Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Amazonian culture"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em League of Legends
    (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2015-08) MACEDO, Tarcízio Pereira; AMARAL FILHO, Otacílio
    Este trabalho busca tecer uma análise a respeito do jogo on-line conhecido como League of Legends, entendendo-o como um produto cultural contemporâneo e um mundo transmídia, com a hipótese de traçar um percurso dos jogos competitivos, muitas vezes tidos com predominância de competição (agôn), como vetores de uma experiência narrativa significativa. Nesse sentido, procuramos identificar alguns fenômenos da arquitetura da chamada cultura convergente no jogo a partir da criação de uma skin baseada na Iara amazônica. Assim, apresentamos a história, o funcionamento e as relações que o jogo e seus produtos transmidiáticostêm com a cultura globalizada de consumo, bem como suas estratégias na tentativa de atrair o consumidor para esse ambiente virtual, promovendo a cultura participativa, a ressignificação e o retorno do mito nas sociedades contemporâneas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Entre banzeiros e remansos: memórias da professora Ionete da Silveira Gama
    (Universidade Federal do Pará, 2023-04-13) RODRIGUES, Josivana de Castro; SILVA, Carlos Aldemir Farias da; http://lattes.cnpq.br/7226908910873590; https://orcid.org/0000-0001-5463-1316
    A memória é a capacidade humana de guardar alguma coisa significativa que aconteceu no passado. Ela possibilita, por meio da evocação de eventos, refazer caminhos importantes da trajetória humana coletiva e individual. O objetivo deste trabalho é recordar fragmentos de memórias da professora Ionete da Silveira Gama para entender como suas experiências de vida respingaram em suas composições musicais, que atravessaram diferentes conteúdos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, quando trabalhou como professora de crianças nas cidades ribeirinhas do interior do Pará nas décadas de 1970-1990. Suas memórias docentes nos fazem compreender, em especial, a importância de utilizarmos metodologias de trabalhos nas quais está inserida a vivência sociocultural dos estudantes, para ensinar conteúdos de diferentes disciplinas, a partir de uma perspectiva inter-transdisciplinar. Interrogamos: de que forma as composições musicais da professora Ionete Gama mesclam elementos da cultura amazônica com as ciências da natureza numa perspectiva inter-transdisciplinar e como podem ser conectadas aos temas abordados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para alcançarmos o objetivo, registramos em áudio fragmentos de sua história de vida, a partir de entrevistas dialogadas, como forma de compreender suas incursões, com ênfase na memória que abarca parte de sua infância vivida às margens dos rios amazônicos e seus anos dedicados à docência, sobretudo em escolas ribeirinhas. As entrevistas transcritas se transformaram numa narrativa (auto)biográfica mesclada com imagens e documentos da professora que completam a narrativa. Neste trabalho, privilegiamos seis composições musicais, que se referem a aspectos ambientais integrados à cultura amazônica, e, a partir delas, elaboramos histórias ilustradas para crianças. São criações livres, dirigidas aos anos escolares iniciais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Saberes populares na produção de derivados da mandioca como ferramentas para o ensino de conceitos científicos
    (Universidade Federal do Pará, 2019-06-13) DURAES, Murillo Rodrigo Nazareno Albuquerque; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585
    O alvorecer da ciência e o surgimento de novas tecnologias, a partir do início do século passado, fizeram surgir no mundo uma supervalorização do pensamento científico em relação a outras formas de se entender a realidade; assim, muitos saberes foram sendo deixados de lado ou subjugados à avaliação do certo ou errado pelos detentores da verdade. Nos últimos anos, essa visão mais dogmática vem sendo deixada de lado, e muito se tem avançado no sentido de buscar conexões entre o que se aprende nas academias e o que se sabe empiricamente. Neste aspecto, a escola, dentre suas várias funções, tem a missão de questionar paradigmas excludentes e quando necessário buscar novos elementos que tornem mais amplos e significativos os processos de ensino e aprendizagem. Deste modo, esta pesquisa tem por objetivo fazer uma investigação de como os saberes populares presentes na produção de derivados da mandioca, com destaque à farinha, podem servir de ferramentas para o ensino de conceitos científicos, particularmente da química, de maneira a contribuir na construção de uma sociedade que valorize mais sua cultura local e tenha maior respeito às gerações passadas. Através de uma abordagem qualitativa, que se aproxima das características etnográficas, foi inicialmente realizado um breve levantamento teórico, no qual se buscou informações acerca do que vem sendo objeto de estudo das pesquisas sobre o tema e também conhecer outros aspectos relevantes do mesmo. Realizaram-se também, visitas de campo, nas quais foram entrevistados dois agricultores familiares, produtores de farinha de mandioca, a fim de se conhecer o processo de obtenção da farinha de mandioca e perceber através das falas e práticas deles possíveis conexões entre os saberes populares e os escolares. Utilizandose a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011), identificaram-se, através destas falas e práticas, possibilidades de diálogo entre os saberes com grande potencial para o ensino de conceitos chaves como: combustão; misturas; processos de separação de misturas; substâncias orgânicas e inorgânicas; hidrólise; toxidade, etc. Cabe ressaltar que ainda é necessário caminhar bastante para construção de uma escola mais igualitária e justa; contudo, a busca por novas abordagens de ensino, que valorizem a identidade local, os saberes e a linguagem do povo, é um passo importante a ser dado; e sem dúvidas, positivo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA