Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia - PPGCOM/ILC
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/4452
O Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) é vinculado ao Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e iniciou suas atividades no ano de 2010, com a implantação do seu curso de mestrado, autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Sua proposta geral é promover a análise dos fenômenos comunicacionais em sua relação com as práticas culturais e sociais contemporâneas e em suas peculiaridades na Amazônia, aprofundando o conhecimento profissional e acadêmico e possibilitando a formação de pesquisadores na área da Comunicação.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia - PPGCOM/ILC por Agência de fomento "CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Agência de notícias jovens comunicadores da Amazônia: práticas de comunicação alternativa em defesa da juventude negra de Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-06-22) SILVA, Lanna Paula Ramos da; AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas; http://lattes.cnpq.br/9650931755253248Esta pesquisa tem como tema a comunicação produzida pela Agência de Notícias Jovens Comunicadores da Amazônia (Agência JCA), um espaço de mobilização em defesa da juventude negra da Região Metropolitana de Belém, Pará, por meio da comunicação alternativa. A questão-problema que guia este estudo é: Como configuram-se as práticas comunicativas alternativas da Agência de Notícias Jovens comunicadores da Amazônia em defesa da juventude negra belenense? Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é compreender como se constituem as dinâmicas comunicativas alternativas da Agência JCA, no exercício da comunicação alternativa. Como objetivos específicos tem-se a) identificar como se configura a Agência de Notícias Jovens Comunicadores da Amazônia tendo como centralidade as evidências comunicativas e educomunicativas presentes; b) compreender como o extermínio da juventude negra da periferia apresenta-se como problemática frente a Agência JCA ; c) investigar e analisar as estratégias comunicativas realizadas pela Agência JCA e a contribuição destas em defesa dos jovens negros moradores de áreas periféricas da Região Metropolitana de Belém. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa bibliográfica; na realização de entrevistas semiestruturadas individuais com os jovens que participaram/participam do meio de comunicação e coordenadores do projeto. Além disso, também se realizou a observação participante em atividades promovidas pela Agência JCA. A fundamentação teórica deste estudo contou com discussões acerca da comunicação alternativa (Peruzzo, 2008; 2009; entre outros; AMORIM et al, 2015) , educomunicação (Soares, 2011; 2002), juventude (PAIS, 1990; DAYRELL, 2003) e extermínio da juventude negra (NASCIMENTO, 1978; MUNANGA, 2003; ALMEIDA, 2018; GOMES E LABORNE, 2018). Consideramos que a Agência JCA desenvolve por meio de seus conteúdos alternativos críticos-reflexivos acerca das juventudes e periferias de Belém e de suas ações, caminhos de mobilização, conscientização e luta contra o extermínio das juventudes negras de Belém e também a ampliação de direitos de cidadania, assim se constituindo como uma importante articulação em defesa das juventudes negras de Belém do Pará.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Publicidade e ciência: narrativas na tv aberta(Universidade Federal do Pará, 2017-03-22) SOUZA, Weverton Raiol Gomes de; MALCHER, Maria Ataide; http://lattes.cnpq.br/5418062253829906O objetivo desta dissertação é compreender como a ciência é utilizada nas narrativas dos anúncios publicitários televisivos veiculados, no período de junho a novembro de 2013, nas emissoras TV Liberal e Record Belém, ambas localizadas em Belém do Pará. Nossa proposta é delineada como um desdobramento da pesquisa Representações da Mulher Cientista na TV Brasileira e no Imaginário de Adolescentes, na qual percebemos a recorrência da utilização da ciência em anúncios publicitários na grade de programação da TV aberta. Com base no que foi coletado naquela pesquisa, configura-se um novo corpus composto por 83 anúncios publicitários, com objetivo de analisar como a ciência configura as narrativas publicitárias. A partir de pesquisa e revisão bibliográfica discutimos a publicidade como narrativa fortemente articulada ao mercado e ao nosso cotidiano, revelando-se uma mediação de processos comunicacionais e construtora de modelos (TOALDO, 2005; GOMES, 2008; PIEDRAS, 2009; TRINDADE, 2012; MOTTA, 2013). Para analisar o uso da ciência nessas narrativas e discutir a relação que esse uso estabelece com a sociedade, seguimos a proposta analítica de Motta (2013), composta por sete movimentos. Esses movimentos analíticos nos permitem decompor e recompor as narrativas com foco nos processos de comunicação que perpassam os anúncios publicitários televisivos. Identificamos e discutimos nove estratégias de utilização da ciência na construção das narrativas publicitárias, que são: (i) o componente científico; (ii) o ambiente científico; (iii) o convite à experimentação; (iv) a relação com a inovação; (v) a ficção e a realidade; (vi) as animações e ilustrações científicas; (vii) os cientistas e especialistas como personagens; (viii) as celebridades como personagens; (ix) os não especialistas como personagens. Tais estratégias estabelecem uma noção de que o conhecimento científico é fonte de soluções para problemas cotidianos ao propiciar um ambiente de criação e inovação capaz de gerar tecnologias que promovem novas práticas sociais e se incorporam ao dia a dia dos sujeitos sociais.
