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Navegando por Assunto "Análise do discurso"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Alô, Alô Amazônia: o rádio que o ouvinte também faz
    (Universidade Federal do Pará, 2019-12-20) WANDERLEY, Patrícia Teixeira Azevedo; COSTA, Luciana Miranda; http://lattes.cnpq.br/1310961057480638; https://orcid.org/0000-0003-3843-4499
    Esta pesquisa se propõe analisar o discurso produzido pelos ouvintes da Rádio Difusora de Macapá, buscando compreender de que forma se dá a interação entre os ouvintes e a rádio. Ao abordar as características do sujeito amazônico, a partir da análise de seus recados e mensagens, divulgados no programa Alô, Alô Amazônia, procuramos analisar o texto, suas marcas e suas características. O referencial teórico e metodológico principal traz autores como Benetti, Bakhtin e Bourdieu. Constatamos a importância do rádio para as comunidades ribeirinhas dos estados do Pará e Amapá, mesmo em tempo de efervescência das redes sociais, com ênfase para a relação estabelecida entre ouvintes e locutores. A análise quantitativa de 117 mensagens nos mostrou também que o público feminino é o que mais envia mensagens e o público masculino o que mais recebe. Os textos chamam a atenção para as relações de parentesco que precedem seus nomes; para o rio, sua principal avenida; para malha fluvial, principal meio de transporte; e para as diferentes religiões, que fazem parte do cotidiano e dos hábitos dos ribeirinhos.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A Amazônia codificada: a configuração narrativa da comunicação institucional
    (Universidade Federal do Pará, 2017-03-29) RODARTE, Lídia Karolina de Sousa; COSTA, Alda Cristina Silva da; http://lattes.cnpq.br/2403055637349630
    Nesta dissertação temos o objetivo de compreender como se configuram as narrativas institucionais de sustentabilidade sobre a Amazônia na revista Amazônia Viva, periódico institucional que trabalha a sustentabilidade na relação entre empresa e sociedade. Buscamos também analisar a dimensão comunicativa presente nesta relação, a dimensão simbólica de representação do imaginário amazônico e os códigos estéticos de identificação da Amazônia na narrativa textual e imagética do periódico. Partimos da análise dos mecanismos de construção da narrativa sobre a Amazônia a partir da perspectiva apresentada pela revista Amazônia Viva, publicação mensal, produzida e encartada no jornal paraense O Liberal, das Organizações Rômulo Maiorana, com patrocínio da mineradora Vale S/A, maior empresa privada brasileira e segunda maior mineradora do mundo. Como procedimentos teóricos-metodológicos, recorremos à análise narrativa, com inspiração na fenomenologia hermenêutica proposta por Paul Ricoeur, e procedimentos metodológicos baseados nos sete movimentos de análise da narrativa propostos por Motta. Como corpus de análise selecionamos 14 capas e matérias de capa, escolhidas pelo seu nível de relação com a empresa patrocinadora e com o desenvolvimento do tema sustentabilidade, de forma a entender a tessitura da narrativa institucional no contexto social em que está inserida.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Análise de citações em textos acadêmicos escritos
    (2011) MACEDO, Tatiana do Socorro Chaves Lima de; PAGANO, Adriana Silvina
    Este artigo apresenta um estudo de citações em escrita acadêmica na perspectiva da análise de citações e dos estudos de gêneros do discurso (Moravcsik & Murugesan, 1975; Swales, 1986, 1990, 2004; Bhatia, 2004). O estudo enfoca o uso de citações por membros expertos e membros novatos da comunidade acadêmica de Linguística e consistiu na análise e comparação de nove artigos acadêmicos e treze trabalhos finais de disciplina. Os resultados mostram que as escolhas linguísticas que orientam a escrita das citações são em grande parte compartilhadas pelos membros expertos (autores dos artigos acadêmicos) e pelos novatos (alunos de curso de pós-graduação, autores dos trabalhos finais de disciplina), haja vista que ambos fazem uso de citações confirmativas, em detrimento de negativas. Todavia, membros expertos, ao contrário dos novatos, utilizam a própria voz para confrontar outros autores. As implicações deste estudo reiteram a necessidade de os Cursos de Letras terem uma abordagem de ensino e aprendizagem de escrita acadêmica baseada em gêneros do discurso visando desenvolver a consciência retórica dos alunos em relação à escrita acadêmica e, consequentemente, ao uso de citações em textos escritos, de maneira a empoderar os alunos a construir um posicionamento autoral em sua comunidade discursiva.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise do discurso do grupo de trabalho representação e organização do conhecimento no âmbito dos Encontros Nacionais de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação - ENANCIBs
    (Universidade Federal do Pará, 2022-05-31) COSTA, Marcos Oliveira da; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162; https://orcid.org/0000-0001-7439-5779
    A Organização do Conhecimento (OC) faz-se presente desde os primórdios da Ciência da Informação (CI), por isso considera-se importantes os trabalhos que se relacionam com esta área (CI). A pesquisa tem por intuito identificar as posições discursivas presentes nos estudos elaborados no âmbito do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), para isso, utilizará os aportes teóricos fornecidos pela Análise do Discurso (AD), especificamente a de origem francesa, tendo como seu precursor Michel Pêcheux, sendo este juntamente a Michel Foucault os dois principais autores que serão utilizados como marco teórico da AD na pesquisa. Sobre as indagações do trabalho, viu-se necessário identificar os paradigmas que influenciam os trabalhos em CI no âmbito do Grupo de Trabalho 2 (GT2) do Enancib, para que haja mais clareza nos estudos desenvolvidos dentro desta linha de pesquisa e também se investiga como a AD pode contribuir para o avanço da CI. Justifica-se, esta pesquisa, pela carência de estudos voltados à área teórico-metodológica em CI. Destarte, tem por objetivo: identificar os aspectos discursivos e ideológicos que permeiam a produção científica da CI no âmbito do ENANCIB, mais especificamente no grupo de trabalho de Representação e Organização do Conhecimento; analisar como ocorre atualmente as investigações sobre OC e OI no âmbito do evento ; identificar os principais paradigmas que influenciam a pesquisa nessa área; compreender a que e para quem serve a Organização do Conhecimento e da Informação no âmbito do ENANCIB; apontar as diferenças e semelhanças presentes nos discursos elaborados na área da OC e OI dentro do ENANCIB. O principal instrumento metodológico será a AD de vertente francesa, para realizar a pesquisa utilizou-se os trabalhos publicados no ENANCIB nos anos de 2014 a 2019.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A argumentação no discurso de sujeitos alunos do Ensino Fundamental: a construção da identidade regional mediada pelo gênero canção nos estilos Música Popular Paraense e Tecnobrega
    (Universidade Federal do Pará, 2019-09-09) ARAÚJO, Antônio Aprígio Fernandes de; CUNHA, Marcos André Dantas da
    A pesquisa constitui-se como realização de um projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS e está caracterizada como pesquisa-ação. Desenha-se como principal objetivo motivar a construção da argumentação escrita em torno da reflexão do sujeito discente do ensino fundamental maior acerca de sua identidade cultural (regional/paraense). Daí, ao trabalhar com a argumentação indicar alternativas pedagógicas comprometidas com um sujeito crítico; discutir as relações de poder implicadas no debate acerca das singularidades/diferenças regionais e mais especificamente mostrar de que maneira a música pode ajudar o aluno a preparar-se socialmente e de forma crítica entendendo e posicionando-se diante das relações de poder existentes. Essa pesquisa tem suas bases nas concepções teóricas e metodológicas da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, mais especificamente nas concepções de Foucault (2008). Também ao trabalhar com a produção de identidade do sujeito aluno paraense, mediada na Música Popular Paraense (MPP), este estudo delimita-se aos estudos culturais e da identidade difundidos por Certeau (1994), Bauman (1999) Canclini (1991). Além disso, conta com aportes teóricos de estudiosos da linguística textual, mais especificamente, dos conceitos referentes à teoria da argumentação de Koch (2004) e Fiorin (2015). Isso pensando-se a argumentação como um expediente discursivo, textualmente possível de ser acionado pelos sujeitos alunos. A pesquisa busca traçar metodologicamente ações que proporcionem a audição, análise-reflexão acerca da produção musical, considerando a recepção/performance do Tecnobrega e da MPP por parte dos sujeitos alunos, na medida em que tais produções tematizam uma identidade regional paraense. Então, buscar-se-á propor/mediar a construção da argumentação em textos escritos pelos sujeitos alunos, tendo como temática a identidade cultural, a partir dos textos delimitados a dois gêneros musicais identificados como paraenses.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    As formas nominais anafóricas no gênero fórum de discussão do orkut
    (Universidade Federal do Pará, 2008-03-28) GALVÃO, Alessandro Nobre; TOSCANO, Maria Eulália Sobral; http://lattes.cnpq.br/7725724776869425
    Neste trabalho, investigamos, no gênero Fórum de discussão do Orkut, a contribuição de estratégias de referenciação anafóricas com núcleos nominais, para a orientação argumentativa do texto. Para tanto, traçamos um percurso teórico em que discutimos conceitos como o de comunidade virtual, o de gêneros discursivos e o de referenciação. Com respeito à primeira categoria, convocamos os postulados da Sociologia, da Teoria Social da Aprendizagem e da Neste trabalho, investigamos, no gênero Fórum de discussão do Orkut, a contribuição de estratégias de referenciação anafóricas com núcleos nominais, para a orientação argumentativa do texto. Para tanto, traçamos um percurso teórico em que discutimos conceitos como o de comunidade virtual, o de gêneros discursivos e o de referenciação. Com respeito à primeira categoria, convocamos os postulados da Sociologia, da Teoria Social da Aprendizagem e da Lingüística Aplicada, tendo em vista a construção de um conceito de comunidade virtual, aplicável ao caso das associações virtuais do Orkut. No que concerne à segunda categoria, baseamo-nos nos postulados teóricos bakhtinianos que concebem o gênero sob uma perspectiva sócio-histórica. Com relação à última, valemo-nos de autores da Lingüística de Texto que discutem o fenômeno da referenciação e seus desdobramentos. Adotamos a proposta taxionômica e analítica de Koch (2004; 2005; 2006) quando do tratamento das estratégias supramencionadas. Tais estratégias são compostas por descrições nominais, encapsuladores anafóricos e rotuladores metadiscursivos. A análise desses processos, em nosso corpus, foi balizada tanto pelas considerações sobre a referenciação, inscritas na Lingüística de texto, quanto pelas considerações sobre o estatuto dialógico dos gêneros, inscritas na Lingüística da Enunciação.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Atividades de compreensão oral como insumo para a produção oral/escrita em Português língua estrangeira: preparação para o exame CELPE-BRAS
    (Universidade Federal do Pará, 2010-12-06) GAYA, Karina Figueiredo; CUNHA, José Carlos Chaves da; http://lattes.cnpq.br/3117544056791050
    O ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) tem apresentado um crescimento significativo no Brasil e mundo. Acordos internacionais, de caráter tanto acadêmico quanto comercial, colocam a língua Portuguesa em evidência. Motivados por esse novo cenário, muitos profissionais e estudantes estrangeiros têm procurado por cursos de PLE. Alguns desses se submeterão ao exame CELPE-Bras – iniciativa do Ministério da Educação do Brasil para consolidar o ensino de PLE no mundo. Os professores que atuam na preparação de candidatos estrangeiros a esse exame se deparam com dificuldades para encontrar materiais possibilitem o desenvolvimento da compreensão oral de seus alunos. Neste trabalho procuramos apontar um caminho para o ensino-aprendizagem da compreensão oral em PLE partindo dos gêneros textuais orais como insumo. Para tanto, buscamos suporte teórico fundamentado no Interacionismo sociodiscursivo (Teoria dos Gêneros e modelo de Sequência Didática) e tentamos aproximar a Abordagem Comunicativa da Abordagem por Gêneros no ensino de Língua Estrangeira. Partindo desses pressupostos teóricos propomos várias Sequências Didáticas para o ensinoaprendizagem da compreensão oral em PLE, elaboramos e aplicamos atividades de compreensão oral. Descrevemos e analisamos tais atividades e tentamos mostrar em que medida o ensino-aprendizagem de PLE utilizando o gênero textual como insumo e aplicado a luz da abordagem comunicativa pode facilitar o desenvolvimento da compreensão oral de alunos estrangeiros candidatos ao exame CELPE-Bras.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Autoria em atividades de ensino de Língua Portuguesa produzidas por graduandos de Letras
    (Universidade Federal do Pará, 2013-06-27) SILVA, Herodoto Ezequiel Fonseca da; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039
    Este trabalho está inserido na confluência entre a Linguística e o Ensino-Aprendizagem de Língua e tem como objetivo investigar a maneira como se configura a autoria em atividades de ensino de Língua Portuguesa produzidas por graduandos de Letras (UFPA).Para tanto, precisamos percorrer as discussões já empreendidas sobre a formação do professor de língua portuguesa, principalmente acerca das perspectivas da reflexividade(-crítica) (CONTRERAS, 2002;PIMENTA, 2005;MAGALHÃES, 2004;HORIKAWA, 2004), da discursividade (TÁPIAS-OLIVEIRA, 2005;EUFRÁSIO, 2007;FAIRCHILD, 2009; 2010 etc.), e na de materiais de ensino de língua(MARCUSCHI, 2002;SALZANO, 2004;LEFFA, 2003;CERQUEIRA, 2010), das´noções teóricas – no campo do discurso –de autoria (FOUCAULT, 2006a; 2006b; BARTHES, 1984; POSSENTI, 2002; entre outros), subjetividade (PÊCHEUX, 2010; BAKHTIN, 1997; AUTHIER-REVUZ, 1990; 2004; entre outros), escrita (NASIO, 1993; GERALDI, 1997;RIOLFI, 2003; 2008). Inserida ao Projeto de Pesquisa “O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do ensino fundamental de nove anos e da inserção do laptop na escola pública brasileira”, que dentre seus objetivos tem o de refletir acerca da formação