Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia - PPGCOM/ILC
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/4452
O Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) é vinculado ao Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e iniciou suas atividades no ano de 2010, com a implantação do seu curso de mestrado, autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Sua proposta geral é promover a análise dos fenômenos comunicacionais em sua relação com as práticas culturais e sociais contemporâneas e em suas peculiaridades na Amazônia, aprofundando o conhecimento profissional e acadêmico e possibilitando a formação de pesquisadores na área da Comunicação.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia - PPGCOM/ILC por Linha de Pesquisa "COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA"
Agora exibindo 1 - 20 de 54
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Agência de notícias jovens comunicadores da Amazônia: práticas de comunicação alternativa em defesa da juventude negra de Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-06-22) SILVA, Lanna Paula Ramos da; AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas; http://lattes.cnpq.br/9650931755253248Esta pesquisa tem como tema a comunicação produzida pela Agência de Notícias Jovens Comunicadores da Amazônia (Agência JCA), um espaço de mobilização em defesa da juventude negra da Região Metropolitana de Belém, Pará, por meio da comunicação alternativa. A questão-problema que guia este estudo é: Como configuram-se as práticas comunicativas alternativas da Agência de Notícias Jovens comunicadores da Amazônia em defesa da juventude negra belenense? Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é compreender como se constituem as dinâmicas comunicativas alternativas da Agência JCA, no exercício da comunicação alternativa. Como objetivos específicos tem-se a) identificar como se configura a Agência de Notícias Jovens Comunicadores da Amazônia tendo como centralidade as evidências comunicativas e educomunicativas presentes; b) compreender como o extermínio da juventude negra da periferia apresenta-se como problemática frente a Agência JCA ; c) investigar e analisar as estratégias comunicativas realizadas pela Agência JCA e a contribuição destas em defesa dos jovens negros moradores de áreas periféricas da Região Metropolitana de Belém. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa bibliográfica; na realização de entrevistas semiestruturadas individuais com os jovens que participaram/participam do meio de comunicação e coordenadores do projeto. Além disso, também se realizou a observação participante em atividades promovidas pela Agência JCA. A fundamentação teórica deste estudo contou com discussões acerca da comunicação alternativa (Peruzzo, 2008; 2009; entre outros; AMORIM et al, 2015) , educomunicação (Soares, 2011; 2002), juventude (PAIS, 1990; DAYRELL, 2003) e extermínio da juventude negra (NASCIMENTO, 1978; MUNANGA, 2003; ALMEIDA, 2018; GOMES E LABORNE, 2018). Consideramos que a Agência JCA desenvolve por meio de seus conteúdos alternativos críticos-reflexivos acerca das juventudes e periferias de Belém e de suas ações, caminhos de mobilização, conscientização e luta contra o extermínio das juventudes negras de Belém e também a ampliação de direitos de cidadania, assim se constituindo como uma importante articulação em defesa das juventudes negras de Belém do Pará.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma análise da experiência do fazer jornalístico e sua reconfiguração diante das mudanças tecnológicas(Universidade Federal do Pará, 2021-11-23) NASCIMENTO, Valéria dos Santos; CASTRO, Fábio Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/5700042332015787Esta pesquisa procura compreender o fazer jornalístico, a partir de quem se ocupa da atividade profissional afetada pelo acelerado processo de tecnologização da comunicação. Nossa reflexão se dá por uma abordagem hermenêutica do fenômeno da comunicação midiática, que envolve a atividade jornalística, interpretada sob o pensamento do filósofo Martin Heidegger, em sua analítica existencial do Dasein, o Ser-aí que inevitavelmente é um Mitsein, o Ser-com-outros e a questão da técnica. Também acrescentamos autores, como Muniz Sodré (2015), Fábio Castro (2013, 2015, 2016, 2017), Francisco Rüdiger (2014), José Salomão D. Amorim (2012), entre outros. O objetivo central é refletir sobre o fazer jornalístico contemporâneo, a partir da compreensão dos jornalistas sobre as práticas, de modo a entender como tornam possível tanto o legado social do ofício - o direito à informação -, quanto o atendimento aos novos hábitos de consumo de notícias em decorrência da propagação do uso de tecnologias digitais. Como metodologia para a discussão proposta, fez-se uma observação participante e entrevistas com profissionais que atuam para o jornal impresso O Liberal e o portal OLiberal.com, em Belém, entre os anos de 2019 e 2020. As informações e dados levantados são expostos a partir das constatações dos profissionais e de como eles elaboram caminhos para a atuação, confrontando empiria e teoria. Antecipadamente, é possível argumentar que há jornalismos em curso, sim, no plural, pois que o ofício, dependendo dos recursos investidos e da cultura das empresas, tem praticas diferenciadas na atualidade. No caso desta pesquisa, a prática observada reconfigura a rotina até então estabelecida, impactando, em