Navegando por Assunto "Agricultura familiar - Santa Maria das Barreiras (PA) (PERGAMUM)"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Diversificação produtiva em agroecossistemas familiares nos municípios de Santa Maria das Barreiras e Conceição do Araguaia, Pará(Universidade Federal do Pará, 2012) NOGUEIRA, Ana Caroline Neris; SILVA, Luis Mauro Santos; http://lattes.cnpq.br/7285459738695923; https://orcid.org/0000-0003-1311-1271Esta pesquisa buscou avaliar o processo de diversificação dos agroecossistemas localizados na porção Sul do Pará, partiu-se da amostra que participou dos projetos que a CPT realizava com o intuito de garantir a soberania alimentar das famílias assentadas através da oferta de produtos diversificados e da conservação do meio ambiente com cursos de conscientização sobre o uso do fogo como forma de manejo e o efeito da especialização na atividade pecuária e cursos de capacitação sobre a implantação das atividades produtivas. Essas iniciativas começaram numa fase onde o contexto para o estabelecimento da diversificação era desfavorável, isso devido a ausência de políticas publicas, baixa capacidade de investimento dos agricultores e a expansão da pecuária sobre a floresta. Nesta fase, já houveram agricultores que optaram por diversificar, alguns conseguiram manter a diversificação, porém outros não deram continuidade as atividades. Num segundo momento, a segunda fase histórica da região que teve inicio já no final da década de 1990, possibilitou uma abertura maior de investimentos do governo federal, através de políticas públicas que passavam a incorporar a agricultura familiar, o PRONAF (criado em 1996) foi um bom exemplo disso. Mesmo nesse contexto mais favorável não foi possível que muitas famílias optassem pela diversificação e nem que as mesmas conseguissem manter suas atividades produtivas. Para compreender os fatores que levaram a desistência ou que favoreceram a instalação dos projetos diversificados é necessário ir além dos aspectos extra lote, entender as peculiaridades de cada realidade, bem como os projetos da família são preponderantes para a compreensão desse processo. A avaliação da sustentabilidade ampla dos agroecossistemas foi garantida através da utilização da ferramenta MESMIS, os indicadores levantados nas dimensões ambiental, social e técnico-econômica mostraram uma diversidade elevada de realidades, o melhor desempenho entre os agroecossistemas das duas fases, está na 1º fase histórica da região e os piores desempenhos na 2º fase de mudança na dinâmica produtiva, isso reforça que os aspectos internos dos agroecossistemas, suas limitações e trunfos são determinantes para o sucesso ou fracasso da diversificação. A dimensão mais fragilizada foi a ambiental, algumas famílias não possuem área de vegetação nativa, ou pela entrada do fogo ou pelo avanço da pecuária. Na dimensão social, a mão de obra foi o indicador mais significante, já na dimensão técnico-econômica os indicadores mais expressivos foram a eficiência do manejo (limitações, rendimento, diversidade produtiva) e a diversidade atual dos agroecossistemas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Papel social do jovem na unidade familiar: influência da experiência pedagógica da Casa Familiar Rural de Santa Maria das Barreiras - Pará - Brasil(Universidade Federal do Pará, 2009-08-31) SILVA, Maria Célia Vieira da; ASSIS, William Santos de; http://lattes.cnpq.br/0188412611746531RESUMO (dc.description.resumo) OPCIONAL E NÃO REPETITIVO - Fonte: PDF/ Pergamum/ Catálogo Teses Capes Este texto analisa como a experiência pedagógica da Casa Familiar Rural (CFR) de Santa Maria das Barreiras-Pará influencia a compreensão do papel dos jovens nas unidades familiares camponesas. Com base na abordagem qualitativa, a pesquisa reúne relatos de jovens, pais, monitores e diretores da CFR, lideranças do movimento social e sindical e assessoria. Os atores coletivos e os pais apresentavam expectativas diferentes em relação à função que a CFR deveria cumprir. No caso dos atores coletivos, predominava uma expectativa de formação de "jovens disseminadores" e de "jovens militantes". As expectativas da maioria dos pais estavam ligadas às estratégias das famílias visando sua recomposição, reprodução, fortalecimento e a proteção dos seus membros. A experiência pedagógica diminuiu a dependência afetivo-decisória dos jovens com relação à opinião dos pais. Isso se deu paralelamente a uma maior autonomia de circulação. Quanto ao trabalho na unidade familiar, as mudanças nas práticas agrícolas se efetivaram geralmente quando filhos e pais estavam envolvidos na dinâmica pedagógica da CFR. No campo político e ideológico, a experiência pedagógica possibilitou uma dinâmica de auto-reconhecimento dos jovens em sua identidade enquanto agricultores, além de uma valorização do meio rural e dos saberes dos pais. As perspectivas dos jovens ora se articulam com o projeto do estudo, ora com o projeto da terra. Mas esses projetos se mostram incertos, pois nem todos têm condições de viabilizá-los. A análise dos relatos revelou que a particularidade da experiência pedagógica da CFR na formação dos jovens é ao mesmo tempo o principal ponto de tensão entre os atores: a formação técnica, social e política veiculada pela presença e orientação do movimento. Identificaram-se sinais de redimensionamento do papel dos jovens na família que não se dá apenas pela inserção destes na CFR, mas está inserida numa dinâmica de mudança geracional.
