Navegando por Assunto "Arte digital"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A estética da media art: as obras de Christa Sommerer e Laurent Mignonneau(Universidade Federal do Pará, 2011-03-04) RABELLO, Rafaelle Ribeiro; SAMPAIO, Valzeli Figueira; http://lattes.cnpq.br/6142863342585522As tendências teóricas e atividades de criação procuraram de alguma forma caminhar lado a lado com as descobertas e os desenvolvimentos tecnocientíficos. Os pensamentos científicos e tecnológicos contemporâneos ampliam e transformam as bases materiais e os potenciais dos modos de produção estético. Tais transformações podem ser observadas no campo da Media Art, manifestação concernente ao contexto contemporâneo, cujas principais investigações artísticas centram-se na Arte Computacional, Arte da Telepresença, Imersão, Realidade Virtual, Arte Transgênica e Arte Genética. Portanto, a presente dissertação tem como objetivo pesquisar as Teorias Estéticas que emergem do contexto da Media Art fundamentadas na ideia de interatividade e interface, assim como os resultados estéticos de Christa Sommerer e Laurent Mignonneau construídos na interseção dos pensamentos científicos, tecnológicos e artísticos. Em linhas gerais, utiliza-se a noção de “Arte como sistema vivo” como recurso para compreender o processo interativo como um conjunto de elementos interconectados, sujeito à constante intervenção.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O inferno dantesco e o inferno digital: jogo, fantasia e realidade(Universidade Federal do Pará, 2011-06-23) CAVALCANTE, Acilon Himercírio Baptista; MANESCHY, Orlando Franco; http://lattes.cnpq.br/6198572031091761Esta dissertação trata dos parâmetros possíveis entre o Inferno de Dante e a Cibercultura, através dos resultados de uma pesquisa desenvolvida por em três pontos: A Imagem do Infeno, legado da narrativa dantiana expressa ao longo dos séculos por artistas em diferentes estilos, mas dotados de elementos singulares propostos pelo autor florentino. A Cibercultura e seus conceitos: o ciberespaço, a imagem digital, a cultura de convergência e as transformações em curso que essa cultura produz na sociedade. E por último, a fantasia possível entre os conceitos e a imagem do inferno medieval com o mundo contemporâneo, através da atualização dos mesmos presentes no Inferno do projeto de hipernarrativa que se desenvolve tendo como base em tais definições.Dissertação Acesso aberto (Open Access) [Nu]-: aparelho: relatos sobre coletivo, arte e colaboração(Universidade Federal do Pará, 2013-06-24) BARROS, Bruna Suelen Silva; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Esta pesquisa se constitui em relatos de experiências poético-conceituais, expondo-os para revelar processos colaborativos advindos das ações da Rede [aparelho] -: em que predomina o uso de dispositivos tecnológicos, tais como a internet, rádio, celulares e grafismos (stickers e stencils) como forma de questionamentos nos planos político, artístico, cultural e econômico, pautados na livre distribuição e circulação de informações na Amazônia Brasileira. Este trabalho tem a cartografia como suporte metodológico, onde o pesquisar não pretende o “saber sobre”, mas se trata do “saber junto”, buscando nas experiências, aquilo que movimento um estado de coisas. Deste modo, ouvidos, narizes, bocas e mãos vasculham os acontecimentos, dando-lhes corpo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Projeto 'O Chalé' uma investigação de arte no processo de desenvolvimento de um jogo eletrônico(Universidade Federal do Pará, 2015-06-22) LIMA, Yasmine Vanessa Machado; SAMPAIO, Valzeli Figueira; http://lattes.cnpq.br/6142863342585522Os jogos eletrônicos se configuram em uma experiência estética e cultural (ZILMMERMAN, 2004) profundamente relacionada à vida contemporânea. A Amazônia em conexão com o pensamento global, a partir das culturas urbanas e suas metrópole, participa desse universo muito mais como receptora do que como produtora de conhecimento científico e artístico. Em resposta a essa lacuna, esta dissertação parte da investigação do projeto em aberto do jogo "O Chalé", observando-o como um objeto de arte de criação coletiva, concebido e desenvolvido de maneira independente, explorando seu percurso criativo e a expressão de suas ideias até o momento corrente de desenvolvimento. A partir desse experiência, procura contextualizar o cenário atual dos videogames sob a ótica de seus entrecruzamentos com o universo artístico e traça aproximações entre game arte e game de mercado. Ao abordar o desenvolvimento intuitivo de um processo criativo de videogame a partir de uma perspectiva interna, esta dissertação abrange um objeto hipermidiático e intercultural (CANCLINI, 2009) cujo conteúdo conecta-se a uma série de atravessamentos que também são epistemologicamente pertinentes como a cultura amazônica em diálogo com a cultura global, seu imaginário e história, sem abandonar suas questões estéticas e representações visuais. O debruçamento investigativo de uma pesquisa de caráter artístico sobre um projeto com essas caraterísticas é importante, não só como um estudo voltado para a mídia - visto que na região Norte existem poucas pesquisas acadêmicas na área, até mesmo pela escassez de produções, mas também pela importância de compreender a gênese de um produto cultural que pode se tornar uma importante ferramenta de estímulo na relação do público com a valorização do patrimônio material e imaterial do estado do Pará.