grande parte, na capacidade do próprio jornalista de manter preceitos clássicos da profissão, frente às pressões da desenfreada concorrência de mercado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Anti-homofobia no futebol paraense: engajamento social nas torcidas de Remo e Paysandu(Universidade Federal do Pará, 2020-06-25) SOUSA, Milene Costa de; AMARAL FILHO, Otacílio; http://lattes.cnpq.br/2605877670235703A presente dissertação aborda a configuração do engajamento social contra a homofobia por parte das torcidas de Remo e Paysandu e de ambos os clubes paraenses na internet. Como objeto empírico, foram selecionados os posicionamentos relativos à anti-homofobia das torcidas barras bravas Camisa 33 e Banda Alma Celeste; e dos clubes Remo e Paysandu, publicados em suas páginas oficiais no Facebook. Os processos de sociação no sentido da visibilidade trazida pela comunicação têm possibilitado discussões sobre a homofobia, que em 2019 foi criminalizada no Brasil pelo Superior Tribunal Federal (STF). Tais discussões alcançaram as arenas de futebol e o espetáculo cultural do futebol, onde a homofobia frequentemente é realizada pelos torcedores. A pergunta norteadora é: Como o processo de engajamento social anti-homofóbico está sendo realizado em meio ao espetáculo cultural do futebol paraense? O objetivo principal é explanar o engajamento social contra a homofobia no futebol paraense, que por sua vez é marcado pela rivalidade entre Remo e Paysandu e seus respectivos torcedores, não se limitando a explanar, mas foi além ao propor uma reflexão sobre o universo do futebol e as práticas de homofobia e contra a homofobia. A metodologia utilizada é a análise de conteúdo de acordo com Laurence Bardin (1977), e a pesquisa qualitativa e bibliográfica para obter referências teóricas adequadas, como Édison Gastaldo (2005), Itamar Gaudêncio (2003), Georg Simmel (1983), Roberto DaMatta (1982), Manoel Tubino (2001), Frederico Coelho (2006) e Mauricio Murad (2012), para estudos que possibilitaram a abordagem sobre o assunto proposto. O resultado da pesquisa aponta que o engajamento contra da homofobia significa um novo contexto no futebol, que tem a internet como peça fundamental para que seja mais relevante e desenvolvido em meio ao espetáculo do futebol paraense e brasileiro.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O arrasta povo do Pará: experiência comunicativa e estética nas festas da aparelhagem Super pop(Universidade Federal do Pará, 2017-03-24) COSTA, Hans Cleyton Passos da; CASTRO, Fábio Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/5700042332015787As aparelhagens nasceram nas periferias de Belém entre os anos de 1940 e 1950, com estruturas simples e de caráter familiar. Eram compostas de um projetor de som, também conhecido como “boca-de-ferro”, que era ligado a um ou dois toca-discos. Dentre as 868 aparelhagens registradas junto ao DPA/PA, selecionamos as festas sonorizadas pela aparelhagem Super Pop. À luz da pesquisa em Comunicação, o presente trabalho tem como objetivo analisar a experiência comunicativa, abordada enquanto experiência estética, presente nos elementos intersubjetivos que são partilhados ao longo das festas da aparelhagem Super Pop, realizadas em Belém e região metropolitana. O trabalho foi conduzido a partir de uma perspectiva fenomenológica, por meio da qual se procura destacar a experiência do encontro do pesquisador com o objeto como processo compreensivo e hermenêutico. As materialidades intersubjetivas são analisadas a partir da abordagem fenomenológica presente em Maffesoli e das orientações metodológicas de Schutz. Para tal, concentro-me na análise de três eventos sonorizados pela aparelhagem Super Pop Live, à medida que os elementos observados no conjunto das festas podem ser compreendidos como sínteses das formas sociais e da experiência social da festa de aparelhagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Artitas visuais e vídeos mapping: narrativas audiovisuais produzindo sentidos na Amazônia paraense(Universidade Federal do Pará, 2021-11-16) BREMGARTNER, Jean Lucas Teixeira; COSTA, Vânia Maria Torres; http://lattes.cnpq.br/7517564393392394Nesta pesquisa, procuramos compreender o uso e o conceito de vídeo mapping para além da sua dimensão técnica, posto que ele pode ser considerado uma nova forma de expressão e interação contemporânea. Paralelamente a isto, nos concentramos na análise das produções e das experiências de quatro artistas visuais locais, que tem como principais características serem oriundos da Amazônia paraense e se expressarem por meio da tecnologia da artemídia. Para isso, foram realizadas entrevistas com cada um deles para que pudéssemos observar como eles entendem suas vivências, como se veem enquanto amazônidas e como suas produções são facilitadoras (ou não) de uma conexão entre arte e comunicação, através da interação gerada entre o artista e a arte por meio das projeções criadas. Neste processo, adentramos no universo do audiovisual buscando entendimento sobre como se dá a conexão entre arte, artista e tecnologia, como ocorre o uso de narrativas neste contexto, e quais narrativas são essas construídas. Como procedimento metodológico, utilizamos entrevistas com artistas visuais a fim de conhecer suas criações e produções de sentidos. Destacamos que o audiovisual que tratamos aqui, o video mapping, é um audiovisual expandido para além das telas do circuito cinematográfico, sendo este uma ferramenta de arte e comunicação que gera conexão com/entre as pessoas, fortalecendo o ambiente cultural, em constante movimento por meio das imagens.