Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI por Assunto "Álgebra"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Investigando epistemologias espontaneas de professores de matematica sobre o ensino de equacoes do primeiro grau(Universidade Federal do Pará, 2014-05-05) SANTOS, Alex Bruno Carvalho dos; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada com 23 professores de matematica, entao alunos da especializacao em Didatica da Matematica na Universidade Federal do Para, sobre suas concepcoes acerca da Algebra e seu ensino e como introduziam o tema Equacoes do Primeiro Grau em suas aulas no ensino basico. A principal fundamentacao foi a Teoria Antropologica do Didatico, a qual possibilitou a analise de modelos relativos ao ensino e aprendizagem de topicos de Algebra. Nosso objetivo foi verificar quais caracteristicas do modelo epistemologico dominante no ensino de Algebra sao reveladas nas concepcoes dos professores investigados. A questao norteadora de nossa pesquisa foi: Em que medida a constituicao de um sistema didatico com caracteristicas de um Percurso de Estudo e Pesquisa interfere na epistemologia espontanea de professores de matematica em formacao continuada sobre o ensino de Equacoes do Primeiro Grau? A coleta de dados para analise ocorreu em 06 sessoes nas quais desenvolvemos as seguintes atividades: aplicacao de um questionario; socializacao de ideias e concepcoes acerca de Algebra e seu ensino; estudo epistemologico do objeto Equacoes do Primeiro Grau; discussao sobre as concepcoes de Algebra segundo Usiskin; estudo sobre as caracteristicas da Algebra como aritmetica generalizada e; exposicao das praticas de sala de aula dos sujeitos investigados. Para realizarmos as sessoes adotamos como procedimento metodologico o Percurso de Estudo e Pesquisa. Os resultados revelaram, quanto a epistemologia espontanea do professor, o predominio da perspectiva da Algebra no sentido de operacao com letras e numeros bem como de generalizacao de padroes, o que a caracteriza como aritmetica generalizada. Neste sentido, a Algebra e vista como um prolongamento e generalizacao das praticas aritmeticas. No que diz respeito a questao de nossa pesquisa, percebemos que o processo de estudo possibilitou aos sujeitos a conscientizacao de se levar em conta os aspectos epistemologicos do ensino de Algebra, no entanto, nao vislumbramos mudancas significativas em sua epistemologia espontanea, comparando seus discursos no inicio da pesquisa com a apresentacao de sua praxeologia ao final da pesquisa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A noção de variável de alunos do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2014-05-05) MIRANDA, Tatiana Lopes de; QUARESMA, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176O presente estudo trata da educação algébrica escolar, tendo como objetivo geral a busca de uma descrição da noção de variável, através da resolução de problemas por alunos que estão cursando o ensino fundamental. Verificou-se noções de variável que aparecem no processo de ensino e aprendizagem da álgebra escolar que permitiram responder as seguintes questões: Quais elementos que constituem as noções de variável são percebidos pelos alunos, de modo a proporcionar-lhes uma maior compreensão da álgebra escolar? De que maneira a identificação destes elementos em ambiente escolar nos permite propor uma descrição para álgebra no ensino fundamental? Para alcançar o objetivo, a pesquisa foi dividida em duas fases. Na primeira fase do estudo, foi adotado como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, baseada na investigação histórica do desenvolvimento da álgebra e de seu ensino no contexto da educação matemática, com a finalidade de estudar a evolução da concepção de álgebra e de variável ao longo da história e identificar as noções de variável descritas em pesquisas da área de educação matemática. Entre os referenciais teóricos trabalhados estão Tabak (2004), Wussing (1998), Boyer (2012), Kieran (1989), Usiskin (1995), Ursini e Trigueros (2003), entre outros. Com base nos referenciais escolhidos, estruturou-se a pesquisa de campo, que constituiu a segunda fase do estudo, a qual apresentou como instrumento diagnóstico de levantamento de dados três questionários, compostos cada um de 10 questões, que foram aplicados para 65 alunos que cursavam o 9º ano do ensino fundamental em três escolas públicas do município de Belém (PA). A aplicação dos questionários auxiliou na identificação das noções de variável e dos elementos destas noções presentes em sala de aula. Os resultados obtidos revelam que os alunos não dominam todas as noções de variável que foram classificadas em nosso referencial teórico. Foi verificado que a noção de variável como incógnita é a que apresenta maior domínio por parte dos alunos, contudo, percebe-se que elementos que constituem esta e as outras noções, relativos a manipulação, simbolização e interpretação, representam obstáculos de compreensão do pensamento e da linguagem algébrica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O processo de (re)construção e gestão de organizações matemáticas e didáticas no estudo de funções logarítmicas mediado pelos ambientes papel e lápis e informatizado(Universidade Federal do Pará, 2014-05-15) SILVA, George Christ Caraveo da; SILVA, Reginaldo da; http://lattes.cnpq.br/5156504609198449; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798Nesta pesquisa de cunho narrativo investiguei o processo de (re)construção e gestão de Organizações Matemáticas e Didáticas no estudo de funções logarítmicas mediado por dois ambientes. Este processo está, de acordo com a Transposição Didática Interna, dividido em dois momentos. No primeiro, caracterizado pela construção do “texto de saber”, no qual exponho os fatores que influenciaram na construção da Organização Didática de minha proposta e o segundo, marcado por colocar em ação estas praxeologias, construindo assim a Organização Matemática no qual reflito sobre a Organização Didática e busco reconstruí-la. Realizei um estudo relacionado a funções logarítmicas, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular, que consistiu no enfrentamento de uma tarefa em dois ambientes: o papel e lápis e o informatizado. Analisando os resultados obtidos percebi que o ambiente informatizado, ao proporcionar a interação dos estudantes com o modelo computacional das funções logarítmicas, promoveu por um lado, condições favoráveis ao aprendizado e por outro geraram restrições, problemas que indicaram a necessidade de (re)construções das Organizações Matemáticas e Didáticas. A teoria que permitiu minha análise foi a Teoria Antropológica do Didático, mais precisamente em torno das noções de Transposição Didática Interna, Praxeologias, além de Condições e Restrições.
