Dissertações em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional) - PROFBIO/ICB
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/13305
Navegar
Navegando Dissertações em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional) - PROFBIO/ICB por Assunto "Professores - formação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Problematização no ensino de biologia com o Arco de Maguerez: um ebook para professores desenvolvido em contexto amazônico(Universidade Federal do Pará, 2020-10) BAHIA, Gilberto Cardoso; PINHEIRO, Jackson Costa; http://lattes.cnpq.br/5628921304262824; https://orcid.org/0000-0003-2930-4756A busca por novas práticas pedagógicas, que possam se aplicar ao ensino de biologia, vem ascendendo nos últimos tempos, sempre com o intuito de potencializar o processo ensino e aprendizado. Nesta perspectiva, a pesquisa trouxe uma metodologia baseada no construtivismo: a Problematização, tendo como referência o “Arco de Maguerez”, que apresenta na sua didática, o enriquecimento do protagonismo discente, arraigada ao princípio investigativo retida em seu cerne pedagógico, além de consolidá-la como uma prática educacional que proporcione um pensamento reflexivo dos atores envolvidos no processo. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar um produto educacional (eBook) sobre as possibilidades do seu uso como ferramenta pedagógica na formação docente, além da metodologia didática apresentada, como estratégia instrutiva na discussão de temáticas socioambientais em cenário amazônico. A pesquisa foi quantitativa, com base na coleta e análise de dados de uma planilha de questões fechadas e utilizando na escala Likert, respondida por docentes de biologia da educação básica da rede pública e/ou privada. O critério de seleção dos sujeitos da pesquisa vinculou-se em dois aspectos: a) com experiência em projetos de educação ambiental/sustentabilidade em suas instituições de trabalho; b) pós-graduandos concluintes de mestrado profissional em ensino de biologia em uma universidade pública federal. Todos os dados demonstraram um nível de concordância elevado dos sujeitos da pesquisa, nos critérios estabelecidos na planilha, como: design, linguagem, organização, conteúdo textual, metodologia utilizada e na formação docente. Após o processo de análise dos dados, o produto foi reformulado e disponibilizado para consulta e usufruto.
