Navegando por Assunto "Authorship"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) O desvelar do processo de criação: a questão da autoria em Um Sopro de Vida, de Clarice Lispector(Universidade Federal do Pará, 2020-12-02) RIBEIRO, Merissa Ferreira; FERRAZ, Antônio Máximo von Sohsten Gomes; http://lattes.cnpq.br/5982898787473373Este trabalho pretende alargar as concepções acerca da autoria na obra de Clarice Lispector, a partir do romance Um Sopro de Vida – o qual nos concede um rico conteúdo para pensarmos as dimensões do autor na obra literária, principalmente pelo fato de nele a questão da autoria ser posta em pauta de modo indubitável, não apenas pela personagem chamada Autor, mas porque, além disso, tal personagem inquieta-se a todo momento com o material de sua narrativa, inquirindo-se a respeito da autonomia e natureza de sua criação, Ângela Pralini. Essa criação (a personagem Ângela) do Autor, na obra, também tem espaço para expor seus pensamentos, suas manifestações e, numa espécie de diálogo indireto, questiona (em sintonia com o seu criador) o fazer artístico. Os elementos da narrativa expostos nesta obra publicada em 1978 abrem-nos, nesse sentido, novas perspectivas sobre as delimitações do autor na obra de arte. A fim de oferecer uma colaboração para a fortuna crítica da autora, o estudo se justifica em razão da vasta crítica que aborda as representações autobiográficas na obra clariceana, as quais apresentam, por vezes, um olhar restrito sobre a questão da autoria. Esta noção, todavia, passa pelos conceitos de literatura confessional e literatura feminina: no primeiro, pelo entendimento de que a obra literária é uma externalização ou projeção das vivências pessoais do escritor, o qual – sob a face de uma personagem – transpõe para narrativa uma autobiografia; na segunda, por evidenciarmos que “confessional” e “feminino” são termos por vezes amalgamados nas críticas literárias. Ao trazer-se para a discussão essas percepções, discutimos ligeiramente a cobrança por uma literatura engajada na obra de Clarice Lispector, posto que esse conceito é um dos critérios para se abordar a qualidade biográfica de determinada obra. Fazemos, para isso, um percurso por obras tidas como confessionais, por outros escritos de Lispector, bem como considerações acerca de sua fortuna crítica. Dessa forma, ancorando-nos em textos que nos deixam entrever o conceito de autor e no que postula Martin Heidegger (2010) sobre a origem da obra artística, buscamos instaurar outras possibilidades para a interpretação da autoria na obra da escritora.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Produção de textos autorais: uma experiência com alunos do 9º ano(Universidade Federal do Pará, 2020-09-10) RIBEIRO, Suzianne Carvalho Oliveira; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039Esta pesquisa discute a prática de produção de textos, sob o viés da autoria, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada em Vigia/PA. O contexto da pesquisa foi escolhido por ser ter observado, a partir das vivências de sala de aula, a dificuldade dos alunos em construir textos com características autorais. Tem-se como objetivo principal contribuir para a constituição da autoria dos alunos na produção de textos escritos. O enfoque teórico baseia-se, principalmente, em Bakhtin/Volochinov (2014) com a concepção interacionista de linguagem; Britto (1999), Pécora (1999), Geraldi (2012[1984]) e Koch e Elias (2015) com abordagens sobre escrita na escola; Foucault (2001) com reflexões acerca da autoria no âmbito mais abrangente, Possenti (1995, 2002) e Riolfi e Magalhães (2008) com discussões relacionadas a questões de autoria em textos escolares. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a pesquisa-ação, sendo aplicada em dois momentos. O primeiro consistiu na realização de atividade diagnóstica para levantamento dos primeiros dados da pesquisa, os quais constataram problemas quanto à produção de textos autorais. O segundo momento foi de elaboração e realização da proposta pedagógica, em que trabalhamos com atividades de leitura, escrita, análise linguística, revisão e reescrita. Como resultado, observamos uma evolução na escrita dos alunos quanto aos aspectos trabalhados em nossas aulas, relacionados à autoria, pois se observou nos textos um discurso com mais densidade, historicidade, referência a outras vozes, o que indica uma articulação dos conhecimentos e experiências dos alunos. Assim, os dados finais mostram uma aposta maior dos discentes em suas produções escritas, demonstrando amadurecimento da prática discursiva referentes aos aspectos de autoria considerados na pesquisa.
