não gosta de ler, ou lê pouco‖. Para tanto, foi implementado na turma do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Luiz Nunes Direito, em Ananindeua-PA, o projeto de leitura ―Leituras de lá e de cá...‖ A hipótese era a de que se a escola partisse dos interesses e da experiência real de leitura dos alunos, não só seria possível desenvolver práticas mais significativas de letramento literário na turma, como a adesão e o envolvimento dos alunos seriam mais efetivos. Lançando mão de métodos de ensino do texto literário centrados nas propostas dos círculos literários, de Cosson (2016) e da leitura recepcional, de Bordini & Aguiar (1988), a proposta propôs a leitura dos romances Uma canção para a libélula, de Juliana Daglio, e do conto Menina a caminho, de Raduan Nassar. Realizado de abril a dezembro de 2018, o projeto apresentou resultados que responderam positivamente às hipóteses previstas. Os alunos participantes demonstraram interesse e envolvimento durante a realização de todas as atividades da proposta de intervenção, tendo suas habilidades de leitoras desenvolvidas ou aprimoradas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Literatura no Ensino Fundamental: uma proposta para leitura e produção de contos(Universidade Federal do Pará, 2018-04-18) SANTOS, Zélia Mônica Lima dos; FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de; http://lattes.cnpq.br/864017834350722Esta dissertação, intitulada Literatura no ensino fundamental: uma proposta para leitura e produção de contos, pretende evidenciar a questão da leitura de textos literários nas escolas de ensino fundamental e propor um conjunto de atividades centradas na leitura dos Contos amazônicos de Inglês de Sousa, numa perspectiva interacionista, tendo como público alvo alunos do nono ano do Ensino Fundamental da rede pública. Para sua efetivação, fundamentou-se no referencial teórico constituído por Candido (1995) e Todorov (2009), sobre a relevância da literatura para a formação da personalidade humana; Zilberman (1991), Lajolo (2000), Girotto & Souza (2010), Dalvi (2012) e Cosson (2014) nas reflexões sobre o lugar da literatura na escola, Gotlib (1995) sobre o gênero conto, além de documentos oficiais, como os PCN (1998). A partir daí, realizaram-se entrevistas com professores e discentes do nono ano da escola alvo a fim de diagnosticar como a leitura de literatura é vista e vem comparecendo na escola. Enfim, baseado no marco teórico e no diagnóstico, procedeu-se o projeto de leitura incluindo etapa de motivação, leitura de três contos da coletânea de Sousa (2004) – ―Voluntário‖, ―Acauã‖ e ―O rebelde‖ – e socialização, através de debates e produção escrita de narrativas curtas com vistas de divulgação à comunidade escolar. Ao final do trabalho, foi possível concluir que a leitura literária, quando mediada adequadamente na escola, constitui importante instrumento de formação e engajamento, pois permite ao estudante imaginar, expressar-se, dialogar com o texto, percebendo como a materialidade do texto literário inscreve-se na sua vida tanto no aspecto coletivo, quanto no individual.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Nem lhe conto, compadre: uma proposta de leitura do conto o Carro dos milagres de Benedito Monteiro(Universidade Federal do Pará, 2018-03-01) CASTRO, Anderson Magno Pires; FURTADO, Marli Tereza; http://lattes.cnpq.br/2382303554607592Este trabalho versa sobre a fundamentação, elaboração e execução de uma proposta de intervenção pedagógica que teve como núcleo a leitura e discussão do conto O carro dos Milagres, de Benedicto Monteiro, em sala de aula, numa escola pública da cidade de Acará-PA, onde exerço a docência em língua portuguesa. A proposta foi concebida a partir da verificação, in loco, do distanciamento entre os alunos da escola e a literatura amazônica e da percepção da necessidade de alternativas práticas e significativas para o trabalho com literatura em sala de aula. Tais problemas foram percebidos ano a ano no exercício da docência nessa escola, e foram confirmados pela aplicação de um questionário diagnóstico prévio à elaboração da proposta. A partir disso, foi definido o objetivo principal do trabalho: aproximar o aluno amazônida da literatura em geral e da amazônica em particular, por meio de uma atividade de leitura efetiva do conto citado, privilegiando a experiência literária e a interpretação coletiva do texto. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola citada. A opção pelo texto de Monteiro foi motivada por seus atributos literários e pela presença marcante da cosmovisão e da cultura amazônica, elaboradas esteticamente pelo autor, destoando da mera caricatura do universo amazônico. A pesquisa segue os princípios básicos da pesquisa-ação crítica, conforme propõem Ghedin e Franco (2008). Os principais estudiosos que fundamentam este trabalho são: João Alexandre Barbosa (1994, 1996), Marcia Abreu (2006), Rildo Cosson (2010, 2014, 2015, 2016), Magda Soares (2011), Marisa Lajolo (1993), Antonio Cândido (2004), Maria Helena Martins (1994), Tzvetan Todorov (2008), Nádia Gotlib (2006) e Fátima Nascimento (2004). A proposta de intervenção pedagógica se baseia na sequência básica de letramento literário, conforme defende Cosson (2014), e compõe-se de três etapas: atividades prévias; leitura e interpretação do conto de Monteiro; e atividades práticas posteriores realizadas a partir da leitura do texto. A análise da