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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    O Curso de Etnodesenvolvimento e a formação diferenciada e intercultural: contribuições no contexto educacional, sociopolítico e cultural da Amazônia
    (Universidade Federal do Paraná, 2021) PARENTE, Francilene de Aguiar; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
    O artigo analisa como o curso de Etnodesenvolvimento ofertado pela Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira tem contribuído na formação acadêmica, política e profissional de estudantes advindos de povos indígenas e comunidades tradicionais no contexto da Amazônia. Situa por meio de uma abordagem descritiva-analítica das experiências vivenciadas desde o processo de criação e organização do curso, a partir das políticas públicas de ações afirmativas no território brasileiro, bem como sua metodologia e os desafios enfrentados para sua efetivação, em decorrência das questões institucionais. As reflexões elaboradas evidenciam que o curso de Etnodesenvolvimento tem contribuído para ampliar as possibilidades de atuação e negociação política desses agentes sociais a partir de seus lugares de pertença coletiva, assim como para uma formação diferenciada que possibilita e instrumentaliza sua inserção profissional no campo educacional nos diferentes territórios da região amazônica.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvendo competências para estudar a distância: oficina para alunos de cursos EaD da UFPA, com ênfase nos ingressantes
    (Universidade Federal do Pará, 2025-06-09) SALES, Lana Carolina Maués de; ELIASQUEVICI, Marianne Kogut; http://lattes.cnpq.br/6655468164115415; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0002-9450-3965; VELOSO, José Miguel Martins; http://lattes.cnpq.br/3550143585946842; https://orcid.org/0000-0002-8969-7320
    É comum alunos da Educação a Distância (EaD) enfrentarem desafios relacionados à autonomia, à gestão do tempo, ao sentimento de isolamento e solidão, à dificuldade em criar vínculos sociais em ambientes virtuais e à falta de sentimento de pertencimento institucional, entre outros fatores. Tais dificuldades podem decorrer da necessidade de desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitem a apropriação dos modos de estudar próprios da modalidade EaD. Diante desse contexto, a pesquisa partiu da seguinte questão-foco: Como desenvolver competências que auxiliem alunos de graduação, principalmente ingressantes, a se apropriarem dos modos de estudar na modalidade EaD? Para a responder à questão-foco, traçou-se como objetivo geral: Conceber uma oficina para auxiliar alunos de graduação, principalmente ingressantes, no desenvolvimento de competências para melhor se apropriarem dos modos de estudar na modalidade EaD. A pesquisa, composta por cinco fases, é de natureza aplicada, com caráter exploratório e descritivo, e adota uma abordagem qualitativa, utilizando técnicas como observação participante, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O estudo possibilitou o desenvolvimento de um produto educacional (PE) em formato de oficina, intitulado “Pertencer EaD: desenvolvendo competências para estudar a distância”, voltado para estudantes de cursos de graduação na modalidade a distância. Também foi criada uma ferramenta de autoavaliação de competências denominada “Explorador de Competências para estudar a distância”. Dez alunos e egressos do curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará (UFPA) participaram de uma oficina piloto, avaliando-a ao final. A oficina e a ferramenta “Explorador de Competências” também foram avaliadas pela coordenadora do curso. Embora a testagem piloto tenha se concentrado em um grupo específico de discentes, os resultados preliminares e os comentários ricos coletados indicam a relevância tanto da oficina quanto da ferramenta “Explorador de Competências” para os alunos, principalmente os ingressantes em contextos de cursos de graduação a distância, não necessariamente vinculados à UFPA.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Os tambores da África reverberam aqui: o projeto batuque como prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos bois-AP
    (Universidade Federal do Pará, 2022-08-11) BARBOSA, Adrian Kethen Picanço; PEIXOTO, Rodrigo Corrêa Diniz; http://lattes.cnpq.br/9872938064820413
    Esta pesquisa tem como tema a Educação Escolar Quilombola (EEQ) e, inserido neste contexto da referida modalidade de ensino, analisarei o Projeto Batuque como uma prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos Bois - AP. O estudo segue a metodologia da Pesquisa-Ação-Participante de Orlando Fals Borda (1978), atualizando-a segundo uma perspectiva decolonial para identificar as transformações promovidas pela Educação Escolar Quilombola, com ênfase na análise do Projeto Batuque na citada comunidade quilombola. Dessa forma, a pesquisa apresenta a prática decolonial dentro da Escola Quilombola Estadual Teixeira de Freitas que é resultado de uma educação engajada e comprometida com o meio em que a instituição está inserida.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Viver às margens do rio: identidade e pertença na ilha do Combu/PA
    (Universidade Federal do Pará, 2017-04-28) NUNES, Thainá Guedelha; FURTADO, Lourdes de Fátima Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1828475659148260; https://orcid.org/0000-0002-5243-4607
    A cidade de Belém, assim como todos os centros urbanos, está sempre em crescimento e constante modernização, porém, nem toda localidade segue a lógica da “modernidade”. Apesar do crescimento populacional da Ilha do Combu e sua proximidade com a área urbana de Belém, as comunidades ribeirinhas da mesma permanecem com sua realidade cotidiana ligada à natureza e seus recursos naturais, aos rios e mata que ainda é predominante na ilha, demonstrando que apesar das mudanças, inerente a qualquer contexto social, seu desenvolvimento esteja conectado a uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente. Assim, este trabalho, que é um estudo antropológico de caráter qualitativo, com base na etnografia, com realização de trabalho de campo, conversas informais e entrevistas semiestruturadas complementando o método da observação participante, aborda a identidade e o sentimento de pertença ligados ao modo de vida ribeirinha da comunidade Igarapé do Combu, da Ilha do Combu, que são construídos ao longo do tempo, a partir da dinâmica dessa população com esse lugar, onde há uma dinâmica social ribeirinha diferenciada dos vizinhos moradores da área urbana.
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