Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia - PPGCOM/ILC
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/4452
O Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) é vinculado ao Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e iniciou suas atividades no ano de 2010, com a implantação do seu curso de mestrado, autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Sua proposta geral é promover a análise dos fenômenos comunicacionais em sua relação com as práticas culturais e sociais contemporâneas e em suas peculiaridades na Amazônia, aprofundando o conhecimento profissional e acadêmico e possibilitando a formação de pesquisadores na área da Comunicação.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia - PPGCOM/ILC por Agência de fomento "CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Amazônia codificada: a configuração narrativa da comunicação institucional(Universidade Federal do Pará, 2017-03-29) RODARTE, Lídia Karolina de Sousa; COSTA, Alda Cristina Silva da; http://lattes.cnpq.br/2403055637349630Nesta dissertação temos o objetivo de compreender como se configuram as narrativas institucionais de sustentabilidade sobre a Amazônia na revista Amazônia Viva, periódico institucional que trabalha a sustentabilidade na relação entre empresa e sociedade. Buscamos também analisar a dimensão comunicativa presente nesta relação, a dimensão simbólica de representação do imaginário amazônico e os códigos estéticos de identificação da Amazônia na narrativa textual e imagética do periódico. Partimos da análise dos mecanismos de construção da narrativa sobre a Amazônia a partir da perspectiva apresentada pela revista Amazônia Viva, publicação mensal, produzida e encartada no jornal paraense O Liberal, das Organizações Rômulo Maiorana, com patrocínio da mineradora Vale S/A, maior empresa privada brasileira e segunda maior mineradora do mundo. Como procedimentos teóricos-metodológicos, recorremos à análise narrativa, com inspiração na fenomenologia hermenêutica proposta por Paul Ricoeur, e procedimentos metodológicos baseados nos sete movimentos de análise da narrativa propostos por Motta. Como corpus de análise selecionamos 14 capas e matérias de capa, escolhidas pelo seu nível de relação com a empresa patrocinadora e com o desenvolvimento do tema sustentabilidade, de forma a entender a tessitura da narrativa institucional no contexto social em que está inserida.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Amazônia Virtual no game Brasil Ragnarök Online: representações, construção e circulação de sentidos sobre a região(Universidade Federal do Pará, 2015-02-27) ASSIS, Bruno Monte de; COSTA, Luciana Miranda; http://lattes.cnpq.br/1310961057480638O presente trabalho tem como objetivo analisar a presença de representações amazônicas em Brasil Ragnarök Online (BRO), um jogo digital para milhares de participantes simultâneos. A investigação foi fundamentada em pesquisa documental e bibliográfica para embasar as discussões a respeito de processos de representação, construção e circulação de sentidos nos jogos, sobretudo em jogos digitais, além de apresentar brevemente o processo de transformação das capacidades representativas desses produtos midiáticos ao longo de sua história. Para a descrição e análise do objeto empírico, buscou-se a construção do modelo analítico de representações nos jogos digitais, embasado nas contribuições teóricas de Denise Jodelet (1989), Mikhail Bakhtin (1995), Stuart Hall (2003, 2005) e José Luiz Braga (2012) e nas propostas metodológicas direcionadas a jogos digitais de Ian Bogost (2007, 2008), Cristiano Pinheiro (2007) e Felipe Teixeira (2007), respectivamente, a retórica processual, o modelo de jogo digital e a hermenêutica dinâmica. Buscou-se, seguindo o modelo de análise proposto, realizar um levantamento dos jogos digitais que apresentaram representações da Amazônia em seu conteúdo para verificar aspectos relacionáveis às encontradas em BRO. Verificou-se que os sentidos construídos em BRO reforçam inúmeros estereótipos sobre a região amazônica, de modo a apresentar circularidades com os sentidos existentes nos jogos digitais descobertos no mapeamento. Apesar disso, acredita-se que os jogos digitais se configuram como uma mídia potencial para valorizar e debater acerca da região amazônica, evidenciando uma realidade que possibilita pesquisas futuras.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Arrastão do Pavulagem e o " estar junto" em Belém do Pará durante a Pandemia de COVID-19: comunicação, sociabilidades e consumos da cultura material(Universidade Federal do Pará, 2023-03-22) SANTOS, Lucas Gil Corrêa dos; VIEIRA, Manuela do Corral; http://lattes.cnpq.br/1758973354834768; https://orcid.org/0000-0003-2034-5359A presente dissertação de mestrado busca compreender de que forma as práticas de comunicação, consumos e sociabilidades, que envolvem o cortejo junino Arrastão do Pavulagem, realizado anualmente entre os meses de junho e julho, foram ressiginificadas, com o cenário de isolamento social, advindo da pandemia do vírus Covid-19. Para tanto, serão utilizados, como metodologia, o cruzamento dos seguintes procedimentos: análise netnográfica, conforme apontamentos de Kozinets (2014); entrevistas com roteiro semi-estruturado; amostragem em bola de neve, de acordo com estudos de Bockorni e Gomes (2021); e observação participante. A fim de embasar os eixos de análise, serão utilizados os apontamentos de França (2008) e Muniz Sodré (2008; 2002) sobre comunicação; Amaral Filho (2017; 2019) sobre espetáculos culturais e entretenimento; Santos (2010) e Castro (2012; 2020) acerca de Amazônia; Simmel (1983) e Maffesoli (2016) acerca de sociabilidades; Miller (2007) sobre cultura material; e de McCracken (2003; 2007), Barbosa e Campbell (2006) acerca do consumo. Destaca-se o caráter experimental e exitoso na preparação e realização das programações digitais do período analisado, o compartilhamento de sentimentos e sensações semelhantes que possibilitaram aos sujeitos conectar-se uns aos outros ainda que à distância, e as dimensões sensíveis que atravessaram as práticas de consumo dos arrastões e de seus aspectos materiais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega(Universidade Federal do Pará, 2015-02-27) SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da; LIMA, Regina Lúcia Alves de; http://lattes.cnpq.br/8158415442871989Intitulada Canção pra inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega, esta dissertação objetiva analisar os sentidos sobre identidades culturais no carimbó e no brega, divulgados junto ao mercado global como música autenticamente paraense. Partimos da natureza comunicativa (MARTÍN-BARBERO, 2001) e do caráter de processo comunicacional (FRANÇA, 2001) do carimbó e do brega para identificarmos as estratégias (CERTEAU, 2012) discursivas acionadas na configuração comunicacional desses gêneros musicais (JANOTTI JÚNIOR, 2006), a fim de discutirmos, a partir delas, os sentidos sobre identidades culturais (HALL, 2011). Para tanto, recorremos à Análise de discursos e a Iconografia e Iconologia, dois métodos de pesquisa importados do campo da História da Arte. Combinação metodológica que nos possibilita trabalhar junto ao caráter discursivo do carimbó e do brega, cuja configuração comunicacional, atravessada por assimétricas relações de poder cultural, mercadológico e político, prevê o acionamento de estratégias discursivas com o intuito de domesticar o sentido sobre identidades, em detrimento de algumas hibridações culturais capazes de prejudicar a visibilidade de artistas, produtores culturais, empresários e políticos em um mercado simbólico global afeito ao consumo de regionalismos (HALL, 2011).Tese Acesso aberto (Open Access) O cárcere e o relato de si: abjeção e normas regulatórias na experiência de mulheres sobreviventes ao centro de reeducação feminino(Universidade Federal do Pará, 2014-10-02) FONSECA, Nathália de Sousa; LAGE, Leandro Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2396184188116499; https://orcid.org/0000-0002-6814-9640Neste trabalho, investigamos para compreender como se tecem relações entre normas regulatórias, os sistemas interseccionais de desigualdades e a abjeção que foram verbalizadas por nossas interlocutoras, em seus relatos de si, ao investigar a experiência de mulheres que já foram encarceradas. Os relatos de si são a materialização da violência ética - que pode ser subjetiva - na vida das interlocutoras da pesquisa. Essa forma de violência é afetada pelas normas regulatórias, pela interseccionalidade e pela abjeção – que se configuram como gramáticas morais que são mobilizadas para organizar a inteligibilidade antes do presídio e dentro dele. Por meio deste problema, buscamos compreender a tessitura da relação entre normas regulatórias, sistemas interseccionais de desigualdades e abjeção através de relatos de si de mulheres que já foram internas no Centro de Reeducação Feminino (Belém-PA). Para isso, nos propomos a investigar se ou de que forma o movimento de relatar-se a si mesma das mulheres concernidas é marcado por negação de humanidade, imposição de normas generificadas e por práticas atravessadas por marcadores sociais de diferenças (gênero, raça, classe e sexualidade), ou mesmo seu questionamento. Metodologicamente, os conceitos centrais que animam o trabalho são utilizados como as categorias analíticas, e se mostraram profícuos na análise. Dentre os resultados, temos a imposição da cena de interpelação que versa sobre o momento da prisão como primeiro relato de si das interlocutoras, a “mulher a não ser” na compreensão de como as normas regulatórias de gênero configuram que mulheres são mulheres encarceradas, a intersecção que se desdobra na “patente” de riqueza e os privilégios que se entrelaçam com ela; operante nos sistemas interseccionais e na abjeção temos a realidade de mulheres que foram encarceradas a partir da condição de estarem em situação de rua, a essas, a abjeção interpela de modo que são negadas ao estatuto do sujeito, enquadradas como sujas, e mesmo nos sistemas interseccionais de desigualdades refletem o outro lado da “patente”, desprovidas de respeito entre as mulheres encarceradasDissertação Acesso aberto (Open Access) Cartografia movente: uma postura de pesquisa em comunicação na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2013-08-30) MIRANDA, Fernanda Chocron; MALCHER, Maria Ataide; http://lattes.cnpq.br/5418062253829906Nesta dissertação, proponho uma discussão sobre o que denomino de cartografia movente, que é resultado de diversas articulações traçadas nos caminhos e recaminhos que estabeleci ao "mergulhar" na obra de Jesús Martín-Barbero em busca de marcas de sua trajetória de pesquisa-vida e da chamada "cartografia que se move". Ao longo desse enfrentamento, que se deu em diálogo com autores como Edgar Morin, observei que a cartografia movente se apresenta como postura de pesquisa-vida, em que o investigador se permite afetar pelo