aplicação da proposta mostra que, apesar das dificuldades e imprevistos que afetaram o resultado das atividades, o saldo da proposta foi bastante positivo, pois os alunos manifestaram uma identificação empática com os temas, o enredo, a visão de mundo e a linguagem do texto, e perceberam a elaboração estética da realidade amazônica no conto de Monteiro. A referida proposta se mostra como uma alternativa viável para a necessária inserção da literatura amazônica nas nossas salas de aula amazônicas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Novas tecnologias e livro didáticos da EJA: uma abordagem pedagógica por meio do gênero propaganda(Universidade Federal do Pará, 2018-03-26) PEDROSO, Luis Marcelo de Araújo; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6329405040653270Este trabalho buscou propor uma abordagem pedagógica, por meio do gênero propaganda, considerando o uso das NTICs e a sua relação com o Livro Didático da EJA (3ª etapa), de uma escola pública da periferia de Belém. Buscou-se entender como essa relação ocorria em prol do desenvolvimento da competência leitora e escrita no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Desta forma, foi importante traçar uma breve descrição da EJA, do livro didático, NTICs, bem como do percurso metodológico adotado (pesquisa-ação e observação participante) na proposta de atividades. Para o estudo da língua materna, utilizou-se o gênero propaganda, analisando sua estrutura, linguagem verbal/não verbal e as funções da linguagem predominantes. Defendeu-se que a apropriação de ferramentas tecnológicas ampliaria os saberes e perspectivas dos alunos de alcançarem um fim prático. A literatura utilizada no trabalho teve como referência autores como, Souza (1998), Bakhtin (2003), Menegassi (2005) e Koch (2015). O trabalho pôde revelar que, apesar de ser possível desenvolver atividades utilizando as NTICs conjuntamente com os LDs para o ensino de Língua Portuguesa, ainda existem inúmeros desafios para o desenvolvimento mais efetivo desse tipo de encaminhamento. Isso se justifica tendo em vista que há docentes que não estão bem preparados e com interesse em trabalhar com as novas tecnologias. Além disso, muitas escolas não possuem estrutura adequada para este tipo de trabalho em função do baixo investimento na área. Por outro lado, os alunos são bem receptivos às NTICs. Eles conseguem, interagir e avançar em suas aprendizagens, em especial, nas atividades que potencializavam relação com as suas possibilidades de articulação com o mercado de trabalho (formal e informa) e subsistência.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O papel do Circuito Mínimo de Atividades no desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror: uma experiência em uma turma do 8º ano da Escola de Aplicação da UFPA(Universidade Federal do Pará, 2024-10-10) MEDEIROS, Simone Cristina Duarte; OLIVEIRA, Márcia Andréa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/5128172948571987A leitura é essencial não apenas para a vida escolar, mas também para toda vida cidadã fora dela. A vida do aluno como um todo passará pela sua capacidade de ler a palavra e de ler o mundo. A sua participação ativa na sociedade e o seu pleno exercício da cidadania dependerão do domínio da prática de leitura. Portanto, é imprescindível possibilitar aos alunos atividades que contribuam para o desenvolvimento da compreensão leitora deles. Levando isso em consideração, neste trabalho, busco responder a esta pergunta de pesquisa: De que forma o trabalho com leitura mediado pelo Circuito Mínimo de Atividades (CMA) possibilita o desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror, de alunos do 8º do Ensino Fundamental de uma Escola de Aplicação da UFPA?. Almejando responder a essa pergunta, temos como objetivo geral analisar os efeitos do CMA na aprendizagem de leitura de contos de terror. Com base nessa questão, realizamos uma pesquisa caracterizada como pesquisa-ação, qualitativa-interpretativa e quantitativa e de natureza aplicada, situada no campo da didática das línguas. Tomamos como referencial teórico a concepção de gêneros textuais de Dolz e Schneuwly (2004), de Circuito Mínimo de Atividades (CMA) de Cordeiro e Liaudet (2021) e Cordeiro (2013), de leitura de Solé (1998) e Freire (2003), de compreensão leitora de Kleiman (2002, 2004) e Koch e Elias (2014), bem como de Gotlib (2006), sobre a teoria do conto. Realizamos um estudo comparativo entre as três turmas que participaram da investigação. Em uma delas, implementamos uma proposta de intervenção com base no CMA e realizamos quatro testes de leitura, que foram posteriormente analisados. Nas outras duas, aplicamos apenas os quatro testes. Os resultados dessa pesquisa apontam que a turma em que o CMA foi implementado obteve desempenho mais consistente nos testes de compreensão leitora, ao longo da pesquisa; sendo a única, entre as três, a apresentar avanços contínuos, o que pode ser compreendido como indícios de aprendizagem e do desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O Ponto e a vírgula nas produções escritas e na orientação da leitura de alunos do Fundamental Maior(Universidade Federal do Pará, 2019-08-19) AZEVEDO, Josiane Dias de; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834Este trabalho analisa, por meio de atividades orais e escritas, as principais dificuldades de compreensão e de uso da vírgula e do ponto por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Abaetetuba-PA. Para sua realização, após observar as dificuldades presentes nos textos dos alunos, analisou-se o peso dos fatores sociolinguísticos no condicionamento dessas dificuldades e, em seguida, elaborou-se uma proposta de intervenção didático-pedagógica para auxiliar os professores no trabalho com os sinais de pontuação e estimular os alunos a refletirem sobre esse tema. Os pressupostos teóricos deste estudo trazem a contribuição de autores como: Kail (2013), sobre a aquisição da linguagem; Fayol (2014), em relação ao processo de aquisição da escrita; Marcuschi (2008), acerca da oralidade, relacionando-a ao letramento e às práticas sociais; e Antunes (2003), em torno da importância de se abordar a pontuação de forma reflexiva e vinculada à oralidade. Para a efetivação desta pesquisa, cuja metodologia é de natureza descritiva e quantitativa, foram analisados textos dos gêneros fábula, relato de experiência vivida e texto de opinião, além de um teste de percepção e uma atividade oral, conforme os pressupostos da Sociolinguística Educacional. Por meio das análises realizadas e dos estudos da literatura referentes ao tema em questão, observou-se que, no gênero fábula, os alunos não apresentaram muita dificuldade quanto ao uso dos sinais gráficos indicadores de diálogo (dois pontos e travessão), entretanto a vírgula e o ponto, em muitos momentos, não foram utilizados ou o foram de forma problemática, fato que se repetiu em todos os gêneros trabalhados, com maior incidência no gênero relato de experiência e menor incidência no gênero texto de opinião. Constatou-se também que os meninos têm mais dificuldades que as meninas em usar a vírgula e o ponto e em perceber os sentidos que a alteração na pontuação do texto pode proporcionar. Considera-se que tais dificuldades se devam, em parte, porque a pontuação ainda é trabalhada de forma prescritiva e descontextualizada, desvinculada de atividades de leitura e produção de texto. Dessa forma, avalia-se que trabalhar os sinais de pontuação tendo o texto como unidade de ensino e desenvolvendo atividades orais e escritas, por meio de diferentes contextos, possibilita que os alunos percebam o quanto a pontuação é importante para a construção de sentidos e a manutenção da coerência textual e, por isso, ferramenta essencial para a produção e compreensão de texto.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Propagandas de violência simbólico-regional contra a mulher: discurso e identidade na escola(Universidade Federal do Pará, 2019-04) NERY, Tatiara Ferranti; CUNHA, Marcos André Dantas da; http://lattes.cnpq.br/0195316299643772O presente estudo discorre acerca dos discursos produzidos por alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tia Erica Strasser, em Moju - PA, a partir da realização de atividades de escrita e leitura de campanhas publicitárias oficiais sobre violência física a simbólico-regional contra a mulher, a exemplo do escalpelamento, comum na Amazônia paraense. Portanto, ao estabelecer a relação entre propaganda, violência, identidade, gênero, discurso e ensino, o objetivo principal da pesquisa é ampliar a visão crítica do estudante a respeito da temática e incentivar o protagonismo estudantil no que concerne às mudanças das relações sociais de cunho violento e discriminatório. Com base nos pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa, mais especificamente nas concepções de Foucault (2008) e Pêcheux (2002), e nos preceitos teóricos sobre identidade, difundidos por Hall (2002) e Bauman (2005), pretende-se, mais especificamente: 1) refletir de que maneira o sujeito aluno posiciona-se diante da temática feminina e da violência simbólico-regional e de gênero; 2) analisar como os estudantes constroem sentidos e inscrevem suas identidades sociais e culturais acerca da problemática do gênero a partir das leituras de campanhas publicitárias oficiais sobre o combate à violência contra a mulher; e 3) compreender quais as leituras dos estudantes a respeito do discurso dos anúncios publicitários, de modo a refletir se há identificação, aceitação, reafirmação, desconstrução ou ainda inscrição de suas identidades nesses discursos. Segundo Foucault (1969), o discurso é um conjunto de enunciados que pertencem a uma mesma formação discursiva. Desse modo, analisar a formação discursiva consiste em verificar as relações de sentido daquilo que se diz com outros dizeres, assim como as delimitações discursivas que as circunscrevem. Nesse sentido, esta pesquisa é importante para subsidiar de forma mais eficaz os alunos no processo de compreensão e produção de campanhas publicitárias, construindo nos discentes leitores um olhar mais crítico da realidade e o combate à violência contra a mulher. Por fim, a partir da análise em curso de uma proposta de intervenção desenvolvida na escola, verificou-se que muitos discursos que enfatizavam a mulher como sujeito inferior ao homem e como personagem feminino violentado, feito para servir o outro e sem liberdade para a tomada de decisões podem ser desconstruídos. Assim, notou-se ainda que as atividades com as propagandas despertaram nos estudantes um olhar mais crítico e reflexivo com relação às suas ações e as de outrem, tornando-se sobretudo agentes ativos na desconstrução de desigualdades e discriminações que marginalizam e oprimem o gênero feminino e que são historicamente reproduzidas contra a mulher.
