Navegando por Assunto "(Auto)formação"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) (Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados(Universidade Federal do Pará, 2022-06-03) MACIEL, Eduardo de Paula; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831; https://orcid.org/0000-0003-3396-700XNesta pesquisa narrativa (auto)formativa, a investigação trata do processo de criação de um recurso didático, uma gincana educativa, para o ensino de Química no contexto de uma educação científica que valorize a formação cidadã. A questão da pesquisa foi:Como posso transformar o modo como ensino, valorizando na minha prática pedagógica a formação cidadã?Como referenciais teóricos, foram adotadas a nova epistemologia de formação, defendida por Nóvoa (2010), e a compreensão de formação cidadã, defendida por autores como Cachapuz (2016); ao passo que como referencial metodológico foi adotada a pesquisa narrativa. Cada momento do percurso de criação do recurso didático foi caracterizado por atividades específicas, incluindo discussões, reflexões, relações, questionamentos, dúvidas, proposições e encaminhamentos, ocorridos de modo colaborativo. O processo interpretativo realizado nos textos de campo, elaborados no percurso de produção do recurso didático, configurou-se a partir de uma orientação teórica explicita desde o início da produção do recurso, marcada pela busca e aquisição de conhecimentos baseados: em novas visões de Educação Científica;na definição da temática para a construção do recurso didático;na relevância da temática para a formação dos estudantes; na escolha do tipo de recurso didático; no levantamento de informações sobre o tema em documentos oficiais e na literatura especializada sobre o tema; e na validação das informações que subsidiaram a produção do recurso didático com um grupo de licenciandos.Por meio da investigação do percurso de produção da Gincana, é possível planejar práticas pedagógicas diferentes das tradicionais, capazes de valorizar a participação dos estudantes em debates sobre temas de relevância social.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Formação inicial de licenciandos em biologia e o processo de (auto)formação docente: reflexões sobre experiências vividas e relatadas(Universidade Federal do Pará, 2020-07-20) MIRANDA, Jaíne Fernanda Jaques; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690Esta é uma pesquisa qualitativa na modalidade narrativa, na qual procuro compreender em que termos licenciandos em Biologia desenvolvem processos autoformativos e evidenciam aspectos e princípios que podem subsidiar novas propostas de formação inicial de professores de Biologia/Ciências, no contexto da disciplina (Auto)formação e Prática Docente, ao narrar e refletir sobre suas histórias de formação. A investigação ocorreu no âmbito do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Campus Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA) e participaram efetivamente da pesquisa oito licenciandos. Para tal, utilizo como textos de campo os relatos orais obtidos a partir de gravações em áudio dos encontros, as narrativas escritas e as narrativas orais por intermédio dos álbuns biográficos e meu diário de campo. Para a análise dos relatos obtidos, lanço mão da Análise Textual discursiva. A partir do movimento de análise, emergem das narrativas dois eixos analíticos, o primeiro intitulado “Memórias de Escola: marcas de um percurso”, no qual apresento os sentidos e significados que os participantes atribuem à escola, explicitando representações e relações estabelecidas entre o processo de escolarização e a formação pessoal e profissional dos licenciandos. E o segundo, Ensino e Docência: o ser e o fazer docente, em que analiso concepções de ensino interligadas às concepções sobre docência, dentre elas, o objetivo de ensino/educação, visões sobre o professor, prática docente, metodologias e o processo de ensinoaprendizagem. Concluo que, à medida que acontecem os movimentos formativos, onde os próprios licenciandos ao narrarem e refletirem sobre suas experiências, desenvolvem um movimento de caminhar para si, apresentam nuances de uma tomada de consciência não apenas em um contexto social, mas uma tomada de consciência de si sobre/no ensino de Ciências/Biologia, uma vez que processos autoformativos são desencadeados a partir do momento que os licenciandos passam a refletir sobre suas próprias experiências e aprendem com elas, tornando-se sujeitos de seu próprio processo formativo.
