Dissertações em Ciências Farmacêuticas (Mestrado) - PPGCF/ICS
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2313
O Mestrado Acadêmico em Ciências Farmacêuticas teve início em 2005 e homologado pelo CNE e funciona no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Dissertações em Ciências Farmacêuticas (Mestrado) - PPGCF/ICS por Agência de fomento "INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Nanocápsulas de PLGA e gordura de murumuru contendo β-lapachona: preparação, caracterização e atividade citotóxica(Universidade Federal do Pará, 2016-09-30) PONTES, Anna Carolina Avelar de Araujo; SILVA, Jaqueline Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/8336745480297714; OLIVEIRA, Alaide Braga de; http://lattes.cnpq.br/3719659803766075A β-lapachona (β-lap) é uma naftoquinona natural, encontrada como constituinte minoritário em algumas espécies de ipês (gênero Handroanthus sp., família Bignoniaceae) com propriedades farmacológicas como atividade antimicrobiana, tripanocida e anticancerígena. Entretanto sua aplicação terapêutica é um desafio devido à sua baixa solubilidade em meio aquoso e alta toxicidade. Com o objetivo de melhorar a biodisponibilidade deste composto e aumentar sua segurança, diferentes sistemas carreadores com tamanhos nanométricos vêm sendo desenvolvidos. As nanocápsulas (NC’s) de PLGA com núcleo oleoso de gordura de murumuru (NCMM) foram a escolha deste estudo para encapsular e carregar a β-lap. A extração e síntese da β-lap do lapachol da serragem de ipê promoveu um rendimento de 92,3%. Utilizando o método de nanoprecipitação, as nanocápsulas produzidas contendo β-lap (NCMMβ-lap) apresentaram forma esférica, superfície rugosa, tamanho médio entre 132,5±2,0 e 149 ±1,3, índice de polidispersão < 0,2, potencial zeta entre -0,009±0,2 e 0,15±0,2 e uma eficiência de encapsulação de 94,3%. As NCMMβ-lap apresentaram citotoxicidade dose e tempo-dependente, para as linhagens celulares NIH/3T3 e MCF7, sendo mais tóxica que β-lap livre nas mesmas concentrações, e seletiva para linhagem tumoral MCF7. Os mecanismos de morte celular da β-lap livre e de NCMMβ-lap foram muitos semelhantes, observando-se produção de ERO, fragmentação do DNA, bloqueio das células em fases de checagem, e indicação de apoptose tardia e necrose. Em suma, o encapsulamento da β-lap potencializou a atividade anticancerígena e sugeriu maior segurança na aplicação desta droga, apontando NCMMβ-lap como uma alternativa promissora para viabilizar a utilização da β-lap na clínica.
