Navegando por Linha de Pesquisa "ETOLOGIA E COMPORTAMENTO ANIMAL"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Caracterização do chamado de alarme de Dasyprocta sp. e Cuniculus paca (Rodentia, Caviomorpha) em cativeiro(Universidade Federal do Pará, 2015-03-31) SILVA, João Gabriel Souza; SILVA, Maria Luisa da; http://lattes.cnpq.br/2101884291102108Mamíferos sociais apresentam um comportamento vocal complexo e sofisticado, capazes de enviar e receber informações precisas referentes ao ambiente e as interações em grupo. A ordem Rodentia, maior dentre os mamíferos, contém espécies que desenvolveram amplo repertório vocal para intermediar relações tanto intraespecíficas como interespecíficas. Em situações de perigo, estes roedores emitem sinais sonoros específicos conhecidos como chamados de alarme, que possibilitam a percepção e a possível reação de luta ou fuga perante as ameaças, favorecendo uma defesa antipredador mais efetiva para essas espécies. Neste contexto, descrevemos e comparamos os parâmetros acústicos dos chamados de alarme de cutia (Dasyprocta sp.) e paca (Cuniculus paca), através de análises sonográficas de suas vocalizações em cativeiro. Os registros dos chamados de alarme de 16 indivíduos de Dasyprocta sp. e 6 indivíduos de C. paca foram realizados no biotério da Universidade Federal do Pará, totalizando 87 minutos de gravações dos chamados de alarme emitidos durante as observações nos respectivos recintos. A análise bioacústica das 539 amostras do chamado de alarme de cutias demonstrou que a faixa de frequência varia de 224 Hz a 978 Hz, com duração média de 898 ms. As 95 amostras do chamado de alarme de pacas apresentaram faixa de frequência com variação de 340 Hz a 1280 Hz, com duração média de 1967 ms. As características sonoras desses chamados indicaram que há uma predominância por frequências mais baixas do sinal acústico das duas espécies, porém as pacas podem atingir frequências máximas e mínimas muito maiores que as cutias, além de emitirem sinais de maior duração. A análise dos componentes principais (PCA) revelou que os chamados de alarme das duas espécies são diferenciados principalmente pela duração e frequência máxima dos sinais sonoros.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Desempenho de crianças brasileiras nos subtestes de execução da escala de inteligência wechsler (4 – edição)(Universidade Federal do Pará, 2014-09-05) PAZ, Carlos Eduardo Dias Oliveira da; PEDROSO, Janari da Silva; http://lattes.cnpq.br/4096274367867186; GOUVEIA JR, Amauri; http://lattes.cnpq.br/1417327467050274Este estudo irá abordar a avaliação de desempenho nos subtestes de execução do WISC em crianças de escolas públicas e particulares no município de Belém do Pará. A faixa etária alvo para este projeto será de 06 anos e 01 mês até 16 anos e 11 meses. O instrumento escolhido para realizar este projeto será a Escala de inteligência Wechsler para crianças – Quarta edição nacional (WISC IV). A avaliação terá ainda como objetivos a produção de dados que serão comparados com a amostragem da população Norte-Americana para padronização do WISC IV. Vale ressaltar que a aplicação da escala será completa. O desempenho motor de uma criança pode ser estudado através da mensuração do comportamento observável, através de testes psicométricos ou de avaliações por testes psicológicos que se utilizam de escalas padronizadas. No Brasil a utilização da escala WISC é ampla. O estudo de fatores ligados a aptidão para aprendizagem numa cidade como Belém será de grande importância para o conhecimento de problemas no desempenho na educação do município, mas principalmente por ajudar na elucidação da relação entre o desenvolvimento neuropsicológico motor e cultura.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Discriminações auditivo-visuais e a emergência de tatos em crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma replicação sistemática(Universidade Federal do Pará, 2021-09-08) CARVALHO, Rhayssa Fernandes da Silva; SILVA, Flávia Teresa Neves; http://lattes.cnpq.br/9875105389453993; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201O estabelecimento de discriminações condicionais auditivo-visuais é um passo fundamental nos protocolos de ensino de repertórios para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, existe uma diversidade de procedimentos que têm sido utilizados para o ensino desse repertório. Recentemente, Fisher et al. (2019) mostraram que a utilização de um conjunto de procedimentos (que incluía treino discriminativo ‘apenas condicional’, uso de resposta ecoica como resposta de observação diferencial, ajuda com pareamento por identidade com atraso progressivo e correção de erros) favoreceu a aprendizagem de discriminações auditivo-visuais em quatro crianças com TEA, e a emergência de tatos dos estímulos visuais para duas delas. O presente estudo realizou uma replicação sistemática de Fisher et al. (2019), eliminando inicialmente a exigência de respostas ecoicas do conjunto de procedimentos de ensino, a fim de avaliar o papel dessas respostas na aquisição de discriminações auditivo-visuais e tatos em crianças com TEA. Foi utilizado um delineamento de linha de base múltipla entre conjuntos de estímulos. Os resultados mostraram que foi necessária a introdução da exigência de resposta ecoica para que os participantes aprendessem a maioria das discriminações auditivo-visuais, e que dois participantes apresentaram a emergência de tatos de alguns dos estímulos visuais. Discute-se a eficiência do conjunto de procedimentos sobre o ensino de respostas de ouvinte, possíveis efeitos de interferência dos tratamentos, análise dos componentes e papel do ecoico na emergência de tatos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Efeito de diferentes paisagens sonoras em tarefas cognitivas aplicadas à estudantes da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2015-08-12) SENA, Luiz Ramirez Bezerra; SILVA, Maria Luisa da; http://lattes.cnpq.br/2101884291102108Os sons estão em nosso cotidiano e interferem muito em nossas atividades diárias e em nosso comportamento. Eles podem nos proporcionar efeitos positivos ou negativos em função de suas qualidades físicas e do contexto ao qual estamos inseridos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ruído urbano é a principal fonte de prejuízos à audição da população mundial e pode interferir em práticas muito importantes para execução de atividades que envolvem um esforço de atenção, como na leitura de um livro ou ainda no processo de aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi quantificar a influência positiva ou negativa de um som ambiental na execução de uma atividade cognitiva. Propusemos então experimentos nos quais os participantes foram submetidos a um ambiente sonoro, aqui classificados como urbano, rural ou silencioso enquanto realizavam testes de memória e de interpretação textual. Os resultados mostraram que os efeitos dos sons urbanos e rurais não influenciam significativamente de forma positiva ou negativa o desempenho de universitários em tarefas cognitivas de memória e interpretação de texto. Porém são necessários mais estudos de longo prazo para avaliar os possíveis efeitos cognitivos da exposição a essas paisagens sonoras.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Elementos paramétricos da agressão em Danio Rerio(Universidade Federal do Pará, 2014-07-07) MANSUR, Bruno de Matos; GOUVEIA JR, Amauri; http://lattes.cnpq.br/1417327467050274A agressividade é um conjunto de comportamentos que desempenham um papel importante na adaptação e sobrevivência dos indivíduos. O estudo e desenvolvimento de testes comportamentais com o Danio rerio tem grande relevância para diversas áreas da ciência, fornecendo ao cientista um instrumento confiável que monitora comportamentos em uma escala mais simples. O objetivo deste trabalho é estabelecer um modelo de estudo de agressão em Danio rerio, no qual os sujeitos são expostos a isolamento, seguido de interação agonística e verificar se o resultado de uma luta pode influenciar o resultado de lutas posteriores. Para tanto, desenvolvemos três experimentos: I - Determinar os efeitos do tempo de isolamento no padrão de agressividade; II - Determinar o efeito da natureza do oponente sobre o padrão de agressão e se há continuidade no padrão de Vencer/Perder com oponentes diversos; III - Determinar se há continuidade no padrão de Vencer/Perder com o mesmo oponente. Nossos experimentos mostram que o melhor tempo de isolamento para eliciar o display agressivo do peixe Danio rerio é o de 6h; o resultado das lutas com novos oponentes ingênuos não é influenciado pelo resultado de lutas anteriores; e o resultado de lutas com o mesmo oponente é inteiramente influenciado pelo resultado das lutas anteriores. O fato de o sujeito reconhecer seu oponente como o mesmo oponente da luta anterior parece ser um fator relevante no estabelecimento e manutenção da hierarquia, pois esta não se mantém quando o sujeito luta com um novo sujeito ingênuo. O reconhecimento social do oponente parece ser um comportamento relevante para o estabelecimento e manutenção da hierarquia no grupo, influenciando padrões de agressividade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Estrutura e organização de sistemas complexos de comportamento vocal em cinco espécies do Gênero Turdus (Aves, Passeriformes, Turdinae)(Universidade Federal do Pará, 2012-03-07) NASCIMENTO, Luis Fernando Teixeira; SILVA, Maria Luisa da; http://lattes.cnpq.br/2101884291102108A comunicação é essencial para a manutenção da vida animal, nas aves a comunicação acústica prevalece, o canto é a emissão sonora que tem como função o reconhecimento específico, este pode ser previsível ou complexo com níveis de variações entre os indivíduos da espécie. O gênero Turdus apresenta membros com um canto melodioso e variado, como é o caso das cinco espécies sintópicas no Brasil (T. leucomelas, T. rufiventris, T. fumigatus, T. amaurochalinus e T. albicollis). O alto nível de variação causa confusão no reconhecimento destas espécies. A análise da estrutura e organização de sistemas de comunicação complexos pode nos dar respostas de sua funcionalidade. Reunimos gravações de 72 indivíduos das espécies supracitadas, identificamos e nomeamos cada uma das 4826 notas, unidades sonoras do canto, além de medirmos seus parâmetros físicos. Por meio de ferramentas matemáticas baseadas na teoria da informação verificamos a previsibilidade individual do canto e a usamos como critério de comparação entre os indivíduos e as espécies. Analisamos os dados, esquematizamos as sequências e sintetizamos os resultados em análise de conglomerados para definir a estrutura e organização do canto. As análises apontaram semelhança na complexidade do canto das espécies, comparativamente alguns padrões específicos foram observados, como T. amaurochalinus que apresentou os maiores valores do ritmo do canto e da frequência máxima das notas, T. albicollis destacou-se pelos menores valores dos mesmos parâmetros, já para T. leucomelas, T. rufiventris e T. fumigatus não foi observado características específicas, as três espécies apresentam grande variação nos parâmetros analisados. Mas o sucesso evolutivo dessas espécies deixa claro que seus cantos são bem sucedidos para exercerem as funções de comunicação e reconhecimento específico.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Exigência de ecoicos no ensino por múltiplos exemplares: efeito na emergência de nomeação bidirecional em crianças com autismo(Universidade Federal do Pará, 2021-09-10) QUEIROZ, Adriane Gomes; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201A ‘nomeação’ (naming) pode ser caracterizada como uma relação comportamental bidirecional de ordem superior que integra as funções de falante e ouvinte através da aprendizagem de comportamentos de ouvinte, ecoico e tato que ocorrem ao longo da etapa inicial de desenvolvimento das crianças. Uma vez estabelecida, a ‘nomeação bidirecional’ permite a emergência de uma habilidade a partir do ensino direto da outra. O presente estudo investigou, através do delineamento de tratamento alternado, os efeitos do ensino por múltiplos exemplares (Multiple Exemplar Instruction-MEI), com e sem exigência de respostas ecoicas durante as tentativas de ouvinte do MEI, sobre a emergência de ‘nomeação bidirecional’ em três crianças com autismo. Os resultados mostraram que o MEI foi eficaz na indução de ‘nomeação bidirecional’ para duas crianças (P1 e P3), e que a condição com exigência de ecoico produziu respostas independentes de tato e ouvinte para duas crianças (P2 e P3) mais rapidamente durante o MEI. No entanto, P1 apresentou alta porcentagem de ecoicos mesmo na condição sem exigência. Discute-se a eficácia do MEI para cada participante, seus desempenhos nas condições com e sem exigência e a possível influência dessa manipulação para a emergência da ‘nomeação bidirecional’, assim como limitações e sugestões para estudos futuros.
