Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Art and society"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Distopia Neocabana (2021): Ficção especulativa e imaginário nos quadrinhos na Amazônia Paraense
    (Universidade Federal do Pará, 2025-07-10) MATHEUS, Keoma Calandrini de Azevedo; SMITH JÚNIOR, Francisco Pereira; http://lattes.cnpq.br/4369023473293807
    A presente pesquisa analisa o tema da distopia na revista em quadrinho AÇAÍ PESADO: Distopia Neocabana (2021), produzida no contexto da cidade de Belém do Pará pelo Coletivo Açaí Pesado. Partindo da proposição dos quadrinhos enquanto arte e expressão cultural, o estudo investiga como a ficção especulativa e o tema da distopia refletem as tensões sociais, ambientais e políticas contemporâneas, sob o recorte da Amazônia Paraense. A análise se movimenta nas áreas das Artes, Ciências Sociais e Tecnologia, explorando a relação entre os elementos ficcionais e o debate crítico sobre política, globalização e crises ecológicas; destacando a maneira como a obra apresenta referências locais e globais para construir uma visão distópica da realidade amazônica. A metodologia da literatura comparada permite traçar conexões entre Distopia Neocabana e outras obras de ficção especulativa, estabelecendo paralelos temáticos e estilísticos com tradições literárias e visuais diversas. Assim, revela como os quadrinhos operam não apenas como entretenimento, mas como um produto para refletir sobre as transformações socioambientais e culturais na Amazônia. Com uma perspectiva crítica e interdisciplinar, a dissertação insere Distopia Neocabana como uma obra expressiva ao imaginário contemporâneo, que ressignifica a Amazônia como território de criação e resistência artística.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    TeseAcesso aberto (Open Access)
    O teatro precisa de teatro? territorialização, (des)territorialização e (re)territorialização do movimento teatral em Belém do Pará nas conexões e trânsitos periferia-centro-periferia (1980 a 2000)
    (Universidade Federal do Pará, 2023-06-29) FURTADO, Paulo Roberto Santana; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    Esta tese investiga processos de (des)territorialização e (re)territorialização do movimento teatral contemporâneo de Belém do Pará, a partir da conexão e trânsitos periferia-centroperiferia de artistas e grupos. A reflexão crítica sobre o espaço-tempo e o movimento teatral na cidade de Belém – o teatro precisa do teatro? – pelo viés da geografia, utilizando como referências os teóricos que norteiam o entendimento do fazer teatral, Milton Santos, Marcos Aurélio Saquet, Valdir Roque Dallabrida, Rogério Haesbaert, Yi-Fu Tuan. O tema foi investigado a partir da problemática de que a natureza do lugar teatral é importante para se refletir o fazer teatral. Por ser artista e fundador do Grupo de Teatro PALHA, me metamorfoseei em cobra anfíbia, entre a água e a terra, trocando de pele e submergindo para tratar da trajetória dos artistas e grupos, suas experimentações cênicas e sua relação com o lugar da ação, periferiacentro-periferia e subjetividade do fazer, tempo e lugar. Todavia, precisei retornar à superfície e permanecer bastante tempo iriado para compreender o preço da profundidade e tentar especificar certos princípios de coesão que unificaram as imagens superficiais dessa trajetória. Vivida pelo tempo de fazer teatro e de seu reordenamento, a partir do amadurecimento de um fenômeno ainda definido de forma “tateante”, como globalização. Cujo objetivo maior, ao fazer a comparação, é o de procurar compreender um fenômeno contemporâneo que capturou a todos: o da aceleração do tempo histórico, pois falar das questões do tempo e da modernidade seria então refletir sobre como este processo influenciou e influencia o fazer artístico desses artistas e grupos, resistentes e sobreviventes. Dialogando com a filosofia teatral, a história do teatro e dos estudos teatrais, na linha das teorias e interfaces epistêmicas, em conexões Inter e transdisciplinares com outras áreas de conhecimento.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2026 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA