Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação - PPGCITE/Abaetetuba
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação - PPGCITE/Abaetetuba por Assunto "City"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Identidades e violência urbana: representações sociais sobre o papel do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS no bairro de São Sebastião (Abaetetuba/PA)(Universidade Federal do Pará, 2024-09-16) PINHEIRO, Isane Caripuna; CRUZ, Fernando Manuel Rocha da; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959; https://orcid.org/0000-0002-1254-5601O Projeto Albrás/Alunorte é um empreendimento nipônico, situado no município de Barcarena/PA, a 37 Km de Abaetetuba. No final da década de 1980, assistimos à formação do bairro de São Sebastião, no município de Abaetetuba, resultado da concentração de famílias migrantes. Nos primeiros anos, o bairro não possuía infraestrutura básica, nem a presença do Estado, motivos pelo qual se tornou uma das áreas mais violentas do município, devido principalmente ao envolvimento de adolescentes e jovens em gangues. A insegurança e o medo dos moradores devido aos confrontos desses grupos e à segregação e estigmatização do território, levou à implantação do primeiro Centro de Referência da Assistência Social-CRAS no município. A pesquisa objetiva compreender como o processo de industrialização realizado pelo Projeto Albrás/Alunorte influenciou socialmente o bairro de São Sebastião, nomeadamente em termos de identidade e cultura. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, a qual tem por base a aplicação de entrevistas semiestruturadas a membros de famílias que foram vítimas das “gangues”, membros de famílias que faziam parte das “gangues”, funcionários e ex-funcionários do Estado que participaram do processo de implantação e implementação do CRAS e um dos fundadores do bairro de São Sebastião. Bibliograficamente, a pesquisa foi norteada pelos trabalhos de Bauman (2005), Bourdieu (2002), Costa (2022), Cruz (2011), Harvey (1989), Hall (2006), Koga (2011), Lefebvre (2011) e Machado (2020). Assim, a pesquisa demonstra, o quanto o Complexo Industrial Albras/Alunorte realiza de forma direta influência na composição populacional-socio-territorial-cultural na formação do território do bairro de São Sebastião. No que se refere ao crescimento demográfico, o bairro de São Sebastião se interligou a teia urbanística rapidamente, contudo essa expansão demográfica realizou-se de forma desigual, fazendo implodir uma das mais atenuantes expressões da questão social: a violência urbana. Com a chegada do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e tempos depois do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU’s), a contribuição desses espaços através dos serviços por eles disponibilizados para a comunidade, faz emergir nos moradores não só um sentimento de pertença, mas também o seu redescobrimento enquanto seres humanos e detentores de seus direitos. Aos poucos, estas instituições começaram a obter resultados positivos e os adolescentes e jovens que antes reuniam-se para “guerrear” entre si, passaram a agrupar-se em ensaios e encontros formativos, transformando um território de violência em um território de paz.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Memórias, identidades e a cidade: a trajetória de docentes egressos do Campus Universitário de Abaetetuba – PA(Universidade Federal do Pará, 2024-09-19) PINHEIRO, Matheus Furtado; CRUZ, Fernando Manuel Rocha da; http://lattes.cnpq.br/3145088339944816; https://orcid.org/0000-0002-1254-5601A presente pesquisa visa compreender o contexto social, identitário e educacional do Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará. Os objetos de estudo do presente trabalho são as memórias e identidades dos docentes formados por essa instituição de Ensino Superior, os quais retornaram a esse mesmo campus na ocupação de professores universitários, e a relação desses aspectos com a cidade/município de Abaetetuba. Nesse viés, a nossa investigação se caracteriza pela abordagem qualitativa e utilização de entrevistas semiestruturadas. Nesse sentido, adere à metodologia da História Oral aliada aos métodos indutivo e dedutivo. O corpus de pesquisa é constituído por cinco docentes egressos do Campus Universitário de Abaetetuba: dos cursos de Pedagogia, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Espanhola, e dois indivíduos ligados à coordenação dessa Instituição, os quais foram entrevistados entre novembro de 2023 e agosto de 2024. No presente trabalho, utilizamos como fundamentação teórica os conceitos de Memórias, Memória Coletiva e Individual segundo Pollak (1989), Halbwachs (1990) e Le Goff (1994); identidades à luz de teóricos como Hall (2006, 2014) e Pollak (1992); e Cidades, diante da perspectiva de teóricos como Agier (2011), Harvey (2012) e Lefebvre (2013). Assim sendo, percebemos que essa Instituição de Ensino forma indivíduos academicamente e socialmente e durante esse processo, esses sujeitos aprendem conhecimentos novos, mudam suas mentalidades, descobrem novas habilidades e quebram tabus na sociedade. Contudo, ainda existem muitas dificuldades para o avanço da ciência no município. O campus necessita de mais recursos tecnológicos para as salas de aula, investimentos no transporte de alunos, em bolsas para pesquisas e para o desenvolvimento de novos projetos. Dessa maneira, o ensino acadêmico poderá alcançar resultados ainda melhores no município de Abaetetuba.