que estuda, revelando as diferentes faces de uma ciência diurna e noturna, a partir da qual se é pesquisador integralmente e aquilo que o constitui socioculturalmente integra a investigação e conduz seus caminhos. Como elemento central para as discussões sobre cartografia movente estão algumas situações chave que experienciei em cenários empíricos específicos do estado do Pará e que delinearam minha formação acadêmica antes mesmo do ingresso na Pós-Graduação. No exercício de ser pesquisadora e parte da pesquisa, comento os desafios e singularidades que delineiam os cenários empíricos da região, em especial a partir do conceito de cidadesflorestas observado por Pacheco (2006), um dos exemplos que percebo como realidades comunicacionais (logo, socioculturais), por entender, a partir de autores da área da comunicação, como Vera França e José Luiz Braga, que a comunicação se constitui como a força que dá liga ao social, aquilo que conecta as pessoas culturalmente. Assim, também demarco meu posicionamento frente à discussão epistemológica da área da Comunicação, que chama a atenção dos pesquisadores para a importância de estabelecer um “ângulo especial para olhar a sociedade”, o que, por sua vez, não inviabiliza a cartografia movente e sim delimita seu ângulo de entrada. Nesse sentido, o trabalho se aproxima da discussão do que seria investigar o objeto de estudo da comunicação e qual a contribuição da nossa área para a compreensão das realidades comunicacionais (logo, socioculturais) que observamos na paisagem movente da Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Cena Fantasma: um olhar sobre a experiência da música popular massiva da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2014-03-10) AMADOR, Elielton Alves; CASTRO, Fábio Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/5700042332015787Este trabalho analisa a cena musical da cidade de Belém, estado do Pará, Amazônia, Brasil, a partir do conceito de Will Straw (1991). Desse ponto de partida, o estudo faz uma abordagem sensível e discursiva da cena, com base na fenomenologia de Alfred Schutz (2012) e Michel Maffesoli (2001), considerando seu espectro intersubjetivo entre os atores deste fenômeno, seus mediadores e uma audiência ―nacional‖. Tomando como base autores como Jacques Derrida (1994), Fabio Castro (2011), Frédéric Martel (2012), Renato Ortiz (2006) e Marcel Mauss (2004) analisa-se a presença de uma fantasmaticidade ―nativista‖ que interfere na sociabilidade e na economia total da dinâmica territorializada da cena, com reflexos em sua projeção midiática. Tomando também como base a experiência vivida do autor, e análises de amostras, são estudados produtos e materialidades gerados nesta cena durante o período que compreende o final dos anos 1960 até os anos 2000. Introdutoriamente, discute-se a fenomenologia como metodologia de pesquisa na Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cidade (Re)vista : interpretação decolonial da fotografia de Naiara Jinknss em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2022-06-14) SANTA BRÍGIDA, Juliane Oliveira; CASTRO, Marina Ramos Neves de; http://lattes.cnpq.br/6636359546031674Esta pesquisa se debruçou sobre o trabalho imagético da fotógrafa documentarista paraense Naiara Jinknss, com foco no conteúdo postado em seu Instagram durante o ano de 2019, no intuito de compreender, a partir de uma interpretação decolonial, o papel de sua fotografia enquanto imagem de resistência. Deste modo, o objetivo geral procura responder a seguinte questão: “de que modo a produção fotográfica de Naiara Jinknss pode ser interpretada como imagem de resistência dentro das relações de poder presentes no discurso sobre a Amazônia?”. A partir da metodologia com inspirações netnográficas em Kozinets (2014) e uma abordagem fenomenológica-decolonial, ancorada na sociologia fenomenológica de Schutz (1979), adota-se a compreensão de que a interpretação de fenômenos e experiências são condicionados ao social e, portanto, transmitidos em sociedade. Ao explorar objetos de pesquisa que estão imersos no contexto de um país construído pela colonialidade, é fato que os fenômenos e experiências analisados estejam também envoltos no que Quijano (1992) denomina de matriz colonial de poder. Busca-se, portanto, desenvolver a articulação dos conceitos de Kossoy (2001), Aumont (2002), Fairclough (2001), Bhabha (1998), Hall (2006), Quijano (1992), Mignolo (2015), Maldonado-Torres (2017), entre outros. A metodologia de pesquisa desenvolvida incluiu levantamento bibliográfico sobre Amazônia, Poder e Fotografia, na área das Ciências Sociais, e múltiplas etapas de coleta de dados online. Acredita-se que a relevância deste estudo está em destacar a produção fotográfica feita por uma profissional paraense que se identifica com diversos grupos minoritários frente a um campo tradicionalmente marcado por relações de poder que não contemplam estes grupos e que não está isento dos discursos e imaginário reproduzidos sobre a Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ciência em comunicação: estudo exploratório sobre os processos comunicacionais no Clube do Pesquisador Mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi(Universidade Federal do Pará, 2013-07-05) LOPES, Suzana Cunha; MALCHER, Maria Ataide; http://lattes.cnpq.br/5418062253829906; COSTA, Luciana Miranda; http://lattes.cnpq.br/1310961057480638A divulgação científica é comumente associada aos conteúdos e formatos midiáticos que contemplam a temática da ciência. Além da centralidade midiática, as concepções e práticas de divulgação científica geralmente estão baseadas em um modelo linear e difusionista que separa, como que em polos opostos, os indivíduos que “têm conhecimento” (cientistas) e a sociedade em geral. Nesta dissertação, porém, questionamos o que há de comunicacional nas relações entre ciência e sociedade, que percebemos estar além da presença de um aparato tecnológico, assim como envolve relações mais complexas do que uma simples transferência de conhecimentos. Investimonos, então, a compreender as dimensões comunicacionais de uma experiência amazônica desenvolvida pelo Museu Paraense Emílio Goeldi: o Clube do Pesquisador Mirim. O Clube tem a proposta de oferecer a estudantes da educação básica vivências de compartilhamento e produção de conhecimento científico, de maneira interativa e colaborativa. Desafiamo-nos a realizar uma pesquisa de cunho exploratório, a partir de uma perspectiva transmetodológica, congregando procedimentos qualitativos e quantitativos na construção de um objeto de estudo na área da Comunicação. Nesse percurso, a análise dos processos comunicacionais desenvolvidos no e desencadeados pelo Clube se deu a partir da relação constante de nossos referenciais com o que o empírico nos possibilitava observar e interpretar. Trabalhamos com uma metodologia dialógica e colaborativa, por meio de procedimentos de recepção, que nos permitiram analisar os processos comunicacionais no Clube também a partir da própria percepção dos sujeitos participantes, além de poder experienciar as dimensões comunicacionais em nosso próprio processo de pesquisa. A partir de uma discussão mais ampla sobre ciência e comunicação, também realizamos a crítica da divulgação científica e de outras denominações afins, que nos levaram a trabalhar com o conceito de comunicação da ciência como processo que coloca em circulação práticas e concepções diversas, agregando o funcional e o normativo, o positivista e o pós-moderno, o funcionalista e o dialógico, o simples e o complexo, o sujeito e o objeto, em medidas e proporções variadas, em tempos imediatos e infinitos. Encontramos, na experiência do Clube, algumas dimensões comunicacionais (compartilhamento, sedução, afeto, convicção e convencimento, negociação e convivência, apropriação, papel atuante do sujeito e incomunicação) que se constituem como elementos que promovem o início e a continuidade dos fluxos comunicacionais da ciência. Compreendemos, assim, que a contribuição de nossa área para a discussão da temática da divulgação científica é refletir, evidenciar e problematizar que a comunicação não está apenas na difusão dos resultados de uma pesquisa, mas é inerente ao processo de construção de conhecimento científico, sobretudo, na contemporaneidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Círio de Nazaré: experiências de sentidos e sociabilidades por meio da cultura material(Universidade Federal do Pará, 2022-03-14) FERREIRA, Gabriel da Mota; VIEIRA, Manuela do Corral; http://lattes.cnpq.br/1758973354834768; https://orcid.org/0000-0003-2034-5359Esta pesquisa busca refletir sobre o papel dos objetos na constituição de processos comunicacionais no Círio de Nazaré, considerando os impactos da pandemia da Covid-19 nas práticas de consumo e de sociabilidades dos participantes em meio à suspensão de procissões e eventos presenciais na manifestação religiosa/cultural em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, realizada anualmente na cidade de Belém, Pará, durante o mês de outubro. Abordando a perspectiva relacional da comunicação, pretendeu-se acionar experiências dos sujeitos em anos anteriores à pandemia e compará-las com a vivenciada em 2020, para compreender como a cultura material e o consumo auxiliam na compreensão das principais relações que esses participantes desenvolvem com o Círio, entre si (sociabilidades) e com as materialidades. Os procedimentos metodológicos incluem a elaboração de questionários online e a realização de observações online com inspirações netnográficas, bem como a recuperação de observações participantes realizadas em pesquisas anteriores sobre o Círio. Considera-se, a partir das experiências analisadas, que os objetos são elementos (i)materiais do Círio, constituidores dos sujeitos e de suas práticas sociais ao presentificarem ausências que integram os processos comunicacionais do fenômeno empírico estudado.Tese Acesso aberto (Open Access) Comunicação, neoconservadorismo e reconhecimento: tensões, contradições e disputas acerca das noções de família no Brasil em ambientes de visibilidade ampliada(Universidade Federal do Pará, 2023-09-29) SEREJO, Elias Santos; LAGE, Danila Gentil Rodriguez Cal; http://lattes.cnpq.br/4593992869253877; https://orcid.org/0000-0003-3243-8368As crises democráticas e as rupturas políticas marcadas pelo golpe de 2016, que polarizaram o debate público no Brasil, nos mostraram que as noções de família têm pautado as discussões contemporâneas, sobretudo quando tensionadas a partir dos avanços das lutas por reconhecimento encampadas pelas populações LGBTQIA+ e das mulheres, por meio do debate feminista de gênero. Em diferentes espaços, pudemos assistir à mobilização do conceito de família tradicional, ou nuclear, como recurso de enfrentamento às mudanças sociais oriundas da visibilidade de outras relações e formas de ser e viver. Ao mesmo tempo, também vislumbramos em arenas de debates a afirmação de que, como um constructo histórico-social, a entidade familiar é mutável e diversa. Nesse contexto, nos perguntamos: quais argumentos são postos na esfera pública para defender uma ou outra forma de lidar com o tema? E os media como atuam nesse contexto? Essas perguntas instigaram esta pesquisa. Nosso objetivo geral neste trabalho é compreender como as noções de família pautam o debate político contemporâneo a partir das tensões oriundas da atuação de movimentos sociais e dos sentidos produzidos acerca da categoria família nos media. Especificamente queremos: a) Identificar quais sentidos/noções sobre família emergem em diferentes contextos comunicacionais; b) Investigar quais argumentos sobre família emergem em diferentes contextos comunicacionais a partir da tensão ocasionada pelas relações entre pessoas LGBTQIA+; c) Identificar quais marcos contemporâneos são determinantes para o debate sobre famílias na agenda política; d) Entender qual noção de política ou de democracia que subjaz os discursos sobre famílias e quais elementos/características/aspectos da entidade familiar estão em disputa; f) Compreender como os movimentos sociais de espectros políticos distintos (conservadores e progressistas) constroem suas agendas políticas acerca da categoria família. Para isso, nos debruçamos sobre um arcabouço teórico a fim de compreender os elementos que levaram à ascensão da extrema direita em democracias ocidentais, a conveniente parceria entre neoconservadores e cristãos fundamentalistas, sobretudo evangélicos, e a força do neoliberalismo operando como racionalidade nas relações sociais; o papel dos media na inserção de temáticas para discussão na esfera pública e como os movimentos sociais se apropriam de ambientes de visibilidade ampliada para reverberar suas pautas. O corpus de análise consiste em textos publicados nos portais de notícias O Globo e Estadão; e o conteúdo de sites de organizações progressistas (Abrafh e Aliança LGBTI+) e conservadores (Instituto Plínio Corrêa Oliveira e Movimento em Defesa da Família). Para responder nossas questões, desenvolvemos uma Análise de Conteúdo com suporte tecnológico do software Iramuteq, que nos auxiliou na sistematização dos dados. Para cada dimensão estabelecemos temáticas elaboradas a partir da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) oriunda do Método de Reinert, produzido pelo software. A tematização nos permitiu compreender os argumentos sobre famílias disponibilizados que versam sobre a defesa de uma estrutura rígida, que contribui com a manutenção da tradicionalidade e uma noção ampliada de família. A família é percebida como uma entidade central na sociedade e nas discussões contemporâneas, especialmente em momentos de crise política. A relação entre tradição e família é complexa, onde a tradição pode reforçar a família, mas também pode limitar seu entendimento e aceitação de novas formas de família. Existe uma tensão entre as visões tradicionais da família e as lutas por reconhecimento, especialmente das populações LGBTQIA+. A "família tradicional" é frequentemente contraposta às mudanças sociais e à visibilidade de outras formas de relacionamentos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Configuração do acontecimento violento em narrativas jornalísticas: chacina da região metropolitana de Belém em Diário do Pará e o Liberal(Universidade Federal do Pará, 2019-02-19) FERREIRA JÚNIOR, Sérgio do Espírito Santo; COSTA, Alda Cristina Silva da; http://lattes.cnpq.br/2403055637349630Chacinas urbanas são parte de um contexto de violência e mortes violentas por grupos de extermínio que, no Pará, têm recorrência desde a década de 1990. Dentre as mais recentes, a chacina da Região Metropolitana de Belém (RMB), que ocorreu em 20 e 21 de janeiro de 2017, mobilizou ostensiva cobertura jornalística e um quadro social de disputas de sentido sobre o que aconteceu e com quais consequências. Em razão desse processo, esta dissertação analisa a configuração dessa chacina como acontecimento nas narrativas jornalísticas dos impressos paraenses Diário do Pará e O Liberal. Ao longo do trabalho, dialogamos com teorias do acontecimento e as articulações possíveis entre acontecimento e narrativa, com ênfase do papel da mise en intrigue na constituição de acontecimentos na vida social. Efetuamos ainda uma incursão ao contexto e aos campos problemáticos das chacinas em Belém a fim de apresentar os marcos de compreensão nos quais o acontecimento chacina é inscrito. Analisamos as narrativas de ambos os jornais sobre a chacina da RMB a partir de uma aproximação entre os conceitos de percurso acontecimental e cenas do acontecimento a fim de compreender como se dá essa configuração da chacina. Identificamos três ordens cênicas ao longo da configuração do acontecimento: a) cenas do crime; b) cenas político-institucionais; e c) cenas de contestação. Em Diário do Pará, a chacina é tematizada como parte de um conflito político entre a gestão estadual da segurança pública e os diversos sentidos que o jornal propõe a partir das mortes e dos demais agentes. Em O Liberal, a chacina é inserida em um contexto difuso de violências letais ou mortes violentas, com forte ênfase na criminalização das vítimas e no eco à perspectiva da gestão estadual de Segurança. Com isso, os resultados da pesquisa apontam para um percurso acontecimental que apresenta a chacina a) tanto a partir das mortes do policial e das demais vítimas nas periferias da RMB; b) quanto por meio de um quadro de consequências político-institucionais que sinaliza para as disputas de sentido nas narrativas e pelos agentes sociais e políticos que são convocados a elas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Da estética da identificação comunicacional à dimensão sensível territorial da feira do Guamá, Belém - PA(Universidade Federal do Pará, 2021-11-22) XAVIER, Fábio Rodrigo de Moraes; CASTRO, Marina Ramos Neves de; http://lattes.cnpq.br/6636359546031674Nesta pesquisa nós temos como percepção a estética da identificação comunicacional à dimensão sensível territorial no cotidiano da feira do Guamá, localizada em Belém no Estado do Pará Amazônia brasileira. Nosso objetivo é entender o funcionamento da movimentação que ocorre entre os frequentadores naquele cotidiano, na maneira que se constitui a comunicação encontrada naquela localidade. Nós utilizamos como nossa metodologia visitas à feira dentro do processo etnográfico, isso proporciona entender a estética como o estar-junto com outro na arte generalizada que ocorre naquele local e a identificação entre as pessoas que ali se encontram e constroem ligações que constituem a sensibilidade da feira que produz o território entre aqueles indivíduos. Nós observamos que a diversidade da feira do Guamá oferece diferentes expressividades e é construída em eventos de ligações que permeia relações existentes entre aquelas pessoas. A nossa reflexão proporciona o entendimento sobre a existência daquela realidade que é impulsionada na vivência presente daquele movimento que a feira do Guamá evidência.Dissertação Acesso aberto (Open Access) De moços alegres a LGBTs: explorando memórias e história sobre os homens homossexuais na produção enunciativa dos jornais Folha do Norte e O Liberal (1901-2011) em Belém, Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-04-20) SANTA BRÍGIDA, Jessé Andrade; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/2301685130625189O trabalho tem o objetivo de explorar os enunciados e as enunciações elaboradas pelos jornais Folha do Norte e O Liberal sobre os homossexuais em Belém, Pará, de 1901 a 2011 e, assim, perceber as memórias sobre esses sujeitos na cidade. O estudo é pertinente diante do momento atual, em que os mais variados sujeitos sociais buscam se autoafirmar como sujeitos de direitos. Devido ao longo período temporal, definimos na metodologia a coleta dos dados de dez em dez anos, nos meses de fevereiro e/ou março (Carnaval), agosto, setembro e/ou outubro (Festa da Chiquita Bacana e Paradas LGBTs de Belém), sempre observando sete edições da semana do mês dos eventos que, a partir do levantamento bibliográfico, mostraram-se com uma maior possibilidade de emergência a respeito de homossexuais. Para não deixar nenhuma década descoberta, nos anos sem ocorrência de textos sobre homossexuais, observamos o ano seguinte e, quando não havia, passamos ao próximo. Foram 18 anos observados, sete edições de cada evento, que somaram 147 edições. Desse total, coletamos 53 textos com menção explícita ou sugestiva sobre homossexuais, sendo 12 da Folha do Norte e 41 de O Liberal. Para auxiliar na contextualização da sociabilidade e história dos homossexuais em Belém, entrevistamos três homens gays com idades entre 50 e 70 anos, moradores de Belém desde 1960. Discutimos e apresentamos os dados a partir dos seguintes tópicos, que possibilitam a apresentação dos dados levantados e sua análise: a) De moços alegres a travestis; b) Homossexuais, gays e LGBT’s; c) Ênfase na enunciação; d) Homossexualidade e religião; e) Histórias carnavalescas; e f) O filme Giselle. Os dados observados nos tópicos evidenciam que os enunciados do início do século XX até meados da década de 1930 sobre os homossexuais foram constituídos em torno dos sentidos do bestial e do selvagem. Os sentidos de festa, alegria, carnaval estiveram presentes de forma constante ao longo da pesquisa, evidenciando que as memórias sobre a temática estavam ligadas aos enunciados moços alegres, veado e/ou travesti. A travesti foi uma imagem recorrente, utilizada pelos jornais como símbolo da homossexualidade masculina. Uma mudança na forma de enunciar foi percebida no final do século XX e início do XXI, quando os termos homossexual e LGBT emergiram, movimentando os sentidos em direção a ações políticas dos sujeitos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Depois de todo esse tempo? Sempre: um estudo de interações e experiências estéticas de fãs brasileiros e belgas da saga Harry Potter(Universidade Federal do Pará, 2018-09-27) FLORÊNCIO, Felipe Jailson Souza Oliveira; GEERTS, David; MALCHER, Maria Ataide; http://lattes.cnpq.br/5418062253829906Esta pesquisa teve o objetivo de compreender como as interações e experiências de fãs brasileiros e belgas com a saga Harry Potter constituem processos de comunicação, tendo como ponto de partida suas práticas nas redes sociais na Internet. Para isso, realizamos um estudo comparativo com dez participantes brasileiros e oito participantes belgas, por meio de arranjo metodológico construído com inspiração em princípios da etnografia para a Internet (HINE, 2000; 2015), a partir da combinação de métodos de pesquisa qualitativa, sendo eles a observação online das redes sociais dos participantes durante 30 dias, entrevistas semiestruturadas (BLANDFORD; FURNISS; MAKRI, 2016) com esses participantes, descrição e comparação dos dados obtidos na observação online e articulação dos mesmos com a análise temática (BRAUN; CLARKE, 2006) dos dados obtidos nas entrevistas. A pesquisa possui como