Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Avestruz"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização genética de avestruzes (Struthio camelus) usando marcadores RAPD
    (Universidade Federal do Pará, 2007-04-02) FERREIRA, Silvaney Fonseca; MARQUES, José Ribamar Felipe; http://lattes.cnpq.br/0104908318773676
    O objetivo deste trabalho foi avaliar a variabilidade genética de populações de avestruzes (Struthio camelus) por meio de marcadores RAPD (Polimorfismos de DNA amplificado ao acaso). Foram coletadas 121 amostras de indivíduos procedentes dos estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Minas Gerais. O DNA genômico foi extraído a partir de sangue total. A triagem de iniciadores permitiu a seleção de 15 entre os 60 analisados que foram amplificados pelo método PCR. Os produtos da PCR foram visualizados em gel de agarose 1,5% e foi gerada uma matriz binária para os fragmentos amplificados com presença (1) e ausência (0) de banda. Para a verificação do número ótimo de bandas polimórficas foi realizada a análise de bootstrap por meio do software GQMOL. Para a análise dos dados foi utilizado o programa NTSYS-pc (Numerical Taxonomy and Multivariate Analysis Sistem), versão 2.02. A similaridade entre as amostras foi analisada através do coeficiente de Jaccard. Foi gerada uma matriz de distância cofenética, usando o módulo Sahncof, do programa NTSYS 2.2. Para realização da estruturação gênica o procedimento empregado foi a análise de variância molecular (AMOVA), processada no software Arlequin 2.0 (Schneider et al., 2000). Os 15 iniciadores geraram um total de 109 bandas polimórficas. A análise de bootstrap mostrou que a partir de 100 bandas o trabalho já se torna mais confiável, uma vez que a magnitude da correlação foi bem próxima do valor máximo (r=0,99), como também a soma de quadrados dos desvios (SQd) atingiu valor baixo 1,25 e o valor do estresse (E) foi de 0,05. Na análise entre pares de grupos, foi verificado que a maior e menor similaridade estão em torno, respectivamente, de 0,86 e 0,00. No que diz respeito à distribuição de freqüência das similaridades obtidas entre os 5.644 pares formados na matriz genética, pode-se verificar que 32,69 % dos pares ficaram incluídos nas classes com similaridades variando de 0,01 a 0,10. Nota-se que a maior porcentagem (85,59%) dos pares ficou distribuídos nas três primeiras classes das extremidades e que a minoria deles (14,41%) apresentou similaridades variando de 0,21 a 1,00. O teste de Mantel mostrou correlação de 0,81 e o dendrograma gerou 67 grupos delimitados pela Sm que foi de 0,49. A maior similaridade foi de 0,86 e a menor de 0,06. Os dados relativos à análise de variância molecular mostraram que a porcentagem de variação genética entre procedências foi baixa e significativa (24,03%, p < 0,0001), evidenciando que grande parte da variação encontra-se dentro das populações (75,97 %). Os marcadores RAPD foram eficientes na caracterização da similaridade genética.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Gastrointestinal nematodes in ostriches, Struthio camelus, in different regions of the state of Rio de Janeiro, Brazil
    (Universidade Federal do Pará, 2015-06) EDERLI, Nicole Brand; OLIVEIRA, Francisco Carlos Rodrigues de
    O grupo das ratitas é composto pelas avestruzes, emas, emús, cassuares e kiwi. São poucas as pesquisas sobre as parasitoses nessas aves. O objetivo deste estudo foi determinar a distribuição de infecções por nematóides gastrintestinais em avestruzes no Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, foram coletadas amostras fecais de 192 avestruzes de 13 propriedades. De cada amostra, quatro gramas foram utilizados para a contagem de ovos por grama de fezes (OPG), pela da técnica de McMaster. Parte das fezes foi utilizada para cultivos fecais para identificação de 100 larvas por amostra. Os resultados foram submetidos à análise descritiva de tendência central e de dispersão, utilizando-se o intervalo de confiança ao nível de 5% de probabilidade de erro de acordo com a distribuição t de Student e teste de Tukey com intervalo de confiança de 95%. A média de OPG no Estado foi de 1.557, e o município de Três Rios obteve a menor média (62). A cidade de Campos dos Goytacazes teve a maior média de OPG de todos os municípios analisados. A Região Norte teve a maior média de OPG, seguida das regiões Sul, Metropolitana, Baixada Litorânea e Central. As espécies de Libyostrongylus foram observadas em todas as propriedades, predominando L. douglassii, seguido de L. dentatus e Codiostomum struthionis.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2026 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA