Dissertações em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia (Mestrado) - PPGSAS/ICS
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Navegando Dissertações em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia (Mestrado) - PPGSAS/ICS por Linha de Pesquisa "SÓCIO-ANTROPOLOGIA, POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise sobre a formação profissional e experiência dos médicos cooperados do programa mais médicos no Brasil(Universidade Federal do Pará, 2018-04-03) TAVARES, Roseane Bittencourt; SILVA, Hilton Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3917171307194821O Programa Mais Médicos (PMM) foi instituído em 2013, em decorrência de diversas pressões sociais, tanto de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), como da população em geral. Um de seus objetivos é garantir o provimento de profissionais médicos em áreas de difícil acesso, para atuar na Atenção Básica (AB), devido à insuficiência desses profissionais no SUS. Porém, nas primeiras chamadas para participação no Programa, houve um boicote de médicos brasileiros. Uma das soluções para a implementação do Programa foi assinar um acordo de cooperação, realizado entre Brasil e Cuba por meio da Organização Pan-americana de Saúde. Assim, milhares de médicos cubanos vieram para o Brasil para atuar no PMM. No entanto, a sua vinda foi muito criticada pelas associações médicas, pois estas afirmavam que os profissionais cubanos não possuíam a formação necessária para atuar no Brasil. Em vista disso, o objetivo deste trabalho é analisar a formação profissional e a experiência prévia dos médicos cooperados participantes do PMM. Para isto foram utilizados dados oriundos da pesquisa multicêntrica “Análise da efetividade da iniciativa Mais Médicos na realização do direito universal à saúde e na consolidação das Redes de Serviços de Saúde”, coordenada pela Universidade de Brasília. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas realizadas com os médicos cooperados em todas as regiões do país. Realizou-se a análise de conteúdo dessas entrevistas e, além disso, foi feita a comparação dos currículos de medicina cubano e brasileiro, observando-se suas similaridades e diferenças. A dissertação está escrita na forma de dois artigos e um texto integrador. O primeiro artigo foi publicado na Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação (vol. 21, Supl. I, num. 63, 2017, pp. 1257-1268) e trata sobre os dados nacionais, de como os cooperados compreendem e se integram à AB no país. Já o segundo artigo foi submetido para a edição especial da Revista Pan-americana de Salud Pública, cujo tema é "Atenção Primária à Saúde nas Américas: Quarenta Anos de Alma- Ata" e seu foco está na qualificação dos médicos estrangeiros atuantes no Pará. Como resultados, observou-se que os médicos cubanos possuem formação adequada para a prática médica no país, possuem experiência profissional em outros países, devido a sua premissa de formação internacionalista, todos possuem algum tipo de pós-graduação e, além disso, os currículos médicos de Cuba são, em geral, similares aos do Brasil. Assim, não há motivos para criticar a formação destes profissionais, oriundos de um país reconhecido por sua saúde pública e pela forma como seus profissionais exercem a profissão/prática clínica. Conclui-se que é preciso reconhecer sua competência técnica e aprender com eles, com seu tratamento humanitário, que tem sido aplicado não só a população cubana, mas também para as populações de qualquer parte do mundo onde eles sejam necessários.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Insegurança alimentar em famílias de crianças matriculadas na rede municipal de educação infantil, Belém-PA(Universidade Federal do Pará, 2018-08-20) LEITE, Juliane Costa; GONZAGA, Irland Barroncas; http://lattes.cnpq.br/4404609403033945Estudo analítico, observacional de delineamento transversal que objetivou estimar a prevalência de Insegurança Alimentar e Nutricional entre as famílias de crianças matriculadas na rede municipal de educação infantil, Belém-PA. Como instrumentos para essa mensuração foi utilizada a Escala Brasileira de medida de Insegurança Alimentar, e, para avaliar o perfil familiar, utilizou-se formulário sociodemográfico. Procedeu-se também à avaliação antropométrica das crianças para análise do estado nutricional. Foram pesquisadas 368 famílias do município de Belém-PA, distribuídas proporcionalmente entre seis distritos administrativos, oitenta e sete escolas e seis faixas etárias, considerando um erro de 5,16%, sendo uma amostra por conveniência. Na análise estatística da associação entre indicadores sociodemográficos e insegurança alimentar, utilizou-se o teste Qui-quadrado e o teste G. Usou-se a Regressão de Poisson com variância robusta para estimar as razões de prevalência e respectivos intervalos de confiança de 95%, considerando como variável dependente a insegurança alimentar. Em todos os testes foi adotado o nível de significância (α) igual a 5%. Os programas estatísticos usados nas análises foram o BioEstat 5.3 e o SPSS 24.0. Como resultado, encontrou-se prevalência de Insegurança Alimentar e Nutricional de 85,6%, que se distribuiu, de acordo com o gradiente de severidade, em 36,4% de Insegurança Alimentar leve, 28,8% moderada e 20,4% grave. Verificou-se associação estatisticamente significativa entre insegurança alimentar e renda familiar per capita, exercício de trabalho remunerado pelo entrevistado, escolaridade do chefe da família, recebimento do Bolsa Família e tipo de material empregado na construção do domicílio. No modelo de Regressão de Poisson, observou-se que a renda familiar per capita menor que meio salário mínimo e a condição de não possuir trabalho remunerado pelo entrevistado, associaram-se com a insegurança alimentar, apresentando razão de prevalência, 1,61 e 1,10, respectivamente. O estudo se apresenta como um instrumento importante na identificação do público pesquisado como um grupo de risco, no que se refere à Insegurança Alimentar e Nutricional, para o qual estratégias de intervenção e enfrentamento devem ser prioritárias e, também, favorece a criação e a análise de políticas públicas municipais de promoção de segurança alimentar e nutricional, além de permitir o reconhecimento das causas contemporâneas do problema investigado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Percepções, vivências e perspectivas de professores sobre o Programa Saúde na Escola(Universidade Federal do Pará, 2019-04-25) PEREIRA, Fabrício Moraes; NASCIMENTO, Liliane Silva do; http://lattes.cnpq.br/1267238580647081A saúde na escola é tema de discussões relevantes no tocante à promoção da saúde. A partir de reflexões acerca da intersetorialidade, revisão de literatura e pesquisa em campo, este estudo objetiva compreender as ações resultantes do Programa Saúde na Escola em escolas públicas municipais de Belém, Pará, pela perspectiva dos professores. Trata-se de estudo descritivo-observacional, com análise de entrevistas com 22 professores da educação básica pública municipal. A pesquisa de campo ocorreu no período de abril a junho de 2018. Foi realizada análise de conteúdo, proposta por Bardin, gerando quatro unidades temáticas: Avaliação do PSE no contexto das escolas municipais de Belém; Os determinantes sociais de saúde e a comunidade escolar; Professor da educação básica: inerente educador em saúde; A indissociabilidade do cuidar no binômio saúde-educação. Dos entrevistados, metade desconhecia o programa ou o seu funcionamento. Observou-se diferentes modos de interação entre os realizadores das ações do programa, desde os pontuais e ineficientes ao mais contextualizados e integrativos. O estudo dos determinantes sociais de saúde se fazem necessários para compreender os processos e necessidades destas ações no âmbito escolar municipal, com destaque para questões de saneamento básico, insegurança alimentar, violência e drogas. Destaca-se a necessidade de autorreconhecimento do professor enquanto educador em saúde, a fim de inseri-los na construção da promoção de saúde em suas práticas pedagógicas. A articulação da escola com a comunidade escolar pode servir de insumo para maior integração e estimulação das práticas de controle social. Compreende-se a existência de desafios a serem superados através da concretude da intersetorialidade: os efeitos arraigados do modelo biomédico, as distorções da concepção de promoção de saúde, a necessidade de melhor entendimento e aplicação da intersetorialidade, a conciliação das agendas, a fragmentação das ações em saúde, a valorização profissional de ambos os setores e melhor qualidade na comunicação e troca de informações interprofissionais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Perspectivas de integralidade em saúde na percepção de profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica e usuários da equipe de estratégia Saúde da Família no município de Belém(Universidade Federal do Pará, 2018-08-27) SILVA, Thaís do Socorro da Luz; SILVA, Marcos Valério Santos; http://lattes.cnpq.br/0379783635000306Desde a sua criação o SUS vem mostrando significativos avanços, entre os quais a criação da Estratégia Saúde da Família (ESF), adotada como modelo prioritário de reorganização da atenção primária em saúde no Brasil. Em janeiro de 2008, foi criado o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) para a ampliação, aumento da resolutividade e integralidade dos cuidados em saúde, posteriormente foi denominado Núcleo ampliado de Saúde da Família (Nasf-AB). O Nasf-AB atua em um determinado número de eSF, sendo constituído por profissionais de diversas áreas do conhecimento para atuarem no apoio e em parceria com as eSF. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o Nasf-AB quanto os desafios para a integralidade, sob a perspectiva de profissionais de duas equipes Nasf-AB e usuários de duas ESF no Município de Belém, Estado do Pará. Tratou-se de uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso com observação participante. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com posterior análise de conteúdo desse material, no período de Agosto a Dezembro de 2017. Participaram nove profissionais das duas equipes Nasf-AB e nove usuários adscritos em duas eSF. Os resultados revelam que cinco dos profissionais possuem pós-graduação, mas apenas um possui especialização na área de Saúde Coletiva, indicando formação teórica específica insuficiente da equipe. No que se refere ao tempo que as usuárias participam das atividades nos grupos das equipes Nasf-AB a metade da amostra realiza as atividades durante três anos. Dentre as mudanças trazidas com a implantação da ESF relatadas pelos usuários, destacam-se a dinâmica de agendamento de consultas, melhora no acesso aos serviços de saúde, além da realização de visitas domiciliares pelos profissionais. Os profissionais demonstraram compreender a essência do princípio da integralidade de maneira crítica, enquanto bandeira de luta para modificação das práticas de saúde e consolidação do modelo assistencial. Foi identificado também que os entrevistados associaram os grupos de atividades físicas com melhoras na qualidade de vida dos usuários, além de ser considerada a principal ferramenta para se alcançar a integralidade nas práticas. Por fim, percebeu-se que as equipes Nasf-AB estudadas precisam avançar para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais e estimular as práticas de educação permanente em saúde, possibilitando nesse sentido a transformação das práticas profissionais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A voz do servidor público da UFPA: um estudo sobre os sentidos da promoção da saúde no local de trabalho(Universidade Federal do Pará, 2018-09-21) TEIXEIRA, Maria de Nazaré Barbosa; PIANI, Pedro Paulo Freire; http://lattes.cnpq.br/6434100473666705Introdução: A Política Nacional de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS) se consolidou como política de Estado, sendo um instrumento legal das ações de promoção e vigilância a saúde entre os órgãos públicos da Administração Pública Federal do executivo. A PASS norteia-se por três eixos: assistência à saúde do servidor; perícia em saúde e vigilância e promoção à saúde. Esse último eixo preconiza que sejam desenvolvidas ações transformadoras nos contextos de trabalho, capazes de repercutir em ganho de saúde para os servidores. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório; abordagem de pesquisa qualitativa, com aporte teórico-metodológico das práticas discursivas de Spink (2010). A pesquisa se constituiu de entrevistas semiestruturadas e teve como objetivo investigar os sentidos atribuídos a promoção da saúde pelos servidores da UFPA. Participaram da entrevista 17 (dezessete) servidores públicos federais do quadro de pessoal da UFPA. Resultado e discussão: A análise das entrevistas ocorreu por meio de dois processos distintos: o conhecimento dos servidores acerca da “saúde” e da “promoção da saúde”, evidenciado por meio de termos/palavras, e o da elaboração de quatro categorias que emergiram a posteriori, das falas dos participantes, sendo: 1- os sentidos acerca da promoção da saúde no local de trabalho; 2- ganhos de saúde no trabalho com a promoção da saúde; 3 promoção, vigilância e intervenção em saúde; e 4- informação, a base para o ganho de saúde. As categorias foram interpretadas a partir das narrativas, à luz dos parâmetros dos cinco campos centrais de ação da promoção da saúde propostos na carta de Ottawa, das diretrizes que integram o conjunto de ações da PASS e do referencial teórico. O resultado da pesquisa apontou a necessidade de avançar nas discussões acerca de saúde, riscos, vulnerabilidade, território, intersetorialidade, autonomia crítica, empoderamento e participação social entre outros, como um caminho para o enfrentamento de situações que impedem o ganho de saúde. É a partir de novas posturas socioambientais, de interação social e de reorientação do serviço de saúde que os interlocutores almejam ganhos de saúde. Das falas emergiu a necessidade que o planejamento institucional priorize programa e projetos com o propósito de: melhorar a infraestrutura do campus da UFPA em Belém; promover a qualidade de vida no trabalho; e de capacitar os servidores com foco na política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor (PASS), incluindo as ações de vigilância aos ambientes e processos de trabalho e promoção à saúde do servidor. Conclusão: No serviço público, as ações de promoção da saúde têm como finalidade a melhoria dos ambientes, da organização e do processo de trabalho, de modo a promover uma cultura de valorização da saúde por meio das mudanças de hábitos e determinadas atitudes comportamentais no nível individual e/ou coletivo que implica na redução da morbimortalidade no mundo do trabalho. Contudo, para que isso ocorra, são necessárias mudanças de posturas socioambientais, de interação social e de reorientação do serviço de saúde. Além disso, no planejamento institucional deve constar programas e projetos de melhoria da promoção da qualidade de vida no trabalho e de capacitação do trabalhador no sentido de desenvolver suas habilidades pessoais favoráveis ao ganho de saúde.
