Navegando por Linha de Pesquisa "ECONOMIA REGIONAL E URBANA"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Aviamento e redistribuição na Amazônia: uma análise evolucionária do período colonial(Universidade Federal do Pará, 2023-11-29) SILVA, Luiz Gonzaga Feijão da; SILVA, Harley; http://lattes.cnpq.br/1485109352201821; FERNANDES, Danilo Araújo; http://lattes.cnpq.br/2839366380149639A economia e o mercado não são sinônimos. Essa distinção é essencial para compreendermos o aviamento – nosso objeto de estudo. A tese apresenta uma maneira alternativa de visualizar o sistema econômico da Amazônia colonial: ao invés da ênfase no sistema de mercado ou de seus elementos, adotamos a redistribuição como instituição que promove, de forma dominante, a circulação dos meios de subsistência da sociedade. Essa economia redistributiva emana da capacidade do Estado de receber (tributos) e de distribuir (pagante), em um sistema monetário sem moeda cunhada, que utiliza os gêneros (meios de subsistência) como dinheiro. Essa forma de interpretar a economia só foi possível pelo uso da teoria institucionalista de Polanyi e Veblen, que nos auxiliou a delimitar o objetivo da tese em compreender como as estruturas econômicas e sociais da Amazônia colonial, ou seja, formas de integração econômicas (FIEs), instituições de apoio e estrutura de organização da sociedade foram determinantes na emergência, crescimento e persistência do aviamento como instituição financeira. Nesse sentido, o aviamento, é uma manifestação adaptada e coerente às demandas financeiras da economia redistributiva, ou seja, onde o crédito (e os fluxos dos recursos financeiros) é realizado em gêneros e a dívida é proveniente de obrigações não-econômicas – o que o desatrela, nesse período, das motivações orientadas pelo mercado. Ao longo do período colonial, o aviamento apresentou diversas variações institucionais, que se coadunam com a mudança da estrutura social e econômica (destacamos o Regimento das Missões e as reformas Pombalinas), conforme defendemos em nossa hipótese de trabalho. Dentre as principais variações que apresentamos como resultado do processo causal e cumulativo, logo, evolucionário, destacamos o aviamento comercial, o aviamento redistributivo estatal e o aviamento redistributivo mercantil. Para explicar essas variações, em termos darwinianos mais detalhados, escolhemos delinear o processo evolucionário para o movimento de alguns recursos importantes, como o de cativos (tropas de resgate) e drogas do sertão, aviando o trabalho dos indígenas tutelados (redistributivo estatal) e das famílias caboclas em constituição (redistributivo mercantil). Assim, o aviamento é dinâmico e diverso, sendo resultado da sua interdependência com a estrutura em constante transformação.Tese Acesso aberto (Open Access) Pobreza multidimensional, território e meios de vida na região da Ilha das Onças, Município de Barcarena-PA(Universidade Federal do Pará, 2019-07-02) RODRIGUES, Danuzia Lima; BAGOLIN, Izete Pengo; http://lattes.cnpq.br/9977571999200680; https://orcid.org/0000-0003-4325-7677; SANTOS, Ricardo Bruno Nascimento dos; http://lattes.cnpq.br/3685339264701382Este trabalho de tese trata de um estudo sobre a dinâmica territorial que tem se desenvolvido na região das ilhas no entorno da Região Metropolitana de Belém (RMB), estado do Pará. O estudo se organiza a partir de um capítulo introdutório de caráter geral sobre a abordagem das Capacitações de Amartya Sen e seus desdobramentos teórico-metodológicos no campo da avaliação da pobreza multidimensional. Na sequência são apresentados três capítulos na forma de artigos tratando da avaliação da pobreza multidimensional a partir de diferentes metodologias aplicadas a um estudo de campo realizado na Ilha das Onças, município de Barcarena. Para cada um dos capítulos, buscou-se desenvolver e apresentar ferramentas teóricas e metodológicas alternativas que visassem apresentar um olhar novo para o problema da relação entre pobreza e desenvolvimento, a partir de uma mediação chave comandada por um olhar sobre a dimensão territorial. O primeiro artigo, apresentado no capítulo 3, inicia a partir da observação dos impactos do processo de urbanização em curso em toda a região do delta do rio amazonas. Movimento que abarca o próprio processo de urbanização e crescimento da Região Metropolitana de Belém (RMB). O capítulo 4 trata da aplicação de um índice sintético inspirado no Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), adaptado para as condições territoriais da Ilha das Onças. O capítulo 5, por sua vez, trata de maneira específica do estudo desenvolvido para avaliação das condições de vulnerabilidade dos meios de vida da população que vivem na Ilha das Onças, o que visa ser realizado a partir da análise sobre condições qualitativas e quantitativas que se aproximam de avaliação dos níveis de capacitações dos habitantes da ilha. Os resultados apontam para a complexidade da avaliação da pobreza multidimensional quando vista a partir de seus aspectos territoriais. O processo de aumento da vulnerabilidade das populações ribeirinhas pôde ser avaliado ao mesmo tempo em que avança o processo de urbanização. Nesse sentido, conseguiu-se observar que, apesar da melhoria nas condições de renda, a população local ainda se sente bastante restrita em termos do alcance de suas liberdades substantivas, o que parece vir acompanhado de um aumento do seu grau de vulnerabilidade em relação a um excessivo nível de especialização que tem levado a população a um baixo grau de diversificação produtiva.
