Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Autobiographical writing"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Narrativas de indução pedagógica na alfabetização e o podcast Vozes Docentes: uma conversa entre a ilha do Marajó e Belém do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2024-06-14) SILVA, Jessika de Assiz da; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530
    O narrar formativo de si durante a indução pedagógica dentro do campo da alfabetização significa perceber-se no entremeio do eu, dos outros e da formação. Experenciar os caminhos formativos com autoria docente, base teórica e imersão na realidade escolar é desafiador nessa trajetória de vida-pesquisa-formação. Um mergulho subjetivo, coletivo e irrepetível no viver a experiência de maneira autobiográfica, narrativa e larrosiana. Assim, teci essa conversa entre a Ilha do Marajó (Salvaterra) e Belém do Pará por meio de uma narrativa amazônida, vivenciada no processo de indução pedagógica na alfabetização. Esta viagem seguiu o curso do rio da metodologia de escrita da pesquisa narrativa criativa (Lucio, 2020) que conflui em sua nascente a dimensão autobiográfica, na sua foz a dimensão ficcional e na sua margem a dimensão autoformativa. Enredei este trabalho com a minha autobiografia marajoara, a ficcional de uma menina e uma alfabetizadora da década de 60 e a autoformativa na pesquisa sobre indução pedagógica. Um transfluir da narradora, alfabetizadora e pesquisadora que se encontra com a formação dentro de um campo ainda pouco estudado que é a indução docente e o podcast como recurso pedagógico que potencializou a formação dos graduandos de Pedagogia. Meu objetivo com esta viagem foi construir um podcast como produto educacional formativo da indução pedagógica na alfabetização. Para navegar pela Baía do Guajará às margens da Universidade Federal do Pará, nas águas da Amazônia, alicercei-me, como metodologia, na pesquisa narrativa (Clandinin; Connely, 2015). Nesse navegar, sobem ao navio importantes tripulantes: na proa, estão nossas referências teóricas com Clandinin e Connelly (2015), Lucio (2016, 2020), Nogaro, Kuhn e Moreira (2021), Larrosa (2002), Suarez (2017), Smolka (2012) e Santos (2014). Na cabine, estão os autores sujeitos da pesquisa: estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará na imersão dentro da Escola de Aplicação da UFPA, situada em Belém-PA. Para construção dos dados que abasteceram este navio temos: a bombordo uma Revisão Sistemática da Literatura de 10 anos em 10 diretórios, a estibordo temos a elaboração de um projeto piloto de indução, no porão temos a análise de cartas como documentação pedagógica narrativa e na escotilha o podcast Vozes Docentes. Diante disso, o casco desse navio (nossas considerações) mostram que ao mediar um processo formativo na indução pedagógica, por meio do podcast, tenho que assumir uma postura política, epistemológica e metodológica em que considero os sujeitos como autores inventivos da sua história cultural a partir de suas próprias vozes. Não é falar de ou para, é falar com. Durante todo o processo de indução pedagógica implicado na realidade social dos amazônidas que está alicerçado na experiência como aquilo que nos toca e nos atravessa, são ressaltadas, por meio da voz escrita nas cartas – as quais transpasso para as vozes ditas no podcast –a experiência, a alteridade, a afetividade e a relação estudante docente-estudante como premissas substânciais para o formar do estudante dentro da indução pedagógica na alfabetização.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA