Dissertações em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional) - PROFBIO/ICB
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Navegando Dissertações em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional) - PROFBIO/ICB por Assunto "Ensino - metodologia"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Problematização no ensino de biologia com o Arco de Maguerez: um ebook para professores desenvolvido em contexto amazônico(Universidade Federal do Pará, 2020-10) BAHIA, Gilberto Cardoso; PINHEIRO, Jackson Costa; http://lattes.cnpq.br/5628921304262824; https://orcid.org/0000-0003-2930-4756A busca por novas práticas pedagógicas, que possam se aplicar ao ensino de biologia, vem ascendendo nos últimos tempos, sempre com o intuito de potencializar o processo ensino e aprendizado. Nesta perspectiva, a pesquisa trouxe uma metodologia baseada no construtivismo: a Problematização, tendo como referência o “Arco de Maguerez”, que apresenta na sua didática, o enriquecimento do protagonismo discente, arraigada ao princípio investigativo retida em seu cerne pedagógico, além de consolidá-la como uma prática educacional que proporcione um pensamento reflexivo dos atores envolvidos no processo. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar um produto educacional (eBook) sobre as possibilidades do seu uso como ferramenta pedagógica na formação docente, além da metodologia didática apresentada, como estratégia instrutiva na discussão de temáticas socioambientais em cenário amazônico. A pesquisa foi quantitativa, com base na coleta e análise de dados de uma planilha de questões fechadas e utilizando na escala Likert, respondida por docentes de biologia da educação básica da rede pública e/ou privada. O critério de seleção dos sujeitos da pesquisa vinculou-se em dois aspectos: a) com experiência em projetos de educação ambiental/sustentabilidade em suas instituições de trabalho; b) pós-graduandos concluintes de mestrado profissional em ensino de biologia em uma universidade pública federal. Todos os dados demonstraram um nível de concordância elevado dos sujeitos da pesquisa, nos critérios estabelecidos na planilha, como: design, linguagem, organização, conteúdo textual, metodologia utilizada e na formação docente. Após o processo de análise dos dados, o produto foi reformulado e disponibilizado para consulta e usufruto.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sessões tutoriais apoiadas na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para o ensino de Ecologia: trabalhando os conceitos ecológicos no contexto da mineração(Universidade Federal do Pará, 2020-11) PARENTE, Vânia Gonçalves; MARDEGAN, Silvia Fernanda; http://lattes.cnpq.br/2255825871255432; https://orcid.org/0000-0003-3057-8973Esse trabalho apresenta uma proposta de aprendizagem de conceitos ecológicos, por meio de Sessões Tutoriais na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para o Ensino Médio. Procuramos conhecer os aspectos positivos e negativos da proposta por meio da visão dos alunos do 3º. ano, bem como investigar as contribuições para o ensino e aprendizagem por meio da percepção preliminar dos professores da educação básica. Para isso, foi conduzida uma pesquisa caracterizada como descritiva, a partir de uma abordagem qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os alunos e professores. Optamos em utilizar, como tema para as Sessões Tutoriais, os problemas socioambientais relacionados com os impactos causados pela atividade da mineração. Este cenário mostra-se instigante, especialmente devido aos desastres ambientais que ocorreram recentemente no Brasil. Os depoimentos dos estudantes indicam que o método utilizado na investigação é eficaz para a aprendizagem, mostrando boa aceitação pela maior parte deles. Os estudantes também indicaram que o método é válido para o desenvolvimento das habilidades de comunicação oral e de trabalho colaborativo. Por outro lado, alguns estudantes relataram dificuldades ao trabalhar em grupo, devido à falta de responsabilidade de alguns membros de suas equipes. As informações obtidas dos professores revelaram uma boa receptividade quanto ao modelo com aulas sistematizadas propostas pela metodologia. Além disso, destacam que o material contempla competências e habilidades específicas que são requeridas pela proposta da BNCC. Porém, inferimos que essa estratégia deve ser utilizada com cautela no ensino de Ecologia, uma vez que, a aplicação de vários ciclos consecutivos pode gerar desinteresse nos alunos e pode ocorrer uma sobrecarga de atividades escolares de outras disciplinas. Ao final, desenvolveu-se um Guia Didático-Pedagógico para aplicação das Sessões Tutoriais (ST), com enfoque na apropriação de conceitos ecológicos, para professores que tenham interesse em usar metodologias ativas em sala de aula.
