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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Itinerário de influências ibero-italianas na arte e na arquitetura: retábulos da Belém do século XVIII
    (Universidade Federal do Pará, 2012-01-31) HAMOY, Idanise Sant'Ana Azevedo; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156
    Os retábulos constituem um bem que integram a arte e a arquitetura, e inicialmente utilizados como instrumento pedagógico de propagação da fé cristã atingiram seu apogeu no período da Contra Reforma. Esses modelos foram trazidos da Europa para as colônias e em Belém existem exemplares que se destacam por suas características insólitas. Com a mudança na liturgia proposta pelo Concílio Vaticano II, perderam sua função original, mas como exemplares reveladores da condição histórica, artística e religiosa de uma época e que apresentam uma evolução em sua composição e forma, necessitam de documentação e estudos analíticos na região amazônica que evidenciem os fazeres e saberes que propiciaram a feitura desses retábulos com mão de obra local. Este trabalho tem por objetivo analisar, a partir das tipologias de cinco retábulos da Belém do século XVIII, as influências iberoitalianas na produção artística e arquitetônica com ênfase nos processos de mestiçagens dos encontros culturais ocorridos entre colonizadores, religiosos, técnicos (com destaque para o arquiteto bolonhês Antonio Landi), indígenas e negros. Neste sentido, com base em documentos históricos, desenhos de Landi, tratados de Arquitetura, História da Arte, análise iconográficas dos retábulos se apresenta o contexto histórico e social local e ibero-italiano, o estudo evolutivo dos retábulos, as referências acadêmicas e culturais e os cinco retábulos com base na metodologia de leitura de imagem iconográfica de Panofsky, a partir de um novo modo de olhar.
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