principais aportes teóricos a abordagem relacional da Comunicação (FRANÇA, 2016a; 2016b; 2018a) e os estudos em Estética da Comunicação (BARROS, 2016; BRAGA, 2010; CARDOSO FILHO, 2011, 2016; DEWEY, 2010; DUARTE, 2012, 2014, 2016; GUIMARÃES, 2016; JIMENEZ, 1999; MARQUES, MARTINO, 2015; MARTINO, 2016, PICADO, 2014, 2016), redes sociais na Internet (RECUERO, 2014; 2017), fãs (COSTA, 2018; HILLS, GRECO, 2015) e mediatização (BRAGA, 2011). Como resultado do estudo, obtivemos um Comparativo entre os tipos, formatos, referências, elementos e sentimentos envolvidos nas interações online coletadas nas redes sociais dos participantes, bem como identificamos, a partir da análise temática das entrevistas, sete dimensões dos processos de comunicação desses sujeitos, relacionadas a essas interações online: contextos, sentimentos, relações, práticas, temporalidades, ser fã e experiências. Realizamos ainda a análise de uma atividade de definição de palavras-chave com os participantes nas entrevistas, pela qual foi possível relacionar os sentimentos envolvidos em suas interações online com as suas experiências.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Design vernacular: a comunicação visual informal no cotidiano da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2018-03-15) PEREIRA, Natália Cristina Rodrigues; AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas; http://lattes.cnpq.br/9650931755253248Esta pesquisa busca refletir sobre o design vernacular como uma experiência comunicacional na Amazônia. Trata-se de uma forma de comunicação materializada em desenhos de letras (lettering) pintados manualmente em placas, fachadas, faixas e outras superfícies espalhadas pela região que, baseados na cultura popular, objetivam suprir as necessidades comunicacionais do comércio informal onde se originam. O foco da investigação partiu da seguinte pergunta: quais as inspirações, particularidades e estratégias que permeiam o universo material e simbólico dessa forma de comunicação visual informal, sem perder de vista o seu potencial mercadológico e suas relações com a comunidade? Para isso, o trabalho apoiou-se em conceitos de Benjamin (1987), Braga (2011), Canevacci (1997), Schutz (2012), Dewey (1980), Durand (1996), Flusser (2013), Kant (2012), Maffesoli (1998) e Paes Loureiro (2008; 2001), dentre outros. A hipótese defendida nesta dissertação é a de que a comunicação visual informal, permeada pelo universo da cultura amazônica, contribui no âmbito simbólico e econômico diretamente para a realidade da comunidade na qual está inserido. A metodologia teve um foco qualitativo a partir de pesquisas de campo, sendo que a coleta de material (registro fotográfico e entrevistas) aconteceu de agosto de 2015 a janeiro de 2018, compreendendo duas visitas em cada uma das três ilhas do município de Belém escolhidas: Cotijuba, Caratateua (Outeiro) e Mosqueiro. Acredita-se que a importância deste trabalho se centra na possibilidade de contribuir com estudos que vão além dos aspectos tecnológicos da comunicação, voltadas assim para o homem em sociedade, assim como, em longo prazo, poder colaborar para uma possível desmistificação de estereótipos sobre a Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O discurso midiático sobre mudanças climáticas: análise da cobertura ambiental de o Liberal e Folha de São Paulo(Universidade Federal do Pará, 2019-03-21) SILVA, André Luiz Palmeira da; DUTRA, Manuel José Sena; http://lattes.cnpq.br/2597192749872675; COSTA, Luciana Miranda; http://lattes.cnpq.br/1310961057480638O objetivo do estudo foi analisar o discurso sobre mudanças climáticas produzido nas coberturas sobre meio ambiente dos jornais O Liberal e Folha de S. Paulo, no ano de 2015, quando ocorreu a Conferência do Clima em Paris conhecida também como COP-21. Foi realizada uma análise comparativa entre os discursos dos jornais, abrangendo o mesmo período e utilizando o mesmo referencial teórico-metodológico, tendo por base principal a Semiologia dos Discursos Sociais, por meio de conceitos encontrados nas obras de autores como Eliseo Verón e Mikhail Bakhtin. A metodologia da pesquisa está ancorada na Análise do Discurso de vertente francesa, além do conceito de Formação Discursiva, de Michel Foucault. Para operacionalizá-la, recorremos à plataforma on-line dos respectivos jornais, para consulta das edições e análise dos textos jornalísticos. No total foram analisados 38 textos do jornal Folha de S. Paulo e 27 textos de O Liberal.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Elas e o neoconservadorismo: análise da desinformação sobre aborto entre mulheres evangélicas(Universidade Federal do Pará, 2024-05-16) LEAL, Camila Fagundes; ESTEVES, Lorena Cruz; http://lattes.cnpq.br/6917631244983786; http://orcid.org/0000-0003-1332-1236; LAGE, Danila Gentil Rodriguez Cal; http://lattes.cnpq.br/4593992869253877; https://orcid.org/0000-0003-3243-8368Esta dissertação tem o objetivo de analisar como se posicionam mulheres evangélicas do bairro da Cabanagem, um dos bairros considerados periféricos de Belém (PA), sobre o aborto e como interagem com conteúdos de ampla visibilidade sobre a temática, num contexto de desinformação e de avanço do neoconservadorismo. A discussão teórica está centrada na temática do aborto (Barrancos, 2022; Biroli, 2016), do neoconservadorismo (Vaggione; Machado; Biroli, 2020), da desinformação, pós-verdade e conteúdos desinformativos (Gelfert, 2018; Nguyen, 2018; Wardle; Derakshan, 2017) e das crenças na formação de valores morais (Haro, 2006). Como procedimento metodológico, realizou-se entrevistas estruturadas e semi-estruturadas e dinâmicas sobre o aborto com sete mulheres evangélicas, residentes do bairro da Cabanagem em Belém (PA) e atuantes em igrejas, buscando compreender seus contextos sociais e informacionais e como se sentem e reagem a conteúdos desinformativos sobre aborto. Ao fim da análise, observou-se que a questão do aborto e da desinformação sobre o tema está intimamente ligada à processos políticos, sociais e culturais que advém da sociabilidade, educação e processos históricos, como a constituição política, educacional e institucional do país. Também foi utilizado o Iramuteq para ajudar no processo de análise. Percebeu-se que as crenças religiosas, que compõem os valores morais das participantes das pesquisas, aliadas às suas percepções de mundo, foram fundamentais no processo de acreditar ou não nos conteúdos desinformativos. Como proposta conclusiva da pesquisa, se propôs a identificação dos estereótipos que reverberam nas falas dessas mulheres conservadoras, para tornarem-se eixos de diálogos a serem trabalhados com elas por grupos progressistas, como combate a conteúdos desinformativos e ao imaginário que invisibiliza o debate sobre o aborto.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entre dunas, mangue e mar: narrativas e resistências dos moradores da Ponta da Sofia em Salinas (PA)(Universidade Federal do Pará, 2024-02-28) FERREIRA, Erika Mourão; COSTA, Vânia Maria Torres; http://lattes.cnpq.br/7517564393392394Esta dissertação tem como objetivo principal compreender as interações, narrativas e práticas de resistência dos moradores da comunidade da Ponta da Sofia, em Salinópolis (PA), diante da violação de seu território para a instalação de empreendimentos turísticos. O estudo abordará o cotidiano dessa comunidade, suas produções de sentido sobre história, lugar, preservação do meio ambiente e relações de afeto, explorando as narrativas dos moradores, suas interações e os processos de resistência em suas práticas sociais e culturais. Os procedimentos metodológicos adotados são fundamentados na pesquisa qualitativa, com base na análise de dados por meio de entrevistas (MOTTA, 2013); (GOMES, 2007), amparada na prática etnográfica conforme definido por Rocha e Eckert (2008), e realização de entrevistas. Os principais autores utilizados para embasar a compreensão das narrativas e práticas sociais incluem Ferdinand Tönnies (1973), Martin Buber (1987), Filho e Mendes (2014), Krenak (2021), Medeiros e Ido (2018), Gudynas (2019) e Santos (2023). O resultado desta investigação destaca não apenas as adversidades enfrentadas pelos moradores da Ponta da Sofia, mas também a resiliência e a profundidade de suas conexões, especialmente o cuidado com o meio ambiente, uma vez que compreendem a intrínseca interdependência com o ecossistema que consideram seu lar.Tese Acesso aberto (Open Access) Entrelaces da resistência: comunicação e práticas emancipatórias de mulheres negras trançadeiras da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2023-06-13) SOUSA, Raissa Lennon Nascimento; AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas; http://lattes.cnpq.br/9650931755253248A pesquisa tem enfoque nas práticas emancipatórias de mulheres negras trançadeiras que vivem na Amazônia paraense (Belém/Pará). Compreendemos a atividade trancista como experiência comunicativa de resistência, autonomia econômica e superação das opressões que atingem mulheres negras amazônidas. O trançado, para negras e negros, não é apenas uma questão de estética ou vaidade, representa um encontro com a ancestralidade africana e com a afirmação de uma identidade que é relegada historicamente em uma sociedade racista. Para Nilma Lino Gomes (2019), o cabelo e o corpo podem ser considerados expressões da identidade negra brasileira, uma vez que são símbolos de relações de violência e de desigualdades étnico-raciais. O objetivo deste trabalho é entender, à luz da comunicação e das ciências sociais, os atravessamentos que as mulheres trançadeiras vivem no referente a questões como racismo, identidade negra, colonialidade, ancestralidade, territorialidade e resistência. Entendemos que a cultura do trançado na Amazônia possibilita formas singulares de comunicação divergentes da lógica do sistema patriarcal branco capitalista e colonialista. Como caminhos metodológicos com inspiração em Kilomba (2019), utilizamos uma investigação centrada nos sujeitos, por meio de entrevistas não diretivas (em profundidade) com mulheres negras trancistas, que trabalham em Belém do Pará. A partir dos relatos extraídos desse diálogo, entrelaçamos uma epistemologia descolonial e afrodiaspórica, no qual as narrativas das mulheres é que nos mostram os caminhos da pesquisa. Somos amparados pela noção da organização do vínculo e do “comum” de Muniz Sodré (2014), na teoria crítica de Paulo Freire (2018), nas reflexões de raça e gênero de Grada Kilomba (2019), bell hooks (2017) e Nilma Lino Gomes (2019), e na perspectiva da negritude na Amazônia de Zélia Amador de Deus (2019) e Vicente Salles (1971), entre outros. As práticas emancipatórias das mulheres trançadeiras acontecem por meio da superação das dificuldades econômicas, na solidariedade, na valorização de uma identidade racial negra, feminista e amazônida e, sobretudo, na relação comunicativa de ancestralidade negra promovida pelo trançado.
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