inicial de professores (Licenciatura em Letras e Pedagogia) e sua relação com as demandas emergentes do cotidiano escolar brasileiro, esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, já que de caráter descritiva/interpretativista,com a coleta do corpus em dois contextos: (i) na disciplina Recursos Tecnológicos no Ensino do Português (1º semestre de 2011), como professor e (ii) na disciplina Estágio no Ensino Fundamental(1º semestre de 2012), como observadoras aulas ministradas pelo professor da disciplina. Nesses dois momentos, houve registro e documentação dos materiais para ensino de língua elaborados pelos graduandos.A análise se deu da seguinte forma: compreensão global de todos os exercícios a fim de se descrever tipologicamente as atividades e mapear as vozes discursivas que as entrecortam; em seguida, detivemo-nos em seteatividades para analisar a maneira como se deu o gerenciamento das vozes, a constituição da subjetividade e por fim os indícios de autoria presentes nos exercícios. Os resultados mostram certa dificuldade dos graduandos em gerenciar as vozes (i) das orientações teórico-metodológicas da área, (ii) do material lingüístico-discursivo objeto de ensino e (iii) do suposto aluno alvo da atividade para que consigam de forma original serem autores de seus exercícios, e não serem meros consumidores de teorias e de materiais didáticos prontos para serem aplicados em sala de aula.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Belém também é afro: tensões discursivas na Amazônia urbana
    (Universidade Federal do Pará, 2019-02-13) SARRAF, Moisés Taate Alves; NEVES, Ivânia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2648132192179863
    Esta dissertação busca percorrer o tema aniversário de 400 anos de Belém, comemorado em 2016, para compreender como se dá a construção do discurso sobre o aniversário da cidade, bem como os temas, os enunciados e outros discursos com os quais traça vizinhanças e relações. Para isso, vamos procurar materialidades na imprensa da cidade, traçando um paralelo entre os anos de 1966 e 2016, de modo a caracterizar o discurso em seu movimento em dois momentos de comemoração da cidade. Por fim, vamos procurar grupos políticos que fugiram a uma comemoração oficial da festa. Assim, conduziremos uma pesquisa de caráter etnográfico junto a um grupo que compõe a comunidade afrorreligiosa de Belém, procurando compreender quais os sentidos e significados que tal grupo atribui à festa do aniversário da cidade para contrapor os resultados. Nosso aporte teórico-metodológico está baseado na análise do discurso, especialmente na arqueologia do saber de Michael Foucault, bem como na utilização desta metodologia no estudo de materialidades midiáticas em Maria do Rosário Gregolin. Nossa pesquisa de campo conta ainda com a interpretação das culturas de Clifford Geertz, a etnografia urbana de Massimo Canevacci e a história oral de Alessandro Portelli. Vamos nos apoiar também em um aporte teórico da História Social e da Antropologia para discutir os resultados. O objetivo principal é, portanto, caracterizar as tensões discursivas que se desenrolam na Amazônia urbana durante a comemoração do aniversário de Belém, demonstrando seu caráter político e relacional entre diferentes projetos, que reverbera em temas como cidadania e o direito à cidade.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
    (Universidade Federal do Pará, 2015-02-27) SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da; LIMA, Regina Lúcia Alves de; http://lattes.cnpq.br/8158415442871989
    Intitulada Canção pra inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega, esta dissertação objetiva analisar os sentidos sobre identidades culturais no carimbó e no brega, divulgados junto ao mercado global como música autenticamente paraense. Partimos da natureza comunicativa (MARTÍN-BARBERO, 2001) e do caráter de processo comunicacional (FRANÇA, 2001) do carimbó e do brega para identificarmos as estratégias (CERTEAU, 2012) discursivas acionadas na configuração comunicacional desses gêneros musicais (JANOTTI JÚNIOR, 2006), a fim de discutirmos, a partir delas, os sentidos sobre identidades culturais (HALL, 2011). Para tanto, recorremos à Análise de discursos e a Iconografia e Iconologia, dois métodos de pesquisa importados do campo da História da Arte. Combinação metodológica que nos possibilita trabalhar junto ao caráter discursivo do carimbó e do brega, cuja configuração comunicacional, atravessada por assimétricas relações de poder cultural, mercadológico e político, prevê o acionamento de estratégias discursivas com o intuito de domesticar o sentido sobre identidades, em detrimento de algumas hibridações culturais capazes de prejudicar a visibilidade de artistas, produtores culturais, empresários e políticos em um mercado simbólico global afeito ao consumo de regionalismos (HALL, 2011).