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Audiovisual, resistência e educomunicação na Amazônia paraense: a experiência do Telas em Movimento(Universidade Federal do Pará, 2022-06-13) SILVA JUNIOR, Valdecir Ramos da; AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas; http://lattes.cnpq.br/9650931755253248Nesta dissertação, compreende-se o objeto de análise “Festival Telas em Movimento de Belém do Pará” como um coletivo que contribui para o desenvolvimento socioeconômico de jovens de periferia, por meio de ações, de vivências, de atividades artísticos-culturais e de promoção do cinema e do audiovisual em comunidade de periferia, ribeirinhas, quilombolas e indígenas da Amazônia. As atividades do Telas em Movimento buscam formar jovens para a produção de conteúdo audiovisual que auxilie no desenvolvimento social dos indivíduos de suas comunidades. O coletivo tem como principal prática o diálogo entre audiovisual e resistência, por meio da difusão de técnicas e conhecimentos no fazer e no pensar cinematográfico. Neste trabalho, evidencia-se a compreensão do processo educomunicativo no desenvolvido nas vivências do coletivo, portanto, por meio deste estudo, objetiva-se compreender as dinâmicas comunicacionais, nas práticas educomunicativas do coletivo Telas Em Movimento. Uma das principais metodologias de trabalho, utilizadas nesta investigação, é a pesquisa-ação participativa, que, no Brasil, é contextualizada por Cicília Peruzzo (2017) e pensada por Orlando Fals Borda (1989), visando a construção, o desenvolvimento e a investigação colaborativa das problemáticas da pesquisa. Os conceitos, encontrados nas perspectivas educacionais freirianas, tais como pedagogia do oprimido (FREIRE, 1987) e pedagogia da autonomia (FREIRE, 2021), e a aplicabilidade dos conceitos de educomunicação, de Ismar Soares (2011), e a decolonialidade, como conceito enunciador compõem a base teórica e metodológica deste trabalho; além das contribuições de Walter Mignolo (2017), Catherine Walsh (2013, 2019), dentre outros. Os resultados demonstram que o Telas em Movimento atende as necessidades e práticas educacionais como ferramenta de emancipação social e que por meio de suas vivências proporciona possibilidades sociais e de formação, assim como busca construir novas práticas narrativas nos produtos comunicacionais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Belém metropolitana: representações midiáticas sobre o modo de vida urbano de Belém nas webséries a Solteirona e Sampleados(Universidade Federal do Pará, 2018-06-02) SOUZA, Victor Lopes de; AMARAL FILHO, Otacílio; http://lattes.cnpq.br/2605877670235703Este trabalho aborda as representações midiáticas sobre a cidade de Belém presentes nas produções “A Solteirona” (2013) e “Sampleados” (2015). Partimos do pressuposto de que as representações midiáticas hegemônicas apresentam elementos que invisibilizam as populações e os núcleos urbanos, e valorizam o vazio demográfico e a biodiversidade da região amazônica. Deste modo, defendemos que as webséries apresentam uma abordagem diferenciada ao tornar os ambientes urbanos como os protagonistas de suas narrativas. Sendo assim, estabelecemos como problema de pesquisa “como as webséries belenenses representam o modo de vida urbano de Belém?” O nosso objetivo geral é identificar as representações midiáticas sobre o modo de vida urbano de Belém nas webséries belenenses e os objetivos específicos são: identificar o núcleo central das representações no contexto midiático ficcional de Belém, a partir da análise de comentários nas postagens dos websódios; identificar o sistema periférico das representações no contexto midiático ficcional sobre a cidade de Belém, a partir da análise de comentários nas postagens dos websódios; identificar os temas os quais as webséries belenenses elaboram para representar o contexto urbano da cidade de Belém. Neste estudo, utilizamos duas abordagens metodológicas. A primeira consiste em observar as representações midiáticas. Para isso, ancoramo-nos na proposição de análise de S. C. Cole a partir das dimensões pragmática e cognitiva das representações. A segunda abordagem tem o objetivo de identificar o núcleo central das representações pesquisadas a partir dos comentários publicados nas postagens dos websódios; para tanto, utilizamos os procedimentos metodológicos de J. C. Abric, a partir dos escritos de C. P. Sá. Como resultado, observamos que as duas webséries apresentam abordagens diferentes sobre a cidade de Belém. Identificamos também que os comentários destacam a música como principal elemento do núcleo central.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O canto de um presságio: a ressignificação de tradições socioculturais no Cordão de Pássaro Colibri(Universidade Federal do Pará, 2020-03-30) PELAES, Laís Teixeira da Silva; AMARAL FILHO, Otacílio; http://lattes.cnpq.br/2605877670235703O presente trabalho realizou um estudo de comunicação sobre o Cordão de Pássaro Colibri, um grupo folclórico que pertence a uma tradicional manifestação da cultura popular da Amazônia durante os festejos juninos na cidade de Belém – PA, os Pássaros Juninos. As peças dos pássaros seguem as tendências dos teatros europeus e são compostas por uma dramaticidade que gira em torno da perseguição de um caçador a um pássaro, com personagens amazônicos se concretizando em uma teatralização do imaginário amazônico. O objetivo desta pesquisa é compreender como acontece a ressignificação das práticas culturais do fazer espetáculo do Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro e, inicialmente, foi levantada uma bibliografia inicial sobre o universo dos Pássaros Juninos, além de reportagens divulgadas em jornais de circulação diária e em televisão, cujo objetivo era a obtenção de um recorte inicial . No aporte teórico está baseado em autores amazônidas para a discussão de conceitos da região, como Paes Loureiro (1995), Castro (2013) e Ataíde (2008). A pesquisa de campo seguiu os moldes metodológicos da observação participante na estrutura proposta por Peruzzo (2017), sendo o principal meio de contato com o grupo pesquisado. As observações foram redigidas em um caderno de campo e também gravadas no celular, atingindo as páginas da pesquisa sob a forma de descrição e, logo após, resultando assim em uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório (GERHARDT e SILVEIRA, 2009), por se tratar de objetivar a compreensão acerca das dinâmicas de um grupo social.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cidade (Re)vista : interpretação decolonial da fotografia de Naiara Jinknss em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2022-06-14) SANTA BRÍGIDA, Juliane Oliveira; CASTRO, Marina Ramos Neves de; http://lattes.cnpq.br/6636359546031674Esta pesquisa se debruçou sobre o trabalho imagético da fotógrafa documentarista paraense Naiara Jinknss, com foco no conteúdo postado em seu Instagram durante o ano de 2019, no intuito de compreender, a partir de uma interpretação decolonial, o papel de sua fotografia enquanto imagem de resistência. Deste modo, o objetivo geral procura responder a seguinte questão: “de que modo a produção fotográfica de Naiara Jinknss pode ser interpretada como imagem de resistência dentro das relações de poder presentes no discurso sobre a Amazônia?”. A partir da metodologia com inspirações netnográficas em Kozinets (2014) e uma abordagem fenomenológica-decolonial, ancorada na sociologia fenomenológica de Schutz (1979), adota-se a compreensão de que a interpretação de fenômenos e experiências são condicionados ao social e, portanto, transmitidos em sociedade. Ao explorar objetos de pesquisa que estão imersos no contexto de um país construído pela colonialidade, é fato que os fenômenos e experiências analisados estejam também envoltos no que Quijano (1992) denomina de matriz colonial de poder. Busca-se, portanto, desenvolver a articulação dos conceitos de Kossoy (2001), Aumont (2002), Fairclough (2001), Bhabha (1998), Hall (2006), Quijano (1992), Mignolo (2015), Maldonado-Torres (2017), entre outros. A metodologia de pesquisa desenvolvida incluiu levantamento bibliográfico sobre Amazônia, Poder e Fotografia, na área das Ciências Sociais, e múltiplas etapas de coleta de dados online. Acredita-se que a relevância deste estudo está em destacar a produção fotográfica feita por uma profissional paraense que se identifica com diversos grupos minoritários frente a um campo tradicionalmente marcado por relações de poder que não contemplam estes grupos e que não está isento dos discursos e imaginário reproduzidos sobre a Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cidade (Re)vista: interpretação decolonial da fotografia de Naiara Jinknss em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2022-06-14) SANTA BRÍGIDA, Juliane Oliveira; COSTA, Vânia Maria Torres; http://lattes.cnpq.br/7517564393392394Esta pesquisa se debruçou sobre o trabalho imagético da fotógrafa documentarista paraense Naiara Jinknss, com foco no conteúdo postado em seu Instagram durante o ano de 2019, no intuito de compreender, a partir de uma interpretação decolonial, o papel de sua fotografia enquanto imagem de resistência. Deste modo, o objetivo geral procura responder a seguinte questão: “de que modo a produção fotográfica de Naiara Jinknss pode ser interpretada como imagem de resistência dentro das relações de poder presentes no discurso sobre a Amazônia?”. A partir da metodologia com inspirações netnográficas em Kozinets (2014) e uma abordagem fenomenológica-decolonial, ancorada na sociologia fenomenológica de Schutz (1979), adota-se a compreensão de que a interpretação de fenômenos e experiências são condicionados ao social e, portanto, transmitidos em sociedade. Ao explorar objetos de pesquisa que estão imersos no contexto de um país construído pela colonialidade, é fato que os fenômenos e experiências analisados estejam também envoltos no que Quijano (1992) denomina de matriz colonial de poder. Busca-se, portanto, desenvolver a articulação dos conceitos de Kossoy (2001), Aumont (2002), Fairclough (2001), Bhabha (1998), Hall (2006), Quijano (1992), Mignolo (2015), Maldonado-Torres (2017), entre outros. A metodologia de pesquisa desenvolvida incluiu levantamento bibliográfico sobre Amazônia, Poder e Fotografia, na área das Ciências Sociais, e múltiplas etapas de coleta de dados online. Acredita-se que a relevância deste estudo está em destacar a produção fotográfica feita por uma profissional paraense que se identifica com diversos grupos minoritários frente a um campo tradicionalmente marcado por relações de poder que não contemplam estes grupos e que não está isento dos discursos e imaginário reproduzidos sobre a Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Coletivo Terra Firme: comunicação e cidadania na periferia(Universidade Federal do Pará, 2018-03-16) LIRA, Adriana do Socorro Campos de; AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas; http://lattes.cnpq.br/9650931755253248Esta pesquisa aborda as temáticas de comunicação, cidadania e periferia, entendidas como conceitos fundamentais para melhor compreensão das práticas comunicativas do Coletivo Tela Firme, objeto de estudo desta investigação. O grupo atua na periferia, especificamente no bairro Terra Firme, em Belém, estado do Pará. O trabalho dos jovens consiste na produção audiovisual que circula na internet e também em ações de cidadania diretamente em bairros periféricos da cidade. Esse trabalho está assentado na matriz da comunicação popular, alternativa, comunitária, por atuar de dentro da periferia, para a periferia, na conscientização e na transformação social. O resultado tem sido uma referência no campo político e educacional em Belém. Dessa forma, esta pesquisa se propõe a investigar como se configuram as práticas comunicativas do Coletivo Tela Firme na periferia da capital paraense. A hipótese levantada na investigação é a de que o ativismo do grupo nas comunidades onde atua, tem como propósito estimular e promover o engajamento político-social das pessoas que vivem nesses espaços, de forma a contribuir com a ampliação de seus direitos de cidadania. Diante do exposto, propõe-se no presente estudo a realização de um mapeamento e análise dos vídeos alternativos e das ações realizadas em bairros periféricos da capital, por iniciativa própria ou em parceria com outros movimentos e organizações engajados em lutas políticas e sociais. Os referenciais teóricos que sustentam a presente investigação são Peruzzo (2009), Gohn (2010), Gonczevski e Martin (2011), Pinsky e Pinsky (2013), Mouffe (2013). O trabalho do grupo se iniciou nas redes digitais que, na concepção de autores como Castells (2005), Lemos (2006) e Primo (2013), trata-se de uma plataforma que favorece processos de participação política, social e contribui para a articulação com outros movimentos de resistência. Sendo assim, esta dissertação utiliza-se de pesquisa bibliográfica, além da qualitativo-descritiva, com base na análise de conteúdo e a entrevista para atingir os objetivos, que entre outras pretensões, está a de identificar nas práticas comunicativas do Tela Firme alternativas de cidadania na periferia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Comunicação que se faz comunidade na periferia: ancestralidade e vinculação na passagem Limoeiro, bairro do Jurunas, Belém, Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-11-18) CONCEIÇÃO, Raphael Castro da; AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas; http://lattes.cnpq.br/9650931755253248Nas periferias a organização comunitária é fenômeno habitual, seja por meio de movimentos ou entidades políticas, como associação de moradores, centros comunitários, etc., ou também por meio da amizade entre vizinhos, das festas juninas e blocos de carnaval nas comunidades, dos times de futebol, da solidariedade e cooperação que são geradas espontaneamente, no cotidiano e em momentos de crise, como vemos na pandemia de covid-19. Essa organização comunitária institucional ou espontânea produz outra ideia de periferia, bem diferente da perspectiva que só vê a periferia como sinônimo de pobreza e violência. Esta pesquisa tem o objetivo de compreender criticamente os processos comunicativos que constroem, mantêm ou reconfiguram a vinculação entre moradores de periferia, a partir da vivência e observação participante na comunidade da Passagem Limoeiro, no bairro do Jurunas, periferia de Belém do Pará. Nosso referencial teórico começa com Sodré (2014a) e Buber (2001) abordando a ideia de Comum como fundamento da comunicação na sociedade. Também nos apoiamos na contribuição intelectual de autores como Jesus (2014), Deus (2019), Almeida (2021) Racionais MCs (2018), Borda (2008), Souza (2020) e Santos (2001; 2002) para discutir a experiência vivida na periferia, bem como as questões de raça e racismo. Também discute-se, em diálogo com Castro (2008), Castro e Campos (2015), Rodrigues (2006, 2008a, 2008b) e Silva (2016), algumas dinâmicas de formação socioeconômica da Amazônia e do bairro do Jurunas. Em Sodré (2017) também nos apoiamos para a discussão da idéia de ancestralidade, a partir do conceito de arkhé africana. Consideramos que a Passagem Limoeiro realiza processos comunicativos dinâmicos a partir da vinculação influenciada diretamente por essa ancestralidade que atravessa a comunidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Configuração do acontecimento violento em narrativas jornalísticas: chacina da região metropolitana de Belém em Diário do Pará e o Liberal(Universidade Federal do Pará, 2019-02-19) FERREIRA JÚNIOR, Sérgio do Espírito Santo; COSTA, Alda Cristina Silva da; http://lattes.cnpq.br/2403055637349630Chacinas urbanas são parte de um contexto de violência e mortes violentas por grupos de extermínio que, no Pará, têm recorrência desde a década de 1990. Dentre as mais recentes, a chacina da Região Metropolitana de Belém (RMB), que ocorreu em 20 e 21 de janeiro de 2017, mobilizou ostensiva cobertura jornalística e um quadro social de disputas de sentido sobre o que aconteceu e com quais consequências. Em razão desse processo, esta dissertação analisa a configuração dessa chacina como acontecimento nas narrativas jornalísticas dos impressos paraenses Diário do Pará e O Liberal. Ao longo do trabalho, dialogamos com teorias do acontecimento e as articulações possíveis entre acontecimento e narrativa, com ênfase do papel da mise en intrigue na constituição de acontecimentos na vida social. Efetuamos ainda uma incursão ao contexto e aos campos problemáticos das chacinas em Belém a fim de apresentar os marcos de compreensão nos quais o acontecimento chacina é inscrito. Analisamos as narrativas de ambos os jornais sobre a chacina da RMB a partir de uma aproximação entre os conceitos de percurso acontecimental e cenas do acontecimento a fim de compreender como se dá essa configuração da chacina. Identificamos três ordens cênicas ao longo da configuração do acontecimento: a) cenas do crime; b) cenas político-institucionais; e c) cenas de contestação. Em Diário do Pará, a chacina é tematizada como parte de um conflito político entre a gestão estadual da segurança pública e os diversos sentidos que o jornal propõe a partir das mortes e dos demais agentes. Em O Liberal, a chacina é inserida em um contexto difuso de violências letais ou mortes violentas, com forte ênfase na criminalização das vítimas e no eco à perspectiva da gestão estadual de Segurança. Com isso, os resultados da pesquisa apontam para um percurso acontecimental que apresenta a chacina a) tanto a partir das mortes do policial e das demais vítimas nas periferias da RMB; b) quanto por meio de um quadro de consequências político-institucionais que sinaliza para as disputas de sentido nas narrativas e pelos agentes sociais e políticos que são convocados a elas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O crime é o que importa, o resto resto: performance midiática do apresentador nos programas televisivos populares do Pará(Universidade Federal do Pará, 2022-06-03) FERRÃO, Marília Severo de Souza Argollo; COSTA, Alda Cristina Silva da; http://lattes.cnpq.br/2403055637349630A presente pesquisa tem como objeto de análise os programas televisivos paraenses Balanço Geral (versão Pará), Cidade Alerta Pará (ambos da Record TV), Brasil Urgente e Barra Pesada (veiculados pela Rede Brasil Amazônia de Comunicação - RBA / Band). Nossa investigação articula a compreensão de duas dimensões que se interceptam ou conectam os programas denominados de populares, com as seguintes indagações: a) o que dizem suas narrativas do cotidiano? e b) qual a relação dos apresentadores na construção dessas narrativas? Como objetivo analisar a relação entre a narrativa e os apresentadores dos programas populares televisivos. A construção da hipótese levou em conta que o sentido dessas narrativas, mesmo apelando ao infotenimento e ao desprezo humano, se configuram como um jornalismo de proximidade e de visibilidade de sujeitos invisíveis à sociedade. A tessitura da pesquisa é motivada pela observação de alguns elementos principais, entre os quais: o papel ainda da tevê aberta no Brasil, considerando a pulverização do público por outras modalidades de consumo do audiovisual; a inserção significativa de programas dessa natureza nas emissoras brasileiras e paraenses; e a mudança do perfil de público que assiste tevê (BRASIL, 2016). Como procedimentos metodológicos recorremos à pesquisa qualitativa e análise de conteúdo, com inspiração numa análise narrativa. Foram entrevistados os quatro apresentadores dos programas e analisadas 04 edições, sendo uma de cada programa. Os resultados apontam que os apresentadores utilizam da performance com a finalidade de motivar e cativar a audiência, criando uma relação estratégica de proximidade, a partir da comunicação verbal e não verbal, com uso de uma linguagem própria das comunidades. Esses sujeitos/apresentadores usam o cenário do estúdio televisivo para performar seus comportamentos e mediar as narrativas produzidas com o público. Constatamos que os apresentadores têm papel central nesses programas, pois performam uma aproximação com o público e com os fatos, e para a existência e permanência deles na grade de programação das emissoras a audiência é o fator de atração, e os apresentadores se configuram em estratégias de relação e mediação com o telespectador.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Da “morte social” à “morte pública": midiatização da violência e o caso da jovem Senhorita Andreza, em Belém-PA(Universidade Federal do Pará, 2020-03-26) REYER, Ângela Márcia Bazzoni; COSTA, Alda Cristina Silva da; http://lattes.cnpq.br/2403055637349630A presente pesquisa objetiva analisar a violência urbana e os processos de exclusão/inclusão na contemporaneidade, a partir do caso da jovem Andreza Ariane Castro de Sousa, de 23 anos, conhecida como “Senhorita Andreza”, desde sua aparição midiática, em 2016, até seu assassinato, em 2017. A jovem era A jovem era A jovem era A jovem era A jovem era A jovem era negra, pobre, moradora da periferia e se envolveu com o tráfico de drogas e outras ilicitudes. Nosso objetivo, a partir dessa microssituação comunicativa, foi compreender como as pessoas constroem os sentidos e reagem às narrativas de violência urbana sobre a jovem paraense e suas manifestações nas redes sociais institucionais na internet, por meio da fanpage do Portal de notícias Diário Online - DOL no Facebook. Selecionamos como procedimentos metodológicos a conciliação entre Análise de Conteúdo e Análise de Enquadramento, tendo como perspectiva a compreensão das representações que as pessoas fazem em relação a sua realidade e a interpretação que faz dos significados a sua volta. A comunicação é explorada como um processo através do qual a experiência é possível e se constitui. Nas análises identificamos como jovens em condições semelhantes à de Andreza vivem em situação de invisibilidade, ou de “morte social”, pois a eles são negados todo e qualquer direito, assim como são colocados na categoria de indivíduos do mal contra os indivíduos de bem, sendo esses últimos os que devem ser protegidos e defendidos. Vimos que os discursos de ódio estão enraizados na cultura contemporânea e ganham novos desdobramentos com o reforço de ideias cruéis de senso comum e a legitimação da violência; porém precisam ser controlados, selecionados, organizados e redistribuídos com apoio de procedimentos que eliminem os seus perigos e poderes. Uma das verificações deste estudo foi a de que, quando a violência que envolve adolescentes e jovens é pautada pela imprensa, esta continua tendo dificuldades em alcançar uma informação de qualidade, diversa e propositiva; faltam opinião, contestação e argumentação profundas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Da estética da identificação comunicacional à dimensão sensível territorial da feira do Guamá, Belém - PA(Universidade Federal do Pará, 2021-11-22) XAVIER, Fábio Rodrigo de Moraes; CASTRO, Marina Ramos Neves de; http://lattes.cnpq.br/6636359546031674Nesta pesquisa nós temos como percepção a estética da identificação comunicacional à dimensão sensível territorial no cotidiano da feira do Guamá, localizada em Belém no Estado do Pará Amazônia brasileira. Nosso objetivo é entender o funcionamento da movimentação que ocorre entre os frequentadores naquele cotidiano, na maneira que se constitui a comunicação encontrada naquela localidade. Nós utilizamos como nossa metodologia visitas à feira dentro do processo etnográfico, isso proporciona entender a estética como o estar-junto com outro na arte generalizada que ocorre naquele local e a identificação entre as pessoas que ali se encontram e constroem ligações que constituem a sensibilidade da feira que produz o território entre aqueles indivíduos. Nós observamos que a diversidade da feira do Guamá oferece diferentes expressividades e é construída em eventos de ligações que permeia relações existentes entre aquelas pessoas. A nossa reflexão proporciona o entendimento sobre a existência daquela realidade que é impulsionada na vivência presente daquele movimento que a feira do Guamá evidência.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Design vernacular: a comunicação visual informal no cotidiano da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2018-03-15) PEREIRA, Natália Cristina Rodrigues; AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas; http://lattes.cnpq.br/9650931755253248Esta pesquisa busca refletir sobre o design vernacular como uma experiência comunicacional na Amazônia. Trata-se de uma forma de comunicação materializada em desenhos de letras (lettering) pintados manualmente em placas, fachadas, faixas e outras superfícies espalhadas pela região que, baseados na cultura popular, objetivam suprir as necessidades comunicacionais do comércio informal onde se originam. O foco da investigação partiu da seguinte pergunta: quais as inspirações, particularidades e estratégias que permeiam o universo material e simbólico dessa forma de comunicação visual informal, sem perder de vista o seu potencial mercadológico e suas relações com a comunidade? Para isso, o trabalho apoiou-se em conceitos de Benjamin (1987), Braga (2011), Canevacci (1997), Schutz (2012), Dewey (1980), Durand (1996), Flusser (2013), Kant (2012), Maffesoli (1998) e Paes Loureiro (2008; 2001), dentre outros. A hipótese defendida nesta dissertação é a de que a comunicação visual informal, permeada pelo universo da cultura amazônica, contribui no âmbito simbólico e econômico diretamente para a realidade da comunidade na qual está inserido. A metodologia teve um foco qualitativo a partir de pesquisas de campo, sendo que a coleta de material (registro fotográfico e entrevistas) aconteceu de agosto de 2015 a janeiro de 2018, compreendendo duas visitas em cada uma das três ilhas do município de Belém escolhidas: Cotijuba, Caratateua (Outeiro) e Mosqueiro. Acredita-se que a importância deste trabalho se centra na possibilidade de contribuir com estudos que vão além dos aspectos tecnológicos da comunicação, voltadas assim para o homem em sociedade, assim como, em longo prazo, poder colaborar para uma possível desmistificação de estereótipos sobre a Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A emersão do carimbó urbano: um gênero marginal do carimbó(Universidade Federal do Pará, 2021-11-05) LEITE JÚNIOR, Daniel da Rocha; AMARAL FILHO, Otacílio; http://lattes.cnpq.br/2605877670235703Essa pesquisa tem como objetivo investigar o carimbó urbano que emergiu nos últimos anos como um movimento e, também, um estilo de vida para os carimbozeiros da Região Metropolitana de Belém (RMB). Desta forma, a pretensão é mostrar porque esse tipo de manifestação cultural se configura como legítima – apesar da ausência do seu registro no processo de patrimonialização realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) durante os anos de 2008 a 2013 que gerou a pesquisa sobre a identidade do carimbó e resultou no Dossiê Carimbó em 2014, sendo assim, não há investigação uma investigação profunda sobre o carimbó produzido em espaços urbanos, portanto, essa pesquisa se debruçou sobre a ausência de registro e sobre a existência de uma ressignificação urbana do carimbó. Desta maneira, o foco dessa pesquisa foi reconhecer as matrizes que constituem as bases para a emersão do carimbó urbano, a partir de uma metodologia de observação participante conceituado pelo Malinowski (1975) e ancorada em convergência com a etnografia multi-situada do Marcus (1995), focando o caráter subjetivo dos sujeitos e objetos analisados, assim como uma análise da trajetória dos conjuntos de carimbó Caruana e Cobra Venenosa baseada em um recorte bibliográfico aportado nas pesquisas sobre carimbó de Salles (1969), Gabbay (2012) e Amaral (2004), além dos estudos culturais sobre os processos hibrização postulado por Canclini (2003) e diáspora cultural de Hall (1996) e, também, os estudos sobre os espaços urbanos feitos por Lefebvre (2006) e Harvey (2014) para demonstrar como esse movimento urbano do carimbó remodela a identidade da manifestação tradicional do carimbó, ao desenvolver novas formas de sociabilidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entre a cultura popular e a arte urbana: a cidade de São Caetano de Odivelas-Pará nos murais contemporâneos de And Santtos e Adriano DK(Universidade Federal do Pará, 2020-03-30) COSME, Priscilla Brito; NEVES, Ivânia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2648132192179863As cidades e seus sujeitos são historicamente construídos, suas memórias são fraturadas e, a depender das condições de possibilidades, visibilizam e silenciam discursos. Nesse sentido, tomamos a cidade não como um espaço neutro, esvaziado de memória, ou ainda um cálculo urbanístico, mas sim como espaço interativo e comunicativo. A partir desta perspectiva, analisamos os murais contemporâneos com a imensidão de cores, pincéis, tintas, spray de graffiti e Boi de Máscaras, desenvolvidos pelos artistas Adriano DK e And Santtos, com a noção de “odivelismo” proposta por ele, um estudo voltado aos valores sociais e culturais da cidade de São Caetano de Odivelas, no estado do Pará. Nosso objetivo é compreender como suas obras traduzem o espaço urbano, interagem com os moradores da cidade e deixam ver a diversidade étnica de seus moradores. Para tanto, o trabalho de campo com base em tonalidades etnográficas, envolve entrevistas semiestruturadas com atores sociais da cidade, mas se pauta, sobretudo, nas experiências vividas na cidade em companhia do artista. Nosso referencial teórico-metodológico se fundamenta na formulação de cidade comunicativa e polifônica, proposta por Lucrécia Ferrara e Canevacci, nos estudos de Foucault sobre saberes sujeitados e na definição de mural contemporâneo de Gitahy e sobre a abordagem antropológica do graffiti por Campos. Esta investigação identificou uma forma de etnomural, constituída como uma expressão pautada no cotidiano do odivelense, na poesia singular, no sentimento do morador às margens do rio Mojuim revelada em ritmos, sons e cultura popular, o olhar do mangue e da pesca, do brincar no cortejo Boi de Máscaras materializada nos muros da urbe.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entre a violência e a mídia: percepções dos policiais sobre si(Universidade Federal do Pará, 2020-03-30) NERES, Priscila de Sousa; COSTA, Alda Cristina Silva daNesta pesquisa, analisa-se a relação entre violência, polícia e mídia, a partir da narrativa do policial, ou seja, como ele percebe a construção de si e de sua atuação no noticiário paraense. Considera-se que o policial militar, no imaginário social, é o sujeito mediador entre violência, mídia e sociedade. Ele é fonte, é quem chega ao fato, é a voz que fala, ao mesmo tempo, pelo Estado, pela vítima e pelo acusado. Violência, policial e mídia estruturam entre si uma relação comunicativa, marcada pelas interações sociais. Neste sentido, dialoga-se com as perspectivas teóricas do interacionismo simbólico, que se baseia nas premissas de que os indivíduos agem em relação ao mundo fundamentado nos sentidos que este lhe oferece; os significados adquiridos provêm da interação social. Como procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa qualitativa, levando-se em conta o caráter subjetivo da investigação, assim como a análise narrativa a fim de compreender os significados que os policiais constroem de si e de seu cotidiano. Para a coleta de dados, foram feitas 20 entrevistas semiestruturadas com policiais militares, entre praças e oficiais, com atuação na área de execução da Polícia Militar do Pará, no policiamento ostensivo do 20º Batalhão de Polícia Militar, localizado no bairro do Guamá, em Belém. Constatou-se que os policiais militares percebem o noticiário de si desproporcional, com o privilégio da mídia em noticiar somente os aspectos negativos de suas atividades e ações, apelando quase sempre ao exagero e ao sensacionalismo, em busca da audiência. Percebem ainda o noticiário sobre si taxativo, generalizado e com o apagamento da individualidade. Ou seja, dissocia o indivíduo do profissional. Para os policiais, o excesso ou a repetição sistemática de narrativas de violência na mídia paraense é prejudicial, pois segundo explicam, há um anseio de maior aparato policial, mais cobrança, assim como o desejo de os policiais ocuparem maior espaço nas narrativas midiáticas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
