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Navegando por Assunto "Abordagem tecnicista"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Leitura desencantada: a fantasia no contexto de novos tecnicismos
    (Universidade Federal do Pará, 2019-09-02) SANTOS, Felipe Hilan Guimarães; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039
    Na presente pesquisa, discutimos as propostas para o ensino da leitura encontradas em trabalhos acadêmicos contemporâneos. Perguntamo-nos, especificamente, como a abordagem da leitura de textos fantásticos é desenvolvida e de que maneira influencia as relações de ensino/aprendizagem no contexto escolar. Partimos da hipótese de que as atuais propostas de leitura enfatizam uma abordagem única para todo e qualquer tipo de texto, como resultado de uma ação pedagógica tecnicista que intenta tornar previsível a atitude dos alunos, assim como o trabalho docente. E no que tange à fantasia, haveria uma desconstrução de seu conceito, em detrimento de uma base de racionalização exacerbada no ensino, que permitiria manipular todas as significações produzidas a partir da leitura de um texto. Concebemos que a leitura é um processo de interação entre sujeitos que evoca um contexto de heterogeneidades, o qual é marcado pelas singularidades dos sujeitos e também pelas relações pedagógicas existentes em sala de aula, o que também nos ajuda a considerar que as abordagens do campo do ensino devem validar diferentes propostas para a leitura, de modo que não se limite essa diversidade a apenas uma abordagem padrão. Nossa pesquisa tomou como norte discussões desenvolvidas por autores que tratam sobre leitura, fantasia, constituição de sujeitos e formação de leitores. Nosso objetivo, então, consiste em analisar dissertações do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal do Pará, que propõem um ensino da leitura por meio de textos fantásticos, a fim de perceber quais movimentos são construídos na escrita destes textos que corroboram um contexto de padronização do ensino da leitura. Para isso, selecionamos duas dissertações, situamos o percurso teórico-metodológico de cada proposta e discutimos acerca das relações de ensino/aprendizagem enfatizadas pelo que chamamos de abordagem tecnicista. Nossos resultados apontam para uma aceitação de padrão único de trabalho com relação à leitura, destacado pela produção escrita dos professores em formação na universidade, o que nos permite afirmar que a prática da leitura, no contexto atual, perpassa por novos tecnicismos, o que chamamos de pedagogia do previsível.
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