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A Cena Fantasma: um olhar sobre a experiência da música popular massiva da Amazônia
    (Universidade Federal do Pará, 2014-03-10) AMADOR, Elielton Alves; CASTRO, Fábio Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/5700042332015787
    Este trabalho analisa a cena musical da cidade de Belém, estado do Pará, Amazônia, Brasil, a partir do conceito de Will Straw (1991). Desse ponto de partida, o estudo faz uma abordagem sensível e discursiva da cena, com base na fenomenologia de Alfred Schutz (2012) e Michel Maffesoli (2001), considerando seu espectro intersubjetivo entre os atores deste fenômeno, seus mediadores e uma audiência ―nacional‖. Tomando como base autores como Jacques Derrida (1994), Fabio Castro (2011), Frédéric Martel (2012), Renato Ortiz (2006) e Marcel Mauss (2004) analisa-se a presença de uma fantasmaticidade ―nativista‖ que interfere na sociabilidade e na economia total da dinâmica territorializada da cena, com reflexos em sua projeção midiática. Tomando também como base a experiência vivida do autor, e análises de amostras, são estudados produtos e materialidades gerados nesta cena durante o período que compreende o final dos anos 1960 até os anos 2000. Introdutoriamente, discute-se a fenomenologia como metodologia de pesquisa na Amazônia.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Cenas de enunciação da propaganda de governo do estado do Pará: a constituição do mundo ético do sujeito político
    (Universidade Federal do Pará, 2016-04-11) BEZERRA, Diego Michel Nascimento; NEVES, Ivânia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2648132192179863; PESSOA, Fátima Cristina da Costa; http://lattes.cnpq.br/4011084861970140
    Textos de propaganda governamental são diariamente dispersos na sociedade por meio de diversos suportes midiáticos. Esta prática discursiva projeta uma instância enunciativa condicionada por sentidos de ordem política e midiática, conferindo espessura ao espaço público onde se formam as opiniões. Trata-se de uma prática discursiva que visa deliberadamente incorporar um público a uma visão específica de Estado, que revela um mundo ético definido historicamente para legitimar a imagem de governos inscritos em uma ordem democrática. Inserida neste contexto, esta pesquisa objetiva compreender que sentidos estão implicados na enunciação da propaganda do governo do estado do Pará, de acordo com as restrições semânticas impostas pelo alinhamento entre cena enunciativa política e cena enunciativa de propaganda. Para evidenciar o modo como os sentidos são processados nesta superfície discursiva, constituiu-se uma unidade de análise discursiva tópica com 52 peças de propaganda em formato de filme digital que circularam durante quatro anos da gestão de um partido de centro-esquerda na administração do governo do estado do Pará. O corpus foi frequentado analiticamente tendo com filtro teórico noções relacionadas à semântica global (MAINGUENEAU, 2008a) que regula o funcionamento do discurso. Consolidam-se, com os resultados das análises, as seguintes percepções: (i) estabelece-se uma cena englobante (MAINGUENEAU, 2008b, 2013, 2015) que projeta o contexto acional entre sujeitos a partir das competências interdiscursivas implicadas na produção da materialidade simbólica em questão, instituindo-se de uma prática de comunicação híbrida que interpela o coenunciador enquanto cidadão-espectador; (ii) mobilizam-se cenografias (MAINGUENEAU, 1997, 2008b, 2013, 2015) que impõem efeitos de sentidos, as quais se articulam a uma dêixis de prosperidade estatal para a garantia da autoridade enunciativa das posições defendidas pelos adeptos da socialdemocracia; (iii) observam-se fiadores que suportam um ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008b, 2010, 2011, 2013, 2014) marcado por indícios textuais que oscilam entre um tom grave de imparcialidade e um caráter emotivo de gratidão cidadã, instaurando a ordem de sociabilidade ideal entre governo e governados com vistas à incorporação destes últimos ao mundo de sentidos do governo do estado do Pará.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A Cidade e seus sentidos: análise dos discursos que embasam projetos de requalificação urbana em Belém (PA)
    (Universidade Federal do Pará, 2021-08-17) DANTAS, Adailson Soares; TRINDADE JÚNIOR, Saint-Clair Cordeiro da; http://lattes.cnpq.br/1762041788112837
    Este trabalho investiga a dimensão discursiva do espaço urbano de Belém (PA). Desse modo, pensa-se o corpo significativo da cidade em uma perspectiva que a considera um espaço privilegiado de produção e de confronto de sentidos, muitos destes impostos por sujeitos discursivos hegemônicos nem sempre explícitos. Portanto, objetiva-se identificar, caracterizar e analisar os sentidos gerados por diferentes discursos e os seus sujeitos enunciadores que orientam a produção simbólica, mas também material, do espaço urbano na capital paraense a partir de duas intervenções atuais de requalificação urbana: “Projeto Belém Porto Futuro” e “Novo Mercado de São Brás”. Para isso, utilizou-se da Análise do Discurso de Michel Pêcheux como principal dispositivo teórico e analítico de interpretação dos dados, e as noções e os conceitos de Henri Lefebvre acerca da produção do espaço enquanto base teórica de apoio. Primeiramente, empreendeu-se uma revisão de literatura para encontrar as condições históricas e ideológicas de produção de um discurso hegemônico acerca da forma de pensar, interpretar, planejar e construir o espaço urbano. Após, investigou-se o deslocamento dos sentidos dos discursos e a sua materialização no espaço urbano das cidades, em um encadeamento que perpassa a escala global, nacional e que chega ao local. Nesta investigação, constituiu-se um corpus discursivo que inclui transcrições de entrevistas, documentos, editais, notícias, fotos e vídeos, reportagens de jornais e revistas, memoriais descritivos e imagens 3D das maquetes eletrônicas dos projetos que são alvo de investigação. A analise discursiva deste corpus nos possibilitou descobrir que discursos hegemônicos orientam, através de deslocamento de sentidos, as concepções de planejamento urbano e a produção material de formas arquitetônicas na cidade de Belém (PA). Estes discursos instauram uma lógica “mercadófila” e competitiva, que pretende instaurar modelos de crescimento econômico e de desenvolvimento urbano conservadores, que se baseiam, sobretudo, nas requalificações urbanísticas, arquitetônicas e paisagísticas de lugares, visando tanto ao crescimento econômico da cidade como à sua projeção turística em um cenário globalizado.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    A colonização de corpos, corações e mentes: educação e higienismo em escritos de periódicos pedagógicos no Pará (1891-1912)
    (Universidade Federal do Pará, 2015-02-27) VIANA, Luana Costa; ARAÚJO, Sônia Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/5826372225106245
    O estudo aborda o tema Educação e Higienismo. O objetivo é analisar a relação entre educação e higienismo e sua materialização nos discursos de homens de ciência, veiculados em periódicos pedagógicos produzidos no Estado do Pará, Brasil, publicados entre os anos 1891- 1912, para entender o sentido epistêmico que assumiram no contexto da colonialidade latino-americana. Neste sentido, esta tese partiu da seguinte questão: no contexto da colonialidade latino-americana, que sentidos assumiram os discursos que relacionam educação e higienismo, produzidos por homens de ciência do Pará, entre os anos 1891-1912, materializados em periódicos educacionais? Para tanto, adotou-se a pesquisa documental e bibliográfica. Epistemologicamente, nos pautamos na Nova História Cultural e na Teoria Decolonial. As fontes exploradas são artigos sobre educação e higienismo publicados nos periódicos: “Revista Educação e Ensino”, “A Escola”, “Revista do Ensino”. Para sua análise foram articuladas ao corpus das fontes documentos oficias como: Legislação educacional (regimentos escolares, decretos e pareceres); Relatórios de órgãos governamentais responsáveis pela instrução e pela saúde no Brasil, particularmente no Pará. Os resultados revelam que ao tratar de educação em associação com o ideário médico-higienista, as publicações constantes nos periódicos produziram representações que negavam os saberes das populações originárias do continente e de outras consideradas inferiores, como negros e brancos empobrecidos. Nestas produções os alunos dessas populações são comparados à cera e às plantas por serem frágeis e influenciáveis pela ação de adultos considerados incivilizados. Desta forma, os discursos em defesa da higienização do espaço, do tempo e das atividades escolares indicados nos periódicos acabaram por tentar moldar corpos, corações e mentes de crianças e adolescentes num processo onde a colonialidade do poder se manifesta em seus âmbitos epistemológico (colonialidade do saber) e ontológico (colonialidade do ser). Portanto, a tese defendida neste estudo é que a racionalidade médico-higiênica materializada nos discursos de homens de ciência presentes nos periódicos pedagógicos produzidos no Estado do Pará, Brasil, publicados entre os anos 1891-1912 corroborou a Colonialidade que se instaurou na América Latina.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Com quantos enunciados se produz o mau aluno?
