Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Arte - Teatro"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal Pará: memória e história do ensino do teatro em Belém do Pará (1962-1970)
    (Universidade Federal do Pará, 2019-09-26) SANTOS, Ana Maria da Gama; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260
    Analisar sobre os sentidos socioculturais do ensino de artes cênicas na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) é o ponto fundamental da presente pesquisa. O estudo objetiva compreender o processo de formação do ator e a prática de ensino de teatro na Amazônia paraense e seus sentidos históricos, através de análise documental, considerando as influências e as transformações do ensino do teatro na capital paraense, por meio da ETDUFPA, desde a sua fundação, em 1962 até o ano de 1970, trazendo a continuidade histórica do ensino para os dias atuais. O suporte metodológico envolve a pesquisa documental, por meio do levantamento de documentos oficiais produzidos pela escola; além de periódicos, fotografias e entrevistas com Carlos Eugênio Marcondes de Moura e Cláudio de Souza Barradas, professor e ex-aluno/fundador de que participaram da implementação do curso de Formação de Ator, e da trajetória da Escola de Teatro no período acima citado. Os diálogos teóricos são feitos com os estudos da memória, a partir das reflexões propostas por Halbwachs (2013), Nora (1993) e Pollak (1992); com os estudos teatrais brasileiros/paraenses de Bezerra (2013), Faria (2012), Jacobbi (2012), Magaldi (2004), Prado (2008) e Salles (1994). Assim, a presente investigação surge pela necessidade de contar essa história, devido a essas memórias estarem à margem dos estudos já realizados, e pela urgência em se debater os significados históricos da implantação de uma escola de teatro em Belém, criada para qualificar atores e atrizes da cidade. Dessa maneira, a presente pesquisa de mestrado contribuirá com a historiografia do teatro brasileiro e paraense, em diálogo com o campo do ensino de artes.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA