Navegando por Assunto "ADHD"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aplicação e avaliação de um jogo sério como alternativa metodológica para ensino de frações para alunos com TDAH(Universidade Federal do Pará, 2025-04-30) ALVES JÚNIOR, Fernando Cesar Chaves; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-7327-9960; FÜLBER, Heleno; http://lattes.cnpq.br/5018616409948511Introdução: Este artigo descreve os resultados obtidos em uma pesquisa-ação sobre a aplicabilidade de um jogo sério com realidade virtual no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de frações para alunos com TDAH. São descritas as estratégias de desenvolvimento e suas implicações práticas observadas na utilização do software. Objetivo: Aplicar e avaliar a contribuição do jogo no processo de aprendizagem do conteúdo de frações para alunos com TDAH do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Metodologia ou Etapas: Apresentação do jogo para orientadores, professores e pais de alunos; avaliação da aprendizagem do conteúdo de frações; utilização do jogo pelos alunos; reavaliação da aprendizagem do conteúdo. Resultados: Destaca-se a possibilidade de utilização do jogo como alternativa didática por professores para o ensino de frações, melhorando a aprendizagem do conteúdo por parte dos alunos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A rotina e o perfil cognitivo de crianças com e sem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade(Universidade Federal do Pará, 2020-06-10) MACEDO, Cleidson Felipe Damasceno de; SILVA, Simone Souza da Costa; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634O objetivo deste estudo foi avaliar a Rotina e o Perfil cognitivo de crianças com e sem diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Participaram do estudo 30 crianças no grupo experimental (GE) e 30 crianças no grupo controle (GC), entre 8 a 12 anos. A coleta foi realizada em um centro de saúde e em escolas públicas no município de Belém. Foram utilizados os seguintes instrumentos: O Questionário Clínico e Sóciodemográfico; O inventário de Rotina Ocupacional preenchido pelos cuidadores e pelas crianças para descrever a Rotina; O roteiro de entrevista SNAP IV utilizado para rastreio dos sintomas e o Wisc IV para avaliação do perfil cognitivo. Os resultados apontam que os valores médios obtidos nos índices de Compreensão Verbal (ICV), Organização Perceptual (IOP), Velocidade de Processamento (IVP) e QI Total são estatisticamente iguais para ambos os grupos. No entanto, o GE obteve desempenho inferior ao GC no Índice de Memória Operacional (IMO). Nos resultados de Rotina, identificou-se ausência de diferenças estatísticas entre os dois grupos. Além disso, observou-se que as crianças de ambos os grupos gastam mais tempo com atividades de descanso, apresentando elevado nível de satisfação, e lazer, apontando essas atividades como irrelevantes. Ambos os grupos apresentaram dificuldade com a categoria Dever de Casa. Este estudo apresenta contribuições importantes para a literatura, tendo como principais achados as semelhanças da rotina e, do perfil cognitivo, entre crianças com e sem as características do transtorno. Sugere-se estudos com populações maiores para melhor compreensão do tema.