    (Universidade Federal do Pará, 2018) BASTOS, Sandra Nazaré Dias; CHAVES, Sílvia Nogueira
    Inúmeros atos cotidianos nas escolas são expressões sutis de importantes relações de poder que se encontram naturalizadas pelo tempo e pelos atores desse cenário. Dentro desse contexto, trouxemos para discussão duas situações nas quais o discurso proferido pelo professor funciona como elemento de poder, verdade e subjetivação. Acionamos como ferramenta para nossas problematizações o pensamento de Michel Foucault que aponta para os efeitos produtivos do discurso que se materializa na organização das relações entre indivíduos e instituições, com isso estabelecendo hierarquias e distinções. Instituída por práticas discursivas e não discursivas, a relação estabelecida entre esses dois atores enreda situações de autoridade e submissão nas quais o professor tem a voz da verdade e da sabedoria e aos alunos cabe o papel de acatar e internalizar essa voz como uma prática a ser incorporada como verdadeira não só no universo pedagógico como também na vida social.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Comunicação e relações de trabalho no contexto empresarial: a prática discursiva de um informativo organizacional
    (Universidade Federal do Pará, 2011-04) JOUBERT, Patrícia de Castro; PESSOA, Fátima Cristina da Costa; http://lattes.cnpq.br/4011084861970140
    Este trabalho se insere no âmbito de pesquisas que se debruçam sobre a relação linguagem e trabalho, mais precisamente sobre as modernas formas de comunicação em ambientes organizacionais. Partindo-se do pressuposto de que as atividades de linguagem nesse ambiente possuem uma dimensão simbólica, voltada a gerar resultados positivos e estratégicos, elege-se investigar nesta pesquisa o funcionamento da prática discursiva materializada num informativo organizacional e as implicações simbólicas dessa prática para o cotidiano de trabalho na empresa. Esse informativo, assim como a empresa, aparece situado no contexto ideológico do Discurso da Qualidade Total, discurso que institui e justifica o que atualmente se tem denominado como gerência moderna. Para análise da prática discursiva do informativo, observam-se as atividades de produção, difusão e consumo a que aparece ligado, buscando-se depreender os discursos e as representações de sujeitos implicados nessas atividades. O estudo situa-se na linha da Análise do Discurso francesa e é desenvolvido segundo as noções teóricas de Prática discursiva e de Cenografia, propostas por Maingueneau (2008a).
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Configuração do acontecimento violento em narrativas jornalísticas: chacina da região metropolitana de Belém em Diário do Pará e o Liberal
    (Universidade Federal do Pará, 2019-02-19) FERREIRA JÚNIOR, Sérgio do Espírito Santo; COSTA, Alda Cristina Silva da; http://lattes.cnpq.br/2403055637349630
    Chacinas urbanas são parte de um contexto de violência e mortes violentas por grupos de extermínio que, no Pará, têm recorrência desde a década de 1990. Dentre as mais recentes, a chacina da Região Metropolitana de Belém (RMB), que ocorreu em 20 e 21 de janeiro de 2017, mobilizou ostensiva cobertura jornalística e um quadro social de disputas de sentido sobre o que aconteceu e com quais consequências. Em razão desse processo, esta dissertação analisa a configuração dessa chacina como acontecimento nas narrativas jornalísticas dos impressos paraenses Diário do Pará e O Liberal. Ao longo do trabalho, dialogamos com teorias do acontecimento e as articulações possíveis entre acontecimento e narrativa, com ênfase do papel da mise en intrigue na constituição de acontecimentos na vida social. Efetuamos ainda uma incursão ao contexto e aos campos problemáticos das chacinas em Belém a fim de apresentar os marcos de compreensão nos quais o acontecimento chacina é inscrito. Analisamos as narrativas de ambos os jornais sobre a chacina da RMB a partir de uma aproximação entre os conceitos de percurso acontecimental e cenas do acontecimento a fim de compreender como se dá essa configuração da chacina. Identificamos três ordens cênicas ao longo da configuração do acontecimento: a) cenas do crime; b) cenas político-institucionais; e c) cenas de contestação. Em Diário do Pará, a chacina é tematizada como parte de um conflito político entre a gestão estadual da segurança pública e os diversos sentidos que o jornal propõe a partir das mortes e dos demais agentes. Em O Liberal, a chacina é inserida em um contexto difuso de violências letais ou mortes violentas, com forte ênfase na criminalização das vítimas e no eco à perspectiva da gestão estadual de Segurança. Com isso, os resultados da pesquisa apontam para um percurso acontecimental que apresenta a chacina a) tanto a partir das mortes do policial e das demais vítimas nas periferias da RMB; b) quanto por meio de um quadro de consequências político-institucionais que sinaliza para as disputas de sentido nas narrativas e pelos agentes sociais e políticos que são convocados a elas.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A construção da identidade do professor de língua portuguesa na imprensa: uma abordagem discursiva
