Navegando por Assunto "Acoustic treatment"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Influência do ruído de tráfego em edifícios e proposta de solução desenvolvida com auxílio de modelos numéricos(Universidade Federal do Pará, 2011-05-27) GUIMARAES, Erick Van Casseb; MELO, Gustavo da Silva Vieira de; http://lattes.cnpq.br/8850986817571748No Brasil, é grande o número de casas e apartamentos que sofrem a influência da poluição sonora. Atualmente, esta questão ganhou importante destaque no cenário local, uma vez que Belém-PA foi eleita a “Capital Nacional do Ruído” por vários anos, segundo dados obtidos pelo IBGE. Dentre os tipos mais comuns de poluição sonora, percebe-se que há uma maior queixa por parte da sociedade em relação ao c, o qual é inerente ao cotidiano de qualquer grande cidade. À medida que os problemas de ruído de tráfego aumentam, cresce a preocupação com o grau de incômodo gerado na população, justificando o desenvolvimento de meios para quantificar e reduzir tal desconforto, além da busca por uma regulamentação desta situação, através de normas brasileiras. Portanto, a condição do ruído de tráfego, enquanto principal agente de incômodo da população, no que se refere à poluição sonora, vem justificar a necessidade de realização de um estudo que vise o desenvolvimento de elementos de edificações, de novas geometrias e de composição de materiais existentes, tais que se minimize a penetração do ruído de tráfego aos ambientes internos dessas edificações. Assim, este trabalho apresenta os resultados de estudos do comportamento acústico em edificações situadas frontalmente às vias de grande fluxo de veículos e que sofrem interferências ocasionadas pelo ruído de tráfego gerado em excesso, por essas fontes veiculares. Para tanto, foram realizadas medições em campo numa edificação de 25 andares, em fase avançada de construção e escolhida como piloto para o presente estudo, o qual apresenta uma modelagem numérica da edificação modelo, com o auxílio do software ODEON.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ruído e configuração espacial urbana: estudo de caso em Belém-PA(Universidade Federal do Pará, 2012-11-23) MOURA, Vânia Raposo de; MELO, Gustavo da Silva Vieira de; http://lattes.cnpq.br/8850986817571748Grande parcela da população que habita os centros urbanos já sofreu ou vem sofrendo por problemas decorrentes do ruído urbano, devido, dentre outros fatores, especialmente à proximidade de vias de tráfego intenso de veículos. Estudos em diversas áreas de conhecimento vêm apresentando os possíveis malefícios causados aos indivíduos em consequência ao grande tempo em que ficam submetidos a elevados níveis de ruído. Sob esse prisma, o ruído passa a ser um problema social e torna-se necessário que seja feito o seu controle para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Atualmente, esse controle vem sendo feito principalmente por iniciativas particulares, por meio da isolação acústica dos ambientes internos. Em se tratando dos ambientes externos às edificações, poucas medidas têm sido tomadas. Os estudos a esse respeito revelam conflitos entre as diretrizes urbanísticas para o planejamento, uso e ocupação do solo e o conforto acústico. O objetivo principal deste trabalho é estudar as interações entre ruído urbano (em especial, o ruído de tráfego) e a configuração espacial urbana, utilizando uma região do bairro do Marco, em Belém-PA, às proximidades da Avenida Almirante Barroso, como campo experimental. Para tanto foi criada uma metodologia baseada em teorias e em normas que abordam esse tema e que possibilitam a obtenção de índices característicos (rugosidade, porosidade e centralização) da massa edificada. A comparação destes índices com os níveis sonoros obtidos a partir dos valores coletados in loco (com o auxílio de um aparelho medidor de nível de pressão sonora), favorece a identificação das características físicas da forma urbana que influenciam no ambiente sonoro exterior e podem servir como subsídios ao planejamento e desenho das cidades, impedindo a formação de futuras áreas de extrema insalubridade sonora.