    (Universidade Federal do Pará, 2012-09-25) LOPES, Maria do Socorro Morato; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar processos de construção da identidade do professor de língua materna na imprensa, legitimada não apenas por seus discursos, mas como uma construção que se estabelece socialmente e encontra na mídia um lugar privilegiado para sua emergência. O corpus é composto por textos coletados de revistas, jornais, blogs e sites, que tratam de ensino de língua portuguesa, assinados por professores ou por outros profissionais. Este trabalho de pesquisa se baseia nos postulados da Análise do Discurso e das Ciências Sociais, por meio dos conceitos de Discurso, Hegemonia e Memória Discursiva, abordados no primeiro capítulo desta dissertação, em que perceberemos como estes conceitos ajudam na reprodução dos discursos (públicos) e na construção identitária do professor de língua portuguesa. A noção de Formação Discursiva é abordada no segundo capítulo, com base nos postulados teóricos de Foucault (2004) e Pêcheux (2009), bem como a circularidade nas posições de Identificação e Contra-identificação. As Formações Imaginárias (PÊCHEUX, 1997) servem de ancoragem teórica para o terceiro capítulo, em que analisamos como os professores ocupam lugares (A, B e R) nos discursos, validados por eles mesmos ou por aqueles que enunciam publicamente. No quarto capítulo discutimos a polêmica estabelecida entre as duas Formações Discursivas por meio da noção Simulacro MAINGUENEAU, 2005), abordada no mesmo capítulo, em que percebemos imagens distorcidas projetadas nos discursos. Buscamos demonstrar a importância dos estudos discursivos no campo do ensino-aprendizagem, partindo do pressuposto de que a formação dos professores tem se dado não apenas por práticas pedagógicas, mas também em práticas discursivas. Na análise destes dados, estamos buscando o lugar discursivo do professor e a maneira que este professor, ao tomar a palavra na imprensa, forja sua identidade. Espera-se com este trabalho verificar como o professor de língua portuguesa tem legitimado sua(s) identidade(s) no ambiente midiático, que tem se mostrado um lugar de grande efervescência discursiva e instância de formação e reprodução de discursos sobre ensino de língua materna.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição da anáfora encapsuladora para a organização da informação em dissertações produzidas por alunos do 3º ano do ensino médio de Santarém
    (Universidade Federal do Pará, 2006-11-29) CORDEIRO, Maria Audirene de Souza; TOSCANO, Maria Eulália Sobral; http://lattes.cnpq.br/7725724776869425
    Este trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre a contribuição da anáfora encapsuladora para a organização da informação em dissertações. Para essa pesquisa foram utilizados 60 textos produzidos por alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Dom Amando. A base teórica assenta-se nos estudos de Koch (1997, 2001, 2004, 2005), Val (1999, 2003), Marcuschi (2001, 2002), Ilari (1992, 2001, 2005), Cavalcante (2001, 2003), Souza (2003), Mondada (2003), Apothéloz (2003), Apothéloz e Chanet (2003), Conte (2003) e Francis (2003). A análise dos textos mostra que, apesar de a anáfora encapsuladora ser uma estratégia de referenciação importante para garantir a remissão e a sumarização de porções textuais antecedentes, ela foi usada em apenas 15 das 60 dissertações que compõem o corpus. Nesses textos, identifico o contexto formal em que as anáforas encapsuladoras foram usadas, analiso como elas contribuem para a organização das seqüências argumentativas que compõem a dissertação e mostro como o uso inadequado dessa estratégia pode prejudicar o processo argumentativo. Os resultados comprovam que se trata realmente de uma estratégia fundamental para a organização das seqüências argumentativas, porque, ao sumarizar porções textuais antecedentes, esse tipo particular de anáfora permite ao produtor do texto: a) trabalhar com diferentes argumentos e relacioná-los entre si sem repetir seqüências já mencionadas; b) conduzir a linha argumentativa de tal forma que o leitor seja convencido da validade do juízo de valor defendido no texto e c) sinalizar mudanças na seqüência argumentativa, indicando que o autor do texto está passando de um estágio argumentativo para outro. Além disso, dependendo do nome escolhido para compor a anáfora encapsuladora, pode-se perceber como o produtor avalia e quer que o leitor interprete as seqüências anteriores às quais a anáfora encapsuladora faz remissão. Essas conclusões indicam que é necessário dar mais visibilidade ao funcionamento da anáfora encapsuladora nas aulas de Língua Portuguesa e/ou de Produção de Textos, porque o domínio dessa estratégia permite a construção de seqüências argumentativas lógicas e possibilita que o produtor de textos organize de forma mais produtiva o processo argumentativo em dissertações.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
    (Universidade Federal do Pará, 2005-06-04) NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do; FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4291543797221091
    O presente trabalho apresenta uma análise descritiva desenvolvida com base em um corpus de 50 textos, do gênero publicitário, cujo objetivo é verificar como se processa a estratégia cognitiva, fundamental ao processamento textual e à construção de sentido, denominada de inferência. Partindo do pressuposto de que a atividade humana comunicativa perpassa por três peças-chave, integrativas e indissociáveis, que são o emissor, o texto e o receptor. Procurou-se estabelecer o papel da cada um desses elementos no processamento de inferências, tendo por base teórica dois ramos da Lingüística: 1) A Linguística Textual, que esmiuça o seu principal elemento-chave, o texto, enfatizando que atividades e processamentos cognitivos, mais especificamente a inferenciação, são utilizados; 2) A Pragmática, que vem subsidiando a Lingüística Textual, com a Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986), na qual se buscam considerações pertinentes sobre o modo como a informação é representada na mente e como a mesma é processada inferencialmente.
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